Qual delas?
+5
Helder Vieira
lrodrigues
barrento
jheitor
JDGS
9 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Qual delas?
Ok, mas visto que eu não tenho um orçamento suficiente para uma lente dessas, vendo as características mais importantes para o tipo de fotografia que quero fazer e tendo em conta as opções da máquina que vou utilizar, qual delas é a melhor?
Nikon D5100 - 18-55 e 75-200VR
Canon 1100D - 18-55 e 75-300
Nikon D5100 - 18-55 e 75-200VR
Canon 1100D - 18-55 e 75-300
JDGS, o melhor é ires fotografando com o que tens... e estudando fotografia. São muitos factores envolvidos e não dá para te explicar assim. Com a prática e o estudo depressa perceberás o que é melhor para ti. Acredita, vale mais isso que gastares dinheiro de forma que, depois, verificarás que é errada.
Quanto à distância focal, em princípio, quanto maior melhor. Mas também será mais cara e pesada (factor importante). Algo muito importante é a distância mínima de focagem: uma 200mm que foque a 2 metros consegues melhor ampliação de um papa-moscas (p. ex) do que com uma 300mm que só foque a 3,5 metros! (exemplo hipotético)...
Durante muitos anos só tive uma 300mm f/5.6 e já publicava em revistas. Nessa altura aprendi imenso de técnicas de aproximação - algo tão ou mais importante que a escolha da tele...
@ Carlos Ribeiro, Carlos, se tens a máquina apoiada num monopé (ou em qualquer lado, tripé, muro, etc...) é diferente de a teres à mão. A regra da velocidade igual ou superior a 1/distância-focal, é mesmo uma regra da Óptica, não é opinião. Se fotografares à mão sem respeitares aquela regra vai ficar sempre tremida, com qualquer distãncia focal, até com grande angular. Ampliem as fotos a 100% num bom monitor e vão ver...
@ José Frade, não percebi...
Cumps
Quanto à distância focal, em princípio, quanto maior melhor. Mas também será mais cara e pesada (factor importante). Algo muito importante é a distância mínima de focagem: uma 200mm que foque a 2 metros consegues melhor ampliação de um papa-moscas (p. ex) do que com uma 300mm que só foque a 3,5 metros! (exemplo hipotético)...
Durante muitos anos só tive uma 300mm f/5.6 e já publicava em revistas. Nessa altura aprendi imenso de técnicas de aproximação - algo tão ou mais importante que a escolha da tele...
@ Carlos Ribeiro, Carlos, se tens a máquina apoiada num monopé (ou em qualquer lado, tripé, muro, etc...) é diferente de a teres à mão. A regra da velocidade igual ou superior a 1/distância-focal, é mesmo uma regra da Óptica, não é opinião. Se fotografares à mão sem respeitares aquela regra vai ficar sempre tremida, com qualquer distãncia focal, até com grande angular. Ampliem as fotos a 100% num bom monitor e vão ver...
@ José Frade, não percebi...
Cumps
O problema é que não tenho máquina!!!!!!JDGS, o melhor é ires fotografando com o que tens...
O Carlos Ribeiro refere que para tirar uma boa foto de um Papa moscas com uma lente 200 mm, terá que estar a cerca de 3 metros da ave. E eu reafirmo que com uma 500, no mínimo tem que estar a uns 25 metros.
Daí se pode tirar uma media para outra objectivas.
Daí se pode tirar uma media para outra objectivas.
Com uma 500mm a 25 metros um papa-moscas fica minúsculo... Já coloquei aqui no forum essas contas... amanhã procuro...
[Carlos, se tens a máquina apoiada num monopé (ou em qualquer lado, tripé, muro, etc...) é diferente de a teres à mão. A regra da velocidade igual ou superior a 1/distância-focal, é mesmo uma regra da Óptica, não é opiniãoote]
Barrento, eu sei que esta regra existe e é aplicavéll. O que eu quis dizer, é que existe formas para ultrapassar as baixas velocidades para as lentes que não têm sistema de estabilização e uma delas é a utlização de um monopé, eu por exemplo nunca fotografo sem ter a lente apoiada, seja com o monopé, na janela do carro ou simplesmente deitado no chão com a lente em cima da mochila.
No meu caso, o monopé anda sempre "colado" ao colar da lente.
Carlos Ribeiro
Barrento, eu sei que esta regra existe e é aplicavéll. O que eu quis dizer, é que existe formas para ultrapassar as baixas velocidades para as lentes que não têm sistema de estabilização e uma delas é a utlização de um monopé, eu por exemplo nunca fotografo sem ter a lente apoiada, seja com o monopé, na janela do carro ou simplesmente deitado no chão com a lente em cima da mochila.
No meu caso, o monopé anda sempre "colado" ao colar da lente.
Carlos Ribeiro
cazeribeiro- Número de Mensagens : 443
Local : S. Miguel/Açores
visto que não tenho máquina qual aconselham, tendo em conta as características mais importantes para fotografar aves (incluindo objectiva)?
Nikon D5100 - 18-55 e 75-200VR (trás ainda mochila, tripé, cartão 4GB): 989€
Canon 1100D - 18-55 e 75-300: 660€
Nikon D5100 - 18-55 e 75-200VR (trás ainda mochila, tripé, cartão 4GB): 989€
Canon 1100D - 18-55 e 75-300: 660€
Sim...Usadas é para esquecer, não encontro lojas que vendam (e não compro sem garantia). Por isso vou comprar com certeza uma nova.
Faz uma pesquisa que tenha a comparação das duas, porque só assim vais chegar a uma conclusão. Quem gosta de Nikon (eu) vai dizer que é melhor, quem gosta de Canon vai dizer o contrario...
Ok, obrigado, mas não me sabes dizer se as 2 máquinas têm mais ou menos a mesma qualidade, ou se há uma diferença muito grande entre as duas? (excluindo o gosto pelas marcas). Eu posso ir ver à net uma comparação, mas eu não percebo metade do que está escrito!!!!José Frade escreveu:Faz uma pesquisa que tenha a comparação das duas, porque só assim vais chegar a uma conclusão. Quem gosta de Nikon (eu) vai dizer que é melhor, quem gosta de Canon vai dizer o contrario...
Sem olhar para as marcas a D5100 é superior, maior sensibilidade, maior ecrã, mais pontos de focagem, maior gama de sensibilidade, 4 fotos por segundo contra as 3 da Canon...
Mas por esse preço porque não pensas na D90?
Vê na Worten, estive lá ontem.
http://www.worten.pt/ProductList.aspx?oid=37|39|238&c=2375719
Vê na Worten, estive lá ontem.
http://www.worten.pt/ProductList.aspx?oid=37|39|238&c=2375719
@ José Frade: José, o que é válido para os papa-moscas é-o para qualquer ave/assunto com uma 300mm a 3mt consegues a mesma ampliação que com uma 500mm a 5mt...
@ Carlos, então estávamos a dizer o mesmo, não tinha percebido isso das tuas palavras quando li "é um pouco relativo"... é que vejo por ai muitos vendedores da banha da cobra que têm uma "mão muito segura" hehehe
@ JDGS, se não tens material compra a melhor lente que estiver ao teu alcance. A máquina é menos importante. Se te entusiasmares mesmo com a fotografia, vais ver que trocas de máquina várias vezes, mas de lentes nem tanto...
@ Carlos, então estávamos a dizer o mesmo, não tinha percebido isso das tuas palavras quando li "é um pouco relativo"... é que vejo por ai muitos vendedores da banha da cobra que têm uma "mão muito segura" hehehe
@ JDGS, se não tens material compra a melhor lente que estiver ao teu alcance. A máquina é menos importante. Se te entusiasmares mesmo com a fotografia, vais ver que trocas de máquina várias vezes, mas de lentes nem tanto...
Porque com objectiva incluída fica muito mais caro...
Já agora, e que tal esta? http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04679345&oid=37|39|238&c=2375719
Já agora, e que tal esta? http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04679345&oid=37|39|238&c=2375719
Página 2 de 2 • 1, 2