Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atlas das aves nidificantes

+17
pedrocardia
Ricardo Melo
Rui Figueiredo
Agostinho_MRCM
Samuel Patinha
Luis Reino
Luis Silva
Paulo Lemos
João Tomás
pedro121
LuisMM
HL
Gonçalo Elias
PNicolau
Paulfer
scirpaceus
conspicillata
21 participantes

Página 11 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... , 10, 11, 12  Seguinte

Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por pedro121 Qui Mar 21, 2019 8:37 am

Comunicação, comunicação, bem quanto a isso todos de acordo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Mar 21, 2019 9:37 am

pedro121 escreveu:Comunicação, comunicação, bem quanto a isso todos de acordo.

Todos? Se calhar não são todos. Nomeadamente quem não comunica é porque provavelmente não considera que essa parte seja importante Evil or Very Mad
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por João Tomás Qui Mar 21, 2019 2:58 pm

Gonçalo Elias escreveu:Todos? Se calhar não são todos. Nomeadamente quem não comunica é porque provavelmente não considera que essa parte seja importante Evil or Very Mad

Exacto. Quando não se comunica é porque não tem interesse ou não é prioridade, quando acho que deveria ser.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 02, 2019 1:53 am

No dia 29 de Março recebi um mail da SPEA dirigido aos "observadores" e a apelar à participação no projecto.

Face aos recentes desenvolvimentos, fica a vontade de perguntar: "quanto é que pagam?" Rolling Eyes
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por João Tomás Ter Abr 02, 2019 4:44 am

Gonçalo Elias escreveu:No dia 29 de Março recebi um mail da SPEA dirigido aos "observadores" e a apelar à participação no projecto.

Face aos recentes desenvolvimentos, fica a vontade de perguntar: "quanto é que pagam?" Rolling Eyes

Eu também o recebi!!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 02, 2019 6:59 am

João Tomás escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:No dia 29 de Março recebi um mail da SPEA dirigido aos "observadores" e a apelar à participação no projecto.

Face aos recentes desenvolvimentos, fica a vontade de perguntar: "quanto é que pagam?" Rolling Eyes

Eu também o recebi!!

Pois eu não entendo como é que é possível continuar a apelar à participação voluntária...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por HL Ter Abr 02, 2019 7:04 am

Gonçalo Elias escreveu:Pois eu não entendo como é que é possível continuar a apelar à participação voluntária...
Para colmatar o que não seja feito por profissionais, suponho eu.
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 02, 2019 8:06 am

HL escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Pois eu não entendo como é que é possível continuar a apelar à participação voluntária...
Para colmatar o que não seja feito por profissionais, suponho eu.

Acredito que o objectivo seja esse, mas a partir do momento em que há dinheiro para pagar a pessoas para fazer o trabalho de campo, parece-me profundamente desrespeitoso estar a tentar convencer outras pessoas a fazer igual trabalho de forma totalmente voluntária (ainda para mais sem despesas pagas).

Acho que não é justo (porque uns são pagos e outros não para fazer exactamente o mesmo trabalho) e desconfio que esta situação nem sequer é transparente (na medida em que se apela à participação dos voluntários sem lhes dizer, de forma clara, que outros estão a ser pagos para fazerem o trabalho que é suposto eles, voluntários, fazerem de borla - pelo menos no mail que recebi não há qualquer menção a isso).

Não estou com isto a dizer que o trabalho tivesse de ser todo profissionalizado, mas seria muito mais justo que os voluntários fossem, ao menos, ressarcidos das despesas efectuadas. Foi esse o modelo escolhido no atlas anterior (1999-2005) e resultou muito bem. Aliás, foi nesse regime que eu fiz quase mil tétradas como voluntário, mas com a compensação de ter as despesas integralmente pagas. Por" despesas" entenda-se quilómetros, portagens, alojamento e refeições.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por PNicolau Ter Abr 02, 2019 8:43 am

Eu acho que bastava deslocações pagas. Pelo menos, seria o suficiente para eu contribuir.
Nos moldes actuais, as minhas motivações são baixas. Já contribuí com várias quadrículas para vários Atlas da SPEA, e nunca tive qualquer compensação por nada. Incluindo para o corrente Altas onde fiz quadrículas que me custaram mais de 200 euros só em deslocações (duas visitas incluídas).
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 02, 2019 11:29 am

Quando estamos a falar de quadrículas perto de casa (a 1 hora de distância, por exemplo), deslocações pagas é suficiente. Mas para distâncias maiores é preciso contar com outro tipo de despesas. No atlas anterior eu fui fazer quadrículas a Trás-os-Montes, ao Minho, à Beira Alta e Baixa, ao Ribatejo e ao Alto e Baixo Alentejo e isso só foi possível porque o alojamento e as refeições eram pagas, caso contrário a despesa seria incomportável.

Independentemente disso, eu considero que num projecto destes a organização deve decidir sem ambiguidades se se trata de um projecto de cariz voluntário ou não.

Num projecto voluntário, não há financiamento e é suposto as pessoas contribuírem graciosamente para uma "causa", um "bem maior"; é uma ideia bonita, sem dúvida, mas só funciona se for possível mobilizar as pessoas. Em certos países tem dado bons resultados. No entanto, se não houver massa crítica para cobrir o território todo numa base de voluntariado, corre-se o risco de os resultados ficarem com graves deficiências de cobertura, o que tem como resultado mapas com muitas descontinuidades (como sucedeu no atlas das invernantes e migradoras e, em certa medida no CAC, em que a falta de capacidade de mobilização tem resultado no desinteresse por parte dos observadores).

Em minha opinião, em Portugal não há massa crítica para cobrir a totalidade do território numa base de voluntariado e por isso para ter resultados minimamente sólidos e completos é realmente necessário recorrer a profissionais, devidamente remunerados para o efeito. É uma opção incontornável, e não vale a pena fingir que não é assim.

Por este motivo, eu não acho mal que se recorra a profissionais. O que eu acho mal, mesmo muito mal, é que isso não seja publicamente assumido de forma clara e que se continue a tentar angariar voluntários, passando a ideia de que neste projecto é suposto as pessoas continuarem não só a dar o seu tempo como também a suportar as despesas associadas - saliento que no site da SPEA está referido que "Até esta data não está garantido qualquer apoio financeiro ao projecto", por isso as pessoas que quiserem continuar a colaborar como voluntários são levados a acreditar que o financiamento não existe. E isto não é verdade.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por João Tomás Sex Abr 05, 2019 9:37 am

Gonçalo Elias escreveu:Acho que não é justo (porque uns são pagos e outros não para fazer exactamente o mesmo trabalho) e desconfio que esta situação nem sequer é transparente (na medida em que se apela à participação dos voluntários sem lhes dizer, de forma clara, que outros estão a ser pagos para fazerem o trabalho que é suposto eles, voluntários, fazerem de borla - pelo menos no mail que recebi não há qualquer menção a isso).

Concordo com isto que referes e, na verdade, é o que me deixa mais triste no meio desta salganhada toda de organização ou falta dela. Neste momento, com a prorrogação do período de trabalhos, os voluntários e a sociedade em geral deveríam ter acesso à situação actual do atlas (quadrículas realizadas, quantas faltam, etc) e quais os objectivos para os dois anos que faltam. Deveríam ainda saber das novidades que entretanto se sabem, e que estão relacionadas com a realização de quadrículas por profissionais. Eu pelo menos não encontrei nada em nenhum local com esta informação.

Mais uma vez, a juntar a tantas outras vezes no passado, a organização não está a demonstrar carinho pelos voluntários nem que este é um projecto fundamental para se conhecer o estatuto actual da avifauna nacional. Para além disto, há ainda omissão de informação o que, como o Gonçalo referiu, torna todo este processo pouco transparente para as pessoas que já deram muito a este e a outros projectos.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Ter maio 21, 2019 9:10 am

Havia uma regra que determinava que as visitas sistemáticas deveriam ser feitas até um máximo de 4 horas após o nascer do sol (página 5, aqui). No caso de Maio isto significa realizar as visitas até às 10h30, aproximadamente

No entanto têm estado a ser realizadas diversas visitas a meio do dia, como por exemplo estas:
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S56571764 (às 11h30)
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S56271297 (às 12h00)
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S56034028 (às 12h39)
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S56482420 (às 13h27)

Nota: todas estas listas dizem respeito a diferentes observadores e diferentes distritos, portanto não é um problema referente apenas a um local ou a um colaborador em particular.

Eu entendo que não seja possível (por razões logísticas, pessoais ou outras), realizar todas as visitas no horário previsto, mas se a ideia é aceitar também as visitas realizadas às 12 ou 13 horas, talvez fosse preferível adaptar a metodologia em conformidade, deste modo não se obriga os observadores a madrugar sem necessidade Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por João Tomás Ter maio 21, 2019 10:42 am

Gonçalo Elias escreveu:Havia uma regra que determinava que as visitas sistemáticas deveriam ser feitas até um máximo de 4 horas após o nascer do sol (página 5, aqui). No caso de Maio isto significa realizar as visitas até às 10h30, aproximadamente

No entanto têm estado a ser realizadas diversas visitas a meio do dia, como por exemplo estas:
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S56571764 (às 11h30)
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S56271297 (às 12h00)
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S56034028 (às 12h39)
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S56482420 (às 13h27)

Nota: todas estas listas dizem respeito a diferentes observadores e diferentes distritos, portanto não é um problema referente apenas a um local ou a um colaborador em particular.

Eu entendo que não seja possível (por razões logísticas, pessoais ou outras), realizar todas as visitas no horário previsto, mas se a ideia é aceitar também as visitas realizadas às 12 ou 13 horas, talvez fosse preferível adaptar a metodologia em conformidade, deste modo não se obriga os observadores a madrugar sem necessidade Smile

Pois. Isso e ser mais do que uma pessoa a fazer a tétrada, que certamente aumenta muito o nível de detectabilidade.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Ter maio 21, 2019 3:11 pm

Já agora, e ainda sobre as visitas sistemáticas saliento o seguinte:

- o atlas das Ilhas Britânicas (cuja metodologia serviu de inspiração para os nossos atlas II e III) previa duas visitas de uma hora a oito tétradas, ou seja, 16 horas de visita sistemática por quadrícula

- o II atlas nacional adaptou a metodologia, mas reduziu o número de tétradas para seis, o que significa que o atlas foi feito com 12 horas de trabalho sistemático por quadrícula

- o III atlas manteve as seis tétradas mas reduziu a duração das visitas a meia hora, daqui decorre que para cada quadrícula se pretende 6 horas de trabalho de campo

- em 2019 a metodologia do III atlas foi modificada e agora só se exige uma visita de meia hora a cada uma das seis tétradas, ou seja um total de 3 horas em cada quadrícula.

É manifesto que o grau de exigência tem vindo a ficar cada vez mais baixo. Se seis horas já era pouco, três horas é pouquíssimo. Não sei bem que resultados se espera obter com visitas de três horas, da minha experiência esse esforço é insuficiente para conseguir uma boa amostra da avifauna da quadrícula (especialmente no que se refere às espécies menos abundantes). Junte-se a isso visitas feitas à hora de almoço e começa a ser previsível que os mapas de distribuição vão ficar com muitas falhas de cobertura.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por pedrocardia Qua maio 22, 2019 4:09 am

Bom dia,

Falando pela minha visita (https://ebird.org/portugal/view/checklist/S56482420), aproveitei o tempo  enquanto esperava no centro de saúde de Mangualde.
Caso a agenda/tempo o permita pretendo visitar esta quadrícula pelo que achei interessante realizar um ensaio em habitat urbano. Se, como espero, vier a visitar a quadrícula farei as 6 tétradas em horário mais adequado e esta fica como reforço em habitat menos prospectado. Ainda assim, ressalvo que tendo em conta o habitat, o percurso e a minha experiência prévia na área julgo que o elenco de espécies está dentro do expectável.

É preciso ter em atenção que há outros factores, nomeadamente a meteo que influem muito na detecção das espécies pelo que a recomendação de visitar a quadrícula dentro do período de 4h após o nascer do sol e 3h antes do pôr-do-sol são isso mesmo, recomendações. Podem, e devem, ser ajustadas em função das condições locais e da experiência do observador com o local em concreto.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 22, 2019 4:21 am

pedrocardia escreveu:Podem, e devem, ser ajustadas em função das condições locais e da experiência do observador com o local em concreto.

Faz sentido o que dizes, mas se calhar isso podia ser referido de forma mais explícita na metodologia.

Repara que eu não estou a sugerir que não possam ser feitas visitas a meio do dia, o que eu estou a sugerir é que se assuma (na metodologia) que não há problema de fazer visitas a meio do dia, desde que as condições o permitam. E porquê? Porque na prática já é isso que acontece. Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por pedrocardia Qua maio 22, 2019 5:32 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedrocardia escreveu:Podem, e devem, ser ajustadas em função das condições locais e da experiência do observador com o local em concreto.

Faz sentido o que dizes, mas se calhar isso podia ser referido de forma mais explícita na metodologia.
Repara que eu não estou a sugerir que não possam ser feitas visitas a meio do dia, o que eu estou a sugerir é que se assuma (na metodologia) que não há problema de fazer visitas a meio do dia, desde que as condições o permitam. E porquê? Porque na prática já é isso que acontece. Smile

Compreendo a tua posição.
A metodologia é um compromisso, pois está dirigida ao "observador médio" que é uma entidade imaginária.
Se quiséssemos re-escrever a metodologia tendo em conta o observador mais experiente o documento final seria de certeza diferente. Mais simples, mais sintético e menos "estipulador".

Voltando à minha lista de Mangualde feita às 13:27h, estava uma meteo "desagradável": com uma camisola vestida eu tinha frio estando na sombra de árvores; isto num dia com céu quase limpo e sol a brilhar. como consequência (?), as aves estavam bastante activas, seja pelo canto seja pela procura de alimento. Não era de todo o típico período morto do dia.

Pedro

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 22, 2019 6:01 am

pedrocardia escreveu:A metodologia é um compromisso, pois está dirigida ao "observador médio" que é uma entidade imaginária.

É uma forma interessante de colocar a questão. Smile

pedrocardia escreveu:como consequência (?), as aves estavam bastante activas, seja pelo canto seja pela procura de alimento. Não era de todo o típico período morto do dia.

É verdade que a existência desse período morto varia bastante, em função das condições particulares de cada dia, mas também é oportuno lembrar que à medida que a época avança esse período de inactividade ganha relevância - ou seja, observar aves às 13 horas em meados de Abril não é a mesma coisa que observar aves às 13 horas em meados de Junho. Há aqui muita subjectividade no meio disto tudo.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por pedrocardia Qui Jan 23, 2020 7:14 pm

Desafio ATLAS aos observadores: rapinas noturnas a nidificar

Este inverno, lançamos um desafio a todos os observadores de aves: registar as rapinas noturnas no PortugalAves eBird com o código de nidificação apropriado. Deste modo dão um importante contributo para o III Atlas das Aves Nidificantes em Portugal.


Devido ao seu comportamento, escassez e atividade predominantemente noturna, é muito difícil mapear a distribuição reprodutora das aves de rapina noturnas com um esforço de campo centrado apenas nos períodos das visitas sistemáticas do Atlas (de Março a Julho). Por este motivo, todas as observações de rapinas noturnas registadas, com código de nidificação, no PortugalAves eBird são muito valiosas para o Atlas.

Assim, lançamos um duplo desafio a todos os observadores:

1. estejam atentos aos sons que se ouvem nas longas noites de inverno; e

2. submetam as observações de aves de rapina noturnas com o código de nidificação adequado ao PortugalAves eBird (consultar AQUI as instruções de inserção de dados).


Na página do III Atlas das Aves Nidificantes em Portugal disponibilizam-se gravações das vocalizações mais típicas das rapinas noturnas bem como as instruções para o seu uso.

Por serem aves geralmente escassas, discretas e de difícil deteção todas as observações de rapinas noturnas com evidências de nidificação registadas no PortugalAves eBird são valiosas!

Obrigado pelo vosso contributo !

Pedro Cardia


pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Carlos Pacheco Sáb Jan 25, 2020 12:46 pm

Pedro Cardia escreveu:Desafio ATLAS aos observadores: rapinas noturnas a nidificar

Este inverno, lançamos um desafio a todos os observadores de aves: registar as rapinas noturnas no PortugalAves eBird com o código de nidificação apropriado. Deste modo dão um importante contributo para o III Atlas das Aves Nidificantes em Portugal.
Introduzir isto ao fim de vários anos de início dos trabalhos é, no mínimo, estranho. Deixo uma sugestão. Façam o trabalho inverso. Peguem nos pontos que existem e sobreponham-lhes as quadrículas. Depois é ver como lidar com os hotspots que ficam no limite das quadrículas
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por pedrocardia Ter Fev 04, 2020 8:37 am

Carlos Pacheco escreveu:
Pedro Cardia escreveu:Desafio ATLAS aos observadores: rapinas noturnas a nidificar

Este inverno, lançamos um desafio a todos os observadores de aves: registar as rapinas noturnas no PortugalAves eBird com o código de nidificação apropriado. Deste modo dão um importante contributo para o III Atlas das Aves Nidificantes em Portugal.
Introduzir isto ao fim de vários anos de início dos trabalhos é, no mínimo, estranho. Deixo uma sugestão. Façam o trabalho inverso. Peguem nos pontos que existem e sobreponham-lhes as quadrículas. Depois é ver como lidar com os hotspots que ficam no limite das quadrículas

Olá,

As duas abordagens são complementares e estão a ser feitas.
Por um lado, estes "Alertas Atlas" servem para chamar a atenção ,por exemplo, para espécies/grupos cujo comportamento reprodutor não é bem amostrado no intervalo temporal das visitas sistemáticas e espécies de difícil detecção.

Todos os dados com evidências de reprodução inseridos no PortugalAves eBird dentro do intervalo temporal do Atlas (de 15 Mar 2015 para a frente) são um contributo importante para o Atlas.
O problema de como lidar com os dados dos hotspots reside, principalmente, nos hotspots do tipo "Área Geral" (ver, p.f., este exemplo). A abordagem seguida tem sido não incluir estes dados, pois não é possível restringir a sua localização a uma quadrícula de 10x10 km. Uma limitação adicional de listas carregadas nestes hotspots gerais (mas não só) é o facto de, com alguma frequência, incluírem trajectos de (bem) mais de 10 km.

Pedro Cardia

---

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por dleitao Qui Fev 27, 2020 2:54 pm

Caros forumeiros,

Para os interessados, vai haver uma sessão de informação pública sobre os projetos de Revisão da Lista Vermelha das Aves e do III Atlas das Aves Nidificantes em Portugal. Será no próximo dia 5 de março, na Faculdade de Ciências de Lisboa.

Ver aqui: http://www.spea.pt/calendario/?year=2020&month=02&id=2163

Abraço.
dleitao
dleitao

Número de Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por nfpconceicao Seg Mar 02, 2020 2:53 pm

pedrocardia escreveu:Desafio ATLAS aos observadores: rapinas noturnas a nidificar

Este inverno, lançamos um desafio a todos os observadores de aves: registar as rapinas noturnas no PortugalAves eBird com o código de nidificação apropriado. Deste modo dão um importante contributo para o III Atlas das Aves Nidificantes em Portugal.


Devido ao seu comportamento, escassez e atividade predominantemente noturna, é muito difícil mapear a distribuição reprodutora das aves de rapina noturnas com um esforço de campo centrado apenas nos períodos das visitas sistemáticas do Atlas (de Março a Julho). Por este motivo, todas as observações de rapinas noturnas registadas, com código de nidificação, no PortugalAves eBird são muito valiosas para o Atlas.

Assim, lançamos um duplo desafio a todos os observadores:

1. estejam atentos aos sons que se ouvem nas longas noites de inverno; e

2. submetam as observações de aves de rapina noturnas com o código de nidificação adequado ao PortugalAves eBird (consultar AQUI as instruções de inserção de dados).


Na página do III Atlas das Aves Nidificantes em Portugal disponibilizam-se gravações das vocalizações mais típicas das rapinas noturnas bem como as instruções para o seu uso.

Por serem aves geralmente escassas, discretas e de difícil deteção todas as observações de rapinas noturnas com evidências de nidificação registadas no PortugalAves eBird são valiosas!

Obrigado pelo vosso contributo !

Pedro Cardia




Por acaso também trabalho de noite, e esta noite que passou com as vocalizações disponibilizadas no atlas consegui detectar na perfeição a "Coruja-das-torres - Tyto alba" mas quando vou colocar no ebird a história das tetradas faz-me confusão porque por exemplo no sitio onde estava aparece mais que uma e não sei qual é a certa. No caso em questão (Tavira) a quadricula suponho eu que seria a e275n173 mas depois a tetrada não sei como escolher.
nfpconceicao
nfpconceicao

Número de Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por pedrocardia Seg Mar 02, 2020 5:49 pm

Boa noite Nuno,

"Por acaso também trabalho de noite, e esta noite que passou com as vocalizações disponibilizadas no atlas consegui detectar na perfeição a "Coruja-das-torres - Tyto alba" (...)"

Muito bom ! É sempre um desafio encontrar rapinas noturnas e, mesmo tentando, nem sempre somos bem sucedidos.

"(...) mas quando vou colocar no ebird a história das tetradas faz-me confusão porque por exemplo no sitio onde estava aparece mais que uma e não sei qual é a certa. No caso em questão (Tavira) a quadricula suponho eu que seria a e275n173 mas depois a tetrada não sei como escolher."

A forma mais fácil de descobrir qual o código de uma tétrada (2x2km) é abrir no Google Earth o ficheiro que pode ser  descarregado AQUI.

Depois, no Google Earth deve fazer zoom até conseguir identificar bem o local que procura. Se colocar o cursor em cima do local onde detectou a coruja-das-torres e clicar na imagem deve surgir uma pequena janela/tabela que, na linha de cima, tem o código da tétrada. Os códigos de uma quadrícula (10x10km) são alfanuméricos do tipo E111N111 (letra, 3 algarismos, letra, 3 algarismos). Cada uma das 25 tétradas de uma quadrícula é identificada por uma letra, de A a Z (a letra "O" não é usada). Por exemplo, para designar a tétrada L da quadrícula E275N174 usa-se o código: E275N174_L (o underscore separa a letra que indica a tétrada do código de 8 dígitos que designa a quadrícula).


Para que a observação/escuta de coruja-das-torres seja ainda mais rica de informação é importante acrescentar o código de nidificação relevante. Na tabela da página 7 do PDF que pode consultar AQUI estão descritos os códigos de nidificação usados no Atlas.

Ajudei ?

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Cardia

P.S.: tenho boas memórias de ver Coruja-das-torres em Tavira a caçar pardais nas palmeiras do jardim que existe junto à ponte romana sobre o rio Gilão.

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por nfpconceicao Ter Mar 03, 2020 4:47 am

Bom dia, ajudou e muito. Em relação às palmeiras muitas foram-se com a praga mas ainda ficaram algumas que receberam o tratamento. Pardais são às paletes ao fim do dia mas curiosamente nunca reparei em corujas. Vou ficar atento.
Obrigado pela ajuda.
nfpconceicao
nfpconceicao

Número de Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 11 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 11 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... , 10, 11, 12  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos