Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fotografia de aves - dicas e sugestões

+4
ACarvalho
Gonçalo Elias
VozdoBerço
zefil
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por zefil Ter Out 05, 2010 4:33 am

Estive a ver fotografias do papa-figos e efectivamente a ave que eu vi é extremamente semelhante.

zefil

Número de Mensagens : 197
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por zefil Sex Out 08, 2010 10:24 am

Ainda no seguimento deste tópico sobre dicas e conselhos que me têm a dizer sobre o comportamento das aves de acordo com o clima?

Agora que os dias se tornam mais frios e chuvosos o que podemos esperar ao nível da observação de aves?

zefil

Número de Mensagens : 197
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por zefil Ter Out 12, 2010 12:00 pm

A propósito de uma conversa anterior, hoje confirmei que efectivamente na Penha há esquilos.

E não são daqueles "fatelas" como os que vemos no parques ingleses. Wink

O que vi hoje deu-me imenso trabalho a fotografar. O gajo fugia de caraças e trepou par o topo de uma árvore sempre em posição de alerta.

A ser altura ficou com o pelo tão eriçado que até pensei que se iria atirar directamente para cima de mim para me atacar!

zefil

Número de Mensagens : 197
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 12, 2010 2:18 pm

Pois, eu também os vi por lá em 2005. E de fatela não tinham nada geek
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por zefil Ter Out 12, 2010 4:02 pm

Amanhã ou depois ponho aqui umas fotos. Em off é claro.. loll

Very Happy

zefil

Número de Mensagens : 197
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por zefil Ter Out 19, 2010 8:13 am

Quem quiser ver 2 fotos que tirei a um esquilo na Penha - Guimarães, é só clicar no seguinte link que direcciona para o meu blog:

http://koalazf.wordpress.com/2010/10/19/squirrel-esquilo/

Peço desculpa pelo off.topic

cump

zefil

Número de Mensagens : 197
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por zefil Sáb Out 23, 2010 10:16 am

Voltando a este tópico gostaria de saber de que modo utilizam os comandos automáticos e manuais da vossa máquina e em que circunstâncias?

Pergunto isto pois sendo relativamente iniciante a fotografar aves, por vezes vejo-me a hesitar entre uma técnica ou outra. Explicando melhor.

Se as condições de (luz, enquadramento, etc.) forem perfeitas muitas vezes fotografo no modo automático.

Se houver movimento envolvido utilizo focagem automática e de forma manual trabalho com o obturador.

Se as condições forem dificeis a vários níveis, recorro à panóplia de opções manuais da máquina.

zefil

Número de Mensagens : 197
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por barrento Sáb Out 23, 2010 11:15 am

Olá Zefil,

Eu uso quase sempre o modo Manual (de exposição) e só muito raramente uso a prioridade à abertura/velocidade.
O AF é mesmo o único automatismo que não gosto de dispensar, mas às vezes tem de ser e foco à mão.
Claro que uso o fotómetro interno da máquina (mas nem sempre, há condições de luz em que já sei qual a exposição) mas sempre como indicativo, como ponto de partida. Nós é que pensamos, a máquina não... Smile
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por zefil Sáb Out 23, 2010 11:34 am

Boas, já agora posso saber porque razão não dás prioridade à abertura/velocidade?..

cumps

zefil

Número de Mensagens : 197
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por zefil Sáb Out 23, 2010 11:36 am

Outra questão, qual a melhor maneira de desfocar o fundo da fotografia realçando apenas e so objecto que queremos destacar?

zefil

Número de Mensagens : 197
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por zefil Sáb Out 23, 2010 11:39 am

Aproveito a questão para fazer duas perguntas numa só.

1) Qual a ave que está nesta fotografia?

2) O que deveria ter feito para fazer destacar mais a ave em detrimento do fundo?..

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 33655_163629186999616_100000576075890_402254_2972763_n

cumps

ps - se o admin entender passo este sub-tópico para o foto critique

zefil

Número de Mensagens : 197
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por Tissot Sáb Out 23, 2010 11:53 am

Boas,

1 – A ave é um abibe - Vanellus vanellus.
2 – Uma das hipóteses é fotografares com um valor de diafragma baixo (por exemplo f1,4, f2, f2,8 ) para teres uma profundidade de campo mais reduzida.

Para uma explicação mais detalhada podes consultar o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Profundidade_de_campo

Cumprimentos

Matthias


Última edição por Tissot em Sáb Out 23, 2010 12:07 pm, editado 1 vez(es)
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por zefil Sáb Out 23, 2010 11:59 am

Thanks, my friend!

cumps

zefil

Número de Mensagens : 197
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por barrento Sáb Out 23, 2010 12:52 pm

1- Abibe Vanellus vanellus

2-
a) Escolher a maior abertura possível (quanto maior a abertura (menor nº f) menor a profundidade de campo);
b) aproximar-se mais da ave (quanto mais perto focamos, mais pequena a zona focada);
c) usar a maior distância focal possível (p-ex: uma 400mm tem uma profundidade de campo menor que uma 300mm, para uma mesma abertura e distância de focagem).

Por outro lado, se o fotógrafo se deitar no chão, o fundo que surge por trás da ave seria mais distante desta e, logo, mais desfocado.

A outra hipótese é fazer jardinagem (hehehe esta é a gozar! Very Happy)
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por barrento Sáb Out 23, 2010 12:54 pm

porque razão não dás prioridade à abertura/velocidade?..

Porque são automatismos. So escolho metade da exposição, a máquina escolhe a outra... não gosto, lol. Como sabemos, o fotómetro não pensa...
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por zefil Dom Out 24, 2010 4:55 am

Estou a registar os conselhos e até já fiz uma experiências no entanto a minha máquina é muito limitada. O valor do diafragma vai de 2.8 a 8.

De qq das formas ainda gostaria de colocar umas rápidas questões. Ou melhor, colocar 3 cenários diferentes e saber de que forma procurariam um melhor resultado na vossa fotografia, de que forma prepariam a máquina para:

1) Ave em pleno vôo (ainda não tirei nenhuma que me satisfazesse)

2) Ave com ligeiros movimentos (ou numa árvire ou uma aquática num lago, etc.)

3) Ave em "pose".

zefil

Número de Mensagens : 197
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de aves - dicas e sugestões - Página 2 Empty Re: Fotografia de aves - dicas e sugestões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos