Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hotspots--fusões

+16
Daniel Raposo
Miguel Berkemeier
Tissot
Paulo Belo
Flávio Oliveira
lrodrigues
pedrocardia
Paulo Alves
HL
PNicolau
Lars Gonçalves
João Tomás
pedro121
Gonçalo Elias
Pedro Fernandes
Pedro Lopes Moreira
20 participantes

Página 8 de 15 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 11 ... 15  Seguinte

Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por pedro121 Dom Abr 16, 2017 1:43 pm

Gonçalo Elias escreveu:
De qualquer forma toda esta discussão é absolutamente inútil porque eu não tenho a mais pequena dúvida que quando PeF aqui aparecer, ele vai dizer que é para manter os dois pontos separados tal como estão Laughing

Eu era para perguntar isso, os editores são 3, estas decisões de fusão são tomadas em conjunto?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por pedro121 Dom Abr 16, 2017 1:48 pm

Daniel Raposo escreveu:
Tb consigo viver com isso... mas se assim for, que se opte pela solução do Pedro Ramalho...

Que diga-se tem a vantagem de ir de encontro ao que está estabelecido nas regras do eBird e também de cumprir com os critérios dos revisores Portugueses.

Portanto volto a sugerir Daniel que cries um ponto para o espaço, que transfiras as tuas listas para lá e que proponhas o ponto criado como PP.

Em alternativa, podes sempre mudar todas as tuas listas para o ponto geral.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 16, 2017 1:59 pm

pedro121 escreveu:Eu era para perguntar isso, os editores são 3, estas decisões de fusão são tomadas em conjunto?

Não posso responder pelos outros, o que vou escrever a seguir representa a minha visão individual.

Sempre que alguém me apresenta uma proposta de fusão, eu sugiro que a mesma seja colocada no Forum, à consideração da comunidade (eu faço isso para as minhas próprias propostas também, coloco-as aqui à consideração).

Se ninguém se manifestar (isto é, se não houver oposição) durante vários dias - uma semana, por exemplo, então eu assumo que toda a gente concorda e faço a fusão.

Quando há oposição, em geral essa oposição surge nas primeiras 24 horas; segue-se uma troca de argumentos, cujo resultado em geral é semelhante ao que se viu neste caso da lagoa de Allbufeira ou no da ribeira de Alcantarilha - visões díspares sobre o que deve ser feito. Nestes casos não faço nada e fica tudo na mesma. E aqui pode acontecer uma de duas coisas: ou aparece por aqui o "boss" Very Happy , diz de sua justiça e a partir daí "o juíz decidiu está decidido" Very Happy  ou então o "boss"  não aparece e a situação fica de molho, podendo eventualmente ser abordada numa das reuniões secretas da equipa de gestão de hotspots. Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por pedro121 Dom Abr 16, 2017 2:27 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Eu era para perguntar isso, os editores são 3, estas decisões de fusão são tomadas em conjunto?

Não posso responder pelos outros, o que vou escrever a seguir representa a minha visão individual.

Sempre que alguém me apresenta uma proposta de fusão, eu sugiro que a mesma seja colocada no Forum, à consideração da comunidade (eu faço isso para as minhas próprias propostas também, coloco-as aqui à consideração).

Se ninguém se manifestar (isto é, se não houver oposição) durante vários dias - uma semana, por exemplo, então eu assumo que toda a gente concorda e faço a fusão.

Quando há oposição, em geral essa oposição surge nas primeiras 24 horas; segue-se uma troca de argumentos, cujo resultado em geral é semelhante ao que se viu neste caso da lagoa de Allbufeira ou no da ribeira de Alcantarilha - visões díspares sobre o que deve ser feito. Nestes casos não faço nada e fica tudo na mesma. E aqui pode acontecer uma de duas coisas: ou aparece por aqui o "boss" Very Happy , diz de sua justiça e a partir daí "o juíz decidiu está decidido" Very Happy  ou então o "boss"  não aparece e a situação fica de molho, podendo eventualmente ser abordada numa das reuniões secretas da equipa de gestão de hotspots. Smile

Humm, sinceramente se acho bem que a comunidade seja consultada pelo menos nas fusões de Pontos validos, acho que deveriam ser sempre abordados nas reuniões secretas lolol. ou então não. Smile

Bom, não sei, de qualquer modo concordo em que se fale no assunto com a comunidade.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 16, 2017 2:46 pm

A questão é que nas reuniões secretas temos coisas mais importantes para falar do que de fusões de pontos que são mais ou menos consensuais Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por Daniel Raposo Dom Abr 16, 2017 2:57 pm

Gonçalo, enquanto o Big Boss não se pronuncia não poderia ser adoptada a solução do Pedro? Caso o PeF desse o aval à fusão, juntava-se depois tudo no novo ponto.
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 200
Idade : 44
Local : Seixal/Cercal do Alentejo
Data de inscrição : 16/12/2015

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 16, 2017 3:10 pm

Daniel Raposo escreveu:Gonçalo, enquanto o Big Boss não se pronuncia não poderia ser adoptada a solução do Pedro? Caso o PeF desse o aval à fusão, juntava-se depois tudo no novo ponto.

Em situações que dão polémica normalmente não faço nada sem obter a opinião do PeF.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por LuisMM Ter Abr 25, 2017 5:08 am

Em Ílhavo, na praia da Barra:
- Praia da Barra, Aveiro (ponto pessoal)
- Molhe sul da Praia da Barra (hotspot)
LuisMM
LuisMM

Número de Mensagens : 724
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 25, 2017 8:43 am

LuisMM escreveu:Em Ílhavo, na praia da Barra:
- Praia da Barra, Aveiro (ponto pessoal)
- Molhe sul da Praia da Barra (hotspot)

Os pontos pessoais não podem ser fundidos, nesse caso o que podes fazer é transferires para o hotspot as tuas listas que estão no ponto pessoal.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por LuisMM Ter Abr 25, 2017 12:48 pm

Gonçalo Elias escreveu:
LuisMM escreveu:Em Ílhavo, na praia da Barra:
- Praia da Barra, Aveiro (ponto pessoal)
- Molhe sul da Praia da Barra (hotspot)

Os pontos pessoais não podem ser fundidos, nesse caso o que podes fazer é transferires para o hotspot as tuas listas que estão no ponto pessoal.

Esse ponto pessoal não é meu, apenas dei conta dele ao procurar por skuas em Ílhavo


Última edição por LuisMM em Ter Abr 25, 2017 12:59 pm, editado 1 vez(es)
LuisMM
LuisMM

Número de Mensagens : 724
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 25, 2017 12:54 pm

LuisMM escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
LuisMM escreveu:Em Ílhavo, na praia da Barra:
- Praia da Barra, Aveiro (ponto pessoal)
- Molhe sul da Praia da Barra (hotspot)

Os pontos pessoais não podem ser fundidos, nesse caso o que podes fazer é transferires para o hotspot as tuas listas que estão no ponto pessoal.

Esse ponto pessoal não é meu, apenas dei conta dele ao procurar por skuas em Ílhavo...

Ah ok, de qualquer forma as ferramentas de gestão de hotspots não permitem fundir pontos pessoais (esses são "posse" dos respectivos observadores).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por pedro121 Sex maio 19, 2017 4:08 am

bem, como este tópico está muito calmo, alguém quer começar a pensar na fusão dos pontos da Ponta da Erva? sim, por até eu, que sou "sempre" contra fusões acho que nesse caso é fundir e voltar a fundir!

Primeira questão, o ponto RN Estuário do Tejo--Mouchão das Garças (acesso condicionado) está no sitio certo??

Fundir:
Lezíria Grande de Vila Franca de Xira--Cardal (acesso condicionado)
Lezíria Grande de Vila Franca de Xira--Poça do Cardal
Lezíria Grande de Vila Franca de Xira--Arrozais da Vala de Mar de Cães (acesso condicionado)

Fundir
Lezíria Grande de Vila Franca de Xira--Portas do Capitão-Mór (acesso condicionado)

com o ponto geral, e colocar este mais longe da estrada.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por PNicolau Sex maio 19, 2017 4:10 am

Apoio. A ponta da Erva é um caos
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por Gonçalo Elias Sex maio 19, 2017 4:15 am

o pedido é oportuno e fica registado, na próxima semana a equipa de gestão de hotspots vai ter uma reunião, vou adicionar esta situação à agenda
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por Flávio Oliveira Sex maio 19, 2017 11:50 am

pedro121 escreveu:Fundir:
Lezíria Grande de Vila Franca de Xira--Cardal (acesso condicionado)
Lezíria Grande de Vila Franca de Xira--Poça do Cardal
Lezíria Grande de Vila Franca de Xira--Arrozais da Vala de Mar de Cães (acesso condicionado)

A sugestão é interessante. Mas que nome adoptarias? E onde ficaria o ponto?
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Ago 20, 2017 1:47 pm

Relativamente à proposta de fusão dos vários pontos da Lagoa de Albufeira (situação debatida nas páginas 6, 7 e 8 do presente tópico), sou a informar que o assunto foi abordado em reunião da equipa de gestão de hotspots e foi decidido que não haverá alterações aos hotspots existentes.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por Daniel Raposo Dom Ago 20, 2017 2:53 pm

Gonçalo Elias escreveu:Relativamente à proposta de fusão dos vários pontos da Lagoa de Albufeira (situação debatida nas páginas 6, 7 e 8 do presente tópico), sou a informar que o assunto foi abordado em reunião da equipa de gestão de hotspots e foi decidido que não haverá alterações aos hotspots existentes.

E o facto de existir ali um Espaço Interpretativo de acesso condicionado é totalmente ignorado? Não me parece que isso faça muito sentido, mas quem sou eu...
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 200
Idade : 44
Local : Seixal/Cercal do Alentejo
Data de inscrição : 16/12/2015

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por HL Sáb Set 23, 2017 8:16 am

Gonçalo Elias escreveu:ZPE Castro Verde (Castro Verde, PT-02, 179 espécies, 156 listas)
com
IBA Castro Verde--Castro Verde (Castro Verde, PT-02, 109 espécies, 18 listas)

O segundo dos hotspots indicados, apesar do nome, não se refere à localidade propriamente dita, para isso existe um outro hotspot denominado Castro Verde (vila)

Em que situação se encontra esta fusão?

Já agora, e uma vez que a maioria dos locais em Castro Verde e imediações, se adoptou a designação IBA Castro Verde -- local X proponho tambem a fusão dos seguintes hotspots:
ZPE Castro Verde--Carregueiro  (Aljustrel, PT-02 Year-round, All Years 64 Species 9)
IBA Castro Verde--campos do Carregueiro  (Aljustrel, PT-02 Year-round, All Years 46 Species 10 Checklists)

aproveito o ainda para pedir a alteração do nome de IBA Castro Verde--campos do Carregueiro para IBA Castro Verde--Carregueiro, para seguir a restante nomenclatura das outras localidades da IBA.
HL
HL

Número de Mensagens : 1453
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por Flávio Oliveira Sáb Set 23, 2017 3:30 pm

HL escreveu:Já agora, e uma vez que a maioria dos locais em Castro Verde e imediações, se adoptou a designação IBA Castro Verde -- local X proponho tambem a fusão dos seguintes hotspots:
ZPE Castro Verde--Carregueiro  (Aljustrel, PT-02 Year-round, All Years 64 Species 9)
IBA Castro Verde--campos do Carregueiro  (Aljustrel, PT-02 Year-round, All Years 46 Species 10 Checklists)

aproveito o ainda para pedir a alteração do nome de IBA Castro Verde--campos do Carregueiro para IBA Castro Verde--Carregueiro, para seguir a restante nomenclatura das outras localidades da IBA.

Concordo.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Set 23, 2017 3:38 pm

Em também concordo, e saliento que a fusão dos hotspots IBA e ZPE já foi feita há bastante tempo.

Só que além do hotspot IBA Castro Verde existe de facto esse outro que é o IBA Castro Verde--Castro Verde e que não se percebe se diz respeito apenas à vila ou a algo mais.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por HL Sáb Set 23, 2017 4:07 pm

Gonçalo Elias escreveu:Em também concordo, e saliento que a fusão dos hotspots IBA e ZPE já foi feita há bastante tempo.

Só que além do hotspot IBA Castro Verde existe de facto esse outro que é o IBA Castro Verde--Castro Verde e que não se percebe se diz respeito apenas à vila ou a algo mais.

Não sei qual foi a ideia quando se criaram os hotspots. Para mim faria sentido um hotspot geral que seria IBA de Castro Verde--área geral (em vez do ZPE de Castro Verde). Para mim é um pouco indiferente se a desginação é IBA se ZPE uma vez que as duas áreas estão quase totalmente sobrepostas. Mas a bem da organização, IBA será melhor para seguir a nomenclatura de maior parte dos hotspots.

O hotspot IBA Castro Verde--Castro Verde deveria ser fundido com o hotspot geral (IBA de Castro Verde--área geral), uma vez que só uma parte da vila está contida dentro da IBA (salvo erro), e porque como alguém já referiu há um hotspot especifico para a vila.
Para este hotspot (IBA Castro Verde--Castro Verde) julgo que só algumas listas dizem respeito à vila.


HL
HL

Número de Mensagens : 1453
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por Flávio Oliveira Sáb Set 23, 2017 4:12 pm

Gonçalo Elias escreveu:Em também concordo, e saliento que a fusão dos hotspots IBA e ZPE já foi feita há bastante tempo.

Só que além do hotspot IBA Castro Verde existe de facto esse outro que é o IBA Castro Verde--Castro Verde e que não se percebe se diz respeito apenas à vila ou a algo mais.

Quando disse que concordava estava a referir-me apenas à questão do Carregueiro, foi apenas essa parte que fiz "quote"
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por pedro121 Dom Set 24, 2017 4:44 am

Gonçalo Elias escreveu:
Só que além do hotspot IBA Castro Verde existe de facto esse outro que é o IBA Castro Verde--Castro Verde e que não se percebe se diz respeito apenas à vila ou a algo mais.

Peço desculpa, editei a minha resposta anterior.

Há um hotspot dedicado apenas á vila que é

https://ebird.org/ebird/hotspot/L2757942

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por pedro121 Dom Set 24, 2017 4:49 am

Em relação ao ponta da ZPE e ao ponto IBA Castro Verde--Castro Verde eu fundia ambos para reduzir a confusão, e mudava o ponto para ficar longe da vila
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Set 24, 2017 7:35 am

Sobre a questão das IBA versus ZPE na designação dos hotspots, gostaria de esclarecer que háalgum tempo a equipa de gestão de hotspots decidiu uniformizar este aspecto.

Considerando que todas as ZPE são automaticamente IBA (a inversa não é verdadeira) e que ZPE constitui um estatuto legal,ao contrário do que acontece com IBA, foi aprovado o seguinte procedimento:
- os hotspots que têm a designação ZPE mantêm o nome
- os hotspots que têm a designação IBA e se situam numa ZPE passam a designar-se ZPE (exemplos: IBA Castro Verde--qualquer coisa passa a ZPE Castro Verde--qualquer coisa)
- os hotspots que têm a designação IBA e se situam fora de uma ZPE ou área protegida passam a ter a designação simples do local (exemplo: IBA Lagoa dos Salgados passa a Lagoa dos Salgados).

Na altura comecei a fazer essa uniformização, mas alguns hotspots ficaram esquecidos e mantiveram IBA no nome. Isto foi um lapso e será resolvido ainda durante o dia de hoje.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--fusões - Página 8 Empty Re: Hotspots--fusões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 15 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 11 ... 15  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos