Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

C. oriental?

5 participantes

Ir para baixo

C. oriental? Empty C. oriental?

Mensagem por Francisco Pires Seg Ago 15, 2022 4:57 pm

Local: RNL Estuário do Douro, Canidelo, Vila Nova de Gaia
Data: 2022-08-14

Infra-caudais amarelas e barradas, axiliares/pequenas coberturas amareladas, peito com barras bem definidas.
A coloração escura da cabeça levanta-me dúvidas de ser fêmea pois não tenho documentação de suporte que o esclareça para a fêmea C. optatus.
Junto todas as fotos que tenho. Não têm tratamento de redução de grão.
A vossa opinião p.f.

Foto#1:
C. oriental? _f0a3510

Foto#2:
C. oriental? _f0a3511

Foto#3:
C. oriental? _f0a3512

Foto#4:
C. oriental? _f0a3513

Foto#5:
C. oriental? _f0a3514

Foto#6:
C. oriental? _f0a3515
Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 494
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por HL Ter Ago 16, 2022 3:21 am

Vale a pena tentar, mas acho que estas fotos não dão para mais que C. canorus? O "Collins" refere a existência de muita sobreposição.

Este artigo é bastante completo: Identification of Oriental Cuckoo and Common Cuckoo based on primary pattern.
Não dissequei o artigo, mas acho que a tua ave tem muitas barras nas primárias para ser um optatus.
HL
HL

Número de Mensagens : 1469
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por Francisco Pires Ter Ago 16, 2022 5:56 am

Obrigado, Hugo
Vou também ler o artigo que enviaste e procurar noutra literatura.
Já vi na app Birds of Western Paleartic da Collins e também não aparece esta forma com a cabeça tão escura. Mesmo nas fêmeas forma rufous.
Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 494
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Ago 16, 2022 6:16 am

Bem, mas isto é um juvenil, ou estou a ver mal?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25643
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

HL gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por HL Ter Ago 16, 2022 8:57 am

Gonçalo Elias escreveu:Bem, mas isto é um juvenil, ou estou a ver mal?
Dá para ter a certeza pela foto? Parece ter umas franjas brancas, mas...
E não sei se a data ajuda. Não sei exactamente os timmings de migração para adultos e juvenis, mas nesta altura ainda pudemos apanhar as duas idades, não?
HL
HL

Número de Mensagens : 1469
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Ago 16, 2022 9:53 am

HL escreveu:Dá para ter a certeza pela foto? Parece ter umas franjas brancas, mas...

Foi por isso das franjas brancas que apontei para juv.

HL escreveu:E não sei se a data ajuda. Não sei exactamente os timmings de migração para adultos e juvenis, mas nesta altura ainda pudemos apanhar as duas idades, não?

O assunto não está estudado em PT mas recentemente vi uns posts do BTO sobre cucos marcados com GPS e em finais de Junho os adultos já estavam a caminho de África
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25643
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por Francisco Pires Ter Ago 16, 2022 11:11 am

HL escreveu:Vale a pena tentar, mas acho que estas fotos não dão para mais que C. canorus? O "Collins" refere a existência de muita sobreposição.

Este artigo é bastante completo: Identification of Oriental Cuckoo and Common Cuckoo based on primary pattern.
Não dissequei o artigo, mas acho que a tua ave tem muitas barras nas primárias para ser um optatus.

O artigo dos Petteri Lehikoinen & Roni Väisänen, é muito bom.
Ainda não li todo mas li a análise das distribuições estatísticas das barras brancas das Primárias exteriores (P10-P8), dará para algumas considerações.
Faço notar que tirei a foto#4 de propósito para facilitar esta contagem de barras brancas!!  Very Happy Very Happy Very Happy

Estou a usar o critério de contagem de barras proposto no artigo.
Pelas minhas contas, com 8, 9 e 10 barras, respectivamente para a P10, P9 e P8, este indivíduo é não só um c. canorus, mas também um C. canorus outlier. Very Happy
E isto para qualquer das idades (adulto ou juvenil), mesmo tratando-se de um indivíduo na forma hepática.
Um somatório de 27 barras brancas nas P10-P8, fica no limite superior da distribuição do C canorus, adulto e C. canorus juvenil. Não é um maverick mas é claramente um outlier. Não há neste dado qualquer sobreposição possível com C optatus.
Com um pedido de licença aos autores, Petteri Lehikoinen & Roni Väisänen, vou inserir, com destaques a verde, os gráficos que mostram o que considerei acima, do artigo "Identification of Oriental Cuckoo and Common Cuckoo based on primary pattern" publicado em Janeiro 2020 na Dutch Birding.

Para a P10, P9 e P8, contagem individual:

C. oriental? Barras10
C. oriental? Barras11
C. oriental? Barras12

Para a P10, P9 e P8, somatório das contagens:

C. oriental? Barras13
C. oriental? Barras14
C. oriental? Barras15

Conclusão: Se não me enganei nas contagens de barras, com base neste artigo este indivíduo será estatisticamente um C. canorus!

Queiram comentar p.f.
Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 494
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Samuel Patinha gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por Francisco Pires Qua Ago 17, 2022 5:59 pm

Não sei se querem deixar a discussão ficar por aqui, ou se acham que vale a pena tentar aprofundar mais, ou submeter ao CPR, etc.
Que dizem?
Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 494
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por HL Qui Ago 18, 2022 6:45 am

Não tenho disponibilidade para ler o artigo com atenção. Também acho que é um cuco-canoro.
HL
HL

Número de Mensagens : 1469
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por PNicolau Qui Ago 18, 2022 8:32 am

Boa análise, sem ler o artigo. Não se trata de um outlier contudo, está bem dentro da distribuição da espécie, mas apenas um indivíduo particularmente riscado. O número de riscas das diferentes penas deverá estar autocorrelacionado, o que significa que um indivíduo que tenha mais riscas na P8 deverá ter também na P9, digo eu.

Mas bom, não deixa de ser interessante. Um taxa que está fora do nosso radar, até porque cucos são difíceis de ver bem.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7860
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Samuel Patinha gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por Francisco Pires Sex Ago 19, 2022 7:44 pm

Viva, Pedro Nicolau

Obrigado pelos comentários.

PNicolau escreveu:Boa análise, sem ler o artigo. Não se trata de um outlier contudo, está bem dentro da distribuição da espécie, mas apenas um indivíduo particularmente riscado. O número de riscas das diferentes penas deverá estar autocorrelacionado, o que significa que um indivíduo que tenha mais riscas na P8 deverá ter também na P9, digo eu.

Sim, claro, ser outlier é "exagero" porque de facto não cai fora da distribuição. Mas daí a dizer-se de um indivíduo que se situa no extremo superior da distribuição que "está bem dentro da distribuição da espécie", também não acho correcto.

Quanto ao "número de riscas das diferentes penas deverá estar autocorrelacionado", essa ideia prevalece em todo o artigo, mas, segundo a figura 9, parece não ser sempre válido para a P10 no C optatus e para a P9 no C canorus.

PNicolau escreveu:
Mas bom, não deixa de ser interessante. Um taxa que está fora do nosso radar, até porque cucos são difíceis de ver bem.

Não imaginava que espécies com distribuição regular em Portugal continental, ou espécies difíceis de ver bem, pudessem estar fora do nosso radar.
Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 494
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por pedro121 Sáb Ago 20, 2022 5:16 am

Francisco Pires escreveu:

PNicolau escreveu:
Mas bom, não deixa de ser interessante. Um taxa que está fora do nosso radar, até porque cucos são difíceis de ver bem.

Não imaginava que espécies com distribuição regular em Portugal continental, ou espécies difíceis de ver bem, pudessem estar fora do nosso radar.

Quem está fora do radar é o oriental e não o cuco-canoro.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por PNicolau Sáb Ago 20, 2022 5:33 am

Exacto, o Cuco-oriental está fora do radar. Não sei se há registos na Europa ocidental.

PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7860
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por pedro121 Sáb Ago 20, 2022 11:39 am

PNicolau escreveu:Exacto, o Cuco-oriental está fora do radar. Não sei se há registos na Europa ocidental.


Não tenho a certeza mas penso que os registos mais a ocidente são na Finlândia.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por Francisco Pires Seg Ago 22, 2022 6:09 am

pedro121 escreveu:
PNicolau escreveu:Exacto, o Cuco-oriental está fora do radar. Não sei se há registos na Europa ocidental.


Não tenho a certeza mas penso que os registos mais a ocidente são na Finlândia.

Sim, o artigo fala em duas observações confirmadas na Finlândia (2015 e 2016). As duas foram registos audio do canto e, na de 2015, chegaram a capturar a ave para confirmação.
Admitem poder já ter ocorrido e não haver registos por falta de atenção à espécie. O artigo adianta que, já que o Cuco-oriental aparenta ter um grande potencial de "vagrancy", existe a possibilidade de ocorrência desta espécie no Paleárctico Ocidental fora da época de reprodução (na migração). Mas nesta região só há ainda registos confirmados em Israel e no Irão.

Quem sabe, um dia, não passa por cá a voar um C optatus? Acidental? Very Happy

Foi muito interessante esta discussão!
Obrigado a todos os participantes!
Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 494
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por pedro121 Seg Ago 22, 2022 7:30 am

Francisco Pires escreveu:

Quem sabe, um dia, não passa por cá a voar um C optatus? Acidental? Very Happy

Tudo é possível, a questão na realidade é económica, há uma serie de espécies que podem cá aparecer e não há registos, ou que já apareceram mas gostaríamos de ser nós a dar com ela.

Qual é o problema económico então? Para dar com uma raridade temos que investir uma X quantidade de tempo no campo e um Y de tempo a adquirir conhecimentos para perceber que é uma raridade e temos que ter sorte

portanto alien = X* study *S

Há raridades que são um bom investimento e outras que são um mau investimento, quando comecei eu achei que Acrocephalus palustris era um bom investimento, mas não, é um péssimo investimento!!

De uma forma geral espécies crípticas são sempre um mau negocio, podemos dar com um unicórnio, mas as probabilidades são baixas, e o tempo é limitado, por isso é mais eficiente do ponto económico procurar espécies que tenham um histórico e que sejam "fáceis" de identificar, ou espécies que sejam difíceis de aparecer mas fáceis de id, ou espécies frequentes de aparecer mas de id difícil.

Mas não espécies que sejam difíceis de aparecer e difíceis de identificar.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Francisco Pires, Samuel Patinha, João Cordeiro e Filipe Manuel gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por Francisco Pires Seg Ago 22, 2022 4:24 pm

Viva, Pedro Ramalho
Obrigado!
Bela aproximação, pela via da gestão de recursos.
Pelo meu lado, desde que alguém (PN? PR?) disse num podcast que a aposta (jackpot?) deste verão seria apanhar um Garajau-de-dorso-castanho a viajar à boleia de um bando de T sandvicensis em migração para sul, que ando pela costa e estuários a atirar "tiros-para-o-ar" a tudo que passa a voar e que se pousa com "ar" de garajau!!! Very Happy Very Happy Very Happy
Espero que seja das "difíceis de aparecer mas fáceis de identificar"!
Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 494
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Samuel Patinha gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por pedro121 Ter Ago 23, 2022 4:00 am

Francisco Pires escreveu:
Pelo meu lado, desde que alguém (PN? PR?) disse num podcast que a aposta (jackpot?) deste verão seria apanhar um Garajau-de-dorso-castanho a viajar à boleia de um bando de T sandvicensis em migração para sul, que ando pela costa e estuários a atirar "tiros-para-o-ar" a tudo que passa a voar e que se pousa com "ar" de garajau!!! Very Happy Very Happy Very Happy
Espero que seja das "difíceis de aparecer mas fáceis de identificar"!

Lá está, pouca probabilidade mas desde que as fotos não sejam horríveis é fácil de identificar até ao género e com fotos assim assim até à espécie.

Já garajaus com bico laranja são um bico de obra para identificar.

mas nesses casos tens uma situação que é serem todos raros a dificuldade é separar entre espécies raras.

Já com acros, ou felosas tens espécies muito semelhantes e muito comuns para complicar tudo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Francisco Pires e Samuel Patinha gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C. oriental? Empty Re: C. oriental?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos