Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Incendios florestais

3 participantes

Ir para baixo

Incendios florestais Empty Incendios florestais

Mensagem por ribeiroa Seg Mar 23, 2009 5:07 am

Bom dia,

Parece-me que este ano vai ser um ano duro no que concerne ao flagelo dos incendios florestais,isto a analisar pela quantidade de incendios ja registados no mes de março, que entre outras zonas estao a atacar o P.n.p.g.

Infelismente, é o mundo em que vivemos, e ja vou perdendo a esperança que haja volta a dar.

Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Incendios florestais Empty Re: Incendios florestais

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 23, 2009 6:32 am

ribeiroa escreveu:Infelismente, é o mundo em que vivemos, e ja vou perdendo a esperança que haja volta a dar.

Eu diria antes que é o país em que vivemos. Isto é uma questão de cultura nacional.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Incendios florestais Empty Re: Incendios florestais

Mensagem por scirpaceus Seg Mar 23, 2009 9:57 am

Porque os fogos nesta altura do ano são um problema?

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Incendios florestais Empty Re: Incendios florestais

Mensagem por ribeiroa Seg Mar 23, 2009 10:32 am

[quote="scirpaceus"]Porque os fogos nesta altura do ano são um problema?

Boa tarde

Paulo, na minha modesta opiniao um fogo é sempre um problema em qualquer altura do ano, o que pretendia transmitir é que como temos um grave problema cultural conforme enuncia o Gonçalo é que possa servir de estimulo para acçoes criminosas num maior espaço de tempo ate terminar a epoca do calor...

Um abraço

Antonio

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Incendios florestais Empty Re: Incendios florestais

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 23, 2009 10:54 am

Segundo ouvi nas notícias o incêndio na zona da mata de albergaria começou há 2 dias perto das 8 da manhã.

Hoje deflagraram novos fogos no norte do país, pelo menos dois deles também por volta das 7 horas da manhã.

Não tenho bases para afirmar que há mão criminosa mas certamente que em Março os fogos não começam sozinhos às 7 da manhã.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Incendios florestais Empty Re: Incendios florestais

Mensagem por scirpaceus Seg Mar 23, 2009 12:57 pm

Numa área da Beira Alta existe uma planta chamada Narciso-do-Mondego (Narcissus scaberulus).
Trata-se de um endemismo lusitano. Esta planta está classificada como uma espécie em perigo crítico de extinção e goza de um estatuto de protecção. Integrou o Plano Nacional de Conservação da Flora em Perigo, cofinanciado pelo Programa Life da UE e pelo Instituto da Conservação da Natureza, que visa garantir a conservação de 8 espécies ameaçadas da nossa flora em Portugal.

Durante 3 anos calcorreei todo o vale do Mondego à sua procura, desde Carregal do Sal até à estrada que liga Fornos de Algodres a Gouveia (limite a norte). Depende de locais rochosos graníticos, prados e lameiros do percurso intermédio do rio Mondego. Com o abandono da agricultura e do pastoreio, a limpeza destas áreas deixou de ser feita, quer pelo corte de vegetação, quer pela ausência de queimadas. Grande parte destes locais encheram-se de giestas, cobrindo o solo de vegetação e sombra. Interessante o facto de ao percorrer áreas ardidas, onde no ano anterior não tinha encontrado qualquer exemplar, esta espécie aparecia. E por brincadeira, entre colegas, referia-mos que no plano de acção devia constar as queimadas ou pelo menos alguns incêndios de Verão, para aumentar a área de ocupação desta planta em perigo de extinção.

Grande parte dos incêndios desta altura do ano, são feitos por pastores, para limpar a zona de pastos. Sabe-se que após um incêndio aparece vegetação rasteira que serve de alimento do gado. No entanto, nos últimos anos, a ordem é apagar a qualquer custo e quem efectuava queimadas passou a ser olhado como criminoso. A sapiência de quem detinha e transmitia-a como se podia e devia fazer estas queimadas perdeu-se. Agora fazem-se asneiras porque essa transmissão de informação e conhecimento não é feita.

Em Santo André existe uma pessoa idosa que pela análise das condições do local, decide se existem condições para efectuar queimadas no caniçal. Vão até lá e verifiquem que nesta queimada, o fogo está sempre controlado, só arde o estipulado e isto sem que exista outro tipo de intervenção.

O problema cultural deste país em relação aos incêndios passa também pela ignorância dos urbanos que acham que o fogo nunca foi utilizado no ambiente rural e florestal como uma ferramenta de trabalho. Diabolizou-se o assunto e agora não há volta a dar.

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Incendios florestais Empty Re: Incendios florestais

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 23, 2009 4:52 pm

scirpaceus escreveu:O problema cultural deste país em relação aos incêndios passa também pela ignorância dos urbanos que acham que o fogo nunca foi utilizado no ambiente rural e florestal como uma ferramenta de trabalho. Diabolizou-se o assunto e agora não há volta a dar.

Caro Paulo,

Temo que a ignorância não seja apenas dos "urbanos", como lhes chamas.

Relato um episódio que se passou comigo.

Em Dezembro de 2001, andava em nas minhas prospecções na parte norte da serra da Estrela, perto das Penhas Douradas. Estava frio e soalheiro.

Reparei em diversas colunas de fumo que saíam dos matagais. De imediato liguei o 117 para acautelar eventual incêndio florestal.

A voz do outro lado veio pachorrenta e despreocupada "ah isso são os pastores". E eu perguntei "mas eles podem fazer isto?". Resposta: "não, não podem, eles sabem que não podem, nós já os avisámos várias vezes mas eles continuam a fazer isso". Mas com um tom altamente desprocupado como quem diz "não se preocupe, é proibido mas tá tudo bem."

Fiquei pouco esclarecido quanto à utilidade do meu telefonema e muito pouco esclarecido sobre se esses incêndios ateados por pastores, alegadamente proibidos, eram bons ou maus. Não sei se o indivíduo que me atendeu estava bem informado acerca do assunto, mas certamente não me esclareceu devidamente.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Incendios florestais Empty Re: Incendios florestais

Mensagem por ribeiroa Ter Mar 24, 2009 4:53 am

Bom dia

Concordo plenamente com o Paulo sobre a necessidade de se fazerem queimadas como forma de renovaçao da vegetaçao.Eu proprio sou descendente de agricultores que de uma forma ordenada as faziam com a necessidade e o beneficio que trazem (zona da freixianda- vila nova de ourem).Como o Paulo refere a situaçao torna-se diabolizada nos meios urbanos por algum desconhecimento, sobretudo pelo facto de os incendios ocorrerem em zonas de floresta comercial ou zonas protegidas,onde nao ha necessariamente necessidade de fogos.Pergunto eu na minha ingenuidade se ao passarmos a A22 de torres novas ate V.V.Rodao percorremos todos aqueles quilometros da beira baixa onde praticamente ja tudo ardeu se os beneficios do fogo serao superiores aos prejuizos?

O que efectivamente condeno é a acçao criminosa que mete em causa o nosso patrimonio natural de uma forma descontrolada colocando em risco alguns ecossistemas,populaçoes , animais, etc.
Eu compreendo o papel do fogo na natureza, e veja-se o caso dos incendios na savana africana ou o caso que o Paulo acabou de enunciar, contudo pouco me leva a crer que a causa dos mesmos seja descuidos nas queimadas precisamente pelo crescente abandono da agricultura de subsistencia.

Cumprimentos

Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Incendios florestais Empty Re: Incendios florestais

Mensagem por scirpaceus Ter Mar 24, 2009 5:58 am

Os fogos ou as queimadas realizadas nesta altura do ano (e não com estas condições meteorológicas) provocam a diminuição da carga combustivel. O que favorece o não aparecimento daqueles fogos incontroláveis de Verão.

Por aquilo que é do meu conhecimento e posso estar errado, a vegetação mediterrânica deve arder periodicamente para provocar a diminuição da carga combustivel, quer para renovar a vegetação. O caso da Arrábida, ao não deixar arder periodicamente e de maneira controlada, provoca que abunde o carrasco e verifique-se a diminuição de espécies como os narcisos, orquídeas entre outras. Quando uma área arde, toda essa vegetação aparece, reiniciando-se um ciclo que devia acontecer periodicamente. O que lá existe é uma bomba-relógio.

A Mata da Margaraça ardeu cerca de 80% em Setembro de 1987. Estive lá antes, durante e após o incêndio. Se lá forem agora, praticamente não existe diferença entre o antes e o depois, tendo a Mata até aumentado de área. A Natureza tem ciclos e nós estamos a interrompê-los.

Se agora vão apagar qualquer fogacho, logicamente que quem pretende efectuar as tais queimadas ilegais, opta por escolher estes dias de vento de leste, com baixas cargas de humidade para fazer o "serviço de forma completa e rápida".

Alguem julga que um pastor vai dirigir-se à Camara Municipal respectiva, preenche um impresso, paga uma taxa, espera pelo parecer da Comissão Florestal Municipal e chama os bombeiros para efectuar uma queimada?

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Incendios florestais Empty Re: Incendios florestais

Mensagem por ribeiroa Ter Mar 24, 2009 9:23 am

Boa tarde Paulo,

Na minha modesta humildade so me resta dizer que estamos sempre a aprender.

Um abraço

Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Incendios florestais Empty Re: Incendios florestais

Mensagem por scirpaceus Ter Mar 24, 2009 9:27 am

Gonçalo Elias escreveu:
scirpaceus escreveu:O problema cultural deste país em relação aos incêndios passa também pela ignorância dos urbanos que acham que o fogo nunca foi utilizado no ambiente rural e florestal como uma ferramenta de trabalho. Diabolizou-se o assunto e agora não há volta a dar.

Caro Paulo,

Temo que a ignorância não seja apenas dos "urbanos", como lhes chamas.

Relato um episódio que se passou comigo.

Em Dezembro de 2001, andava em nas minhas prospecções na parte norte da serra da Estrela, perto das Penhas Douradas. Estava frio e soalheiro.

Reparei em diversas colunas de fumo que saíam dos matagais. De imediato liguei o 117 para acautelar eventual incêndio florestal.

A voz do outro lado veio pachorrenta e despreocupada "ah isso são os pastores". E eu perguntei "mas eles podem fazer isto?". Resposta: "não, não podem, eles sabem que não podem, nós já os avisámos várias vezes mas eles continuam a fazer isso". Mas com um tom altamente desprocupado como quem diz "não se preocupe, é proibido mas tá tudo bem."

Fiquei pouco esclarecido quanto à utilidade do meu telefonema e muito pouco esclarecido sobre se esses incêndios ateados por pastores, alegadamente proibidos, eram bons ou maus. Não sei se o indivíduo que me atendeu estava bem informado acerca do assunto, mas certamente não me esclareceu devidamente.

1 abraço,
Gonçalo

Caro Gonçalo

Temo dizer-te, mas acho que do outro lado estava a voz pachorrenta da sabedoria.

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Incendios florestais Empty Re: Incendios florestais

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Mar 24, 2009 9:51 am

Caro Paulo,

Certamente que o fogo é um agente natural, mas nota que as zonas de vegetação (autóctone) estão naturalmente preparadas para enfrentar o fogo; o mesmo não se pode dizer das plantações de resinosas, por exemplo, que são autênticos barris de pólvora e que depois de reduzidas a cinzas não regeneram.

Não achas que as situações são diferentes?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Incendios florestais Empty Re: Incendios florestais

Mensagem por scirpaceus Ter Mar 24, 2009 4:59 pm

Olá Gonçalo

Em primeiro lugar, tiveste uma atitude cívica que não é frequente acontecer. Na maioria nestas situações acham sempre que alguem já contactou as autoridades.

Quem te atendeu, não era propriamente diplomada em atendimento ao publico. Mas sabia do que falava :-)

Agora, a questão que levantas, em Dezembro, na Serra da Estrela, frio, o fogo em mata de resinosas arde lento, com chama baixa e é uma boa oportunidade para fazer diminuir a carga combustivel. Eu já assisti a uma queimada nestas condições, claramente diferente se acontecesse num período de calor, principalmente com ventos de leste. Nestas condições os incêndios atravessam auto-estradas e rios e os pinheiros explodem literalmente.

Já que tenho aqui na minha freguesia uma boa corporação de bombeiros e na Junta de Freguesia da qual pertenço ao executivo, temos tambem meios de primeira intervenção a incêndios florestais, deixa-me dizer que aquelas fases todas (bravo, charlie, etc) eram escusadas. Os meios só deviam ser accionados em situações críticas, principalmente quando existe predominância de ventos de leste. Nos outros períodos é só para gastar dinheiro e tempo. Basta que exista aqui uma boa vigilância e uma boa capacidade de coordenação e de reacção rápida, que se tenha feito a limpeza de faixas de 150m nas áreas nascente das povoações inseridas em meio florestal, para não deslocarmos para lá todos os meios, quando a "coisa aquecer" e limpeza da matéria florestal debaixo das linhas de alta e média tensão situadas a nascente das povoações. Duas viaturas a intervir chegam, para sermos uma freguesia classificada como zona de risco para incêndios, porque não arde (as árvores ainda cá estão todas). O resto do Concelho de Coimbra foi-se ainda há pouco tempo, conforme se devem lembrar, onde ardeu a M.N. Vale de Canas e o fogo entrou dentro do perímetro urbano da cidade de Coimbra.

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Incendios florestais Empty Re: Incendios florestais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos