Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Condenado por capturar aves utilizando gaiolas

Ir para baixo

Condenado por capturar aves utilizando gaiolas Empty Condenado por capturar aves utilizando gaiolas

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Nov 11, 2012 11:32 am

Condenado por capturar aves utilizando gaiolas
Data: 11 de Novembro de 2011
Fonte: correiodominho.com

A pena de 60 dias de multa à taxa de 7 euros por dia, num total de 420 euros e o pagamento das custas do processo é quanto custou a manhã de 21 Outubro último ao indivíduo apanhado pela GNR a capturar aves com gaiolas de alçapão. José A., de 38 anos, metalúrgico, foi surpreendido nessa actividade às 08.30 horas da manhã, por uma patrulha do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial de Braga da GNR.

As gaiolas estavam pousadas numa área de giestas integrada na Zona de Caça Municipal Entre Ponte do Bico e Ponte do Porto.
Trata-se de uma área que inclui terrenos cinegéticos das freguesias de Adaúfe, Crespos, Gualtar, Navarra, Palmeira, Pousada, Este São Mamede), Santa Lucrécia de Algeriz, Este (São Pedro), Penso (São Vicente) e São Vítor.

No interior das gaiolas de alçapão tinham sido já recolhidas cinco espécies de aves denominadas Dom Fafe.
Perto do caçador os militares encontraram um x-ato que, segundo a explicação dada pelo arguido, serviria para cortar alguma vegetação a colocar nas gaiolas. As aves que estavam na gaiola serviam de chamariz para outras espécies que estivessem no seu habitat natural.

Como a espécie Dom Fafe está incluída na lista da fauna protegida, fazendo parte da Convenção de Berna, o metalúrgico foi detido, sendo acusado pelo Ministério Público e condenado há dias pela juíza M. Rosário Lourenço da prática de um cri-me contra a preservação da fauna e das espécies.

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=65461
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos