Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Full Frame para Fotografia de Aves

5 participantes

Ir para baixo

Full Frame para Fotografia de Aves Empty Full Frame para Fotografia de Aves

Mensagem por Rogerio Sex Abr 20, 2012 1:03 pm

Boas Tarde,

Estou a pensar efectuar a transição para full frame mas tenho receio que a perca do crop de 1.5 da seja um grande constrangimento na fotografia de aves.

Sugestões e Opiniões ( Utilizador Nikon )

Cumprimentos
Rogerio

Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Full Frame para Fotografia de Aves Empty Re: Full Frame para Fotografia de Aves

Mensagem por jheitor Sex Abr 20, 2012 1:23 pm

para obteres mais ou menos o mesmo corp tens que utilizar o conversor 1.4 no caso da nikon acho que é 1.7... se usares apenas a lente vais ter menos 1.5 ou seja com a tua 300 na full frame tens 300... na que tens agora ficas com 450

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Full Frame para Fotografia de Aves Empty Re: Full Frame para Fotografia de Aves

Mensagem por Telmo Ribeiro Sex Abr 20, 2012 6:08 pm

É assim, se tens vidro bom, podes mudar para full frame, sem chatives! Sim, perdes o crop multiplier de 1.5 das cameras DX da Nikon, mas o ruido reduzido quase inexistente nas full frame a baixos iso's e até medios e altos ISO's, permite-te fazer crops muito maiores. Sendo tu um utilizador de Nikon, a passagem para FX quer dizer que irás para pelo menos uma D3x ou uma D3s, logo tens uma boa contagem de megapixeis, e se por acaso tiveres a loucura de te atirares á carissima D4 ou á orgasmica D800, entao, fazer crops é daquelas coisas que tu farás naquela só porque podes=P Just because i can=P

Quanto ao 1.5x perdido nas lentes, cuidado, pois se ao trabalhar com material Dx, e se por acaso usares lentes DX, estás a trabalhar já á distancia focal real. O 1.5x que o sensor te aplica á lente apenas se aplica para lentes de full frame, a maioria das lentes á venda actualmente para a maioria das DSLR não full frame, é uma lente DX, ou seja, ao meteres uma lente DX num sensor FX vais ter vignetting. Mas numa quantiadde atroz! Por isso pensa bem no que fazes antes de te atirares a Full Frame, se tens muito vidro DX, então é capaz de ser boa ideia, ter calma, visto que muito do teu vidro vai deixar de ser utilizável.

Que modelo da Nikon tens, e para qual queres fazer upgrade? Porque queres fazer upgrade em primeiro lugar? Queres mais megapixeis? Queres mais butões? Queres menos Ruido? O que procuras ao certo numa full frame?
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Full Frame para Fotografia de Aves Empty Re: Full Frame para Fotografia de Aves

Mensagem por Miguel Rolo Sáb Abr 21, 2012 2:19 pm

Boas

Alguns dos modelos full frame da Nk têm a opção de fotografar em DX se quiseres.

Basicamente a questão é "quantos pixeis tens na area do sensor que queres aproveitar".

abç
Miguel Rolo

Miguel Rolo

Número de Mensagens : 358
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Full Frame para Fotografia de Aves Empty Re: Full Frame para Fotografia de Aves

Mensagem por Rogerio Sáb Abr 28, 2012 1:00 pm

Obrigado a todos pelas sugestões.

Telmo.
O Objectivo é passar da D90 para a D700 não estou satisfeito com os modos de focus da D90 e tambem com o nivel de ruido a 800 ISO já pica .
As minhas duas melhores lentes são FX uma Sigma 120-320 F2.8 e uma NIkon 70-300 ED.
Tenho algumas lentes DX mas essa ficariam para a D90 que pretendo manter para andar no bolso .

Miguel
Nos modelos FX passar para DX e isso significa que o crop aumenta 1.5 ?

Cumprimentos
Rogerio
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Full Frame para Fotografia de Aves Empty Re: Full Frame para Fotografia de Aves

Mensagem por Miguel Rolo Qua maio 02, 2012 10:11 am

Rogerio escreveu:


Miguel
Nos modelos FX passar para DX e isso significa que o crop aumenta 1.5 ?

julgo que sim, apenas é utilizada uma parte do sensor equivalente ao "formato DX", mantendo-se o factor de "multiplicação.

abç
MR

Miguel Rolo

Número de Mensagens : 358
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Full Frame para Fotografia de Aves Empty Re: Full Frame para Fotografia de Aves

Mensagem por L_Almeida Sex maio 04, 2012 11:42 am

Olá,

Penso que as lentes DX encaixam em qualquer corpo Nikon (ao contrário das canon EF-S). Ao usares essas lentes num corpo full frame ficas com uma zona de sombra em todas as fotos. O crop factor mantem-se pois é determinado pela dimensão do sensor.

Eu diria que num corpo full frame uma focal de 300mm pode ser curta. Mas há pessoas que não necessitam de mais. Deves também considerar que uma lente zoom, provavelmente, não vai apresentar uma boa performance quando combinada com um conversor.

Uma sugestão: porque não analisas a D300 ? Seria uma solução intermédia. Terias melhor características a nível de ruído, um AF bastante melhor, mantinhas as vantagens a nível do crop factor, para já não falar na parte financeira ...

L_Almeida

Número de Mensagens : 376
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Full Frame para Fotografia de Aves Empty Re: Full Frame para Fotografia de Aves

Mensagem por Rogerio Sex maio 04, 2012 1:12 pm

L_Almeida escreveu:Olá,

Penso que as lentes DX encaixam em qualquer corpo Nikon (ao contrário das canon EF-S). Ao usares essas lentes num corpo full frame ficas com uma zona de sombra em todas as fotos. O crop factor mantem-se pois é determinado pela dimensão do sensor.

Eu diria que num corpo full frame uma focal de 300mm pode ser curta. Mas há pessoas que não necessitam de mais. Deves também considerar que uma lente zoom, provavelmente, não vai apresentar uma boa performance quando combinada com um conversor.

Uma sugestão: porque não analisas a D300 ? Seria uma solução intermédia. Terias melhor características a nível de ruído, um AF bastante melhor, mantinhas as vantagens a nível do crop factor, para já não falar na parte financeira ...

L_Almeida.

A D300 ou a 300S já com video são uma boa opção , bem como a D7000 que já têm uma melhor resolução 16 MP e um AF melhor , no entanto ando aos saltos há anos nas DX sempre com o olho nas FX , uma das melhorias substancias na D700 é por exemplo o visor e a rapidez na focagem com aberturas mais elevadas , fiquei maravilhado .

Em relação às lentes tenho uma 120-300 com abertura continua a 2.8 e os teleconversores 1.4 e 2 ou seja com o crop de 1.5 da D90 consigo 900MM com abertura a 5.6 no entanto as fotos com o conversor 2 necessitam de muita luz ou de um ISO mais alto , ai o AF é sofrivel testei a D300S e não fiquei convencido , com a FX e uma melhor resposta em ISOs mais altos parece-me que 600mm vão tirar bastantes melhores fotografias.

Cumprimentos
Rogerio

Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Full Frame para Fotografia de Aves Empty Re: Full Frame para Fotografia de Aves

Mensagem por L_Almeida Seg maio 21, 2012 9:01 am

Pois, imagino que uma Nikon D700 ou uma Canon 5D tenham outras potencialidades. Experimentei uma canon EOS-1Ds em Setembro do ano passado, e é um outro mundo. Foi pena ter que a devolver ao dono Smile

A focagem depende essencialmente dos chips de focagem e da abertura máxima da lente. Com um sistema de focagem inferior verias melhorias substanciais com uma maior abertura máxima. Ou seja com uma máquina de gama média e correspondente sistema de focagem de nível médio, e uma lente com máxima abertura superior (f/4 por exemplo) , poderias ter um sistema tão capaz como outro formado por máquina com um sistema de focagem superior e uma lente com abertura máxima inferior (f/5.6 por exemplo).

Eu diria que ao procurar qualidade de imagem consistente a nível óptico, e um investimento para o futuro, uma boa lente é o melhor investimento.

Se pelo contrário, queres uma máquina que seja superconfortável de usar, com boas potencialidades e um baixo nível de ruído, não haja dúvida que uma Nikon D700 não tem nada a ver com uma Nikon D300s.


L_Almeida

Número de Mensagens : 376
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Full Frame para Fotografia de Aves Empty Re: Full Frame para Fotografia de Aves

Mensagem por Rogerio Seg maio 21, 2012 5:00 pm

L_Almeida escreveu:Pois, imagino que uma Nikon D700 ou uma Canon 5D tenham outras potencialidades. Experimentei uma canon EOS-1Ds em Setembro do ano passado, e é um outro mundo. Foi pena ter que a devolver ao dono Smile

A focagem depende essencialmente dos chips de focagem e da abertura máxima da lente. Com um sistema de focagem inferior verias melhorias substanciais com uma maior abertura máxima. Ou seja com uma máquina de gama média e correspondente sistema de focagem de nível médio, e uma lente com máxima abertura superior (f/4 por exemplo) , poderias ter um sistema tão capaz como outro formado por máquina com um sistema de focagem superior e uma lente com abertura máxima inferior (f/5.6 por exemplo).

Eu diria que ao procurar qualidade de imagem consistente a nível óptico, e um investimento para o futuro, uma boa lente é o melhor investimento.

Se pelo contrário, queres uma máquina que seja superconfortável de usar, com boas potencialidades e um baixo nível de ruído, não haja dúvida que uma Nikon D700 não tem nada a ver com uma Nikon D300s.



Bom a pesquisa têm continuado e de facto suponho que a decisão cada vez se torna mais fácil , estou caidinho para a migração D700 .
Como bem referes a lente é o melhor investimento e foi isso precisamente que fiz quando adquiri a 120-300 2.8 da Sigma já á mais de um ano adquiri tambem os teleconversores 1.4 e 2 , mas o que agora me falta è uma focagem precisa e rápida e tambem uma captação de fotos sem ruido acima dos 800 ISO o que não consigo com a D90 ou com a D300s.
O unico problema mesmo é o Vitor que me obriga a comer tremoços ao almoço e ao jantar por muito tempo se eu quizer manter o meu entusiasmo pela fotografia e migrar em vez de emigrar.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Full Frame para Fotografia de Aves Empty Re: Full Frame para Fotografia de Aves

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos