Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Após tragédia, nova cria de cagarro é seguida em directo na internet

Ir para baixo

Após tragédia, nova cria de cagarro é seguida em directo na internet Empty Após tragédia, nova cria de cagarro é seguida em directo na internet

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 17, 2011 10:43 am

Após tragédia, nova cria de cagarro é seguida em directo na internet
Data: 17 de Agosto de 2011
Fonte: SPEA - CI, Naturlink

No passado dia 31 de Julho de 2011, a cria de cagarro que estava a ser seguida em directo na internet, foi predada por um gato. A equipa responsável por esta acção de divulgação colocou a câmara num outro ninho, tornando possível acompanhar a evolução de uma nova cria, no site “Lua de Mel no Corvo”.

No âmbito do projecto “Ilhas Santuário para Aves Marinhas”, financiado pelo programa LIFE, a SPEA estava a divulgar desde Junho, imagens de um ninho de cagarro em directo na internet. Foi possível acompanhar momentos importantes da vida desta ave como a postura do ovo e o nascimento da cria. Mas na madrugada do dia 31 de Julho, com apenas uma semana de vida, a cria de cagarro foi predada por um gato.

Outros dois ninhos de cagarro que existiam nas redondezas também ficaram sem as crias. Segundo a SPEA, “este facto ocorre quase diariamente, já que após o seu nascimento, as crias permanecem sozinhas a maior parte do tempo, devido à ausência dos progenitores, que partem em procura de alimento.”

A equipa responsável conseguiu colocar a câmara num outro ninho, pelo que se é possível acompanhar novamente em directo, no site “Lua de Mel no Corvo” (http://cagarro.spea.pt), a evolução de uma destas aves até à sua saída do ninho.

“Não podíamos pôr fim a esta magnífica oportunidade, que permite à população em geral observar o ciclo de vida do cagarro, mas principalmente compreender a ameaça que as espécies introduzidas pelo Homem exercem sobre as aves marinhas.” afirmou Pedro Geraldes, coordenador do projecto adiantando que “a predação da cria da Lua de Mel no Corvo é mais outra evidência que vem confirmar a relevância deste projecto e de todos os esforços no sentido de recuperar o habitat destas aves”.

A associação alerta “para os perigos que sofre este grupo de aves, o mais ameaçado do mundo, com a introdução de predadores exóticos contra os quais não possuem qualquer defesa.”

O trabalho da equipa do projecto consiste em avaliar a possibilidade de acções de controlo e erradicação de predadores introduzidos, eliminação de plantas exóticas e restabelecimento da vegetação nativa. Também está a ser criada a Reserva Comunitária do Corvo, uma área vedada livre de predadores (ratos e gatos) e de plantas invasoras que seja adequada à nidificação de aves.

“Sabemos que a predação de ovos e crias de cagarro ocorre com muita frequência e esperamos assim, que haja uma sensibilização da população para a importância da sua conservação. Não estamos contra as pessoas terem animais domésticos, antes pelo contrário, mas terão de ser responsáveis e não poderão permitir que estes delapidem o património natural de todos nós.” explicou o Director Regional dos Assuntos do Mar dos Açores, Frederico Cardigos.

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=41149&bl=1
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25658
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos