Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reserva Natural das Berlengas comemora 30 anos de existência

Ir para baixo

Reserva Natural das Berlengas comemora 30 anos de existência Empty Reserva Natural das Berlengas comemora 30 anos de existência

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Set 04, 2011 11:52 pm

Reserva Natural das Berlengas comemora 30 anos de existência
Data: 2 de Setembro de 2011
Fonte: cienciahoje.pt

O projecto que promove a nidificação das cagarras (Calonectris diomedea borealis) nas Berlengas, único local junto ao continente onde nidificam estas aves marinhas, tem mantido estável a população nos últimos seis anos. Por ocasião dos 30 anos da Reserva Natural das Berlengas, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) adianta que “existem 800 casais a nidificar”.

Nuno Barros, biólogo especialista em aves marinhas da SPEA explica que esta instituição tem vindo “a conservar a espécie para a população não decrescer, como aconteceu com outras aves como o airo (Uria aalge), que neste momento já tem uma população residual”.

Para dar continuidade ao projecto FAME – Future of the Atlantic Marine Environment, um grupo de voluntários esteve nas últimas duas semanas a requalificar vários ninhos existentes na ilha. A SPEA tem também desenvolvido um projecto de âmbito europeu destinado a levar cidadãos a ver aves marinhas. A próxima visita será amanhã por ocasião das comemorações dos 30 anos da criação da reserva.

O programa comemorativo integra ainda a exibição do documentário «Berlenga - A Ilha Farol», de autoria de Paulo Fajardo, repórter de imagem, que há um ano passou três dias a filmar na ilha. O documentário aborda o que é hoje aquele local. “Existe lá um ecossistema muito frágil que não se sabe por quanto tempo se vai manter”, explica o autor.

O filme fala da biodiversidade existente na ilha, da problemática das gaivotas e chorões que devastam o ecossistema, dos achados de navios naufragados, da pesca e dos seus riscos e dos habitantes da ilha, os faroleiros e um casal de funcionários da câmara municipal.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=50762&op=all
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos