avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves
+50
Agostinho_MRCM
João Tomás
Luis Silva
Helder Vieira
Ricardo Melo
Paulfer
António Beira Alta
LuisMM
Tissot
Rui Figueiredo
nuno dosantos
PNicolau
patriciaeluis
tiago_sa
alcedo
Paulo Lemos
Flávio Oliveira
JDGS
José Frade
João Ferreira
RuiCaratao
Carlos Pacheco
Joost Valkenburg
Margarida Cunha
SaraCarvalho
VozdoBerço
Josés
Telmo Ribeiro
Pedro Correia
RicardoLima
Luís Venâncio
barrento
RuiC
João Pereira
daniel.sobral
pedro121
conspicillata
mfachada
Miguel Rolo
C. M. Elias
kasko
Paulo Alves
ribeiroa
Pedro Pereira
PedroSeixas
Simon Wates
Francisco Barros
scirpaceus
Bipbip
Gonçalo Elias
54 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 27 de 29
Página 27 de 29 • 1 ... 15 ... 26, 27, 28, 29
Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves
O portal avesdeportugal.info conta a partir de hoje com mais uma ficha de local, referente aos Campos do Lis .
São devidos agradecimentos ao João Tomás pela preparação da informação referente a este local.
São devidos agradecimentos ao João Tomás pela preparação da informação referente a este local.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Onde uma certa águia-real com GPS, a que ninguém ligou patavina, escolheu acabar os seus dias...
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Paulo Lemos escreveu:Onde uma certa águia-real com GPS, a que ninguém ligou patavina, escolheu acabar os seus dias...
Isso foi quando?
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
O portal avesdeportugal.info conta com mais uma ficha de local na região norte, esta é referente à Albufeira do Pinhão.
Uma vez mais são devidos agradecimentos ao João Tomás pela preparação de toda a informação.
Uma vez mais são devidos agradecimentos ao João Tomás pela preparação de toda a informação.
Pelo texto http://avesdeportugal.info/corfru.html
Conhece-se, contudo, uma observação da década de 1980,
quando não era necessária homologação:
1987, 9-Dez, Odelouca, G Vowles (Pardela
Parece indicar que o registo não foi homologado pelo CPR, mas na realidade conta como estando homologado.
Ver na Pardela 8 : GRALHA-CALVA
Corvus frugi/egusT (-, 0, 1); PC (-, 0,1)
(Eurásia)
1987 - Faro, Vale Bom, Odelouca, 1 ind., 9 de
Dezembro (G. Vowles).Comentário: ao contrário daquilo que se poderia
pensar, dado que a espécie cria no Norte da Península
Ibérica, na província de Leão, não muito longe do
território português (Purroy 1997), a Gralha-calva é uma
espécie rara em Portugal. Este registo é o primeiro
homologado pelo comité.
Eu também pensava que não estava homologado, na minha BD está como não estando, mas está.
Parece indicar que o registo não foi homologado pelo CPR, mas na realidade conta como estando homologado.
(Eurásia)
homologado pelo comité.
Eu também pensava que não estava homologado, na minha BD está como não estando, mas está.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:Pelo texto http://avesdeportugal.info/corfru.html
(Eurásia)
homologado pelo comité.
É uma situação um bocado confusa, os registos de raridades anteriores a 1994 supostamente teriam sido homologados pelo CIR, no caso da presente espécie efectivamente não era necessária a homologação deste registo.
No entando, já com o CPR em funções, alguém achou que o presente registo deveria ser homologado e tratou de o fazer circular pelo CPR. O mesmo aconteceu aliás com registos antigos de outras espécies, nomeadamente Ant pet, que creio que em Espanha também não requeria homologação.
Há vários registos de varias espécies que não sendo homologáveis no tempo do CIR foram submetidos ao CPR.
ou seja a partir do momento que que passaram a ser raridades, foram homologados mesmo que na altura em que o registo foi feito a lista era iberica logo uma serie de espécies que hoje são raridades não eram na altura do registo.
Eu percebo que seja confuso, alias eu tenho dificuldades a explicar, mas na realidade não é.
O que sei é que é mais uma para a target list, que em 2018 já aumentou 2. não tá fácil.
ou seja a partir do momento que que passaram a ser raridades, foram homologados mesmo que na altura em que o registo foi feito a lista era iberica logo uma serie de espécies que hoje são raridades não eram na altura do registo.
Eu percebo que seja confuso, alias eu tenho dificuldades a explicar, mas na realidade não é.
O que sei é que é mais uma para a target list, que em 2018 já aumentou 2. não tá fácil.
pedro121 escreveu:Eu percebo que seja confuso, alias eu tenho dificuldades a explicar, mas na realidade não é.
Eu entendo a lógica, mas faria mais sentido que todos, mas todos os registos de raridades anteriores a 1995 passassem pelo crivo do CPR (independentemente das regras ibéricas).
Acontece que quando saiu o primeiro relatório do CPR (referente ao ano de 1995) referia-se lá que os registos anteriores a 1995 estavam em revisão. Mais de 20 anos volvidos, continuam em revisão e provavelmente assim vão continuar durante muito tempo.
Gonçalo Elias escreveu:Mais de 20 anos volvidos, continuam em revisão e provavelmente assim vão continuar durante muito tempo.
Não se pode rever o que não existe.
Ou seja é impraticável andar atrás de documentação que pode nem existir. A minha opinião pessoal é que é utópico pensar que se vai conseguir analisar esses registos, é preferível esquecer.
Assumir que os registos ficam por validar e avançar.
pedro121 escreveu:Gonçalo Elias escreveu:Mais de 20 anos volvidos, continuam em revisão e provavelmente assim vão continuar durante muito tempo.
Não se pode rever o que não existe.
Ou seja é impraticável andar atrás de documentação que pode nem existir. A minha opinião pessoal é que é utópico pensar que se vai conseguir analisar esses registos, é preferível esquecer.
Assumir que os registos ficam por validar e avançar.
Talvez, e nesse caso se calhar isso deveria ser referido no relatório anual, porque a realidade é que foi o CPR que chamou a si essa função.
Acresce que a validação dos registos históricos tem implicações na lista de Portugal Continental, cuja elaboração o CPR também chamou a si.
Gonçalo Elias escreveu:
Acresce que a validação dos registos históricos tem implicações na lista de Portugal Continental, cuja elaboração o CPR também chamou a si.
Ou não, nalguns casos com sorte as espécies podem voltar a aparecer e pelo menos a nível da lista resolverem a questão.
Isso não aconteceu já? não houve espécies que foram parar ao limbo que entretanto já apareceram? de cabeça não me lembro de nenhuma.
Mas as espécies em revisão são muito poucas, impacto? sinceramente acho que era uma maneira de resolver a questão.
O problema é sempre o mesmo, muitos problemas de baixa prioridade para resolver e alguns de alta, a tendencia natural é pegar nos de alta e deixar os de baixa, que ainda por cima são complicados de resolver (se não já estariam resolvidos) e são as vezes mesmo muito chatos de resolver.
Para dar uma ideia, eu entrei para o lugar de secretario do CPR em Junho de 2017, desde então gastei centenas de horas a responder a emails e a processar registos, gastei mais umas centenas de horas a completar a BD, e a formatar a mesma e agora estou a gastar mais umas dezenas de horas a colocar na BD os registos publicados que sejam anteriores ao A2.
Nova lista para PT (mais umas dezenas de horas)
Quando isso estiver feito vou verificar todos os registos da BD para determinar quais os que estão encalhados e tentar perceber porque. (mais umas centenas de horas)
Depois vou tentar resolver a situação de todos os registos encalhados, e quero mesmo dizer TODOS.
No meio disso vou ter que ter tempo e vontade para contar de novo todos os registos e sim vou contabilizar também os indivíduos. (mais umas dezenas de horas, sento optimista )
Quando os tiver contados todos quero tentar mudar as listas para um formato parecido com o Espanhol (mais umas horas, bem contabilizando o tempo necessário para convencer os meus colegas posso estar a ser optimista).
Fazer a revisão da Cat D (dezenas de horas)
Alteração da taxonomia (dezenas de horas)
etc, etc, etc
Portanto, sim, gostava de resolver os registos do Picoteiro, mas, tudo eu??
pedro121 escreveu:tudo eu??
Acho que esta parte resume o essencial da questão
CPR - Comité do Pedro Ramalho
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:CPR - Comité do Pedro Ramalho
Lol, pois mas não, voçes certamente sabem, ou pelo menos o Gonçalo tem obrigação de o saber que a carga de trabalho de um comité a funcionar normalmente não é equitativa, ou seja é sempre maior para o secretario e para o coordenador.
Neste caso em concreto eu estou a ter muito trabalho em parte devido à transição, mas principalmente porque estou a tentar resolver situações que deveriam estar resolvidas desde o inicio.
Mas que na realidade nada tem a ver com as tarefas de rotina de um secretario. Ou diga-se de qualquer membro do comité.
Portanto eu estou a ter muito trabalho, mas uma parte substancial do mesmo é porque eu decidi resolver questões que se arrastam desde 1990. Se tivesse deixado andar estava agora com muito mais tempo livre.
Ou seja, isto para explicar que os registos das espécies que estão no limbo não vão a lado nenhum, porque nenhum dos actuais membros tem disponibilidade para ver a questão. E no meu caso isso é devido a ter dado prioridade a outras questões.
Sugiro uma mudança na página do página do bútio-mouro (http://www.avesdeportugal.info/butruf.html).
Na identificação está escrito: "Muito parecido com a águia-d'asa-redonda..."
proponha a mudança para "Muito parecido com o bútio-comum..." para estar de acordo com o nome usado na página
proponha a mudança para "Muito parecido com o bútio-comum..." para estar de acordo com o nome usado na página
Lars Gonçalves- Número de Mensagens : 514
Local : Alvor - Portimão
bem visto, devia ter sido actualizado na altura mas escapou, vou tratar disso
Lars Gonçalves escreveu:Sugiro uma mudança na página do página do bútio-mouro (http://www.avesdeportugal.info/butruf.html).
Está feita a correcção, de qualquer forma sugiro que todas as sugestões referentes a alterações / correcções sejam colocadas no tópico "Grande revisão".
As páginas das espécies consideradas raridades foram actualizadas com os registos que faltavam de 2017 e dos primeiros dois meses de 2018.
Aproveito para pedir que me digam se falta referir alguma raridade nesta lista:
http://www.avesdeportugal.info/raridades-taxon.html
Aproveito para pedir que me digam se falta referir alguma raridade nesta lista:
http://www.avesdeportugal.info/raridades-taxon.html
Numenius tenuirostris - esta espécie está oficialmente aceite na lista portuguesa? Se está, devia estar na Categoria B. Se não está, se calhar convém adicionar um asterisco a todas as espécies que não estão.
Gavia immer, Xema sabini, Oceanodroma Castro, Branta bernicla bernicla e Larus argentatus não são homologaveis pelo CPR actualmente. E aparentemente Iduna opaca e Aythya marila são.
Falta
Catharus minimus
Stercorarius maccormicki
Porzana carolina
Emberiza rustica
Gavia immer, Xema sabini, Oceanodroma Castro, Branta bernicla bernicla e Larus argentatus não são homologaveis pelo CPR actualmente. E aparentemente Iduna opaca e Aythya marila são.
Falta
Catharus minimus
Stercorarius maccormicki
Porzana carolina
Emberiza rustica
Última edição por PNicolau em Dom Abr 08, 2018 6:18 am, editado 1 vez(es)
PNicolau escreveu:Numenius tenuirostris - esta espécie está oficialmente aceite na lista portuguesa? Se está, devia estar na Categoria B. Se não está, se calhar convém adicionar um asterisco a todas as espécies que não estão.
Bem, aparece na lista de espécies sujeitas a homologação, portanto está listado como raridade, ainda que estando em revisão.
Segundo a lista sistemática publicada em 2005, os registos desta espécie encontravam-se em avaliação (já no relatório de 1995 todos os registos "antigos" estavam em avaliação). Presumivelmente assim continuarão durante muito tempo...
Para além das 4 espécies que faltam que detectei, há ainda um pormenor que é o facto de haver uma foto de cafre nos ícones da página, sendo que essa não é raridade.
PNicolau escreveu:Gavia immer, Xema sabini, Oceanodroma Castro, Branta bernicla bernicla e Larus argentatus não são homologaveis pelo CPR actualmente. E aparentemente Iduna opaca e Aythya marila são.
pois bem, visto, vou listá-los como "ex"
PNicolau escreveu:Falta
Catharus minimus
Stercorarius maccormicki
Porzana carolina
Emberiza rustica
Era isto mesmo. Nem sei como falhei a rustica que tem um registo de 1990.
PNicolau escreveu:Para além das 4 espécies que faltam que detectei, há ainda um pormenor que é o facto de haver uma foto de cafre nos ícones da página, sendo que essa não é raridade.
Bem topado, vou tratar disso.
A lista de raridades já está rectificada.
Entretanto aproveito para informar que as fichas de espécie no portal passam a disponibilizar informação sobre o estatuto de conservação em Portugal. Esta informação já se encontra online para quase todos os passeriformes, assim como para os "near-passerines" (columbiformes, cuculiformes, piciformes, etc.). Faltam as aquáticas e as rapinas, que serão actualizadas nos próximos dias.
A informação fica colocada no canto superior direito, conforme se pode ver no exemplo seguinte:
Entretanto aproveito para informar que as fichas de espécie no portal passam a disponibilizar informação sobre o estatuto de conservação em Portugal. Esta informação já se encontra online para quase todos os passeriformes, assim como para os "near-passerines" (columbiformes, cuculiformes, piciformes, etc.). Faltam as aquáticas e as rapinas, que serão actualizadas nos próximos dias.
A informação fica colocada no canto superior direito, conforme se pode ver no exemplo seguinte:
A informação sobre os estatutos de conservação já está online no portal avesdeportugal para todas as espécies.
O portal avesdeportugal.info conta com uma nova ficha de local no Algarve, referente à Ilha de Armona.
Página 27 de 29 • 1 ... 15 ... 26, 27, 28, 29