Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para onde vão os corvos durante o Verão?

5 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Abr 14, 2022 11:46 am

PARA ONDE VÃO OS CORVOS DURANTE O VERÃO?

Embora os corvos sejam supostamente residentes, o número de observações diminui de forma acentuada durante o Verão, atingindo valores mínimos no terceiro trimestre do ano. Isto acontece tanto em Portugal como em Espanha e verifica-se a nível nacional e também regionalmente.
Esta diminuição é estranha, não apenas por se tratar de uma espécie não migradora, mas também considerando que após a época dos ninhos a população aumentou e por isso deverá haver por aí mais indivíduos - pelo menos em teoria.

Deve haver uma explicação para esta redução estival de registos, mas não faço ideia qual seja...

Anexo: gráfico de frequência das observações de Corvus corax em Portugal e Espanha (fonte: eBird)

Para onde vão os corvos durante o Verão? Corvus10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Flávio Oliveira Qui Abr 14, 2022 2:33 pm

Embora haja essa quebra na frequência nos dois países, ela ocorre em períodos consideravelmente diferentes. Em Espanha diminui quando em Portugal já está a aumentar.

Em Portugal o motivo estará certamente relacionado com o menor número de visitas efectuadas aos locais de maior ocorrência da espécie dado ser um período normalmente desfavorável à observação de aves, ou seja, coincide com o mês de Julho e o início de Agosto. Como apesar de tudo o número de listas não é significativamente mais baixo nesta época do ano isso implica uma redução da frequência.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

HL gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Abr 15, 2022 1:54 am

Flávio Oliveira escreveu:Embora haja essa quebra na frequência nos dois países, ela ocorre em períodos consideravelmente diferentes. Em Espanha diminui quando em Portugal já está a aumentar.

Sem dúvida. Mas no caso de Espanha há um enorme factor de enviesamento que é o enorme aumento de listas na região de Tarifa no final de Agosto e no mês de Setembro. Se retirarmos a Andaluzia do gráfico, o 'dip' em Espanha passa a ocorrer mais cedo.

Flávio Oliveira escreveu:Em Portugal o motivo estará certamente relacionado com o menor número de visitas efectuadas aos locais de maior ocorrência da espécie dado ser um período normalmente desfavorável à observação de aves

Se analisares o número de listas nos distritos do interior verás que não há uma diminuição do esforço nessa época do ano.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Flávio Oliveira Sex Abr 15, 2022 11:33 am

Gonçalo Elias escreveu:Se analisares o número de listas nos distritos do interior verás que não há uma diminuição do esforço nessa época do ano.

É claro que há.
Basta ver o exemplo de Castro Verde, um dos concelhos onde o corvo tem maior frequência no país:
Maio: 786 listas
Junho: 450 listas
Julho: 303 listas
Agosto: 266
Setembro: 346 listas
Outubro: 471 listas

Se considerarmos o distrito de Beja no seu conjunto o padrão é muito semelhante.
O mesmo acontece em concelhos do norte e centro onde o corvo é mais numeroso.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por pedro121 Seg Abr 18, 2022 8:00 am

Eu acho que estou com o Flávio, a questão não é para onde vão os Corvos durante o Verão, mas sim para onde é que vão os observadores. Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16048
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Samuel Patinha gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 18, 2022 5:46 pm

Flávio Oliveira escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Se analisares o número de listas nos distritos do interior verás que não há uma diminuição do esforço nessa época do ano.

É claro que há.
Basta ver o exemplo de Castro Verde, um dos concelhos onde o corvo tem maior frequência no país:
Maio: 786 listas
Junho: 450 listas
Julho: 303 listas
Agosto: 266
Setembro: 346 listas
Outubro: 471 listas

Se considerarmos o distrito de Beja no seu conjunto o padrão é muito semelhante.
O mesmo acontece em concelhos do norte e centro onde o corvo é mais numeroso.

Se bem entendo o teu post, a tua lógica é esta: durante o Verão vai menos gente a Castro Verde. Como essa é uma das regiões com mais frequência de corvo, então a frequência de corvo no conjunto do país diminui, por vai menos gente onde há mais corvos.

Tem lógica de facto. Mas será que corresponde à realidade? Para responder a essa questão fui ver a variação da frequência das observações de corvo em Castro Verde. Ver imagem abaixo.

Para onde vão os corvos durante o Verão? Corvus11


O que podemos ver é que mesmo em Castro Verde a frequência de observação de corvo cai abruptamente durante o Verão, atingindo um mínimo de 6% em Agosto (comparando com os 30% de Janeiro. Ora se os corvos ficassem por lá, a frequência não diminuiria apesar da menor visitação. Mas não é isso que acontece. Não só diminui, como até diminui de forma mais acentuada que a redução do número de visitas.

De resto o número de visitas na primeira quinzena de Agosto é equivalente ao número de visitas na primeira quinzena de Novembro e no entanto em Novembro a frequência é incomparavelmente mais alta.


Mencionaste também o caso de Beja distrito. O padrão é semelhante: quebra acentuada da frequência de observação de corvo no distrito durante o período de Verão. Ver imagem seguinte:

Para onde vão os corvos durante o Verão? Corvus12

Nota que a frequência a nível distrital atinge o seu máximo em Novembro, quando o número total de listas é equiparado ao de Agosto.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Flávio Oliveira Ter Abr 19, 2022 7:07 am

Gonçalo Elias escreveu:
Flávio Oliveira escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Se analisares o número de listas nos distritos do interior verás que não há uma diminuição do esforço nessa época do ano.

É claro que há.
Basta ver o exemplo de Castro Verde, um dos concelhos onde o corvo tem maior frequência no país:
Maio: 786 listas
Junho: 450 listas
Julho: 303 listas
Agosto: 266
Setembro: 346 listas
Outubro: 471 listas

Se considerarmos o distrito de Beja no seu conjunto o padrão é muito semelhante.
O mesmo acontece em concelhos do norte e centro onde o corvo é mais numeroso.

Se bem entendo o teu post, a tua lógica é esta: durante o Verão vai menos gente a Castro Verde. Como essa é uma das regiões com mais frequência de corvo, então a frequência de corvo no conjunto do país diminui, por vai menos gente onde há mais corvos.


Como eu disse, Castro Verde é apenas um exemplo. O que eu disse não se baseia apenas nesse concelho uma vez que o mesmo acontece noutros concelhos de norte a sul (zona da serra da Estrela, por exemplo).
Ou seja, a realidade a nível nacional resulta de vários concelhos com um padrão de visitação semelhante a Castro Verde.

Outra coisa que não interpretaste correctamente foi o que eu disse em relação ao distrito de Beja. Eu não estava a falar do padrão de frequência do corvo mas sim do padrão de distribuição das listas ao longo dos meses de Maio a Outubro.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 19, 2022 7:39 am

Flávio Oliveira escreveu:Como eu disse, Castro Verde é apenas um exemplo. O que eu disse não se baseia apenas nesse concelho uma vez que o mesmo acontece noutros concelhos de norte a sul (zona da serra da Estrela, por exemplo).
Ou seja, a realidade a nível nacional resulta de vários concelhos com um padrão de visitação semelhante a Castro Verde.

Mas o padrão de visitação a nível concelhio é irrelevante para apurar a frequência. Mesmo que o número de listas caia para metade, se as aves continuarem por lá a frequência irá manter-se, não é?

Flávio Oliveira escreveu:Outra coisa que não interpretaste correctamente foi o que eu disse em relação ao distrito de Beja. Eu não estava a falar do padrão de frequência do corvo mas sim do padrão de distribuição das listas ao longo dos meses de Maio a Outubro.

Não percebi o que referes agora, podes explicar melhor sff? O que queres dizer com padrão de distribuição de listas?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Flávio Oliveira Ter Abr 19, 2022 7:46 am

Gonçalo Elias escreveu:
Flávio Oliveira escreveu:Outra coisa que não interpretaste correctamente foi o que eu disse em relação ao distrito de Beja. Eu não estava a falar do padrão de frequência do corvo mas sim do padrão de distribuição das listas ao longo dos meses de Maio a Outubro.

Não percebi o que referes agora, podes explicar melhor sff? O que queres dizer com padrão de distribuição de listas?

Refiro-me ao facto de o número de listas diminuir e depois aumentar entre Maio e Outubro. Era sobre isto que estava a falar quando comparei o distrito de Beja com Castro Verde.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Flávio Oliveira Ter Abr 19, 2022 7:54 am

Gonçalo Elias escreveu:
Flávio Oliveira escreveu:Como eu disse, Castro Verde é apenas um exemplo. O que eu disse não se baseia apenas nesse concelho uma vez que o mesmo acontece noutros concelhos de norte a sul (zona da serra da Estrela, por exemplo).
Ou seja, a realidade a nível nacional resulta de vários concelhos com um padrão de visitação semelhante a Castro Verde.

Mas o padrão de visitação a nível concelhio é irrelevante para apurar a frequência. Mesmo que o número de listas caia para metade, se as aves continuarem por lá a frequência irá manter-se, não é?

Não é. Devido às condições climatéricas. Do meu ponto de vista as listas que são feitas nos meses de maior calor têm menor probabilidade de incluir corvo. Repara que aqui estou a falar do caso concreto de Castro Verde.

Tu estás a dar muita importância ao facto de em Castro Verde a frequência também diminuir em Julho e Agosto. Mas vai ver o que acontece em Seia e Manteigas, por exemplo, e já não há diminuição nenhuma, a frequência é relativamente constante ao longo do ano.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por HL Ter Abr 19, 2022 8:31 am

Tenho a impressão que nos meses mais quentes é mais fácil ver corvos ao final do dia, pelo menos no concelho de Castro Verde, e possivelmente também é válido para o distrito de Beja.
HL
HL

Número de Mensagens : 1472
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por pedro121 Qua Abr 20, 2022 2:49 am

Gonçalo Elias escreveu:
Mas o padrão de visitação a nível concelhio é irrelevante para apurar a frequência. Mesmo que o número de listas caia para metade, se as aves continuarem por lá a frequência irá manter-se, não é?

Shocked Shocked claro que é completamente relevante, o padrão de visitação faz muita diferença ao longo do ano mesmo a nível concelhio.

Por exemplo, em Peniche, repara na frequência dos mergulhões-pequenos

https://ebird.org/barchart?r=PT-10-PN&bmo=1&emo=12&byr=1900&eyr=2022&spp=litgre1

As mudanças de frequência devem-se unicamente à variação dos padrões de visitação. Basicamente no concelho só há um sitio com mergulhões, portanto reflecte as idas à Etar.

Ou no caso da Galheta, em que a frequência aumenta quando as listas diminuem no verão.

https://ebird.org/barchart?r=PT-10-PN&bmo=1&emo=12&byr=1900&eyr=2022&spp=eursha1
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16048
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 20, 2022 5:28 am

Flávio Oliveira escreveu:Do meu ponto de vista as listas que são feitas nos meses de maior calor têm menor probabilidade de incluir corvo. Repara que aqui estou a falar do caso concreto de Castro Verde.

Porquê corvo e não outras espécies? Ou seja, em que medida entendes que o calor afecta o corvo em concreto?

Flávio Oliveira escreveu:Tu estás a dar muita importância ao facto de em Castro Verde a frequência também diminuir em Julho e Agosto. Mas vai ver o que acontece em Seia e Manteigas, por exemplo, e já não há diminuição nenhuma, a frequência é relativamente constante ao longo do ano.

Observa o gráfico anexo. Abrange não apenas Seia e Manteigas mas mais três concelhos da serra da Estrela: Guarda, Gouveia e Celorico da Beira. Ou seja é um gráfico para o conjunto dos 5 concelhos.

Também nesta região a frequência mínima é registada durante os meses de Verão, apesar de aqui não haver qualquer diminuição no número de visitas.

Para onde vão os corvos durante o Verão? Corvus13

Outro exemplo, o gráfico para todo o distrito de Portalegre. O número de visitas no Verão não é inferior ao de outros meses (Março e Novembro, por exemplo) mas a frequência diminui claramente.

Para onde vão os corvos durante o Verão? Corvus14

pedro121 escreveu: Shocked Shocked  claro que é completamente relevante, o padrão de visitação faz muita diferença ao longo do ano mesmo a nível concelhio.

Por exemplo, em Peniche, repara na frequência dos mergulhões-pequenos

https://ebird.org/barchart?r=PT-10-PN&bmo=1&emo=12&byr=1900&eyr=2022&spp=litgre1

As mudanças de frequência devem-se unicamente à variação dos padrões de visitação. Basicamente no concelho só há um sitio com mergulhões, portanto reflecte as idas à Etar.

Não é assim tão simples. Mesmo na ETAR há uma quebra da frequência de mergulhões-pequenos durante a Primavera.
Para confirmar isto olhemos para o gráfico anexo, que representa a frequência de observação da espécie no hotspot da ETAR.

Para onde vão os corvos durante o Verão? Corvus17

Como podes ver, há uma clara quebra de frequência na Primavera mesmo sem o número de visitas vir a mínimos e depois aumenta para os 100% ou valores próximos durante o Verão (apesar da quebra do número de visitas). Evidentemente os mergulhões-pequenos são menos frequentes na Primavera e isso não acontece apenas aí é um padrão geral em muitos locais do país: muitos indivíduos vão nidificar em sítios pequenos e isolados onde ninguém dá por eles e depois da nidificação juntam-se em sítios mais "óbvios" durante o Verão.

Este aspecto é evidenciado quando olhas para a abundância da espécie na ETAR de Atouguia: os valores são mínimos na Primavera e máximos durante o Verão. Havendo mais, a frequência de observação aumenta. Lógico não é?  Very Happy

Para onde vão os corvos durante o Verão? Corvus18

Vocês parece que querem à força que as frequências sejam explicadas pelo esforço de amostragem. Mas a verdade é que mesmo as espécies que "supostamente" residentes fazem movimentos importantes e apresentam padrões de variação importantes.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por pedro121 Qua Abr 20, 2022 6:46 am

Gonçalo Elias escreveu:

Como podes ver, há uma clara quebra de frequência na Primavera mesmo sem o número de visitas vir a mínimos e depois aumenta para os 100% ou valores próximos durante o Verão (apesar da quebra do número de visitas). Evidentemente os mergulhões-pequenos são menos frequentes na Primavera e isso não acontece apenas aí é um padrão geral em muitos locais do país: muitos indivíduos vão nidificar em sítios pequenos e isolados onde ninguém dá por eles e depois da nidificação juntam-se em sítios mais "óbvios" durante o Verão.

Este aspecto é evidenciado quando olhas para a abundância da espécie na ETAR de Atouguia: os valores são mínimos na Primavera e máximos durante o Verão. Havendo mais, a frequência de observação aumenta. Lógico não é?  Very Happy

Não, o teu raciocínio parece superficialmente certo, para quem não conhece a realidade do local, a frequência dos mergulhões ao longo do ano não varia, é sempre igual, o que varia é a abundancia, mas a frequência no hotspot varia não por causa dos mergulhões que tem sempre indivíduos lá mas sim pelo padrão de visitação, tu podes fazer uma visita ao local e não ires à etar, eu fiz isso muitas vezes, visito apenas os campos e não olho para o plano de agua, a própria condição de observação pode influir, se a observação for feita a partir do topo sul de binóculos podes não ver nenhum, mas se fores ao lado leste já irás ver.

Mas há ainda outro factor, há visitas em que não há quase mais nada para alem dos mergulhões na etar e por isso não faço lista.


Gonçalo Elias escreveu:Vocês parece que querem à força que as frequências sejam explicadas pelo esforço de amostragem. Mas a verdade é que mesmo as espécies que "supostamente" residentes fazem movimentos importantes e apresentam padrões de variação importantes.

Nos não queremos à força, mas é algo que é preciso ter uma sensibilidade de patch worker para perceber as variáveis locais que influenciam no resultado final. se vires o mesmo gráfico só com as minhas observações (n=479) o mergulhão tem uma presença constante ao longo do ano e a frequência ao longo do ano em media está acima dos 90%, curiosamente tem uma falha muito grande na primeira quinzena de dezembro.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16048
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 20, 2022 7:52 am

pedro121 escreveu:Não, o teu raciocínio parece superficialmente certo, para quem não conhece a realidade do local, a frequência dos mergulhões ao longo do ano não varia, é sempre igual, o que varia é a abundancia, mas a frequência no hotspot varia não por causa dos mergulhões que tem sempre indivíduos lá mas sim pelo padrão de visitação, tu podes fazer uma visita ao local e não ires à etar, eu fiz isso muitas vezes, visito apenas os campos e não olho para o plano de agua, a própria condição de observação pode influir, se a observação for feita a partir do topo sul de binóculos podes não ver nenhum, mas se fores ao lado leste já irás ver.

Claro, mas quando a espécie é mais abundante a frequência de observação aumenta - por outras palavras, quando a abundância diminui é mais fácil "não os ver" mesmo quando eles estão lá. O aspecto que pretendo frisar é este: a espécie pode estar presente durante todo o ano, mas quando a abundância varia, a frequência acompanha. Quando há mais, vê-se mais vezes.

Os mergulhões-pequenos fazem movimentos e durante o Verão há muito mais indivíduos (o aumento é tão expressivo que não se explica apenas pelos juvenis que nasceram no local). O mesmo padrão acontece em inúmeros outros locais do país, como por exemplo a ETAR de Vilamoura ou a Ribeira das Enguias.

As espécies "residentes" fazem movimentos e por isso a abundância destas espécies em cada local varia ao longo do ano.

Voltando aos corvos, o meu ponto é que deve haver uma variação de abundância da espécie em muitas regiões que não se explica apenas pelas variações do esforço de observação.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por pedro121 Qua Abr 20, 2022 8:32 am

Gonçalo Elias escreveu:

Voltando aos corvos, o meu ponto é que deve haver uma variação de abundância da espécie em muitas regiões que não se explica apenas pelas variações do esforço de observação.

É possível, mas teríamos que ter um conjunto de dados comparáveis para se poder tirar conclusões, era preciso um hotspot com esforço constante (por um numero pequeno de observadores) para que as variáveis sejam poucas e possamos verificar se eles desaparecem ou não.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16048
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por HL Qua Abr 20, 2022 9:28 am

Que hipóteses podem explicar a diminuição? Qual é ou quais são mais plausíveis?
1 - Movimentação/migração
2 - Alteração do esforço de observação
3 - Alteração no padrão de actividade diária
4 - Morte de indivíduos
5 - ...
HL
HL

Número de Mensagens : 1472
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Flávio Oliveira Qua Abr 20, 2022 11:07 am

Gonçalo Elias escreveu:
Flávio Oliveira escreveu:Tu estás a dar muita importância ao facto de em Castro Verde a frequência também diminuir em Julho e Agosto. Mas vai ver o que acontece em Seia e Manteigas, por exemplo, e já não há diminuição nenhuma, a frequência é relativamente constante ao longo do ano.

Observa o gráfico anexo. Abrange não apenas Seia e Manteigas mas mais três concelhos da serra da Estrela: Guarda, Gouveia e Celorico da Beira. Ou seja é um gráfico para o conjunto dos 5 concelhos.

Também nesta região a frequência mínima é registada durante os meses de Verão, apesar de aqui não haver qualquer diminuição no número de visitas.

Para onde vão os corvos durante o Verão? Corvus13

A pergunta que se impõe é porque resolveste juntar mais 3 concelhos ao exemplo que te dei?! São três concelhos onde o corvo tem menor frequência que em Seia e Manteigas, num deles até bastante menor como é o caso de Celorico da Beira que conta com umas estonteantes 15 listas em que o corvo é registado. Ou seja, vens para aqui com concelhos que nem sequer têm corvo...
Parece que arranjas os exemplos que dão mais jeito à tua narrativa.
Por mim até podes achar que os corvos vão para Marte, não vou perder mais tempo com isto.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 20, 2022 11:36 am

HL escreveu:Que hipóteses podem explicar a diminuição? Qual é ou quais são mais plausíveis?
1 - Movimentação/migração
2 - Alteração do esforço de observação
3 - Alteração no padrão de actividade diária
4 - Morte de indivíduos
5 - ...

A minha tese é a de que há movimentação (opção 1), aliás o mesmo acontece com os Serinus e os Fringilla, que praticamente desaparecem durante o Verão. Este é um fenómeno que está mais que documentado desde os anos 90, pelo menos. Ou seja, vão para outro lado qualquer.

Pode também haver um padrão diferente de actividade diária, por exemplo tornarem-se mais discretos nessa época do ano e, por conseguinte, mais difíceis de detectar. É o que acontece com os Alcedos na Primavera ou com as Cisticolas em Dezembro.

A opção 4 não me parece explicar a quebra de Verão, pois se fosse esse o caso não haveria um pico em Novembro como parece haver (que eu saiba não há reprodução no final do Verão).

Nos últimos 11 meses praticamente só fiz listas no distrito de Portalegre e saí numa base mais ou menos regular, tendo visitado todos os concelhos do distrito. Resolvi ver quantas listas fiz em cada mês e quantas vezes registei corvo. O resultado é o que está no quadro anexo.

Para onde vão os corvos durante o Verão? Corax_10

Como se pode ver o número de listas em cada mês foi mais ou menos estável (variou entre 36 e 80), ou seja, não houve uma diminuição significativa do esforço. A percentagem de listas com corvo atingiu um mínimo em Agosto (com 2%) e um máximo no período de Outono - Inverno. Isto acompanha mais ou menos o padrão nacional.

Aliás o que me levou a fazer o post foi exactamente o facto de estar a analisar as minhas observações do ano passado e de ter constatado que quase não tinha visto corvos em Agosto. Depois fui tentar perceber porquê reparei que o padrão é geral na maior parte do país.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 20, 2022 11:51 am

Flávio Oliveira escreveu:A pergunta que se impõe é porque resolveste juntar mais 3 concelhos ao exemplo que te dei?! São três concelhos onde o corvo tem menor frequência que em Seia e Manteigas, num deles até bastante menor como é o caso de Celorico da Beira que conta com umas estonteantes 15 listas em que o corvo é registado. Ou seja, vens para aqui com concelhos que nem sequer têm corvo...
Parece que arranjas os exemplos que dão mais jeito à tua narrativa.

Apenas procurei aumentar a dimensão da amostra para a tornar mais robusta. Quanto mais robusta a amostra, mais sólidas são as conclusões.

Aliás nota que eu comecei por colocar o gráfico de âmbito nacional, tu trataste de reduzir a análise a um único concelho (Castro Verde) que tem um volume de informação consideravelmente menor que a do país. Mostrei-te que mesmo em Castro Verde há uma redução da frequência de corvo e então tu a seguir escolheste concelhos com amostras tão reduzidas que não permitem retirar grandes conclusões. Por exemplo, Manteigas tem, em grande parte do ano, apenas 10 listas por semana ou menos e nalgumas semanas do ano não tem nenhuma!

Obviamente que és livre de escolheres as amostras que quiseres, mas volto a frisar que as conclusões são tanto mais válidas quanto mais robusta for a amostra.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Flávio Oliveira Qua Abr 20, 2022 12:32 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Flávio Oliveira escreveu:A pergunta que se impõe é porque resolveste juntar mais 3 concelhos ao exemplo que te dei?! São três concelhos onde o corvo tem menor frequência que em Seia e Manteigas, num deles até bastante menor como é o caso de Celorico da Beira que conta com umas estonteantes 15 listas em que o corvo é registado. Ou seja, vens para aqui com concelhos que nem sequer têm corvo...
Parece que arranjas os exemplos que dão mais jeito à tua narrativa.

Apenas procurei aumentar a dimensão da amostra para a tornar mais robusta. Quanto mais robusta a amostra, mais sólidas são as conclusões.

Aliás nota que eu comecei por colocar o gráfico de âmbito nacional, tu trataste de reduzir a análise a um único concelho (Castro Verde) que tem um volume de informação consideravelmente menor que a do país. Mostrei-te que mesmo em Castro Verde há uma redução da frequência de corvo e então tu a seguir escolheste concelhos com amostras tão reduzidas que não permitem retirar grandes conclusões. Por exemplo, Manteigas tem, em grande parte do ano, apenas 10 listas por semana ou menos e nalgumas semanas do ano não tem nenhuma!

Obviamente que és livre de escolheres as amostras que quiseres, mas volto a frisar que as conclusões são tanto mais válidas quanto mais robusta for a amostra.

Incluir concelhos onde o corvo não existe não torna nada mais robusto, é só disparatado.
Quanto ao exemplo de Manteigas e Seia, estamos a falar de 1000 listas entre Maio e Outubro. Chamar a isto reduzido não é sério.
Referi-me a Castro Verde, assim como a Manteigas e Seia, porque são dos concelhos onde o corvo é mais frequente na Primavera. Estes concelhos são os que devemos analisar para perceber o que acontece nos meses seguintes.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por HL Qua Abr 20, 2022 1:51 pm

Se há movimentação, vão para onde? Movimentações "curtas" implicariam a diminuição num local e o aumento noutro de algum indíce por exemplo a frequência de obs do ebird. Movimentações maiores (migração) seria conhecida, não?
HL
HL

Número de Mensagens : 1472
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 20, 2022 5:17 pm

HL escreveu:Se há movimentação, vão para onde?

Boa pergunta. Não sei responder.

HL escreveu:Movimentações  "curtas" implicariam a diminuição num local e o aumento noutro de algum indíce por exemplo a frequência de obs do ebird. Movimentações maiores (migração) seria conhecida, não?

Teoricamente sim. Na prática, como provavelmente sabes, há muito que nos falta conhecer acerca dos movimentos das aves.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 20, 2022 5:30 pm

Flávio Oliveira escreveu:Referi-me a Castro Verde, assim como a Manteigas e Seia, porque são dos concelhos onde o corvo é mais frequente na Primavera. Estes concelhos são os que devemos analisar para perceber o que acontece nos meses seguintes.

E eu mantenho que não devemos fazer a análise numa base concelhia.

Repara que aquilo que acontece num dado concelho não é necessariamente representativo do que acontece a nível nacional.

Só para ilustrar o que pretendo dizer com isto: no último censo de cegonha-branca a população nacional aumentou cerca de 50%. No entanto o aumento não foi uniforme em todo o território e houve inclusivamente concelhos em que a população diminuiu.

Cito aquilo que escreveste na tua primeira intervenção:
"Em Portugal o motivo estará certamente relacionado com o menor número de visitas efectuadas aos locais de maior ocorrência da espécie"
Eu ainda não percebi a que locais te referes em concreto.

De resto apresentaste exemplos distintos: primeiro o caso de Castro Verde, onde há uma clara diminuição de frequência durante o Verão, depois os casos de Seia e Manteigas onde não há nenhuma diminuição de frequência.
O que pretendes concluir a partir daqui?

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Abr 21, 2022 2:55 am

Como já deixei claro nas respostas anteriores, não subscrevo a tese de que a frequência de corvo diminui no Verão porque os observadores visitam menos as zonas onde há corvo.

Independentemente daquilo que cada um de nós "acha", uma forma de testar essa teoria é ver o que acontece com outras espécies residentes que tenham uma distribuição geográfica semelhante. Lembrei-me de ver o que acontece com o abutre-preto, que também se distribui de norte a sul pela metade interior, sendo muito escasso na metade litoral.

Deixo a seguir dois gráficos de frequência do abutre-preto: o primeiro referente ao país todo e o segundo para o concelho de Castro Verde.

Para onde vão os corvos durante o Verão? Aegypi10

Para onde vão os corvos durante o Verão? Aegypi11

Em ambos os casos, é fácil de constatar que a frequência mínima de ocorrência é atingida em Dezembro, Janeiro e Fevereiro e não no Verão. Aliás, escolhendo outros distritos como Évora ou Portalegre, encontramos um padrão semelhante: a frequência de abutre-preto atinge os seus mínimos no período de Inverno.

Podemos obviamente procurar explicações no padrão de visitação durante a época do ano para explicar estas variações. No entanto, em minha opinião a explicação está, uma vez mais, no comportamento da espécie. Embora considerado residente, na prática efectua muitos movimentos o que faz com que o seu aparecimento no nosso território varie consideravelmente ao longo do ano.

Convém termos presente que residente não é sinónimo de sedentário Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Para onde vão os corvos durante o Verão? Empty Re: Para onde vão os corvos durante o Verão?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos