Águia Imperial: Censos 2007 para a Península Iberica
+2
Gonçalo Elias
kasko
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Águia Imperial: Censos 2007 para a Península Iberica
Boas,
Os dados mais recentes (2007), me parece, de censos a registar o número de casais reprodutores de águia imperial na Península Ibérica bem podiam ter sido mais generosos para Portugal:
Comunidad Autónoma/ país
Nº de territorios controlados
Castilla y León 33
Madrid 27
Castilla-La Mancha 73
Extremadura 49
Andalucía 50
subtotal España 232
Portugal 2
Total 234
Nº de parejas reproductoras de Águila imperial en 2007
(Fuente: Comunidades Autónomas de Castilla y León, Madrid, Castilla-La Mancha, Extremadura, Andalucía y Ministerio de Medio Ambiente)
Outra notícia, daqui bem perto, em Doñana, dá-nos conta do nascimento de crias de águia imperial em cativeiro (vd. http://www.andalucialiberal.com/20080207-un-aguila-imperial-nacida-en-el-centro-de-cria-de-sevilla-forma-pareja-en-donana.html)
Saudações
KasKo
Os dados mais recentes (2007), me parece, de censos a registar o número de casais reprodutores de águia imperial na Península Ibérica bem podiam ter sido mais generosos para Portugal:
Comunidad Autónoma/ país
Nº de territorios controlados
Castilla y León 33
Madrid 27
Castilla-La Mancha 73
Extremadura 49
Andalucía 50
subtotal España 232
Portugal 2
Total 234
Nº de parejas reproductoras de Águila imperial en 2007
(Fuente: Comunidades Autónomas de Castilla y León, Madrid, Castilla-La Mancha, Extremadura, Andalucía y Ministerio de Medio Ambiente)
Outra notícia, daqui bem perto, em Doñana, dá-nos conta do nascimento de crias de águia imperial em cativeiro (vd. http://www.andalucialiberal.com/20080207-un-aguila-imperial-nacida-en-el-centro-de-cria-de-sevilla-forma-pareja-en-donana.html)
Saudações
KasKo
Última edição por kasko em Qui Mar 27, 2008 4:10 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correcção da palavra Agua por Águia no titulo)
kasko- Número de Mensagens : 105
Local : Litoral Centro
Re: Águia Imperial: Censos 2007 para a Península Iberica
Será que já temos números actualizados para 2008?
Seria interessante ver se houve alterações na população global.
1 abraço,
Gonçalo
Seria interessante ver se houve alterações na população global.
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Há pessoal mais capacitado para falar no tema que eu, mas penso que estes dados poderiam ter sido mais «rigorosos».
Penso que não são 2, mas sim 3 casais...mas fico à espera que os experts nesta espécie se pronuncie a validar ou não estes números.
Penso que não são 2, mas sim 3 casais...mas fico à espera que os experts nesta espécie se pronuncie a validar ou não estes números.
Alexandre_Leitão- Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
Pois, pelos vistos esta espécie está na mó de cima.
Sei de fonte segura que são mais que 3 casais e em 3 zonas diferentes do país, mas já nem me lembro de quantos no total!
De qualquer forma há quem tenha essa informação e será certamente divulgada no formato e extensão que quem a recolheu julgar adequado...
Sei de fonte segura que são mais que 3 casais e em 3 zonas diferentes do país, mas já nem me lembro de quantos no total!
De qualquer forma há quem tenha essa informação e será certamente divulgada no formato e extensão que quem a recolheu julgar adequado...
RicardoLima- Número de Mensagens : 66
Local : Lancaster / Cascais / Sao Tome
Vi uma reportagem na SIC na semana passada que reportava o nascimento de uma cria desta espécie no Alentejo. Como só vi o resumo e não a noticia completa, fiquei sem saber o local, se era uma nova nidificação com sucesso ou uma cria de um casal que já residia na área, nem quais as medidas preventivas a serem aplicadas para evitar a perturbação por curiosos nesta fase mais critica (já que passou na TV).
Alguém sabe mais alguma coisa sobre este assunto?
Obrigado
Filipe
Alguém sabe mais alguma coisa sobre este assunto?
Obrigado
Filipe
Filipe Martins- Número de Mensagens : 162
Local : Seia
O numero de casais com nidificação confirmada em Portugal no ano de 2008, foi de 4!
Existem mais casais cuja evidência de nidificação ainda não foi possível ser confirmada.
Abraço
HB
Existem mais casais cuja evidência de nidificação ainda não foi possível ser confirmada.
Abraço
HB
Aquila Adalberti- Número de Mensagens : 34
Alguém sabe se há números actualizados da população nidificante?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Actualizados, não sei.
O que sei é que a coisa não está famosa, este ano, no Baixo Alentejo. Um ou dois casais podem ter mudado de sitio (para perto, longe, ou para sempre).
O que sei é que a coisa não está famosa, este ano, no Baixo Alentejo. Um ou dois casais podem ter mudado de sitio (para perto, longe, ou para sempre).
Alexandre_Leitão- Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa