A questão da categoria D
+6
Carlos Pacheco
Luís Venâncio
Araújo da Silva
Flávio Oliveira
Gonçalo Elias
pedro121
10 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 3 de 6
Página 3 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Re: A questão da categoria D
Repara que a 'D' é sempre uma categoria de transição, porque existem dúvidas sobre se alguma vez a espécie ocorreu em estado selvagem. A partir do momento em que surge um caso de uma ave que comprovadamente é selvagem, a espécie transita para a categoria A e desaparece da D (mesmo que haja apenas um registo de uma ave selvagem e 99 de origem incerta).
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Gonçalo Elias escreveu:Repara que a 'D' é sempre uma categoria de transição, porque existem dúvidas sobre se alguma vez a espécie ocorreu em estado selvagem. A partir do momento em que surge um caso de uma ave que comprovadamente é selvagem, a espécie transita para a categoria A e desaparece da D (mesmo que haja apenas um registo de uma ave selvagem e 99 de origem incerta).
Certo, eu estava a fazer o mesmo raciocino para os indivíduos, mas já vi que não, eles fazem a circulação e depois são colocados na A ou na E, vendo bem tem toda a lógica.
http://www.bou.org.uk/british-list/category-e-species/
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Agora a outra questão que levantaste (do pelicano-rosado) é muito relevante, pois não tem categoria oficial - depreende-se a partir dos comentários do Anuário que pertence à D, mas é na base da conjectura.
Gonçalo Elias escreveu:Agora a outra questão que levantaste (do pelicano-rosado) é muito relevante, pois não tem categoria oficial - depreende-se a partir dos comentários do Anuário que pertence à D, mas é na base da conjectura.
Não tinham aparecido fosseis algures no Algarve que tinham sido identificados como sendo desta espécie, ou estou a alucinar?
pedro121 escreveu:Não tinham aparecido fosseis algures no Algarve que tinham sido identificados como sendo desta espécie, ou estou a alucinar?
Inclino-me mais para a segunda hipótese
Gonçalo Elias escreveu:pedro121 escreveu:Não tinham aparecido fosseis algures no Algarve que tinham sido identificados como sendo desta espécie, ou estou a alucinar?
Semana academica...
pedro121 escreveu:Gonçalo Elias escreveu:pedro121 escreveu:Não tinham aparecido fosseis algures no Algarve que tinham sido identificados como sendo desta espécie, ou estou a alucinar?
Semana academica...
Voltando ao tema da categoria D reparei que no seguinte:
Oxyura jamaicensis - categoria C em Espanha e C em Portugal (mais especificamente C5)
Anser indicus - categoria C em Espanha e D em Portugal
Ou seja, em Espanha considera-se que os Anser indicus são provenientes de populações introduzidas que se reproduzem em liberdade, mas curiosamente a espécie só por lá aparece nos meses de Inverno.
Será que em Espanha o Anser indicus também é C5? Se for o caso, se calhar faria sentido que também fosse C5 em Portugal, tanto mais que o único registo que houve cá foi no Inverno.
Claro que se poderá argumentar que a origem da ave é duvidosa, mas na realidade o mesmo acontece em relação aos Oxyura jamaicensis - tanto quanto sei não existem provas de que as aves observadas em Portugal não resultem de fugas de cativeiro, por isso a espécie podia integrar a categoria D...
Oxyura jamaicensis - categoria C em Espanha e C em Portugal (mais especificamente C5)
Anser indicus - categoria C em Espanha e D em Portugal
Ou seja, em Espanha considera-se que os Anser indicus são provenientes de populações introduzidas que se reproduzem em liberdade, mas curiosamente a espécie só por lá aparece nos meses de Inverno.
Será que em Espanha o Anser indicus também é C5? Se for o caso, se calhar faria sentido que também fosse C5 em Portugal, tanto mais que o único registo que houve cá foi no Inverno.
Claro que se poderá argumentar que a origem da ave é duvidosa, mas na realidade o mesmo acontece em relação aos Oxyura jamaicensis - tanto quanto sei não existem provas de que as aves observadas em Portugal não resultem de fugas de cativeiro, por isso a espécie podia integrar a categoria D...
Gonçalo Elias escreveu:Anser indicus - categoria C em Espanha e D em Portugal
Na ultima deliberação da AERC o Anser indicus deixou de estar incluido na lista, penso que deixou de ser considerado como categoria C na Holanda...
Portanto se formos por ai, tanto as aves espanholas como a Portuguesa passam a ser consideradas E.
Gonçalo Elias escreveu:
tanto mais que o único registo que houve cá foi no Inverno.
Eu tenho registros de Anser indicus em Agosto e outro em Março.
pedro121 escreveu:Na ultima deliberação da AERC o Anser indicus deixou de estar incluido na lista, penso que deixou de ser considerado como categoria C na Holanda...
Portanto se formos por ai, tanto as aves espanholas como a Portuguesa passam a ser consideradas E.
Epa, a verdade é que em Espanha os bichos aparecem apenas no Inverno e quase exclusivamente em locais de invernada de Anser anser, associados a estes últimos. Na volta são mas é 'A'
pedro121 escreveu:Eu tenho registros de Anser indicus em Agosto e outro em Março.
Esses registos chegaram a ser publicados?
Gonçalo Elias escreveu:
Epa, a verdade é que em Espanha os bichos aparecem apenas no Inverno e quase exclusivamente em locais de invernada de Anser anser, associados a estes últimos. Na volta são mas é 'A' .
Vem, arrastados com os Anser anser da Holanda
Gonçalo Elias escreveu:Esses registos chegaram a ser publicados?
Boa pergunta, não me lembro se cheguei a manda-los para o noticiario, provavelmente não, mas é possivel que sim. Curiosamente ambos foram no Ribatejo. 1 em Alpiarça e outro perto de Cartaxo.
pedro121 escreveu:
Mas os bichos da cat. E não são lá muito dados a migrações, parece-me...
Gonçalo Elias escreveu:
Mas os bichos da cat. E não são lá muito dados a migrações, parece-me...
Isso depende da espécie e das circunstancias( uma fuga de cativeiro de uma ave capturada vai ter o comportamente intacto), as espécies muito migratórias como os Gansos não perdem o instinto em algumas gerações de cativeiro, é preciso trabalhar mais um pouco, se forem aves de uma população ferral como o caso da holandesa é expectável que não sabendo as rotas migratórias da espécies (nos gansos eles aprendem seguindo os pais) as aves sigam os bandos de Anser anser e de outras espécies quando vem uma vaga de frio.
De qualquer modo o problema passou a ser académico para os indicus, a partir que a população Holandesa deixou de ser considerada estabelecida isso faz com que todos os registros europeus fiquem...
pedro121 escreveu:
Espera lá... mas há alguma evidência para dizer que os Anser que invernam na península vêm da Holanda?
pedro121 escreveu:as aves sigam os bandos de Anser anser e de outras espécies quando vem uma vaga de frio.
Isso leva-nos a uma outra questão (algo off-topic) - creio que não há nenhuma base (a não ser a pura especulação) para afirmar que chegam cá mais Anser ou outros bichos vindos do norte quando há vagas de frio.
pedro121 escreveu:aDe qualquer modo o problema passou a ser académico para os indicus, a partir que a população Holandesa deixou de ser considerada estabelecida isso faz com que todos os registros europeus fiquem...
A Holanda era o único país que atribuía a categoria C?
Gonçalo Elias escreveu:
Espera lá... mas há alguma evidência para dizer que os Anser que invernam na península vêm da Holanda?.
Há alguma evidencia de que não passam pela Holanda?
pedro121 escreveu:as aves sigam os bandos de Anser anser e de outras espécies quando vem uma vaga de frio.
Gonçalo Elias escreveu:Isso leva-nos a uma outra questão (algo off-topic) - creio que não há nenhuma base (a não ser a pura especulação) para afirmar que chegam cá mais Anser ou outros bichos vindos do norte quando há vagas de frio.
.
Sim, tens razão é algo off-topic, talvez seja preferivel abrir novo topico
Gonçalo Elias escreveu:A Holanda era o único país que atribuía a categoria C?
Sim, diga-se que me parece haver alguma precipitação as vezes em considerar que uma dada espécie está estabelecida, no espaço do WP esta já é a 3ª espécie que pouco depois de ser considerada estabelecida passa a ser considerada como "não estabelecida".
pedro121 escreveu:Há alguma evidencia de que não passam pela Holanda?
Não sei... mas a teoria então é a de que os Anser indicus se juntam aos 'migrantes' durante a passagem destes?
pedro121 escreveu:Sim, tens razão é algo off-topic, talvez seja preferivel abrir novo topico
ok vou tratar disso
pedro121 escreveu:Sim, diga-se que me parece haver alguma precipitação as vezes em considerar que uma dada espécie está estabelecida, no espaço do WP esta já é a 3ª espécie que pouco depois de ser considerada estabelecida passa a ser considerada como "não estabelecida".
Isso não sabia! Quais são as outras?
Gonçalo Elias escreveu:[
Isso não sabia! Quais são as outras?
Chrysolophus Amherstiae em Inglaterra (e diga-se o que dourado está a ir pelo mesmo caminho) e o Lagonosticta senegala na Argélia
Estes casos mostram bem aquilo que já foi referido lá atrás: a atribuição de categorias assenta não raras vezes em suposições e não em factos comprovados.
Gonçalo Elias escreveu:Estes casos mostram bem aquilo que já foi referido lá atrás: a atribuição de categorias assenta não raras vezes em suposições e não em factos comprovados.
Sim, neste caso é mais grave, já que estamos a falar da populações, portante é melhor fazer algum tipo de estudo antes de decidir.
Mas espera lá: o faisão de Amherst passa para que categoria? C6, suponho eu?
Gonçalo Elias escreveu:Mas espera lá: o faisão de Amherst passa para que categoria? C6, suponho eu?
Certo, que foi criada precisamente por causa dele...
Ah ok. Mas quando escreveste que tinha passado a não estabelecida, pensei que iria transitar para a E.
Nota que em Portugal também temos uma espécie na categoria C6
Nota que em Portugal também temos uma espécie na categoria C6
Gonçalo Elias escreveu:Ah ok. Mas quando escreveste que tinha passado a não estabelecida, pensei que iria transitar para a E.
Sim, o problema é que se fizesem isso tinham que admitir o erro inicial e teria que ser retirada da lista de muita gente, portanto inventaram uma categoria... ao menos os Holandeses foram mais directos.
Gonçalo Elias escreveu:Nota que em Portugal também temos uma espécie na categoria C6
Agora és tu que estas a fazer uma suposição
pedro121 escreveu:Gonçalo Elias escreveu:Nota que em Portugal também temos uma espécie na categoria C6
Agora és tu que estas a fazer uma suposição
Achas? Então porquê?
Sabes a que espécie me estou a referir?
Página 3 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6