Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O projecto "Atlas das Aves Invernantes e Migradoras" vai ser apresentado ao público

Ir para baixo

O projecto "Atlas das Aves Invernantes e Migradoras" vai ser apresentado ao público Empty O projecto "Atlas das Aves Invernantes e Migradoras" vai ser apresentado ao público

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jun 16, 2011 11:47 am

O projecto "Atlas das Aves Invernantes e Migradoras" vai ser apresentado ao público
Data: 16 de Junho de 2011
Fonte: naturlink.sapo.pt

O novo projecto nacional, o Atlas das Aves Invernantes e Migradoras, que vai ser apresentado no próximo dia 21 de Junho, pretende ser um marco na ornitologia Portuguesa e uma ferramenta essencial para a conservação da natureza.

Na próxima terça-feira, pelas 15 horas na Universidade de Évora, irá decorrer a apresentação pública do primeiro projecto Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal. É um trabalho que irá envolver toda a comunidade ornitológica nacional, e pretende recolher informação fundamental sobre a abundância e distribuição das aves fora do período reprodutor.

Este novo projecto, co-financiado pelo Fundo EDP Biodiversidade, é uma parceria da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), com o Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora, a Secretaria Regional de Ambiente e do Mar (Açores), o Serviço do Parque Natural da Madeira, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e a Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves.

Os “atlas das aves” são ferramentas fundamentais na inventariação e gestão da biodiversidade à escala nacional. Com este projecto pretende-se conhecer a distribuição e abundância das espécies de aves durante os períodos da migração pós-nupcial e do Inverno, em todo o território continental e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Os atlas têm a capacidade de reunir o interesse de muitos ornitólogos profissionais e amadores. Domingos Leitão, Coordenador do Programa Terrestre da SPEA, salienta que “é necessário dar a conhecer o projecto à comunidade ornitológica e mobilizar todos para a sua concretização”. Um projecto desta envergadura necessita da participação de todos os observadores de aves, profissionais e amadores. “Todos os interessados em colaborar poderão inscrever-se na página do voluntariado da SPEA e começar a realizar trabalho de campo já a partir do dia 1 de Agosto”, conclui o responsável da SPEA.

O programa desta apresentação pública pode ser descarregado aqui: http://www.spea.pt/fotos/editor2/convite_lancamento_atlas.jpg

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=37804&bl=1
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos