Petrosus ou Spinoletta
+7
Gilberto Pinelas
Gonçalo Elias
pedro121
Tiago Pina Guerreiro
PNicolau
Marcio Cachapela
jfreitas
11 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 5
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Re: Petrosus ou Spinoletta
petrosus para mim... onde foi?
Marcio Cachapela- Número de Mensagens : 1533
jfreitas gosta desta mensagem
Ponta da Erva hoje 17/11/20
jfreitas- Número de Mensagens : 23
Muito fixe! Nas rochas junto á ruina mesmo na Ponta da Erva?jfreitas escreveu:Ponta da Erva hoje 17/11/20
Para mim é petrosus. Cinzenta e escura, a parte inferior branco sujo com as riscas fortes e escuras mas desvanecidas, lista superciliar muito curta e fraca...
Foi um pouco antes da curva final no final da recta da ponta da ervaMarcio Cachapela escreveu:Muito fixe! Nas rochas junto á ruina mesmo na Ponta da Erva?jfreitas escreveu:Ponta da Erva hoje 17/11/20
Para mim é petrosus. Cinzenta e escura, a parte inferior branco sujo com as riscas fortes e escuras mas desvanecidas, lista superciliar muito curta e fraca...
jfreitas escreveu:Foi um pouco antes da curva final no final da recta da ponta da ervaMarcio Cachapela escreveu:Muito fixe! Nas rochas junto á ruina mesmo na Ponta da Erva?jfreitas escreveu:Ponta da Erva hoje 17/11/20
Estou a ver onde é. Um bocado interior. Espere por mais opiniões mas vejo uma petrosus nessas fotos e as fotos são muito boas.
Uma ave gira mas Spinoletta na minha opinião. O barrado nos flancos e peito inferior não é grosso, é algo fino. A ausência de supercílio ocorre em spinoletta. Obviamente o habitat é muito mau para petrosus, mas ignorando essa parte eu vejo spinoletta, uma ave muito suja.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Ok Pedro, até pode ser spinoletta, mas isso do habitat... Acho que foi o Rui Jorge que viu uma fora do seu habitat "normal", anilhada e tudo. E tenho poucas duvidas de que se visses esta ave por exemplo no porto de Sagres, iria dizer que era spinoletta. Pessoalmente nunca vi uma spinoletta tão escura, mas pronto não tenho nem metade da experiência com a espécie que tu tens, por isso acredito que possa haver. Ave gira de facto, à qual eu provavelmente no campo deixaria por identificar.
Tiago Pina Guerreiro- Número de Mensagens : 1177
Já agora, na primeira foto, a ave estava a vocalizar? Ouviste algum chamamento dela?
Tiago Pina Guerreiro escreveu:. E tenho poucas duvidas de que se visses esta ave por exemplo no porto de Sagres, iria dizer que era spinoletta. .
É um facto, mas não estava em Sagres.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Tiago Pina Guerreiro e jfreitas gostam desta mensagem
Mas basicamente o pessoal tem de perceber que spinoletta e petrosus são quase sobreponíveis em todas as características. O habitat é uma boa forma de separar como regra de dedo, mas também apresenta problemas. Mas basicamente temos de olhar para o conjunto de características.
EDIT: algo correu mal neste post, apaguei sem querer
EDIT: algo correu mal neste post, apaguei sem querer
Última edição por PNicolau em Qua Nov 18, 2020 1:38 pm, editado 3 vez(es)
Tiago Pina Guerreiro gosta desta mensagem
não, não vocalizouTiago Pina Guerreiro escreveu:Já agora, na primeira foto, a ave estava a vocalizar? Ouviste algum chamamento dela?
PNicolau escreveu:Sim, mas exacto, esta ave não estava em Sagres.Tiago Pina Guerreiro escreveu:Ok Pedro, até pode ser spinoletta, mas isso do habitat... Acho que foi o Rui Jorge que viu uma fora do seu habitat "normal", anilhada e tudo. E tenho poucas duvidas de que se visses esta ave por exemplo no porto de Sagres, iria dizer que era spinoletta. Pessoalmente nunca vi uma spinoletta tão escura, mas pronto não tenho nem metade da experiência com a espécie que tu tens, por isso acredito que possa haver. Ave gira de facto, à qual eu provavelmente no campo deixaria por identificar.
Quando à ave do Rui Jorge, ora essa para mim estava em habitat estuarino, logo é um habitat normal e expectável (não tanto em Portugal, mas no estrangeiro).
Uma ave num poste na Ponta da Erva não é expectável de forma nenhuma e fica a muitos km da costa. Não é o mesmo.
Esta ave é semelhante a uma da Murtosa vista há um ou dois anos.
Mas basicamente o pessoal tem de perceber que spinoletta e petrosus são quase sobreponíveis em todas as características. O habitat é uma boa forma de separar como regra de dedo, mas também apresenta problemas. Mas basicamente temos de olhar para o conjunto de características. Para mim, esta ave não tem estrutura de petrosus, em particular o bico. Não tem anel ocular marcado, tem castanho no dorso... Aliando estas características ao habitat... Pronto, ok, há fotos do uropígio?
Ok Pedro, concordo com o que dizes sobre o habitat, pensava que a do Rui tinha sido mais "out of the box". Antes tinhas referido os flancos, o qual eu não concordo.
Mas sim, agora referiste o bico (não me lembrei dessa característica e sim, é bem pequenino), o ligeiro acastanhado no dorso (mesmo muito ligeiro, só no pc consegui notar alguns tons), aliado ao habitat já me faz mais sentido. Mas pronto, seria uma ave que seja em que habitat me aparecesse, iria com certeza olhar para ela mais que uma vez.
[quote="Tiago Pina Guerreiro"][quote="PNicolau"]
Tiago... Não será pela distância à costa porque se considerares a distância, com a baixa mar (que estava) não dista mais de 100/150 metros. Já as vi em Peniche, a mais de 4/5km da costa (num monte de esterco de porco) Na altura (2017 salvo erro) andavam junto com as Spinoletta e apesar de as ter fotografado todas não consegui distingui-las (coisas de maçarico) mas tb ninguém me conseguiu ajudar...Tiago Pina Guerreiro escreveu:
Uma ave num poste na Ponta da Erva não é expectável de forma nenhuma e fica a muitos km da costa. Não é o mesmo.
[quote="jfreitas"][quote="Tiago Pina Guerreiro"]
Não fui eu que disse isso
PNicolau escreveu:Tiago... Não será pela distância à costa porque se considerares a distância, com a baixa mar (que estava) não dista mais de 100/150 metros. Já as vi em Peniche, a mais de 4/5km da costa (num monte de esterco de porco) Na altura (2017 salvo erro) andavam junto com as Spinoletta e apesar de as ter fotografado todas não consegui distingui-las (coisas de maçarico) mas tb ninguém me conseguiu ajudar...Tiago Pina Guerreiro escreveu:
Não fui eu que disse isso
Taguei o Tiago e era o Pedro...
A distância à vala são 100 metros até à ponta da erva uns 350
A distância à vala são 100 metros até à ponta da erva uns 350
Sim, isto é junto a um ambiente estuarino, não seria por aí...
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Tiago Pina Guerreiro e jfreitas gostam desta mensagem
Um poste na Ponta da Erva naquela zona é habitat estuarino? Já olharam para o ponto no mapa? A ave do Rui estava em habitat intertidal numa zona de moinho de maré/sapal. Mas ok, se calhar fui pouco específico, referia-me precisamente a uma zona entre-marés, com lodo e água salobra. Aí sim é habitat sobreponível, porque elas ocorrem em saltmarsh. O que é giro é que estas supostas petrosus vistas em habitat atípico são sempre pouco convincentes... Porque será?
Posso estar errado, e isso seria de facto incrível, mas ainda não vi ninguem a explicar porque é uma petrosus.
- pouco supercílio, mas está claramente presente.
- base muito amarela no bico (possível em ambas, mas tende para spinoletta)
- riscas intermédias nos flancos, mas não grossas, e na verdade são algo definidas (assim como riscado fino no peito inferior -> spinoletta)
- bico pequeno para petrosus
- quanto aos tons, vou manter-me por aqui porque de facto a luz não é a melhor
Quanto a elas estarem a 4-5km da costa num monte de esterco tenho grandes dúvidas, mas lá está, é uma daquelas que fica por provar. Já houve várias possíveis petrosus em habitats menos normais, mas nunca chegaram a ser comprovadas (lembro-me de uma em Aljezur). Mas atenção que eu quando digo costa falo do mar, não falo do Rio Tejo. O habitat clássico de petrosus littoralis é costa rochosa com algas. Não ocorrem propriamente ao longo de bacias hidrográficas.
Até prova em contrário, esta ave é uma spinoletta escura.
Mas repito, há fotos do uropígio?
Posso estar errado, e isso seria de facto incrível, mas ainda não vi ninguem a explicar porque é uma petrosus.
- pouco supercílio, mas está claramente presente.
- base muito amarela no bico (possível em ambas, mas tende para spinoletta)
- riscas intermédias nos flancos, mas não grossas, e na verdade são algo definidas (assim como riscado fino no peito inferior -> spinoletta)
- bico pequeno para petrosus
- quanto aos tons, vou manter-me por aqui porque de facto a luz não é a melhor
Quanto a elas estarem a 4-5km da costa num monte de esterco tenho grandes dúvidas, mas lá está, é uma daquelas que fica por provar. Já houve várias possíveis petrosus em habitats menos normais, mas nunca chegaram a ser comprovadas (lembro-me de uma em Aljezur). Mas atenção que eu quando digo costa falo do mar, não falo do Rio Tejo. O habitat clássico de petrosus littoralis é costa rochosa com algas. Não ocorrem propriamente ao longo de bacias hidrográficas.
Vamos ao Collins
"Extreme examples may resemble spinoletta, but have grayer mantle and rump area and bold dark lateral throat stripe".
Não se vê o uropígio, mas o dorso tem tons que me parecem acastanhado. Não tem marca forte escura na garganta (por acaso há spinolettas que têm, mas não é o caso).
Ou seja, isto mesmo sendo uma petrosus, nunca seria uma ave óbvia. Seria um caso muito extremo, num habitat extremo....
"Extreme examples may resemble spinoletta, but have grayer mantle and rump area and bold dark lateral throat stripe".
Não se vê o uropígio, mas o dorso tem tons que me parecem acastanhado. Não tem marca forte escura na garganta (por acaso há spinolettas que têm, mas não é o caso).
Ou seja, isto mesmo sendo uma petrosus, nunca seria uma ave óbvia. Seria um caso muito extremo, num habitat extremo....
Não há.. já tinha dito em cimaPNicolau escreveu:Um poste na Ponta da Erva naquela zona é habitat estuarino? Já olharam para o ponto no mapa? A ave do Rui estava em habitat intertidal numa zona de moinho de maré/sapal. Mas ok, se calhar fui pouco específico, referia-me precisamente a uma zona entre-marés, com lodo e água salobra. Aí sim é habitat sobreponível, porque elas ocorrem em saltmarsh. O que é giro é que estas supostas petrosus vistas em habitat atípico são sempre pouco convincentes... Porque será?
Essas que falei de Peniche foram fotografadas como sendo petrosus por n+1 e na altura penso que não existiram dúvidas, mas ainda tenho as fotos e agora, com as tuas explicações, consigo ver diferenças (vou mandar-te as fotos). Estão muitas fotos publicadas no aves e ninguém pôs em causa a identificação.
Tiago Pina Guerreiro gosta desta mensagem
jfreitas escreveu:Não há.. já tinha dito em cimaPNicolau escreveu:Um poste na Ponta da Erva naquela zona é habitat estuarino? Já olharam para o ponto no mapa? A ave do Rui estava em habitat intertidal numa zona de moinho de maré/sapal. Mas ok, se calhar fui pouco específico, referia-me precisamente a uma zona entre-marés, com lodo e água salobra. Aí sim é habitat sobreponível, porque elas ocorrem em saltmarsh. O que é giro é que estas supostas petrosus vistas em habitat atípico são sempre pouco convincentes... Porque será?
Essas que falei de Peniche foram fotografadas como sendo petrosus por n+1 e na altura penso que não existiram dúvidas, mas ainda tenho as fotos e agora, com as tuas explicações, consigo ver diferenças (vou mandar-te as fotos). Estão muitas fotos publicadas no aves e ninguém pôs em causa a identificação.
Mete aqui as fotos já agora
Com luz forte haveriam duvidas?
jfreitas escreveu:
Tiago... Não será pela distância à costa porque se considerares a distância, com a baixa mar (que estava) não dista mais de 100/150 metros. Já as vi em Peniche, a mais de 4/5km da costa (num monte de esterco de porco)
Eu fui confirmar e o monte de esterco (de porco?, sempre pensei que fosse de aves, mas de facto faz talvez mais sentido) em linha recta está a menos de 2km da linha de maré. Tambem pensava que seria mais.
pedro121 escreveu:jfreitas escreveu:
Tiago... Não será pela distância à costa porque se considerares a distância, com a baixa mar (que estava) não dista mais de 100/150 metros. Já as vi em Peniche, a mais de 4/5km da costa (num monte de esterco de porco)
Eu fui confirmar e o monte de esterco (de porco?, sempre pensei que fosse de aves, mas de facto faz talvez mais sentido) em linha recta está a menos de 2km da linha de maré. Tambem pensava que seria mais.
é porco... 99% o pivet e a cor não enganam. deve ter sido limpeza de alguma lagoa mas pensava que fosse uma distância maior, talvez pelas voltas que dei para lá chegar..
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5