Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grande revisão do portal avesdeportugal.info

+14
Flávio Oliveira
Gilberto Pinelas
Daniel Raposo
Teresa C
patriciaeluis
Luis Silva
lrodrigues
Helder Vieira
Tissot
Paulo Lemos
pedro121
PNicolau
Rui Figueiredo
Gonçalo Elias
18 participantes

Página 13 de 16 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 25, 2018 3:15 pm

feldegg creio que não, há os maurus que entretanto passou a espécie

fuscus fuscus não tenho a certeza, creio que o Nelson tinha um registo mas não sei se foi submetido / homologado?

carolinensis também foi homologado como subespécie e entretanto passou a espécie

vou ver se descubro mais alguma coisa
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por PNicolau Qua Abr 25, 2018 3:47 pm

Eu não acho que o site se deva restringir a ssp homologadas. No caso da fuscus fuscus então há várias anilhadas
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 25, 2018 3:50 pm

PNicolau escreveu:Eu não acho que o site se deva restringir a ssp homologadas. No caso da fuscus fuscus então há várias anilhadas

Eu concordo e estou disponível para colocar online toda e qualquer informação relevante. Mas para que isso aconteça é necessário que alguém faça a compilação da informação.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por pedro121 Qui Abr 26, 2018 1:49 am

Gonçalo Elias escreveu:
Eu concordo e estou disponível para colocar online toda e qualquer informação relevante. Mas para que isso aconteça é necessário que alguém faça a compilação da informação.

eu faço a compilação das homologadas, e das não homologadas com excepção de Larus fuscus fuscus, pelo menos por enquanto não tenho tempo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Abr 26, 2018 2:09 am

certo, envias quando puderes (pode ser por blocos) e eu tratarei da colocação online
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por PNicolau Sex Abr 27, 2018 2:09 pm

Iduna opaca
"Não são claras as aparentemente parece preferir encostas e vales "
Falta aqui qualquer coisa.

PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Abr 27, 2018 2:18 pm

pois falta, obrigado pelo alerta vou verificar
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 29, 2018 7:40 am

PNicolau escreveu:Iduna opaca
"Não são claras as aparentemente parece preferir encostas e vales "
Falta aqui qualquer coisa.

Está rectificado.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por PNicolau Dom Abr 29, 2018 7:48 am

"O pilrito de Temminck é exclusivamente um migrador de passagem"

Eu removia o exclusivamente. Há aves a invernar quase anualmente.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 29, 2018 7:59 am

PNicolau escreveu:"O pilrito de Temminck é exclusivamente um migrador de passagem"

Eu removia o exclusivamente. Há aves a invernar quase anualmente.

Feito.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 29, 2018 7:59 am

No âmbito da revisão do portal, eu gostaria de melhorar as imagens de aves que são disponibilizadas no site. Por "melhorar" entenda-se substituir muitas fotos que estão nas páginas das espécies e que não são tão boas por outras melhores e com mais qualidade.

A razão para esta substituição é a seguinte: uma parte considerável das fotos de aves que integram o portal foram colocadas nas respectivas páginas nos primeiros anos de vida do portal (2008 a 2010), com algumas adições posteriores. Muitas delas têm uma qualidade "assim assim", mas na altura era o que havia e para muitas espécies não era fácil encontrar outras opções. Dez anos volvidos, o panorama é diferente, existem muito mais imagens e acima de tudo muito melhores. Há muitas pessoas que têm fotos excelentes e que certamente veriam com agrado a possibilidade de ter algumas fotos suas no portal.

A principal dificuldade aqui é a dimensão desta empreitada: estamos a falar de centenas de espécies, logo será necessário ver / analisar milhares de fotos e fazer imensos contactos com observadores / fotógrafos para saber se estão disponíveis para ceder as fotos para este efeito. Não é um processo que eu consiga neste momento fazer sozinho - ou melhor, consigo "ir fazendo", mas é algo que poderá demorar meses ou anos a completar.

A fim de agilizar este processo, Assim, venho perguntar aos membros do Forum se algum de vós está interessado em integrar uma eventual equipa destinada a escolher as melhores fotos de aves para o portal. Acima de tudo, convém ter disponibilidade para andar a ver galerias de fotos (nos grupos do facebook, no flickr, etc.), de modo a identificar as melhores, e para fazer contactos com os seus autores, de modo a solicitar a respectiva autorização.

Quem estiver interessado em colaborar poderá contactar-me por mp.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por pedro121 Dom Abr 29, 2018 11:07 am

Gonçalo Elias escreveu:
A fim de agilizar este processo, Assim, venho perguntar aos membros do Forum se algum de vós está interessado em integrar uma eventual equipa destinada a escolher as melhores fotos de aves para o portal. Acima de tudo, convém ter disponibilidade para andar a ver galerias de fotos (nos grupos do facebook, no flickr, etc.), de modo a identificar as melhores, e para fazer contactos com os seus autores, de modo a solicitar a respectiva autorização.

Eu, eu!! não a serio, eu estaria interessado!! .... pronto, ok, é só a brincar, mas acho uma boa ideia. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 29, 2018 11:16 am

pedro121 escreveu:Eu, eu!! não a serio, eu estaria interessado!! .... pronto, ok, é só a brincar, mas acho uma boa ideia. Smile

Se ninguém se oferecer, paciência... logo vejo se tenho balanço para me meter nisto ou não.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por PNicolau Seg Abr 30, 2018 2:28 am

Calhandrinha-das-marismas: proponho as seguintes alterações/correcções.

"actualmente são conhecidos três quatro núcleos populacionais desta espécie. O primeiro, conhecido desde longa data, fica na reserva de Castro Marim - neste local, o melhor ponto de observação é o sapal que fica perto da sede da Reserva Natural, onde é frequente encontrar-se pequenos bandos destas calhandrinhas. Os outros dois três núcleos, recentemente descobertos, situam-se nas ilhas da Culatra, Tavira e Armona (duas três ilhas-barreira da ria Formosa)."
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por pedro121 Seg Abr 30, 2018 2:39 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Eu, eu!! não a serio, eu estaria interessado!! .... pronto, ok, é só a brincar, mas acho uma boa ideia. Smile

Se ninguém se oferecer, paciência... logo vejo se tenho balanço para me meter nisto ou não.

Uma ideia, não é assim tão difícil faze-lo, é só ver as paginas uma a uma e verificar quais as que precisam de novas fotos, e usar o eBird e o sistema de rating das fotos do mesmo para achar quem tenha boas fotos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 30, 2018 4:43 am

pedro121 escreveu:Uma ideia, não é assim tão difícil faze-lo, é só ver as paginas uma a uma e verificar quais as que precisam de novas fotos, e usar o eBird e o sistema de rating das fotos do mesmo para achar quem tenha boas fotos.

Mais ou menos... nota que no eBird o número de classificações é muito baixo (dá-me ideia que o sistema de rating não teve grande adesão por cá), além disso não tenho os contactos de toda a gente, portanto se encontrar fotos boas de alguém cujo contacto não tenho terei de contactar o revisor distrital para obter o contacto para depois contactar o autor da foto.

Seja como for registo a sugestão, que agradeço. Se não me ocorrer outra opção, poderei eventualmente ir por aí.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por Lars Gonçalves Seg Abr 30, 2018 6:27 am

Gonçalo Elias escreveu:A fim de agilizar este processo, Assim, venho perguntar aos membros do Forum se algum de vós está interessado em integrar uma eventual equipa destinada a escolher as melhores fotos de aves para o portal. Acima de tudo, convém ter disponibilidade para andar a ver galerias de fotos (nos grupos do facebook, no flickr, etc.), de modo a identificar as melhores, e para fazer contactos com os seus autores, de modo a solicitar a respectiva autorização.

Quem estiver interessado em colaborar poderá contactar-me por mp.

Se gostares de alguma foto minha podes a usar Wink
Lars Gonçalves
Lars Gonçalves

Número de Mensagens : 514
Idade : 37
Local : Alvor - Portimão
Data de inscrição : 22/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 30, 2018 6:29 am

Lars Gonçalves escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:A fim de agilizar este processo, Assim, venho perguntar aos membros do Forum se algum de vós está interessado em integrar uma eventual equipa destinada a escolher as melhores fotos de aves para o portal. Acima de tudo, convém ter disponibilidade para andar a ver galerias de fotos (nos grupos do facebook, no flickr, etc.), de modo a identificar as melhores, e para fazer contactos com os seus autores, de modo a solicitar a respectiva autorização.

Quem estiver interessado em colaborar poderá contactar-me por mp.

Se gostares de alguma foto minha podes a usar Wink

Agradeço a oferta mas o processo não é assim tão simples Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por pedro121 Seg Abr 30, 2018 6:34 am

Gonçalo Elias escreveu:
Agradeço a oferta mas o processo não é assim tão simples Smile

Gonçalo, sim, mas o 1º passo é decidir que paginas precisam de novas caras, e isso é algo subjectivo, eu posso gostar de uma foto que tu detestes, o resto é a parte fácil, fazer uma lista de espécies, ver se os contribuidores do costume tem alguma, e para as que faltarem ver quem tem.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 30, 2018 6:47 am

pedro121 escreveu:Gonçalo, sim, mas o 1º passo é decidir que paginas precisam de novas caras

Precisam quase todas, ou melhor, algumas já têm fotos boas, mas há por aí fotos muito melhores para substituir algumas das que estão no portal há muitos anos.

pedro121 escreveu:e isso é algo subjectivo, eu posso gostar de uma foto que tu detestes

De acordo quanto à parte da subjectividade.

pedro121 escreveu:o resto é a parte fácil, fazer uma lista de espécies, ver se os contribuidores do costume tem alguma, e para as que faltarem ver quem tem.

Fácil, sim, mas muito muito trabalhoso. São horas, dezenas de horas a procurar e a escolher fotografias, a mandar mails, a verificar se estão com as dimensões certas, a colocar tudo online. É muito giro dizer que é fácil quando é para os outros fazerem Smile

Se isto fosse assim tão fácil eu não tinha pedido ajuda, não é?

Além disso não sei o que entendes por "contribuidores do costume", a lista de pessoas com fotografias no portal vai para cima de 110; acresce que muitos dos que mais contribuíram nos anos iniciais estão agora menos activos (e nem todos terão as suas melhores fotos online), ao passo que muitas fotos de grande nível vêm de pessoas que andam nisto há menos tempo. Portanto para mim não é nada evidente a quem se deve ir pedir as fotos nesta altura.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por pedro121 Seg Abr 30, 2018 7:12 am

Gonçalo Elias escreveu:
Além disso não sei o que entendes por "contribuidores do costume", a lista de pessoas com fotografias no portal vai para cima de 110; acresce que muitos dos que mais contribuíram nos anos iniciais estão agora menos activos (e nem todos terão as suas melhores fotos online), ao passo que muitas fotos de grande nível vêm de pessoas que andam nisto há menos tempo. Portanto para mim não é nada evidente a quem se deve ir pedir as fotos nesta altura.

Sim, eu pensei nisso quando estava a escrever, que não seria claro a quem pedir porque obviamente hoje em dia há mais e porque alguns dos que mais contribuíram não estão activos hoje em dia, ou menos do que antigamente.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por patriciaeluis Seg Abr 30, 2018 8:02 am

Acho que se quiserem mesmo fotos "Topo de Gama" para a maioria das espécies, talvez uma dezena de fotografos (bem conhecidos) conseguem completar 90% das espécies.

Se estão dispostos a autorizar ou não isso já não sei Smile

Depois seria tapar buracos não?
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 30, 2018 8:24 am

patriciaeluis escreveu:Acho que se quiserem mesmo fotos "Topo de Gama" para a maioria das espécies, talvez uma dezena de fotografos (bem conhecidos) conseguem completar 90% das espécies.

Se estão dispostos a autorizar ou não isso já não sei Smile

É possível que sim, mas a ideia aqui não passa necessariamente por ter fotos "topo de gama" mas sim por ter boas fotos para a maioria das espécies. Além disso a minha ideia não é andar atrás deste ou daquele a pedir fotos, pelo contrário qualquer foto interessante é bem-vinda, independentemente de quem a tirou (aliás se assim não fosse, nunca teríamos chegado a ter fotos de mais de 110 pessoas diferentes). Há fotos excelentes nos grupos do facebook, no flockr, aqui no forum...

Por outras palavras, a minha dúvida não tem tanto a ver com o "quem", e sim com a melhor forma de organizar este processo.

Neste momento começo a achar que a melhor forma de gerir isto será abrir a participação a todos os interessados - com prazos e regras bem definidos e um número máximo de fotos por participante, tipo cada participante pode enviar um máximo de 5 fotos da sua autoria à consideração; as melhores fotos seriam depois escolhidas de entre todas aquelas que forem enviadas. Certamente há muitas pessoas com boas fotos das mais variadas espécies e que gostariam de ver algumas fotos suas no portal. Esta abordagem poupará imenso trabalho a percorrer galerias de fotos (sendo que isso seria feito numa fase posterior para as espécies que continuassem mais carenciadas) e a fazer contactos solicitando autorizações.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por pedro121 Seg Abr 30, 2018 8:36 am

Gonçalo Elias escreveu:
Neste momento começo a achar que a melhor forma de gerir isto será abrir a participação a todos os interessados - com prazos e regras bem definidos e um número máximo de fotos por participante, tipo cada participante pode enviar um máximo de 5 fotos da sua autoria à consideração; as melhores fotos seriam depois escolhidas de entre todas aquelas que forem enviadas. Certamente há muitas pessoas com boas fotos das mais variadas espécies e que gostariam de ver algumas fotos suas no portal. Esta abordagem poupará imenso trabalho a percorrer galerias de fotos (sendo que isso seria feito numa fase posterior para as espécies que continuassem mais carenciadas) e a fazer contactos solicitando autorizações.

Sim, divulgado no facebook parece-me uma boa ideia.

mas 5 fotos? por espécie?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 30, 2018 8:41 am

pedro121 escreveu:mas 5 fotos? por espécie?

Não, não! 5 fotos no total.

Ou seja, cada participante poderia submeter um total de 5 fotos do seu porfolio, à sua escolha, de qualquer espécie. Convém para já pôr um limite conservador, porque não sei quantas pessoas vão aparecer.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grande revisão do portal avesdeportugal.info - Página 13 Empty Re: Grande revisão do portal avesdeportugal.info

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 13 de 16 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos