Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

+34
JP Gonçalves
Gilberto Pinelas
GAlmeida
HL
Pedro Maia
Marcio Cachapela
luis correia
Marina CRibeiro
Rui Figueiredo
Paulo Domingues
PedroSeixas
Ricardo Melo
Samuel Patinha
cardosohelder
lrodrigues
Helder Vieira
Miguel Berkemeier
Rogerio
Lars Gonçalves
AndreVieira
LuisMM
João Tomás
Milas Santos
nuno dosantos
patriciaeluis
pedrocardia
Flávio Oliveira
Paulo Alves
Paulo Lemos
pedro121
José Frade
PNicolau
Tissot
Gonçalo Elias
38 participantes

Página 12 de 31 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13 ... 21 ... 31  Seguinte

Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Paulo Domingues Qua Ago 08, 2018 6:39 am

Obrigado Luís!

Em relação às marítimas, tenho reparado que as observações ou são na Póvoa ou depois só na área de Aveiro. Olhando para o mapa, percebe-se que entre estes locais o mar "entra mais para terra". As aves passam em linha recta e por isso mais longe da costa por aqui?
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por patriciaeluis Qua Ago 08, 2018 7:26 am

Lista atualizada (aves do sul ou do mar vai demorar)

1-Garajau-grande (Hydroprogne caspia)
 Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)
2-Perdiz-do-mar (Glareola pratincola)
3-Ganso-bravo (Anser anser)
4-Tagaz (Gelochelidon nilotica)
5-Papa-ratos (Ardeola ralloides)
6-Fura-bucho-do-atlântico (Puffinus puffinus)
7-Toutinegra-tomilheira (Sylvia conspicillata)
8-Grou-comum (Grus grus)
9-Chapim-de-mascarilha (Remiz pendulinus)
10-Pardela-preta (Ardenna grisea)
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qua Ago 08, 2018 7:35 am

patriciaeluis escreveu:Lista atualizada (aves do sul ou do mar vai demorar)

1-Garajau-grande (Hydroprogne caspia)
 Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)
)

Não deixa de ter piada não a teres visto no Algarve e agora dares com uma em "casa" Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Helder Vieira Qua Ago 08, 2018 8:01 am

Paulo Domingues escreveu:Em relação às marítimas, tenho reparado que as observações ou são na Póvoa ou depois só na área de Aveiro. Olhando para o mapa, percebe-se que entre estes locais o mar "entra mais para terra". As aves passam em linha recta e por isso mais longe da costa por aqui?

Ora bem, eu acho que a tendência de algumas aves é passar mais junto à costa, outras passarão mais ao largo, viajando em linha recta.
As zonas da Póvoa de Varzim ou de Aveiro estão de facto implantadas mais a oeste, comparativamente com o Porto. No caso da Póvoa, mais precisamente na praia de Santo André, o local é giro, algo elevado, nuns rochedos junto ao mar. Ninguém te chateia (à excepção de "2 cagarras" que certo dia vieram ter comigo e com o Ricardo Melo, fazer selfies, fotografar o mar... queriam "cunbersa"!! What a Face ), e de facto até dá para, com alguma sorte, fazer registos fotográficos das Cagarras (das outras!). Lembro-me p.ex. do Jorge Araújo Silva o ter feito. Tem também outra vantagem, para quem mora no grande Porto, no regresso faz-se uma visita ao parque da cidade da Póvoa, à foz do Ave e/ou do rio Onda, ou à ROM, etc.

Mas atenção que eu já vi Cagarras no Cabedelo (também as conseguirás ver do farol de Felgueiras, na foz do Douro), na Aguda, desde as traseiras da capela do Senhor da Pedra, bem como outras coisas (moleiros, patos pretos, gansos patolas, gaivota tridáctila, etc etc).
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedrocardia Qua Ago 08, 2018 8:17 am

Olá,

Paulo Domingues escreveu:Obrigado Luís!

Em relação às marítimas, tenho reparado que as observações ou são na Póvoa ou depois só na área de Aveiro. Olhando para o mapa, percebe-se que entre estes locais o mar "entra mais para terra". As aves passam em linha recta e por isso mais longe da costa por aqui?

Muitas das espécies realmente marítimas (excluo deste lote a maior parte das gaivotas, por exemplo) tendem a ocorrer nas zonas onde há alimento em maior abundância. No mar, essas zonas estão frequentemente associadas ao limite da plataforma continental, onde pela acção conjugada das correntes marinhas e do vento acontece o "upwelling". O "upwelling" é basicamente uma corrente do fundo que traz para a superfície os nutrientes das águas profundas. A luz solar existente à superfície permite que a vida microbiana use os nutrientes e "expluda" de abundância, o que tem um efeito que se repercute por toda a teia alimentar.

Ora dá-se o caso de o limite da plataforma continental ao largo do norte de Portugal continental ser bastante mais afastado da costa do que na metade sul do território, com a agravante da linha de costa fazer uma reentrância para este e de não existirem promontórios importantes que "entrem pelo mar adentro". Basicamente, geografia/hidrografia conspiram para que um observador de aves marinhas baseado em terra tenha a vida muito mais dificultada no Norte de Portugal continental.

De qualquer forma, vale sempre a pena olhar com atenção para o mar, de preferência pela manhã que é quando temos o sol pelas costas.
Boa sorte!

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por patriciaeluis Qua Ago 08, 2018 8:21 am

pedro121 escreveu:
patriciaeluis escreveu:Lista atualizada (aves do sul ou do mar vai demorar)

1-Garajau-grande (Hydroprogne caspia)
 Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)
)

Não deixa de ter piada não a teres visto no Algarve e agora dares com uma em "casa" Very Happy Very Happy

Sim tem piada Smile
De qualquer forma ainda tenho voltar ao sul (um ano qualquer) para a fotografar um adulto minimamente decente...
com o bico colorido é uma ave gira...
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Samuel Patinha Qua Ago 08, 2018 8:25 am

Paulo Domingues escreveu:Obrigado Luís!

Em relação às marítimas, tenho reparado que as observações ou são na Póvoa ou depois só na área de Aveiro. Olhando para o mapa, percebe-se que entre estes locais o mar "entra mais para terra". As aves passam em linha recta e por isso mais longe da costa por aqui?

bem, depois das boas explicações já dadas, fica o convite para vir a uma contagem RAM no primeiro sábado dos meses desde o nascer do sol até às 10/11h (depende dos meses) na Vagueira, Aveiro.
Quando quiser aparecer é só dizer alguma coisa que disponibilizo mais informação se for necessário. E sempre limpa algumas marítimas de certeza, pelo menos as mais frequentes.

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 875
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Helder Vieira Qua Ago 08, 2018 8:27 am

Samuel Patinha escreveu:
Quando quiser aparecer é só dizer alguma coisa que disponibilizo mais informação se for necessário. E sempre limpa algumas marítimas de certeza, pelo menos as mais frequentes.

E com sorte come uma fatia de bolo e bebe um cálice de vinho do Porto Laughing Laughing
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qua Ago 08, 2018 8:31 am

pedrocardia escreveu: Basicamente, geografia/hidrografia conspiram para que um observador de aves marinhas baseado em terra tenha a vida muito mais dificultada no Norte de Portugal continental.

Razão pela qual mais vale meterem-se num carro e virem a Peniche. Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Helder Vieira Qua Ago 08, 2018 8:47 am

Helder Vieira escreveu:até dá para, com alguma sorte, fazer registos fotográficos das Cagarras (das outras!). Lembro-me p.ex. do Jorge Araújo Silva o ter feito.


Paulo, aqui está a lista com os tais registos do Jorge...
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S31902581

pedro121 escreveu:
pedrocardia escreveu: Basicamente, geografia/hidrografia conspiram para que um observador de aves marinhas baseado em terra tenha a vida muito mais dificultada no Norte de Portugal continental.

Razão pela qual mais vale meterem-se num carro e virem a Peniche. Very Happy Very Happy

Às vezes um gajo também se diverte cá para cima! Não são propriamente "rave parties" como aí, mas...
(não precisas responder com exemplos de listas com dezenas de milhares de aves  Twisted Evil, não te incomodes... )

https://ebird.org/portugal/view/checklist/S39106203
https://ebird.org/view/checklist/S32969003
https://ebird.org/view/checklist/S32603967
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Paulo Domingues Qua Ago 08, 2018 9:14 am

Obrigado a todos!

Samuel Patinha escreveu:... fica o convite para vir a uma contagem RAM no primeiro sábado dos meses desde o nascer do sol até às 10/11h (depende dos meses) na Vagueira, Aveiro.
Quando quiser aparecer é só dizer alguma coisa que disponibilizo mais informação se for necessário. E sempre limpa algumas marítimas de certeza, pelo menos as mais frequentes.

Eu tomei conhecimento das contagens RAM o mês passado, andei até ao último dia para me fazer de convidado para a de Sábado passado, mas não tive "coragem"! Embarassed

Helder, bem boas essas observações!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qua Ago 08, 2018 9:30 am

Paulo Domingues escreveu:

Eu tomei conhecimento das contagens RAM o mês passado, andei até ao último dia para me fazer de convidado para a de Sábado passado, mas não tive "coragem"! Embarassed


Esquece a RAM ou pelo menos a próxima, próximas 3 semanas vai mas é a Salreu para veres passarinhos, felosa-aquatica, felosa-dos-juncos, cigarrinhas, etc
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por lrodrigues Qua Ago 08, 2018 9:39 am

Helder Vieira escreveu:
E com sorte come uma fatia de bolo e bebe um cálice de vinho do Porto Laughing Laughing

Isso é um mito urbano. Não te fies Paulo, nunca tive disto. Smile
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Paulo Domingues Qua Ago 08, 2018 10:13 am

Obrigado Pedro!

Já fui "estudar" as espécies/hotspot. Ter o conhecimento de o quê, que passa onde e quando é muito importante. Para não andar a "desandar" com eu, por vezes, ando. Por isso é que eu abri o tópico Listas de aves de passagem, invernantes e estivais ali ao lado Wink
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Helder Vieira Qua Ago 08, 2018 10:19 am

lrodrigues escreveu:
Helder Vieira escreveu:
E com sorte come uma fatia de bolo e bebe um cálice de vinho do Porto Laughing Laughing

Isso é um mito urbano. Não te fies Paulo, nunca tive disto. Smile

Smile
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Ricardo Melo Qua Ago 08, 2018 4:01 pm

Helder Vieira escreveu:
Ninguém te chateia (à excepção de "2 cagarras" que certo dia vieram ter comigo e com o Ricardo Melo, fazer selfies, fotografar o mar... queriam "cunbersa"!! What a Face ), e de facto até dá para, com alguma sorte, fazer registos fotográficos das Cagarras (das outras!).
lol! lol! lol!
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Rui Figueiredo Qua Ago 22, 2018 8:34 am

Caros,
deixo o meu top 10 em falta para PT segundo o eBird. Tenho 191 espécies registadas mas falta muita muita coisa relativamente fácil...

1. Cotovia-das-árvores Lullula arborea
2. Tordo-pinto Turdus philomelos
3. Trepadeira-azul Sitta europaea
4. Cotovia-escura Galerida theklae
5. Laverca Alauda arvensis
6. Codorniz Coturnix coturnix
7. Cia Emberiza cia
8. Papa-figos Oriolus oriolus
9. Felosinha-ibérica Phylloscopus ibericus
10. Gavião Accipiter nisus

Normalmente não faço visitas dirigidas para determinadas espécies, isto é, faço observação apenas onde a minha vida me leva, fazendo alguma observação aqui à volta de Lx, em Faro/Loulé e ainda menos no Norte em Gaia, Porto ou Caminha.

Alguma dica? Obrigado

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedrocardia Qua Ago 22, 2018 8:54 am

Olá,

Bem, as codornizes são tramadas de observar. São fáceis de detectar pelas vocalizações mas de ver, uiii ... (observei a primeira em 1999 e comecei a observar aves na primeira metade dos anos 80).

O Papa-figos é outra espécie que não costuma ser amiga do observador. Mas é menos difícil que a codorniz.

Dicas: no Algarve, a península de Sagres é óptima para Galerida theklae. A Lullula arborea não é difícil de ver aqui pelos montes no Norte de Portugal continental. Não é preciso ir para a zona sem árvores, onde a Laverca habita, pois a primeira espécie gosta da transição árvores-mato. Nestas áreas a Cia também é uma espécie frequente.

Sitta europaea: procura locais com árvores velhas, seja em montado, carvalhal ou outras formações arbóreas. Em locais de paisagem mais transformada, os arvoredos dos parques das termas ou em redor de santuários religiosos podem ser sítios excelentes para ver esta espécie.

Turdus philomelos: é fácil de observar em alguns jardins/parques urbanos do Porto (Covelo, Palácio de Cristal, Serralves) e Viseu (Fontelo), pelo menos.

Gavião: precisas de uma paisagem arborizada e sorte. No início da época de reprodução é mais fácil de observar pois fazem voos acima do seu território.

Phylloscopus ibericus: salreu costuma ser um sítio excelente.

Boa sorte!

Pedro


pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Marina CRibeiro Qua Ago 22, 2018 9:03 am

Boas pessoal!

Vi o tópico e não resisto a colocar aqui o meu Top10 (ainda que a lista em si seja significativamente loooonga). Todas as dicas/sugestões são bem vinda Smile

1. Peto-real (Picus viridis)
2. Alcatraz (Morus bassanus)
3. Chasco-cinzento (Oenanthe oenanthe)
4. Corvo (Corvus corax)
5. Cagarra (Calonectris diomedea)
6. Tordoveia (Turdus viscivorus)
7. Gavião (Accipiter nisus)
8. Grifo-comum (Gyps fulvus)
9. Toutinegra-de-bigodes (Sylvia cantillans)
10. Gaivina-comum (Sterna hirundo)

Obrigado!

Marina CRibeiro

Número de Mensagens : 31
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Rui Figueiredo Qua Ago 22, 2018 9:05 am

pedrocardia escreveu:Olá,

Bem, as codornizes são tramadas de observar. São fáceis de detectar pelas vocalizações mas de ver, uiii ... (observei a primeira em 1999 e comecei a observar aves na primeira metade dos anos 80).

O Papa-figos é outra espécie que não costuma ser amiga do observador. Mas é menos difícil que a codorniz.

Dicas: no Algarve, a península de Sagres é óptima para Galerida theklae. A Lullula arborea não é difícil de ver aqui pelos montes no Norte de Portugal continental. Não é preciso ir para a zona sem árvores, onde a Laverca habita, pois a primeira espécie gosta da transição árvores-mato. Nestas áreas a Cia também é uma espécie frequente.

Sitta europaea: procura locais com árvores velhas, seja em montado, carvalhal ou outras formações arbóreas. Em locais de paisagem mais transformada, os arvoredos dos parques das termas ou em redor de santuários religiosos podem ser sítios excelentes para ver esta espécie.

Turdus philomelos: é fácil de observar em alguns jardins/parques urbanos do Porto (Covelo, Palácio de Cristal, Serralves) e Viseu (Fontelo), pelo menos.

Gavião: precisas de uma paisagem arborizada e sorte. No início da época de reprodução é mais fácil de observar pois fazem voos acima do seu território.

Phylloscopus ibericus: salreu costuma ser um sítio excelente.

Boa sorte!

Pedro


Muito obrigado Pedro!

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qua Ago 22, 2018 9:09 am

Rui Figueiredo escreveu:Caros,
deixo o meu top 10 em falta para PT segundo o eBird. Tenho 191 espécies registadas mas falta muita muita coisa relativamente fácil...

1. Cotovia-das-árvores Lullula arborea
2. Tordo-pinto Turdus philomelos
3. Trepadeira-azul Sitta europaea
4. Cotovia-escura Galerida theklae
5. Laverca Alauda arvensis
6. Codorniz Coturnix coturnix
7. Cia Emberiza cia
8. Papa-figos Oriolus oriolus
9. Felosinha-ibérica Phylloscopus ibericus
10. Gavião Accipiter nisus
o

Ir ao Festival de Sagres ou ir a Sagres em Outubro deve permitir ver: Cotovia-escura, Cotovia-das-árvores, Tordo-pinto (muito comum a partir de outubro), Laverca e Gavião

Ver codorniz é uma questão de tempo, Cia é facil em varios locais do Algarve, é uma questão de ver no eBird as que derem mais jeito.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qua Ago 22, 2018 9:11 am

Marina CRibeiro escreveu:Boas pessoal!

Vi o tópico e não resisto a colocar aqui o meu Top10 (ainda que a lista em si seja significativamente loooonga). Todas as dicas/sugestões são bem vinda Smile

1. Peto-real (Picus viridis)
2. Alcatraz (Morus bassanus)
3. Chasco-cinzento (Oenanthe oenanthe)
4. Corvo (Corvus corax)
5. Cagarra (Calonectris diomedea)
6. Tordoveia (Turdus viscivorus)
7. Gavião (Accipiter nisus)
8. Grifo-comum (Gyps fulvus)
9. Toutinegra-de-bigodes (Sylvia cantillans)
10. Gaivina-comum (Sterna hirundo)

Obrigado!

Local de residência? ou em que zonas costumas observar? De qualquer modo Morus é só ir para uma esplanada junto ao mar em Outubro, e esperar. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Marina CRibeiro Qua Ago 22, 2018 9:41 am

pedro121 escreveu:

Local de residência? ou em que zonas costumas observar? De qualquer modo Morus é só ir para uma esplanada junto ao mar em Outubro, e esperar. Smile

Basicamente as minhas observações centram-se nos distritos de Lisboa, Setubal e Santarem Smile

O Morus parece ser "fácil" de observer no Cabo Raso, mas eu nunca tive tal sorte ... Sad

Marina CRibeiro

Número de Mensagens : 31
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Rogerio Qua Ago 22, 2018 9:48 am

Lista atualizada espécies em falta Portugal Continental

Registos Ebird

1.Estrelinha-de-poupa Regulus regulus
2.Moleiro-pequeno Stercorarius parasiticus
3.Fura-bucho-do-atlântico Puffinus puffinus
4.Alma-negra Bulweria bulwerii
5.Garajau-rosado Sterna dougallii
6.Gaivota-tridáctila Rissa tridactyla
7.Galinhola Scolopax rusticola
8.Tordo-zornal Turdus pilaris
9.Cruza-bico Loxia curvirostra
10.Negrelho Aythya marila

Como a maior parte em falta são marítimas estou na espectativa de ver algumas numa saída pelágica marcada para Setembro em relação às outras espécies em falta há três em que valorizo todas as dicas que possam dar para as encontrar.

1. Regulus Regulus suponho que tenha de esperar pelo inverno
2. Galinhola
3.Cruza Bico que teima em não aparecer nos meus percursos.

Cumprimentos
Rogerio
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qua Ago 22, 2018 9:49 am

Marina CRibeiro escreveu:
pedro121 escreveu:  

Local de residência? ou em que zonas costumas observar? De qualquer modo Morus é só ir para uma esplanada junto ao mar em Outubro, e esperar. Smile

Basicamente as minhas observações centram-se nos distritos de Lisboa, Setubal e Santarem Smile

O Morus parece ser "fácil" de observer no Cabo Raso, mas eu nunca tive tal sorte ... Sad

É uma questão de ires lá em dias da RAM, como tens mais observadores será mais fácil, mas é muito fácil em Outubro.

http://www.spea.pt/pt/estudo-e-conservacao/censos/dias-ram/calendario-dias-ram-2018/

O mesmo vale para a Cagarra, quando puderes lá ir num dia RAM tens a espécie sem problemas, e do mesmo modo se fores a essa zona no fim de Setembro, vês Chasco-cinzento.

Grifo, terás que ir ao interior ou ao festival de Sagres (não é 100% certo)



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 12 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 12 de 31 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13 ... 21 ... 31  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos