Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas com o eBird no concelho de Lisboa

+4
Gonçalo Elias
HL
Vasco L
miguel97
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Problemas com o eBird no concelho de Lisboa - Página 2 Empty Re: Problemas com o eBird no concelho de Lisboa

Mensagem por pedro121 Qua Nov 22, 2023 4:36 pm

Daniel Raposo escreveu:
Confesso que tenho muita dificuldade em levar o facebook a sério, mas aceito que vocês tenham mais experiência que eu nisso. Há forma de contornar o facto de os tópicos irem ficando soterrados pelas novas publicações? Isso torna muito difícil a consulta.

Tu podes afixar algum que seja realmente importante, mas nota que no forum acontece exactamente a mesma coisa, o Facebook como o forum tem ferramentas de pesquisa para encontrares a informação relevante.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com o eBird no concelho de Lisboa - Página 2 Empty Re: Problemas com o eBird no concelho de Lisboa

Mensagem por HL Qua Nov 22, 2023 4:44 pm

pedro121 escreveu:... então é criar um grupo no Facebook.
Por favor não! É desafiante manter qualquer debate no facebook. E, provavelmente, haverá questões relevantes que vão ficar afogadas pelo algoritmo.

Gonçalo Elias escreveu:Concordo que a disponibilidade não é condição suficiente para pôr as coisas a funcionar bem, mas é condição necessária (sem disponibilidade dificilmente se melhora o que quer que seja).
Certo. Repara que tu referiste mais disponibilidade. Duas pessoas com o mesmo número de horas podem ter rendimentos diferentes, i.e., alguém com pouco disponibilidade pode ser tão ou mais eficiente que alguém com muita disponibilidade. Ok, que pode não ser muito relevante para o que aqui se está a discutir.

HL
HL

Número de Mensagens : 1450
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com o eBird no concelho de Lisboa - Página 2 Empty Re: Problemas com o eBird no concelho de Lisboa

Mensagem por HL Qua Nov 22, 2023 4:52 pm

HL escreveu:Por favor não! É desafiante manter qualquer debate no facebook. E, provavelmente, haverá questões relevantes que vão ficar afogadas pelo algoritmo.

E ainda tens as questões associadas ao desaparecimento dos grupos de Facebook (Aves de Portugal Continental 1.0).

Creio que para o fórum seja mais ou menos fácil ter acessos a backups da informação. O Gonçalo poderá confirmar.
HL
HL

Número de Mensagens : 1450
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com o eBird no concelho de Lisboa - Página 2 Empty Re: Problemas com o eBird no concelho de Lisboa

Mensagem por miguel97 Qua Nov 22, 2023 5:01 pm

Desde já, obrigado a todos pelo input. Obrigado também Daniel pelo lado dos revisores, mesmo que não seja possível falar por toda a equipa. Entendo perfeitamente que existam limitações a nível de pessoal, de tempo, de comunicação com o eBird "central", etc. De qualquer modo, é preferível saber que as coisas estão lentas em vez de esquecidas. Percebo também que existam outros problemas mais prioritários nas mãos da equipa, embora erros como o do hotspot duplicado penso que seriam fáceis de corrigir.

Quanto ao debate em relação à comunicação entre a equipa e os utilizadores, parece-me certamente relevante, embora eu esteja totalmente a leste das questões específicas que foram levantadas (em relação ao passado e presente dessa relação). Mesmo com menos conhecimento dessas dinâmicas e do funcionamento interno do eBird, espero no futuro poder ajudar também nessa comunicação. 😀

miguel97

Número de Mensagens : 15
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/11/2023

Daniel Raposo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com o eBird no concelho de Lisboa - Página 2 Empty Re: Problemas com o eBird no concelho de Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 22, 2023 10:55 pm

HL escreveu:Certo. Repara que tu referiste mais disponibilidade. Duas pessoas com o mesmo número de horas podem ter rendimentos diferentes, i.e., alguém com pouco disponibilidade pode ser tão ou mais eficiente que alguém com muita disponibilidade. Ok, que pode não ser muito relevante para o que aqui se está a discutir.

Bem, sim, a disponibilidade é um conceito relativo. Eu costumo realmente focar-me na parte dos resultados, pois é isso que interessa. Isto é, se uma pessoa que supostamente é voluntária não pode ou não consegue produzir os resultados esperados, e se isto acontece de forma reiterada, eu questiono-me sempre o que é que lá está a fazer... Seja como for, no caso vertente, isso é um problema que compete à coordenação nacional resolver.

HL escreveu:Creio que para o fórum seja mais ou menos fácil ter acessos a backups da informação. O Gonçalo poderá confirmar.

Não sei bem a que backups te referes. Existe uma ferramenta de pesquisa de informação, é a melhor forma de encontrar informação antiga (às vezes tento através do Google, mas nem sempre resulta).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com o eBird no concelho de Lisboa - Página 2 Empty Re: Problemas com o eBird no concelho de Lisboa

Mensagem por HL Qui Nov 23, 2023 8:20 am

Gonçalo Elias escreveu:Não sei bem a que backups te referes. Existe uma ferramenta de pesquisa de informação, é a melhor forma de encontrar informação antiga (às vezes tento através do Google, mas nem sempre resulta).

Se o host do forum fechar, consegues migrar toda a informação do forum para outra plataforma, creio eu. Normalmente há ferramentas de migração com custos é certo.

No facebook, não faço ideia como se processa.
HL
HL

Número de Mensagens : 1450
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com o eBird no concelho de Lisboa - Página 2 Empty Re: Problemas com o eBird no concelho de Lisboa

Mensagem por pedro121 Qui Nov 23, 2023 11:23 am

HL escreveu:
HL escreveu:Por favor não! É desafiante manter qualquer debate no facebook. E, provavelmente, haverá questões relevantes que vão ficar afogadas pelo algoritmo.

E ainda tens as questões associadas ao desaparecimento dos grupos de Facebook.

Pois, Hugo dizeres isso quando o que aqui aconteceu foi exactamente a mesma coisa, tanto com a sala inglesa como com a do ebird é caricato.

Quanto às discussões, eu não sei que grupos é que vocês frequentam, mas eu pertenço a muitos grupos, mesmo muitos e não há normalmente discussões longas.

A expeção são todos os grupos de Star trek/StarWars/B5 que são obviamente propensos a conflictos, e claro o Aves de Portugal Continental. Mas nada se compara a um grupo que já não existe, o Should George R.R. Martin die? que era simplesmente fabuloso, um grupo de FB com dezenas de milhares de membros só para discutir quando e como matar o autor favorito de todos os membros. Very Happy Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

miguel97 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com o eBird no concelho de Lisboa - Página 2 Empty Re: Problemas com o eBird no concelho de Lisboa

Mensagem por HL Qui Nov 23, 2023 12:23 pm

pedro121 escreveu: Pois, Hugo dizeres isso quando o que aqui aconteceu foi exactamente a mesma coisa, tanto com a sala inglesa como com a do ebird é caricato.

No FB o grupo desapareceu, tanto quanto percebi, por razões externas ao grupo.
Aqui foi uma opção interna e, posso estar enganado, a mudança é reversível.
HL
HL

Número de Mensagens : 1450
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com o eBird no concelho de Lisboa - Página 2 Empty Re: Problemas com o eBird no concelho de Lisboa

Mensagem por pedro121 Qui Nov 23, 2023 1:17 pm

HL escreveu:
No FB o grupo desapareceu, tanto quanto percebi, por razões externas ao grupo.
Aqui foi uma opção interna e, posso estar enganado, a mudança é reversível.

O resultado final é o mesmo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com o eBird no concelho de Lisboa - Página 2 Empty Re: Problemas com o eBird no concelho de Lisboa

Mensagem por HL Qui Nov 23, 2023 2:11 pm

No caso do forum, se nada for feito (revertido), é um facto.
HL
HL

Número de Mensagens : 1450
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com o eBird no concelho de Lisboa - Página 2 Empty Re: Problemas com o eBird no concelho de Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Nov 24, 2023 1:33 pm

HL escreveu:
pedro121 escreveu: Pois, Hugo dizeres isso quando o que aqui aconteceu foi exactamente a mesma coisa, tanto com a sala inglesa como com a do ebird é caricato.

Aqui foi uma opção interna e, posso estar enganado, a mudança é reversível.

Exacto. As salas não foram eliminadas, simplesmente passaram a estar ocultas. Todo o conteúdo está guardado e é recuperável. No entanto, pelas razões acima expostas, esse conteúdo irá continuar oculto.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com o eBird no concelho de Lisboa - Página 2 Empty Re: Problemas com o eBird no concelho de Lisboa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos