Hotspots--fusões
+16
Daniel Raposo
Miguel Berkemeier
Tissot
Paulo Belo
Flávio Oliveira
lrodrigues
pedrocardia
Paulo Alves
HL
PNicolau
Lars Gonçalves
João Tomás
pedro121
Gonçalo Elias
Pedro Fernandes
Pedro Lopes Moreira
20 participantes
Fórum Aves :: eBird
Página 2 de 15
Página 2 de 15 • 1, 2, 3 ... 8 ... 15
Re: Hotspots--fusões
PN Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina--Cabranosa (192 espécies, 400 listas)
com
PN Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina--pinhal da Cabranosa (96 espécies, 18 listas)
Estes dois pontos são quase sobrepostos, aliás o ponto Cabranosa fica já a tocar no pinhal. Não encontro razão para haver dois hotspots distintos neste local.
com
PN Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina--pinhal da Cabranosa (96 espécies, 18 listas)
Estes dois pontos são quase sobrepostos, aliás o ponto Cabranosa fica já a tocar no pinhal. Não encontro razão para haver dois hotspots distintos neste local.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Gonçalo Elias escreveu:PN Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina--Cabranosa (192 espécies, 400 listas)
com
Bem, eu posso ir ver aves ao Pinhal da Cabranosa sem ir à Cabranosa e vice versa, as listas inseridas no final são de florestais? ou são feitas na cabranosa e colocadas lá?
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:
Bem, eu posso ir ver aves ao Pinhal da Cabranosa sem ir à Cabranosa e vice versa, as listas inseridas no final são de florestais? ou são feitas na cabranosa e colocadas lá?
Claro que é possível. A questão para mim é outra: o pinhal faz parte da Cabranosa ou não? Para mim faz...
Imagina o mesmo para a lagoa de Óbidos. Podíamos criar um ponto chamado "pinhal da lagoa de Óbidos", que fica adjacente à lagoa. É possível ir ver aves lá sem ir à lagoa? É. Faz sentido? Se calhar faz, a situação não é muito diferente... Quem diz pinhal diz outro habitat qualquer... Olha, a praia, por exemplo...
Quanto à questão que colocas sobre a composição das listas do pinhal da Cabranosa há de tudo: estão lá florestais, mas aparecem coisas como cegonha-preta, rapinas (certamente a sobrevoar), gaivotas, gralhas-de-bico-vermelho, lavercas...
Gonçalo Elias escreveu:
Imagina o mesmo para a lagoa de Óbidos. Podíamos criar um ponto chamado "pinhal da lagoa de Óbidos", que fica adjacente à lagoa. É possível ir ver aves lá sem ir à lagoa? É. Faz sentido? Se calhar faz, a situação não é muito diferente... Quem diz pinhal diz outro habitat qualquer... Olha, a praia, por exemplo...
Olha que já faltou mais, eu é que não faço normalmente florestais, mas quem sabe, mas olha que o pinhal à volta da lagoa já foi, agora é campos de golfe, 3 megas urbanizações...
Aeródromo de Lagos (90 espécies, 34 listas)
com
Paul de Lagos (37 espécies, 4 listas)
Estes dois locais são muito próximos um do outro e na prática formam a mesma unidade, pois as aves deslocam-se frequentemente de um para o outro, sendo que o primeiro é composto principalmente por salinas e o segundo por sapal e caniçal. Para o hotspot resultante de uma eventual fusão o nome Paul de Lagos é mais apropriado, uma vez que as aves não estão realmente no aeródromo.
com
Paul de Lagos (37 espécies, 4 listas)
Estes dois locais são muito próximos um do outro e na prática formam a mesma unidade, pois as aves deslocam-se frequentemente de um para o outro, sendo que o primeiro é composto principalmente por salinas e o segundo por sapal e caniçal. Para o hotspot resultante de uma eventual fusão o nome Paul de Lagos é mais apropriado, uma vez que as aves não estão realmente no aeródromo.
Cabeça da Serra (Ourique, PT-02), 24 espécies, 6 listas
com
Cabeça da Serra (Ourique, PT-02), 11 espécies, 0 listas
o segundo destes hotspots tem o mesmo nome mas está mal localizado, provavelmente um lapso
com
Cabeça da Serra (Ourique, PT-02), 11 espécies, 0 listas
o segundo destes hotspots tem o mesmo nome mas está mal localizado, provavelmente um lapso
Pedro Lopes Moreira escreveu:Em Aveiro, há dois hotspots muito próximos designados 'Ria de Aveiro - marinhas de São Roque' e 'Salinas da Passã'. Estes hotspots estão marcados em dois pontos com boa visibilidade para um largo conjunto de marinhas e uma salina activa (mas outras salinas estão a ser reactivadas na zona), mas as áreas que se observam a partir desses pontos (ou de outros de onde se prefira olhar para essas salinas e marinhas) sobrepõem-se largamente. Na minha opinião, estes hotspots podiam ser fundidos num só, com nome 'Ria de Aveiro - salinas e marinhas de Vera Cruz', e que poderia ficar marcado ao centro da área de salinas e marinhas, algures por estas coordenadas 40.648674, -8.658095.
Estes dois hotspots foram fundidos conforme sugeriste.
PNicolau escreveu:Eu proponho que o hotspot Quatro-Águas seja fundido com o hotspot salinas do Mercado Municipal de Tavira.
Apesar de eventualmente poder fazer sentido, o ponto Quatro-Águas é essencialmente usado para as salinas e sapal que envolvem a Estrada das Quatro Águas, que pertencem ao mesmo complexo das salinas do mercado. Onde está o ponto Quatro-Águas não tem nada de interessante, é apenas um cais com uma vista geral para a Ria.
Creio que a localização do ponto fundido deveria ser mudado mais ou menos a meio da estrada, até porque é impossível desenhar a fronteira entre estes hotspots.
Isto torna-se evidente quando, a mesma ave (Phalaropus lobatus) está nos dois hotspots, mesmo sendo a mesma. Só porque num dia estava um pouco mais à frente na estrada do que no outro...
Quanto muito, criem um ponto geral para todo esse complexo de salinas, e um novo para o Pontão das Quatro Águas, apesar de eu não ver utilidade nesse mesmo.
Nada tenho a opor, mas gostaria de saber o nome correcto desse complexo de salinas.
Alguém tem acesso à carta militar 1:25000 da zona? Normalmente essas cartas apresentam a toponímia com bastante detalhe...
Está aqui para quem precisar da toponímia ou para outras coisas.Alguém tem acesso à carta militar 1:25000 da zona?
http://www.igeoe.pt/igeoesig/
Hugo
HL escreveu:Está aqui para quem precisar da toponímia ou para outras coisas.Alguém tem acesso à carta militar 1:25000 da zona?
http://www.igeoe.pt/igeoesig/
Hugo
Hugo eu costumo consultar esse site mas apenas disponibilizam as folhas 1:50000 (embora permitam ampliá-las), só que essas não têm a toponímia com tanto detalhe...
Tens razão. Tenho a certeza que em tempos (há um ano talvez) a página do IGEOE disponibilizada em websig a série M888 (1:25000).
Nas edições que tenho nenhuma das salinas tem designação!
Nas edições que tenho nenhuma das salinas tem designação!
HL escreveu:Tens razão. Tenho a certeza que em tempos (há um ano talvez) a página do IGEOE disponibilizada em websig a série M888 (1:25000).
Também eu...
Gonçalo Elias escreveu:lars escreveu:Vi agora no eBird que há 2 hopspots para a Meia Praia, ambos com cerca de 80 espécies será que não seria melhor fundir?
Ou será que estão separados por uma ser para a visualizaçao de aves na praia e a outra na ria?
Ria de Alvor--Meia-praia - http://ebird.org/ebird/portugal/hotspot/L2806880
Meia Praia - http://ebird.org/ebird/portugal/hotspot/L1328629
Já tinha reparado nesse par e também me parece que faz sentido a fusão, até porque há muita sobreposição entre ambos. A minha dúvida é mais sobre que nome dar mas creio que "Ria de Alvor--Meia-praia" é o mais addequado.
Foi feita a fusão dos seguintes hotspots:
Ria de Alvor--Meia-praia
e
Meia Praia
Boas,
sugiro a fusão dos seguintes hotspots:
Carvoeiro (Mação, PT-14, 32 espécies, 5 listas)
pinhal, olival e hortas do Carvoeiro (Mação, PT-14, 22 espécies, 9 listas)
(nome sugerido- Carvoeiro)
Abrantes--Castelo--miradouro (Abrantes, PT-14, 40 espécies, 17 listas)
Abrantes--Castelo--jardim (Abrantes, PT-14, 76 espécies, 28 listas)
(nome sugerido- Abrantes--Castelo)
IBA Portas de Rodão e Vale Mourão--Portas de Rodão (Vila Velha de Rodão, PT-05, 116 espécies, 66 listas)
IBA Portas de Rodão e Vale Mourão--ponte sobre o Tejo (Vila Velha de Rodão, PT-05, 21 espécies, 6 listas)
(Manter apenas o Hotspot "Portas de Rodão", motivo: pontos próximos um do outro, sem diferenças de maior no tipo de espécies observadas)
Concordo com a fusão destes dois pontos.
sugiro a fusão dos seguintes hotspots:
Carvoeiro (Mação, PT-14, 32 espécies, 5 listas)
pinhal, olival e hortas do Carvoeiro (Mação, PT-14, 22 espécies, 9 listas)
(nome sugerido- Carvoeiro)
Abrantes--Castelo--miradouro (Abrantes, PT-14, 40 espécies, 17 listas)
Abrantes--Castelo--jardim (Abrantes, PT-14, 76 espécies, 28 listas)
(nome sugerido- Abrantes--Castelo)
IBA Portas de Rodão e Vale Mourão--Portas de Rodão (Vila Velha de Rodão, PT-05, 116 espécies, 66 listas)
IBA Portas de Rodão e Vale Mourão--ponte sobre o Tejo (Vila Velha de Rodão, PT-05, 21 espécies, 6 listas)
(Manter apenas o Hotspot "Portas de Rodão", motivo: pontos próximos um do outro, sem diferenças de maior no tipo de espécies observadas)
Gonçalo Elias escreveu:PN Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina--Cabranosa (192 espécies, 400 listas)
com
Concordo com a fusão destes dois pontos.
Olá Paulo, obrigado pelas sugestões, pela minha parte nada a opor, mas normalmente deixo passar uns dias após a apresentação de cada nova sugestão, para ver se alguém tem alguma coisa a dizer, isto porque as fusões são irreversíveis.
Calma, não ocorreu o que eu propus.PNicolau escreveu:Eu proponho que o hotspot Quatro-Águas seja fundido com o hotspot salinas do Mercado Municipal de Tavira.
Apesar de eventualmente poder fazer sentido, o ponto Quatro-Águas é essencialmente usado para as salinas e sapal que envolvem a Estrada das Quatro Águas, que pertencem ao mesmo complexo das salinas do mercado. Onde está o ponto Quatro-Águas não tem nada de interessante, é apenas um cais com uma vista geral para a Ria.
Creio que a localização do ponto fundido deveria ser mudado mais ou menos a meio da estrada, até porque é impossível desenhar a fronteira entre estes hotspots.
Isto torna-se evidente quando, a mesma ave (Phalaropus lobatus) está nos dois hotspots, mesmo sendo a mesma. Só porque num dia estava um pouco mais à frente na estrada do que no outro...
Quanto muito, criem um ponto geral para todo esse complexo de salinas, e um novo para o Pontão das Quatro Águas, apesar de eu não ver utilidade nesse mesmo.
Eu disse que faria sentido unir os dois pontos e colocar o ponto no meio das salinas e, quanto muito, criar um novo no Pontão das Quatro Águas caso tal se justificasse.
O que sucedeu foi um "extremar" dos dois pontos já existentes, colocando no na zona do Pontão o ponto já existente das salinas das Quatro Águas, assim como inúmeras listas que dizem respeito às salinas.
Eu discordo desta nova mudança.
Daí a nova necessidade de criar um ponto como este: http://ebird.org/ebird/portugal/view/checklist?subID=S27140544
Que anteriormente teria ido logo parar ao hotspot Quatro-Águas.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Paulo Alves escreveu:
Pois, eu não concordo. É certo que são próximos, é certo que as espécies são semelhantes, mas também é certo que é perfeitamente possível ir a um e não a outro, e que mesmo indo aos dois estamos a fazer dois pontos distantes por estrada 4km...
PNicolau escreveu:Calma, não ocorreu o que eu propus.
Eu disse que faria sentido unir os dois pontos e colocar o ponto no meio das salinas e, quanto muito, criar um novo no Pontão das Quatro Águas caso tal se justificasse.
O que sucedeu foi um "extremar" dos dois pontos já existentes, colocando no na zona do Pontão o ponto já existente das salinas das Quatro Águas, assim como inúmeras listas que dizem respeito às salinas.
Eu discordo desta nova mudança.
Daí a nova necessidade de criar um ponto como este: http://ebird.org/ebird/portugal/view/checklist?subID=S27140544
Que anteriormente teria ido logo parar ao hotspot Quatro-Águas.
Que nome sugeres para o ponto agregador?
E já agora, os bichos que estão do lado da ria na maré baixa entram onde?
pedro121 escreveu:Pois, eu não concordo. É certo que são próximos, é certo que as espécies são semelhantes, mas também é certo que é perfeitamente possível ir a um e não a outro, e que mesmo indo aos dois estamos a fazer dois pontos distantes por estrada 4km...
A distância por estrada é completamente irrelevante, o que interessa é a distância em linha recta. E neste caso a distância é de 1 km.
Do meu ponto de vista a questão relevante é esta: qual é a distância mínima que deve existir entre hotspots?
E outra questão: o hotspot deve corresponder ao local onde se encontram as aves ou ao local onde está o observador? Se alguém parar na ponte e olhar para as portas e andarem por lá alguns grifos e outras aves planadoras, as aves devem ser registadas como estando nas portas ou na ponte?
Gonçalo Elias escreveu:
A distância por estrada é completamente irrelevante, o que interessa é a distância em linha recta. E neste caso a distância é de 1 km.
Porque é que é irrelevante? é a distancia feita pelos observadores, não me parece que muita gente faça o percurso a pé.
Gonçalo Elias escreveu:[
Do meu ponto de vista a questão relevante é esta: qual é a distância mínima que deve existir entre hotspots?
Essa questão não faz sentido.
Gonçalo Elias escreveu:
E outra questão: o hotspot deve corresponder ao local onde se encontram as aves ou ao local onde está o observador? Se alguém parar na ponte e olhar para as portas e andarem por lá alguns grifos e outras aves planadoras, as aves devem ser registadas como estando nas portas ou na ponte?
Bem, para essa tenho uma resposta, tendo em vista a uniformização de critérios, a central defende ou pretende que as aves sejam colocadas no ponto onde está o observador.
Esse é um problema generalizado em toda a Ria. Há sempre limícolas para ver em todo o lodo, no entanto não há hotspots para cada porção de Ria.Gonçalo Elias escreveu:
Que nome sugeres para o ponto agregador?
E já agora, os bichos que estão do lado da ria na maré baixa entram onde?
Esses bichos iriam parar ao ponto Salinas de Tavira (área geral), ou algo do estilo. É que para mim não faz sentido delinear fronteiras que na prática não existem.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
pedro121 escreveu:Gonçalo Elias escreveu:[
Essa questão não faz sentido.
Claro que faz, tanto que faz que tu próprio questionaste a existência de dois hotspots na Torre, em lados opostos da rotunda
pedro121 escreveu:
Bem, para essa tenho uma resposta, tendo em vista a uniformização de critérios, a central defende ou pretende que as aves sejam colocadas no ponto onde está o observador.
Não me parece que seja tão simples quanto isso. Para áreas que podem ser observadas a partir de múltiplos pontos alternativos (p.e. baías, lagos, etc) já vi recomendado que o hotspot seja colocado ao centro da área. Não vejo vantagem em ter hotspots próximos quando a área (de interesse) observada é a mesma. Se a ideia é fornecer indicações aos outros observadores sobre bons pontos de observação, tal pode resolver-se nos comentário à lista.
Pedro Lopes Moreira- Número de Mensagens : 279
Pedro Lopes Moreira escreveu:[
Não me parece que seja tão simples quanto isso. Para áreas que podem ser observadas a partir de múltiplos pontos alternativos (p.e. baías, lagos, etc) já vi recomendado que o hotspot seja colocado ao centro da área. Não vejo vantagem em ter hotspots próximos quando a área (de interesse) observada é a mesma. Se a ideia é fornecer indicações aos outros observadores sobre bons pontos de observação, tal pode resolver-se nos comentário à lista.
E o que é que isso tem a ver com a questão do Gonçalo? Ou não percebi eu a pergunta dele?
Gonçalo Elias escreveu:
Claro que faz, tanto que faz que tu próprio questionaste a existência de dois hotspots na Torre, em lados opostos da rotunda
Não faz sentido porque podes ter hotspots dentro de hotspots.
Página 2 de 15 • 1, 2, 3 ... 8 ... 15