Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fotografia de Aves - Com que equipamento começar?

+4
Pedro Marques
José Loureiro
Colin Key
Oliveira
8 participantes

Ir para baixo

Fotografia de Aves - Com que equipamento começar? Empty Fotografia de Aves - Com que equipamento começar?

Mensagem por Oliveira Qui maio 08, 2008 12:34 pm

Viva pessoal!

Pretendo iniciar-me na Fotografia de Aves e ficaria muito grato se me dessem sugestões sobre este assunto.

Estou inclinado para a Canon, mas indeciso entre a 450D e a 40D.
Será que, para este efeito, a 40D vale a diferença de preço?

Em relação a tele-objectivas, indicaram-me como uma boa solução a 300 mm com conversor 1,4 (sem perder auto-focos).
Por outro lado, já me apercebi de boas referências para a 400 mm.

E o Digiscoping?

Fico a aguardar a vossa ajuda.

Cumprimentos

LM Oliveira

Oliveira

Número de Mensagens : 29
Data de inscrição : 30/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de Aves - Com que equipamento começar? Empty Re: Fotografia de Aves - Com que equipamento começar?

Mensagem por Colin Key Qui maio 08, 2008 2:03 pm

Olá Oliveira,

I can understand your post but my Portuguese is not good enough to reply in Portuguese - my apologies.

For someone beginning bird photography I would recommend, if you can afford it, the 40D plus the 400mm f/5.6 lens. The 450D (I have the 400D as well as my 1D MkIII) is a good camera but is limited in terms of AF performance and (I think) does not have "spot metering".

There are a lot of bird photographers in the U.K. who are producing very good images with the 40D + 400 5.6 (and with the better light in Portugal you should be able to do even better!). It is also possible to use a x1.4 teleconverter with the reporting pins "taped over" and so achieve a FD of 560mm.

An even cheaper alternative would be to find a "good" used 30D body - some people say that this has some advantages over the 40D.

Best wishes,

Colin

P.S. Please feel free to send me a "PM" if you want more information.
Colin Key
Colin Key

Número de Mensagens : 791
Local : Algarve
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de Aves - Com que equipamento começar? Empty Re: Fotografia de Aves - Com que equipamento começar?

Mensagem por José Loureiro Qui maio 08, 2008 3:24 pm

Olá Oliveira.
Não tendo eu quase nenhuma experiência no que toca em concreto à fotografia de aves, já há alguns anos que sou um amador interessado pela fotografia em geral e é com base nessa experiência que vou tentar dar a minha opinião, que vale o que vale.
Não conhecendo muito profundamente o material da marca canon arrisco a dar alguns palpites ou sugestões que podem ser válidos independentemente da marca ou câmara em si.
Começando pela câmara, as diferenças entre as duas hipóteses apresentadas 450D e 40D variam, desde logo, no preço, cerca +/- €750 (corpo) para a 450D e +/- €1000 (corpo) para a 40D.
Também nas dimensões e funções que ambas permitem existem diferenças sendo que essas diferenças reflectem a gama em que estão posicionadas. A 40D está posicionada numa gama superior (considerada por alguns já como “pro”) apesar de ter menos pixels (10,1Mp) enquanto a nova 450D (12,2 Mp) é considerada como uma câmara “consumer”.
A construção e robustez do corpo da 40D tem um toque mais profissional sendo que o dito corpo é, contrariamente ao da 450D que é de plástico, em magnésio.
Também outra diferença que penso ser importante (principalmente para fotografia de aves em movimento) é a quantidade de fotografias que cada uma delas é capaz de tirar – 3,5 fps no caso de 450D contra os 6,5 fps de que a 40D é capaz.
Passando um pouco à frente, até porque esta escolha basicamente depende um pouco do preço que se pretenda pagar…, caso contrário e como já referiu o Colin é comprar a 40D.
Para tirar fotografias com uma SRL não nos chega só comprar um corpo e contrariamente ao que muita gente que se inicia na fotografia pensa, mais importante que a máquina ou corpo que se use são as objectivas. E aqui é que começamos a ter de fazer contas. As boas objectivas chegam a custar várias vezes o preço de um corpo topo de gama!
Assim quando refere “como boa solução” uma 300mm + um conversor 1,4 é preciso saber a que tipo de 300mm se refere… uma f/2,8 IS USM (supra sumo na gama 300mm) cujo valor é superior aos €5.000 ou uma 100-300 EF 4,5/5,6 USM cujo preço não chega aos € 400?
É que para trabalhar com um conversor, enquanto que no caso da primeira certamente se obterá óptimos resultados, no caso da segunda já os mesmos não serão assim tão famosos uma vez que lhe vamos diminuir a luminosidade e as velocidades com que podemos trabalhar (não esquecendo ainda que existem diferenças na qualidade óptica entre as duas lentes e no caso da segunda seguramente que vamos notar um decréscimo na definição e contraste no resultado final).
Quanto à 400mm aplica-se de igual modo o que anteriormente já foi referido, sendo que as 400mm já só existem numa gama mais “pro” sendo, por isso, todas menos acessíveis que as 300mm.
Por isso e dependendo do valor a gastar penso ser preferível investir primeiro numa boa lente e deixar o corpo como questão secundária. Na minha opinião pessoal há um outro bom motivo para isso. Uma boa lente hoje certamente que a continuará a ser, se for estimada, daqui a uns bons anos. Já as máquinas, com a evolução que a electrónica tem sofrido, e o próprio mercado das SRL, ao fim de dois ou três anos estão desactualizadas e por menos dinheiro do que compramos a primeira podemos comprar outra nova, melhor e mais evoluída!
Penso que esta questão em relação à escolha da lente é que responde à pergunta “Será que, para este efeito, a 40D vale a diferença de preço?”
Bom adiante…
Depois de começar a tentar fotografar aves rapidamente vai chegar à conclusão que o ideal seria ter uma objectiva sempre com uma distância focal maior… nunca é de mais, na fotografia de aves, a lente com a maior distância focal que podermos ter e rapidamente, se tivermos gosto e $$$$ vamos tentar usar uma maior!
Daqui fica a segunda dica… se puder ir para uma 400mm em vez duma 300mm não se arrependerá, mesmo pensando à partida usar um teleconversor.
Quanto ao digiscoping ainda à dias respondi, ou pelo menos tentei no seguinte link
https://aves.forumeiros.com/fotografia-e-optica-f4/duvidas-no-material-a-utilizar-t745.htm
Qualquer coisa mais que possa ajudar…
1 Abraço
Loureiro
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de Aves - Com que equipamento começar? Empty Fotografia de Aves - Com que equipamento começar?

Mensagem por Pedro Marques Qui maio 08, 2008 5:00 pm

Boa noite,

Depois do que o Colin disse pouco mais há para dizer.

Aconcelho-te sem dúvida, na vertente tele-objectiva, a Canon EF 400mm f/5,6 L USM. O seu preço na "minha loja de referência" é mesmo ligeiramente inferior à EF 300mm f/4.0 L USM IS (c/ uma diferença mínima da ordem dos 70€).

Se fizeres uma pesquisa na net vais encontrar algumas comparações entre as duas lentes. Se necessitares de ajuda diz.

1 Abraço,
Pedro
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de Aves - Com que equipamento começar? Empty Re: Fotografia de Aves - Com que equipamento começar?

Mensagem por Oliveira Qua maio 28, 2008 6:17 pm

Caros Colin, José e Pedro

Os meus sinceros agradecimentos pelos vossos contributos.

As vossas respostas vão ajudar-me a fazer a escolha acertada.

Cumprimentos

LM Oliveira

Oliveira

Número de Mensagens : 29
Data de inscrição : 30/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de Aves - Com que equipamento começar? Empty Re: Fotografia de Aves - Com que equipamento começar?

Mensagem por thysvalkenburg Qui maio 29, 2008 5:53 am

Ola Oliveira,

Eu tenho a 40D + 400mm 5.6 e estou bastante contente com a combinação. A 400D é uma máquina bastante pequena, muitas vezes dizem que são para mãos pequenas.
Na escolha das lentes também estive bastante tempo com duvidas em qual apostar, 300mm 4.0 + 1.4 teleconversor ou 400mm 5.6. Com a luz que temos em PT como já disse o Colin, a combinação trabalha muito bem. A única diferença com a 300mm 4.0 +1.4 TC, é que ficas com 420mm e tens estabilizador de imagem na lente.

Abraço

THijs
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de Aves - Com que equipamento começar? Empty Re: Fotografia de Aves - Com que equipamento começar?

Mensagem por hdamasio Qui Nov 12, 2009 1:19 am

Boas,

aproveito o tópico visto a duvida ser a mesma, espero que não haja problema, apesar de já ser de 2008.
Chamo-me Hugo Damásio tenho 21 anos, o gosto pela observação de aves sempre existiu (assim como por todo tipo de fauna).

Actualmente estou a trabalhar em Moçambique e gostaria de poder documentar alguns momentos com melhor qualidade.

As dúvidas são: para quem está a começar, uma Canon D50 é uma boa aposta?
A lente, seguindo os conselhos aqui dados, seria uma EF 400mm f/5,6 L USM, mas para quem não tem a mão muito firme e não usa tripé, não irei ter problemas?

Abraço,
Hugo Damásio.

P.S- tenho que arranjar um bom guia aqui da zona, mas ainda não consegui encontrar.
hdamasio
hdamasio

Número de Mensagens : 66
Idade : 36
Local : Lisboa
Data de inscrição : 14/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de Aves - Com que equipamento começar? Empty Re: Fotografia de Aves - Com que equipamento começar?

Mensagem por Pedro Marques Qui Nov 12, 2009 2:51 pm

Boas,

Já viste a nova 7D Wink

1 Abraço,
Pedro
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de Aves - Com que equipamento começar? Empty Re: Fotografia de Aves - Com que equipamento começar?

Mensagem por hdamasio Sex Nov 13, 2009 7:40 am

Sim, mas será que compensa o investimento? A diferença de preço para a 50D ainda é grande, e estamos a falar de uma máquina para um perfeito amador bounce

dai gostar de saber a vossa opinião.

Já agora Pedro, sabes de algum guia que abranja o continente africano?

obrigado pela resposta,
Hugo Damásio
hdamasio
hdamasio

Número de Mensagens : 66
Idade : 36
Local : Lisboa
Data de inscrição : 14/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de Aves - Com que equipamento começar? Empty Re: Fotografia de Aves - Com que equipamento começar?

Mensagem por Pedro Marques Sáb Nov 14, 2009 11:00 am

sabes de algum guia que abranja o continente africano?

Não conheço nenhum! Mas com certeza há alguém no forum que pode ajudar-te Wink

Abraço,
Pedro
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de Aves - Com que equipamento começar? Empty Re: Fotografia de Aves - Com que equipamento começar?

Mensagem por HL Dom Nov 15, 2009 12:58 pm

Viva Hugo, quanto ao guia existe um da Collins: "Birds of Eastern Africa" de Ben Van Perlo. Creio que abrange Moçambique(sem certeza!).

Cumprimentos
H Lousa

Edit:
Afinal o livro que abrange Moçambique é "Birds of Southern Africa" do mesma editora e do mesmo autor.
HL
HL

Número de Mensagens : 1453
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de Aves - Com que equipamento começar? Empty Re: Fotografia de Aves - Com que equipamento começar?

Mensagem por hdamasio Seg Nov 16, 2009 9:04 am

muito obrigado, estive a dar uma vista de olhos na amazon e vou encomendar um ou dois.

depois de comprar o material a ver se começo a postar algumas fotos.
hdamasio
hdamasio

Número de Mensagens : 66
Idade : 36
Local : Lisboa
Data de inscrição : 14/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de Aves - Com que equipamento começar? Empty Re: Fotografia de Aves - Com que equipamento começar?

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 18, 2009 5:34 am

Olá Hugo,

Para África recomendo o Birds of Africa south of the Sahara de Ian Sinclair e Peter Ryan.

É excelente sob todos os pontos de vista (imagens, mapas e texto) e para mim é o melhor guia do continente. Tem a vantagem de ter as espécies todas ilustradas e de ter um índice remissivo ilustrado, o que facilita a consulta.

Fotografia de Aves - Com que equipamento começar? Saf14310
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fotografia de Aves - Com que equipamento começar? Empty Re: Fotografia de Aves - Com que equipamento começar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos