Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ninho de cagarro em directo na Internet

Ir para baixo

Ninho de cagarro em directo na Internet  Empty Ninho de cagarro em directo na Internet

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jun 02, 2011 12:58 pm

Experiência inédita 'mostra' ninho de cagarro em directo na Internet
Data: 2 de Junho de 2011
Fonte: Lusa/AO online

Uma iniciativa inédita a nível mundial permite acompanhar em directo, através da Internet, os movimentos de um casal de cagarros no ninho que construíram no Corvo, Açores, numa iniciativa integrada no projecto LIFE ‘Ilhas Santuário para Aves Marinhas’.

Pedro Geraldes, coordenador do projecto, revelou hoje, num comunicado divulgado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), que o ninho escolhido para esta iniciativa conta, desde quarta-feira, com um ovo.

“Um ovo posto no Dia da Criança é um bom augúrio para esta iniciativa. Nos próximos meses poderemos acompanhar o crescimento deste cagarro a partir de qualquer parte do mundo”, salientou Pedro Geraldes.

O cagarro, eleito Ave do Ano pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), é uma das espécies mais emblemáticas dos Açores, encontrando-se neste arquipélago a maioria da sua população mundial na época da nidificação.

Com esta iniciativa, através de uma câmara de vídeo, é possível acompanhar os movimentos do casal quando se encontra no ninho, sendo esta a primeira vez a nível mundial que é disponibilizado online um ninho de cagarros.

A vida do casal pode ser acompanhada através do endereço electrónico cagarro.spea.pt, numa iniciativa que conta com o apoio da Portugal Telecom e que Pedro Geraldes espera que possa contribuir para a protecção desta ave.

O projecto ‘Ilhas Santuário para Aves Marinhas’, coordenado pela SPEA, pretende recuperar os habitats de nidificação dos cagarros, uma espécie que nidifica habitualmente em cavidades no solo ou em falésias inacessíveis.

http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/216389
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos