Id Apus?
+10
RuiDanielFerreira
Carlos Pacheco
cardosohelder
João Tomás
lrodrigues
pedro121
pedrocardia
Gonçalo Elias
PNicolau
patriciaeluis
14 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 2 de 5
Página 2 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Re: Id Apus?
O facto das aves estarem em muda pode não significar nada, ou até pode significar qualquer coisa. Mas aquela garganta está a fazer impressão. E mais, mesmo sem vídeo, já há uma descrição do modo de voo dos indivíduos do Paulo Belo. Podem não ser os mesmos, mas bate certo..pedro121 escreveu:Bem, as fotos são boas, mas não sei se vai dar, as aves estão em muda etc, mas se o tamanho das primarias for importante, pode dar.
Próxima vez filmem, o voo de unicolor é diferente de apus, é tipo o que aconteceria cruzando um apus apus com uma hirundo rustica, mas com speed!
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
A dificuldade é que podem estar muito móveis. Depois de o Paulo Belo os ter visto em Dezembro, fui lá 5-6 vezes e nunca os vi.
Vou ver se lá consigo ir também no fds.
Vou ver se lá consigo ir também no fds.
lrodrigues- Número de Mensagens : 923
Local : Porto
Vocalizações até agora nada?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
pedro121 escreveu: (...) o voo de unicolor é diferente de apus, é tipo o que aconteceria cruzando um apus apus com uma hirundo rustica, mas com speed!
Se for este speed deve ser um voo engraçado !
Pedro
pedrocardia- Número de Mensagens : 845
PNicolau escreveu:Bem, é impressão minha ou não se vê garganta branca em quase nenhuma foto? Eu não acho que as aves sejam nada más. Alguém conhece experts em Andorinhões?
Bem lembrado Tem muito boa pinta para unicolor. A ver se aparecem mais fotografias e gravações nos próximos dias.
Parabéns pelas fotografias!
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Estruturalmente parecem-me mais atarracados. Tem qualquer coisa que não bate certo com Apus apus, para além da garganta escura. Já contactei um expert de andorinhões para ver a opinião dele.
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
PNicolau escreveu:O facto das aves estarem em muda pode não significar nada, ou até pode significar qualquer coisa. Mas aquela garganta está a fazer impressão. E mais, mesmo sem vídeo, já há uma descrição do modo de voo dos indivíduos do Paulo Belo. Podem não ser os mesmos, mas bate certo..pedro121 escreveu:Bem, as fotos são boas, mas não sei se vai dar, as aves estão em muda etc, mas se o tamanho das primarias for importante, pode dar.
Próxima vez filmem, o voo de unicolor é diferente de apus, é tipo o que aconteceria cruzando um apus apus com uma hirundo rustica, mas com speed!
Em teoria o facto de, pelo menos, uma das aves estar em muda activa e não ter iniciado há muito tempo, já que aparenta faltarem PP interiores e talvez um outro foco de muda nas primárias exteriores, P7(?), pode revelar tratar-se de um migrador de longa distância. Outra vez, em teoria, os Apus unicolor sobrepõem a muda pós-nupcial com o final da reprodução dado o comportamento mais residente, ou seja já teriam mudado as PP internas logo no local de reprodução, enquanto que muitos Apus apus começam a muda nos locais de Invernada.
Tal como frisei é só teoria, já que se sabe tão pouco sobre os padrões de muda dos andorinhões em geral.
Gonçalo Elias escreveu:Vocalizações até agora nada?
são bastantes semelhantes a apus, tinham que ser gravadas
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
cardosohelder escreveu:pedro121 escreveu:em unicolor a P9 é a mais longa
e em Apus?
Também.
lá se foi o atalho facil
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
na falta de video construí um gif animado com a sequência de imagens prob nao da para identificar mas e só mais um contributo, já fui la 2 vezes para filmar mas nao apareceram.
patriciaeluis- Número de Mensagens : 1863
Apus sp. - Parque da Cidade Porto
Malta
Como o Paulo Belo tinha pedido para estarmos atentos a Andorinhões no Parque da Cidade do Porto, observei 4 este sábado (25/01) tirei estas fotos... não vocalizaram e não filmei
Estavam a voar acima da cota das árvores e realmente pareciam mais pequenos mas posso estar a ser sugestionado pela duvida do Paulo e tinham um voo muito errático e independente (uns dos outros).
Como o Paulo Belo tinha pedido para estarmos atentos a Andorinhões no Parque da Cidade do Porto, observei 4 este sábado (25/01) tirei estas fotos... não vocalizaram e não filmei
Estavam a voar acima da cota das árvores e realmente pareciam mais pequenos mas posso estar a ser sugestionado pela duvida do Paulo e tinham um voo muito errático e independente (uns dos outros).
RuiDanielFerreira- Número de Mensagens : 211
https://www.facebook.com/joseluis.sequeira.501/videos/2530117110562621/
video 31/01/2020
video 31/01/2020
https://www.facebook.com/joseluis.sequeira.501/videos/2530127010561631/
Não tenho muita experiência em fazer video e nevoeiro tb não ajudou a focar...
a ver se dá para ver qq coisa...
Não tenho muita experiência em fazer video e nevoeiro tb não ajudou a focar...
a ver se dá para ver qq coisa...
Eu não sei o que dizer. Eu acho que os vídeos são giros, mas são muitas aves... Muita fruta, não? Não sei mesmo dizer.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:Eu não sei o que dizer. Eu acho que os vídeos são giros, mas são muitas aves... Muita fruta, não? Não sei mesmo dizer.
contei 5 aves
Outra vez as aves intrigantes do costume
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Olá,
tenho acompanhado o assunto destas aves e trago mais "achas para a fogueira".
Estão muito boas as fotos do José Luís Sequeira e do Rui Ferreira (também neste forum), onde a mancha da garganta tende a pender para o Apus unicolor.
Atrevi-me a registar Apus unicolor no eBird (https://ebird.org/portugal/checklist/S64066913).
Venha daí batatada!
tenho acompanhado o assunto destas aves e trago mais "achas para a fogueira".
Estão muito boas as fotos do José Luís Sequeira e do Rui Ferreira (também neste forum), onde a mancha da garganta tende a pender para o Apus unicolor.
Atrevi-me a registar Apus unicolor no eBird (https://ebird.org/portugal/checklist/S64066913).
Venha daí batatada!
Paulo Belo- Número de Mensagens : 60
Local : Vila Pouca de Aguiar
Não sei, se não se justifica agregar num tópico único, com as descrições/observações/dúvidas iniciais do Paulo Belo com os pedidos de ID meus e do Rui Ferreira. sempre ficava tudo no mesmo sitio...
deixo ao critério do Gonçalo Elias
deixo ao critério do Gonçalo Elias
Algumas das fotos tem poses"esquisitas" queria dar a ideia das acrobacias que faz no ar...
Porto 03/02/2020
Porto 03/02/2020
Página 2 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5