Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

+12
Samuel Patinha
João Tomás
Paulo Domingues
Luis Silva
Paulo Paixão
Helder Vieira
Paulo Alves
Gonçalo Elias
Araújo da Silva
RuiCaratao
pedro121
Rafael Matias
16 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por Helder Vieira Qui Jun 13, 2013 2:33 pm

Tá fixe Paulo. 
Vai partilhando algumas para o pessoal ir treinando a identificação pelos cantos (infelizmente não cresci em meio florestal No ).
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por Paulo Paixão Sex Jun 28, 2013 12:22 pm

Há quem utilize um smartphone e Audacity (ver pdf)
Paulo Paixão
Paulo Paixão

Número de Mensagens : 39
Idade : 57
Local : Bruxelas
Data de inscrição : 16/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por RuiCaratao Sáb Jun 29, 2013 2:55 am

Muito fixe Paulo! Eu bem tenho namorado os Dictafones da Sony e os Philips....só resta esperar pelo pai natal Rolling Eyes 
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por Luis Silva Dom Set 28, 2014 3:20 am

Por acaso ninguém tem experimentado/procurado material de gravação que possa deixar umas dicas?

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por Paulo Paixão Dom Set 28, 2014 6:16 am

Eu tenho um Olympus LS-11 e estou contente. Gravação com a função microfone zoom. Grande capacidade de armazenar sons em MP3.
http://www.olympusamerica.com/cpg_section/cpg_support_product.asp?id=1471

Links úteis para comparar equipamentos e técnicas:
http://www.avisoft.com/tutorial_field_recording.htm

http://blog.aba.org/2014/07/how-to-record-birdsong-1.html

http://earbirding.com/blog/
Paulo Paixão
Paulo Paixão

Número de Mensagens : 39
Idade : 57
Local : Bruxelas
Data de inscrição : 16/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por Luis Silva Seg Set 29, 2014 12:59 pm

Obg pelo feedback Paulo.
Eu estou a pensar em comprar o micro MKE300 ou o 400 que aparecem a preços apetecíveis, o gravador ainda não me decidi, mas queria fazer as gravações sem ser em formatos compactos...

Se alguém tiver algum destes micro ou quiser deixar uma sugestão de gravador..qualquer sugestão será muito bem vinda

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por pedro121 Seg Set 29, 2014 1:06 pm

Luis Silva escreveu:Obg pelo feedback Paulo.
Eu estou a pensar em comprar o micro MKE300 ou o 400  que aparecem a preços apetecíveis, o gravador ainda não me decidi, mas queria fazer as gravações sem ser em formatos compactos...

os mesmos que estão na minha whishlist. O 300 talvez só arranjes usado, de qualquer modo estão muito embaixo na minha lista de prioridades actuais.

Este artigo pode ser interessante, as outras 2 partes do mesmo também.

blog.aba.org/2014/07/how-to-record-birdsong-1.html
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por Paulo Domingues Qua Jun 06, 2018 3:59 pm

Andei a fazer pesquisas sobre material para gravar os cantos e vim "desenterrar" este tópico. Não encontrei nenhum mais recente, se houver e se me poderem indicar, agradeço.

O meu objectivo é apenas gravar alguns cantos/chamamentos para depois, com calma em casa,  as poder utilizar para ajudar na identificação de espécies que fique com dúvidas no campo. Eu, ou para facilitar ao pedir ajuda Wink

Pela net encontrei outras informações, por exemplo esta: www(ponto)allaboutbirds.org/how-to-record-bird-sounds-with-your-smartphone-our-tips/ que indica a utilização do telemóvel.

Para a utilização que pretendo, acham que a opção do telemóvel é suficiente?

Desde já obrigado!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por João Tomás Qua Jun 06, 2018 4:21 pm

Paulo Domingues escreveu:Andei a fazer pesquisas sobre material para gravar os cantos e vim "desenterrar" este tópico. Não encontrei nenhum mais recente, se houver e se me poderem indicar, agradeço.

O meu objectivo é apenas gravar alguns cantos/chamamentos para depois, com calma em casa,  as poder utilizar para ajudar na identificação de espécies que fique com dúvidas no campo. Eu, ou para facilitar ao pedir ajuda Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Icon_wink

Pela net encontrei outras informações, por exemplo esta: www(ponto)allaboutbirds.org/how-to-record-bird-sounds-with-your-smartphone-our-tips/ que indica a utilização do telemóvel.

Para a utilização que pretendo, acham que a opção do telemóvel é suficiente?

Desde já obrigado!


Paulo eu uso o REC Forge II (programa de gravação) e o meu telemóvel, que é um samsung qualquer coisa, e estou muito satisfeito Smile Mais simples não há. Agora há telemóveis e telemóveis.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por Paulo Domingues Qua Jun 06, 2018 4:37 pm

Obrigado João!
O artigo que citei recomenda exactamente esse programa, já o instalei, agora falta testar Wink
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por Paulo Alves Qua Ago 29, 2018 2:23 pm

NFC (Nocturnal Flight Count)

O que é?

Basicamente é o equivalente à contagem de aves migradoras durante o dia, neste caso é realizado durante a noite. A maioria das vezes isto é feito com recurso a um gravador para registar os chamamentos de voo nocturnos.

Este é um tema interessantíssimo e que, na maioria das vezes, revela surpresas.
Há algum tempo que ando a matutar neste assunto e sempre quis experimentar.
Pois bem, está na altura.

Vou recorrer ao material que possuo de gravação (Microfone Rode VideoMic Directional Video Condenser+Gravador Sony ICD-UX522), que entretanto sofreu um ligeiro upgrade.

Adaptei uma parabólica offset que não estava a uso para assim construir algo que se pareça com um microfone parabólico.
Uma parabólica offset não é o melhor, eventualmente teria melhores resultados com uma axial-feed parabólica. Mas como o intuito era estudar a melhor forma de adaptar uma parabólica e era a que estava à mão cá vai disto.

O resultado foi este:
Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 40352614_324604501642468_6519850858878861312_n

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 40309740_930042320520464_2238898092705316864_n

Adaptei uma união em PVC para criar a entrada para o mic (não liguem ao photoshop bacoco para tapar o logo da marca):

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 40376998_525110281268881_6435932794257408000_n

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 40332210_295530324593506_5413724483250814976_n

Na parte posterior é este o aspecto:

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 40241045_2164139523913886_4302525987469393920_n

Adaptei o meu tripé também:

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 40397810_328202671250866_6671557315751051264_n

Bom, agora é experimentar e ver no que dá.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por Samuel Patinha Qua Ago 29, 2018 4:24 pm

muito fixe. Agora é testar e ver resultados Smile boa sorte nessa passagem.
Por acaso também já andei a matutar numa coisa parecida, mas tenho algumas compras a fazer antes Wink

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 872
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por cardosohelder Qua Ago 29, 2018 4:33 pm

Muito porreiro Paulo. Já tenho pensado em instalar uma sistema desses na minha casa, até porque ouço muita coisa a passar nas noites calmas de Verão e Outono, este ano já ouvi vários T. ochropus e ouço com alguma regularidade sandvicencis e tordos. Estou curioso para saber o que pode passar mais. So falta a parabólica, já tenho mic e gravador..

Enviado pelo Topic'it
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 29, 2018 4:35 pm

tem bom aspecto Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por João Tomás Qua Ago 29, 2018 4:50 pm

Muito fixe Paulo. Ultimamente também tenho pensado neste sistema de parabólica e de micro mas ainda me falta arranjar o gravador. A migração nocturna também é um tema que me fascina e acho que te vou seguir as pisadas Smile só me falta investir num gravador.

Mas fico a aguardar ansiosamente pelos teus resultados Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por Paulo Alves Qua Ago 29, 2018 5:43 pm

cardosohelder escreveu:So falta a parabólica, já tenho mic e gravador..

Pelo que tenho lido isso é o básico para começar.

Este exemplo: http://birdsoundsblog.blogspot.com/search/label/Nocturnal

O observador refere:
"I'm using a Roland R5 recorder attached to a Rode NTG2 directional microphone. (...) While some people leave lovely parabolic reflectors set on tripods, pointing skyward over night, I have a slightly different set up. (...) Instead, I get an old handbag and place the mic in it, pointing upward. I hang this out of the window, trying to make sure the mic is pointing upward but away from the house (...)"
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por cardosohelder Qui Ago 30, 2018 2:18 pm

Obrigado pelo link Paulo. De qualquer forma está noite vou experimentar apontar o mic ao céu

Enviado pelo Topic'it
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por cardosohelder Seg Jan 07, 2019 2:20 pm

Boa noite,

Resolvi criar um sistema para manter o microfone direccional e o gravador fixo à cabeça do tripé, desta forma o gravador e o mic estão sempre disponíveis e o mic gira para onde o telescópio está apontado.

Esta solução permite, por exemplo, estar a estudar os detalhes de uma ave ou a fazer digiscoping e estar simultaneamente preparado com o mic apontado e a gravar, sem ter que me preocupar em segurar mais equipamento.

Todo o sistema está preso apenas por um parafuso que permite desenrroscar facilmente o suporte com o gravador e mic e guardar, caso não seja necessário.

Permite ainda transportar o telescópio ao ombro, como habitualmente, sem ter que retirar o gravador ou o mic.

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Sistem10
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Microfone de lapela dos chineses para smartphone

Mensagem por nfpconceicao Qua Mar 27, 2019 2:59 pm

João Tomás escreveu:
Paulo Domingues escreveu:Andei a fazer pesquisas sobre material para gravar os cantos e vim "desenterrar" este tópico. Não encontrei nenhum mais recente, se houver e se me poderem indicar, agradeço.

O meu objectivo é apenas gravar alguns cantos/chamamentos para depois, com calma em casa,  as poder utilizar para ajudar na identificação de espécies que fique com dúvidas no campo. Eu, ou para facilitar ao pedir ajuda Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Icon_wink

Pela net encontrei outras informações, por exemplo esta: www(ponto)allaboutbirds.org/how-to-record-bird-sounds-with-your-smartphone-our-tips/ que indica a utilização do telemóvel.

Para a utilização que pretendo, acham que a opção do telemóvel é suficiente?

Desde já obrigado!


Paulo eu uso o REC Forge II (programa de gravação) e o meu telemóvel, que é um samsung qualquer coisa, e estou muito satisfeito Smile Mais simples não há. Agora há telemóveis e telemóveis.



Tenho um smartphone huawei a gravação não era má, adquiri um microphone de lapela dos chineses por 4 ou 5 euros já não me lembro o preço com um tripé barato e um deadcat de 1€ para os microfones de lapela e faz uma diferença brutal. Uso o RecForge II e o audacity. Esse material e os binóculos andam sempre comigo na mochila!

Depois com o tempo e após alguma pesquisa adquiri um microphone BOYA BY-MM1 que trás também a ficha para smartphone, mas como o bicho andava a apertar voltei a pesquisar e adquiri o Zoom H1n que é o que uso quando vou para o campo e depois vai-se aprendendo com os erros!
nfpconceicao
nfpconceicao

Número de Mensagens : 217
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por Luisfssantos Qua maio 01, 2019 10:17 am

Paulo Alves escreveu:Antes de mais quero felicitar o Rafael Matias pelo início deste tópico, muito esclarecedor e um óptimo "start up".

Desde criança que valorizo a identificação de aves pelos sons, cresci num meio florestal e foi aí que comecei a dar os primeiros passinhos na observação de aves.
Aprendi imenso a associar um som desconhecido à ave em questão, cria-se uma imagem mental que dificilmente desaparece.



Curiosamente no inicio, eu também apostei muito na identificação de aves pelos chamamentos e cantos, mais do que pelo estudo das plumagens, justamente pelo mesmo motivo. As zonas onde tinha mais contacto com aves, eram zonas florestais.
Ultimamente tenho pensado na vertente da gravação de vocalizações e quero investir nisso num Futuro próximo. E este tópico veio mesmo de encontro no que tenho andado a pensar.
Luisfssantos
Luisfssantos

Número de Mensagens : 197
Idade : 33
Local : Silves
Data de inscrição : 19/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por luis correia Ter maio 17, 2022 4:13 am

Re-desentarrando este tópico.

Gosto de aprender os sons das aves, volta e meia gravo algum som para partilhar aqui no forum para conseguir ID. Mas quase nunca consigo uma gravação de jeito.

Queria investir em alguma coisa que me ajude a graver sons de maneira minimamente decente que possa conectar ao telemóvel, nada de espetacular, só mesmo para poder identificar depois.

Pelo que li por aqui é fundamental que seja um microfone direcional. Quero uma coisa que ocupe pouco espaço e que não seja muito cara.

Vi este microfone na amazon:
https://www.amazon.es/-/pt/dp/B015R0IQGW/ref=sr_1_5?crid=3NSLFQUCKU58V&keywords=micr%C3%B3fono+direccional&qid=1652781607&sprefix=microfono+direccional%2Caps%2C117&sr=8-5

Que acham? Por menos de 50€ acham que consigo alguma coisa melhor ou mais "apropriada"?

Obrigado.
luis correia
luis correia

Número de Mensagens : 596
Idade : 38
Local : Alicante - Espanha
Data de inscrição : 12/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê - Página 2 Empty Re: Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos