Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

+34
JP Gonçalves
Gilberto Pinelas
GAlmeida
HL
Pedro Maia
Marcio Cachapela
luis correia
Marina CRibeiro
Rui Figueiredo
Paulo Domingues
PedroSeixas
Ricardo Melo
Samuel Patinha
cardosohelder
lrodrigues
Helder Vieira
Miguel Berkemeier
Rogerio
Lars Gonçalves
AndreVieira
LuisMM
João Tomás
Milas Santos
nuno dosantos
patriciaeluis
pedrocardia
Flávio Oliveira
Paulo Alves
Paulo Lemos
pedro121
José Frade
PNicolau
Tissot
Gonçalo Elias
38 participantes

Página 21 de 31 Anterior  1 ... 12 ... 20, 21, 22 ... 26 ... 31  Seguinte

Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Samuel Patinha Sáb Jul 13, 2019 2:47 pm

patriciaeluis escreveu:lista actualizada.

1-Garajau-grande (Hydroprogne caspia)
2-Ganso-bravo (Anser anser)
3-Perdiz-do-mar (Glareola pratincola)
4-Tagaz (Gelochelidon nilotica)
5-Papa-ratos (Ardeola ralloides)
 Fura-bucho-do-atlântico (Puffinus puffinus)
 Toutinegra-tomilheira (Sylvia conspicillata)
6-Grou-comum (Grus grus)
7-Chapim-de-mascarilha (Remiz pendulinus)
8-Gaivota-de-bico-fino (Chroicocephalus genei)
9-Pardela-preta (Ardenna grisea)
10-Garajau-rosado (Sterna dougallii)

Continua um papa ratos em Esmoriz

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 875
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por patriciaeluis Sáb Jul 13, 2019 3:58 pm

[quote="Samuel Patinha"]
patriciaeluis escreveu:lista actualizada.

Continua um papa ratos em Esmoriz

Pois ja la fui 2 vezes e nao o vi.

patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Seg Jul 29, 2019 6:11 am

patriciaeluis escreveu:lista actualizada.

1-Garajau-grande (Hydroprogne caspia)
2-Ganso-bravo (Anser anser)
3-Perdiz-do-mar (Glareola pratincola)
4-Tagaz (Gelochelidon nilotica)
5-Papa-ratos (Ardeola ralloides)
 Fura-bucho-do-atlântico (Puffinus puffinus)
 Toutinegra-tomilheira (Sylvia conspicillata)
6-Grou-comum (Grus grus)
7-Chapim-de-mascarilha (Remiz pendulinus)
8-Gaivota-de-bico-fino (Chroicocephalus genei)
9-Pardela-preta (Ardenna grisea)
10-Garajau-rosado (Sterna dougallii)

Tu deves conseguir a pardela-preta em Setembro ou inicio de Outubro nos sítios em que costumas ver maritimas se tiveres um ventinho de oeste.

Quanto ao resto, bem, na realidade são aves de inverno ou de verão mas sul, isto tirando a Sterna. Esquecendo a perdiz é provavelmente possível ver quase tudo num fim de semana no inverno com planeamento, claro.

Indo ao Algarve vês Garajau, e Gaivota, e vindo para cima apanhas os grous. No 2º dia apanhas os gansos, tagazes se houver invernantes na ponta da erva, e claro o chapim. Smile

Em alternativa, ias agora passar um fim de semana a Lisboa, ou na realidade uma manha, e apanhas tagaz e perdiz na ponta da erva e depois barroca para o papa-ratos. Num cenário cor de rosa vias as 3 espécies numa manha, antes do almoço. Smile  Alem disso andam genei algures, por isso poderia ser possível ver 4 espécies.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por patriciaeluis Ter Jul 30, 2019 8:35 am

Certo... tenho andado a adiar uma visita a sul no Inverno pelo menos para o Grou-comum e o Chapim-de-mascarinha.

Talvez este ano, mas a tentar fotografar (+-) não sei se vou ter tempo num fim de semana para me estender muito mais...
pode ser que aparece mais alguma no caminho Smile
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Milas Santos Seg Ago 26, 2019 3:08 pm

Alcaravão já vi em Espanha, e Calhandra-real já fiz algum esforço para ver.

1. Mainato-de-poupa Acridotheres cristatellus
2. Alcaravão Burhinus oedicnemus
3. Calhandra-real Melanocorypha calandra
4. Torcicolo Jynx torquilla
5. Famego Larus canus
6. Bis-bis Regulus madeirensis
7. Moleiro-pequeno Stercorarius parasiticus
8. Andorinhão-da-serra Apus unicolor
9. Toutinegra-tomilheira Sylvia conspicillata
10. Águia-real Aquila chrysaetos

Agora as que vi mas não tenho foto:

1. Gaivina-comum Sterna hirundo
2. Tordo-ruivo Turdus iliacus
3. Gaivina-preta Chlidonias niger
4. Periquitão Thectocercus acuticaudatus
5. Pêrra Aythya nyroca
6. Mocho-d'orelhas Otus scops
7. Moleiro-do-árctico Stercorarius pomarinus
8. Bufo-real Bubo bubo
9. Pardela-de-barrete Ardenna gravis
10. Painho-de-cauda-forcada Oceanodroma leucorhoa
Milas Santos
Milas Santos

Número de Mensagens : 474
Idade : 50
Local : Tomar
Data de inscrição : 23/05/2013

http://www.flickr.com/photos/milassantos/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Rui Figueiredo Seg Set 09, 2019 11:34 am

Rui Figueiredo escreveu:Caros,
deixo o meu top 10 em falta para PT segundo o eBird. Tenho 191 espécies registadas mas falta muita muita coisa relativamente fácil...

1. Cotovia-das-árvores Lullula arborea
2. Tordo-pinto Turdus philomelos
3. Trepadeira-azul Sitta europaea
4. Cotovia-escura Galerida theklae
5. Laverca Alauda arvensis
6. Codorniz Coturnix coturnix
7. Cia Emberiza cia
8. Papa-figos Oriolus oriolus
9. Felosinha-ibérica Phylloscopus ibericus
10. Gavião Accipiter nisus

Normalmente não faço visitas dirigidas para determinadas espécies, isto é, faço observação apenas onde a minha vida me leva, fazendo alguma observação aqui à volta de Lx, em Faro/Loulé e ainda menos no Norte em Gaia, Porto ou Caminha.
Alguma dica? Obrigado

Um ano depois e com 207 espécies (mais 16 que há um ano) em Portugal este é o meu top 10 em falta que continua a ser ridículo...
1. Cotovia-das-árvores Lullula arborea - já vi em Espanha mas não tenho registado em PT
2. Trepadeira-azul Sitta europaea
3. Laverca Alauda arvensis
4. Codorniz Coturnix coturnix
5. Cia Emberiza cia
6. Felosinha-ibérica Phylloscopus ibericus
7. Gavião Accipiter nisus
8. Lugre Spinus spinus
9. Papa-amoras-comum Sylvia communis
10. Pardal-francês Petronia petronia

Sugestões?
Obrigado

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 09, 2019 11:36 am

Rui posso dar umas dicas mas confirma p.f. para que regiões pretendes
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Rui Figueiredo Seg Set 09, 2019 11:46 am

Gonçalo Elias escreveu:Rui posso dar umas dicas mas confirma p.f. para que regiões pretendes

Gonçalo antes de mais obrigado.
Basicamente continuo a observar da mesma forma como sempre o fiz isto é não faço normalmente viagens de propósito para ver aves.
Resido em Lx e por isso aqui à volta tenho alguma disponibilidade para aos inícios de manhã de fim de semana fazer algumas observações. À volta de Lx entenda-se até 50 km distância por alto.
Por motivos familiares desloco-me frequentemente (1 fim de semana por mês) tanto a Faro como ao Porto.
Assim à volta dessas zonas terei também alguma disponibilidade. Como exemplo quando estou no Sul costumo observar de Olhão a Loulé (salinas, grelha, baeta, etar, ludo, quinta do lago) e quando estou no Porto costumo observar no Estuário do Douro.

Para situações específicas e se conseguir juntar algum programa para a família também faço observação noutras zonas (ainda agora dei uma pequena saltada a Sagres já que estava de férias em Aljezur por exemplo)

Mais uma vez obrigado.

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 09, 2019 1:14 pm

Muito bem então aqui vai:

1. Lullula arborea - o sítio mais fácil na zona de Lisboa é na Quinta do Pisão, andam lá sempre algumas ao longo do camminho pedestre, na zona dos "burros". No Algarve encontras com relativa facilidade na serra do Caldeirão mas é mais fácil na Primavera quando cantam. No Porto não sei dizer bem onde aparecem, talvez nas serras
2. Sitta europaea - no Algarve é relativamente fácil na Fonte Férrea, São Brás de Alportel (15 km a norte de Faro)
3. Alauda arvensis - a partir de meados de Outubro são comuns em qualquer terreno aberto, por exemplo na Lezíria Grande de VFX são muito comuns (há todo o ano mas nesta altura são menos abundantes)
4. Coturnix coturnix - deixemos esta para a Primavera pois nesta altura só vais dar com uma se tropeçares nela e a levantares
5. Emberiza cia - comum na serra algarvia, mas tens mesmo de ir um pouco para o interior; por exemplo no Barranco do Velho (Loulé) é relativamente frequente
6. Phylloscopus ibericus - espécie estival por esta altura muitas já estão de abalada, deixemos para Março ou Abril que é mais fácil, quando estão a cantar
7. Accipiter nisus - daqui até Março podem aparecer em qualquer lado, é sempre um bocado lotaria porque são esquivos, mas genericamente a espécie é mais comum no norte; observa-se na orla de zonas florestais
8. Spinus spinus - invernante, aparece sobretudo de finais de Outubro até Março, mas os números são muito variáveis de ano para ano; em anos de abundância são fáceis, em anos de escassez quase não se ouvem, quanto mais vê-los; vamos ver se este ano aparecem muitos; se aparecerem, é procurar em zonas com árvores (pinheiros, etc.), a partir de Novembro
9. Sylvia communis - este ano estão a passar em grande número por todo o lado, procura em zonas de matos, sebes com silvados
10. Petronia petronia - no Algarve é escasso, no Porto é raridade; à volta de Lisboa aparece mas principalmente a sul do Tejo, por exemplo na zona de Pancas, embora não seja abundante
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Rui Figueiredo Ter Set 10, 2019 3:14 am

Muito obrigado Gonçalo!
Vou dando feedback

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Ter Set 10, 2019 3:46 am

7- Eles são relativamente regulares em Sagres a partir de agora, pode ser que nas próximas ferias... Smile

Diga-se que no Algarve nesta altura nas zonas que costumas fazer deve dar para a communis e muitas outras migradoras.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Rui Figueiredo Ter Set 10, 2019 5:19 am

pedro121 escreveu:7- Eles são relativamente regulares em Sagres a partir de agora, pode ser que nas próximas ferias... Smile

Diga-se que no Algarve nesta altura nas zonas que costumas fazer deve dar para a communis e muitas outras migradoras.

Obrigado Pedro.
Sagres se tudo correr bem tentarei dar lá um salto antes das próximas férias (correndo bem a meio de outubro ou idealmente no festival)
Quanto à communis tentei na última semana e ainda tive alguma esperança com uma ave que vi no Ludo mas revelou-se uma melanocephala...
Mas Algarve agora só em Outubro.
No próximo fim de semana vou é ao Porto. Tenho que pesquisar o que posso ver por lá e talvez apostar ir à Barrinha de Esmoriz..

Obrigado mais uma vez


Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por José Frade Qua Set 11, 2019 11:46 am

A minha lista actualizada, sem considerar os Açores (a Madeira está despachada...).
Seixa
Alma-negra
Garajau-rosado
Pilrito-rasteirinho
Marreca-d'asa-azul
Falcão-da-rainha
Caturrita
Pintainho
Grifo-pedrês
Falaropo-de-bico-grosso
Papagaio-do-mar
Acrescentei o Garajau-rosado e o Pintainho porque não os vi na Madeira e a Caturrita porque tem subido na lista.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qui Set 12, 2019 3:26 am

José Frade escreveu:A minha lista actualizada, sem considerar os Açores (a Madeira está despachada...).
Seixa
Alma-negra
Garajau-rosado
Pilrito-rasteirinho
Marreca-d'asa-azul
Falcão-da-rainha
Caturrita
Pintainho
Grifo-pedrês
Falaropo-de-bico-grosso
Papagaio-do-mar
Acrescentei o Garajau-rosado e o Pintainho porque não os vi na Madeira e a Caturrita porque tem subido na lista.

Considerando os Açores diria eu... Pilrito-rasteirinho só ai está por causa dos Açores.

Seixa já começa a ser estranho, eu em Outubro vejo com alguma frequência no Espichel, pousados nos fios. Fora isso tens Montalegre onde criam, e Sagres em Outubro/Novembro onde passam. Dormitórios no Alentejo também é uma possibilidade.

Falaropo é possível fotografar em Peniche com tempestade





pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qui Set 12, 2019 3:35 am

José Frade escreveu:
Falcão-da-rainha

Está um pousado ao lado da etar da Atouguia... Twisted Evil Twisted Evil
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por José Frade Qui Set 12, 2019 3:37 pm

pedro121 escreveu:
Considerando os Açores diria eu... Pilrito-rasteirinho só ai está por causa dos Açores.

Seixa já começa a ser estranho, eu em Outubro vejo com alguma frequência no Espichel, pousados nos fios. Fora isso tens Montalegre onde criam, e Sagres em Outubro/Novembro onde passam. Dormitórios no Alentejo também é uma possibilidade.

Falaropo é possível fotografar em Peniche com tempestade





O pilrito tem algumas observações no continente, por isso o inclui, claro que a maioria é nos Açores.
Em Outubro lá estarei no Espichel Smile
Avisa-me quando estiver previsto uma tempestade para Peniche Wink
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por José Frade Qui Set 12, 2019 3:38 pm

pedro121 escreveu:
José Frade escreveu:
Falcão-da-rainha

Está um pousado ao lado da etar da Atouguia...  Twisted Evil Twisted Evil
Bom, ainda não vai ser desta...
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qui Set 12, 2019 3:48 pm

José Frade escreveu:
O pilrito tem algumas observações no continente, por isso o inclui, claro que a maioria é nos Açores.

foi pena teres perdido este: https://www.youtube.com/watch?v=uXDEeUJt7es&feature=youtu.be

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por José Frade Qui Set 12, 2019 4:08 pm

pedro121 escreveu:
José Frade escreveu:
O pilrito tem algumas observações no continente, por isso o inclui, claro que a maioria é nos Açores.

foi pena teres perdido este: https://www.youtube.com/watch?v=uXDEeUJt7es&feature=youtu.be

Pois, eu sei... Evil or Very Mad
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por PNicolau Qui Set 12, 2019 4:16 pm

Seixa vê-se bem no Baixo Alentejo no inverno.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por PNicolau Qui Set 12, 2019 4:17 pm

E eu não faço ideia do que seja uma caturrita, um pilrito-rasteirinho. Um pintainho acho que sei mas francamente esses nomes são todos estúpidos.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 12, 2019 4:36 pm

PNicolau escreveu:Um pintainho acho que sei mas francamente esses nomes são todos estúpidos.

Quando eu era puto e passava férias no Minho um pintaínho era uma cria de galinha Laughing
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por José Frade Qui Set 12, 2019 5:44 pm

PNicolau escreveu:Seixa vê-se bem no Baixo Alentejo no inverno.
Não é local que frequente muito nessa altura, mas algumas vez terá de ser. Very Happy
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por lrodrigues Sex Set 13, 2019 3:00 am

José Frade escreveu:
Caturrita

E quando é que vens ao Porto?
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por lrodrigues Sex Set 13, 2019 3:01 am

Gonçalo Elias escreveu:
PNicolau escreveu:Um pintainho acho que sei mas francamente esses nomes são todos estúpidos.

Quando eu era puto e passava férias no Minho um pintaínho era uma cria de galinha  Laughing

E continua a ser. Minho, Trás-dos-Montes, etc. Smile
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 21 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 21 de 31 Anterior  1 ... 12 ... 20, 21, 22 ... 26 ... 31  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos