Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Incêndios Florestais: sist.vídeo-vigilância - risco de fecho

Ir para baixo

Incêndios Florestais: sist.vídeo-vigilância - risco de fecho Empty Incêndios Florestais: sist.vídeo-vigilância - risco de fecho

Mensagem por Andorinha-dáurica Seg Jul 16, 2007 2:50 am

Protecção Civil espera regularizar esta semana sistema de vídeo-vigilância em risco de fecho
14.07.2007
Lusa

A Autoridade Nacional de Protecção Civil espera regularizar, no início da semana, a situação do único sistema de vídeo-vigilância para detecção de incêndios florestais no distrito de Santarém, em risco de encerrar, disse à Lusa fonte oficial.

O responsável pelo projecto tinha declarado anteriormente à Lusa que o sistema seria retirado por falta de acordo quanto ao aluguer do terreno onde o sistema está instalado, com 12 metros quadrados.

O sistema foi instalado em 2005 no lugar de Medroa, perto da Barragem de Castelo do Bode, através de uma iniciativa da Associação Empresarial para a Divulgação da Inovação (COTEC) em parceria com Instituto das Novas Tecnologias (INOV).

De acordo com o vice-presidente do INOV, Paulo Relvas, o instituto alugou a área, onde ainda está instalada a torre e os equipamentos, por 100 euros/mês, mas no fim do contrato anual (início de Julho) decidiu não continuar a suportar os custos.

Argumentando que já tinha oferecido os equipamentos e a solução global, o INOV tem vindo a escrever, desde há meses, várias cartas ao Ministério da Administração Interna (MAI) a pedir que a tutela tome conta formalmente do projecto (nomeadamente assegurando o pagamento do aluguer do terreno).

Paulo Relvas contou à Lusa que o MAI ainda não respondeu aos pedidos pelo que o Inov vai deixar de pagar o aluguer e o projecto será terminado.

Fonte oficial do Ministério da Administração Interna declarou hoje que “a Autoridade Nacional de Protecção Civil apenas tomou conhecimento do problema no início da semana [passada] e está a analisá-lo do ponto de vista técnico”.

Ainda assim, acrescentou a mesma fonte, a Protecção Civil “espera que a regularização venha a acontecer no início da semana”.

Este sistema de vídeo-vigilância cobre uma área total de floresta e território de 200.000 hectares, conforme demonstrou no seu computador o responsável do Inov, parceiro do Inesc-Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, uma associação privada sem fins lucrativos, de utilidade pública, dedicada à educação, incubação, investigação científica e consultoria tecnológica.
Andorinha-dáurica
Andorinha-dáurica
Moderador

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos