Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projecto LIFE – Fura-bardos recupera floresta laurissilva

Ir para baixo

Projecto LIFE – Fura-bardos recupera floresta laurissilva Empty Projecto LIFE – Fura-bardos recupera floresta laurissilva

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 30, 2014 7:29 am

Projecto LIFE – Fura-bardos recupera floresta laurissilva
Data: 15 de Janeiro de 2014
Fonte: dnoticias.pt

Projecto LIFE – Fura-bardos recupera floresta laurissilva Ave1_0

Foi apresentado esta manhã, na Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, o projecto LIFE Fura-bardos, apoiado pela União Europeia e desenvolvido através de uma cooperação entre a Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves (SPEA), o Parque Natural da Madeira, a Direcção Regional de Florestas e a SEO-Birdlife.

Luís Costa, da SPEA, entidade que coordena o projecto destaca o facto de esta ser a primeira acção dirigida ao fura-bardos, uma sub-espécie de gavião que apenas existe na Madeira e nas Canárias, as duas regiões onde serão desenvolvidas acções.

“É uma das sub-espécies referenciadas como prioritárias para recuperação pela União Europeia”, sublinha.

Um dos objectivos do projecto é reunir mais informação sobre a espécie e proteger o seu habitat.

“Um dos problemas que o projecto pretende resolver é ter mais informação sobre esta espécie que é difícil de trabalhar, porque vive num habitat de floresta laurissilva muito fechado que não é fácil estudar”, explica.

No total, serão recuperados 76 hectares, em três concelhos, Santana, São Vicente e Porto Moniz que foram alvo de incêndios recentemente e onde serão plantadas 62 mil espécies da laurissilva.

“Também haverá a criação de alguma dinâmica económica local, nomeadamente criando alguns postos de trabalho que nesta altura são muito importantes”, destaca Manuel António Correia.

O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais que presidiu à apresentação do projecto recorda que, nos últimos anos, ao abtigo da iniciativa LIFE, a Região “candidatou-se e conseguiu ter no terreno projectos que ascenderam a 9 milhões de euros de investimentos e que corresponderam a uma transferência da EU de 6,5 milhões a fundo perdido”.

O governante lembra que estes fundos não fazem parte do pacote tradicional a que a Região tem direito, “acrescem a esses fundos”.

A Região já teve dois projectos que em dois anos diferentes foram considerados os melhores da UE, um dedicado à Freira da Madeira e outro à Freira do Bugio.

http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/425925-projecto-life-%E2%80%93-fura-bardos-recupera-floresta-laurissilva
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos