Registos de patos ornamentais
+5
Rogerio
Tissot
José Frade
pedro121
Gonçalo Elias
9 participantes
Fórum Aves :: eBird
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Registos de patos ornamentais
Ora bem, escapou-me este comentário. Há uma grande diferença. É que a de Aveiro era na Barrinha de Esmoriz, que não é um parque público e não tem colecções de patos domésticos.Rogerio escreveu:
Bom eu dou a cara para o meu registo da Dendrocygna bicolor esta semana , como nunca tinha observado a espécie resolvi ver como era e claro adicionei-a a minha lista , de qualquer forma qual é a diferença da espécie ser observada num jardim publico ou numa zona em que se sabe que se trata de uma fuga de cativeiro , qual é a diferença entre este registo e o da mesma espécie que têm sido registada em Aveiro .
O eBird explicita: "não reportar aves de colecções". Logo se está num Parque e vem comer à mão, não reportar. Atenção que para mim é-me indiferente ser o Parque da Paz ou da Póvoa do Varzim, não se reportam patos que sejam obviamente domésticos. Uma ave que apresente dúvida razoável, tipo uma Dendrocygna na ponta da erva, reporta-se. Há um exemplo melhor, o Branta leucopsis do Norte (não me lembro onde). A ave tinha penas cortadas e manteve-se com a fatelada toda desde que lá foi largada, no entanto foi amplamente registada. Ora, eu estou totalmente contra isso porque a ave é garantidamente vinda de cativeiro, está num parque de cidade e não se vai reproduzir sozinha de certeza. No entanto, aparecem leucopsis selvagens no nosso país.
Aproveito para referir que a Dendrocygna bicolor não é uma ave óbvia. Aparecem indivíduos com comportamento selvagem, e há registos em Marrocos. Logo apesar de ser improvável, há possibilidade de aparecer uma selvagem em teoria. Um Anser cygnoides já não. Não só é raro nos locais de origem, como o fenótipo visto em Portugal é totalmente de cativeiro e não há registos nem perto (a não ser a "população" palhaçada Alemã de fenótipo doméstico num lago qualquer que eles consideraram cat C....)
Como em tudo, é necessário bom senso. Um pato exótico no Jardim da Estrela? Talvez seja de ignorar (excepto Alopochen que se reproduzem em Parques de cidade). Um pato exótico num ambiente menos humanizado, se aparentar ser selvagem (isto é sem anilhas e sem penas cortadas, que se vejam) então reporta-se.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu: Há um exemplo melhor, o Branta leucopsis do Norte (não me lembro onde). A ave tinha penas cortadas e manteve-se com a fatelada toda desde que lá foi largada, no entanto foi amplamente registada. Ora, eu estou totalmente contra isso porque a ave é garantidamente vinda de cativeiro, está num parque de cidade e não se vai reproduzir sozinha de certeza. No entanto, aparecem leucopsis selvagens no nosso país.
Sim e continua lá e a ser reportada... bem, esperemos que se pire, e que não volta, o pior é se se pirar e voltar em Novembro...
PNicolau escreveu: Um Anser cygnoides já não. Não só é raro nos locais de origem, como o fenótipo visto em Portugal é totalmente de cativeiro e não há registos nem perto (a não ser a "população" palhaçada Alemã de fenótipo doméstico num lago qualquer que eles consideraram cat C....)
Acho que essa decisão foi revertida na ultima actualização da lista amanha, pelo menos os papagaios foram-se.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:PNicolau escreveu: Há um exemplo melhor, o Branta leucopsis do Norte (não me lembro onde). A ave tinha penas cortadas e manteve-se com a fatelada toda desde que lá foi largada, no entanto foi amplamente registada. Ora, eu estou totalmente contra isso porque a ave é garantidamente vinda de cativeiro, está num parque de cidade e não se vai reproduzir sozinha de certeza. No entanto, aparecem leucopsis selvagens no nosso país.
Sim e continua lá e a ser reportada... bem, esperemos que se pire, e que não volta, o pior é se se pirar e voltar em Novembro...
Estão a falar do Branta leucopsis que está no Cávado? Esse nunca o vi com penas cortadas.
lrodrigues- Número de Mensagens : 923
Local : Porto
Flávio Oliveira escreveu:Parece que poderá estar para breve uma solução para o registo de aves exóticas no eBird...
Essa conversa já tem vários anos...
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Viste fotos de asas abertas? Eu compreendo que ele não gostasse muito de abrir as asas, mas tinha claramente as penas cortadas.lrodrigues escreveu:Estão a falar do Branta leucopsis que está no Cávado? Esse nunca o vi com penas cortadas.
https://scontent.ftrd1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/29570281_1886899224677723_2187911081861409210_n.jpg?_nc_cat=103&_nc_ht=scontent.ftrd1-1.fna&oh=6367fb158425470862d6e73ea395fd44&oe=5CF5FDCC
Gonçalo Elias escreveu:Flávio Oliveira escreveu:Parece que poderá estar para breve uma solução para o registo de aves exóticas no eBird...
Essa conversa já tem vários anos...
Sim mas repara, a cada segundo que passa estamos mais próximos de ter essa solução.
Há 19 horas...
"The long-hoped-for developments to both address Exotic species worldwide and address user ability to report certain species but "not count" them, is under way right now."
PNicolau escreveu:Viste fotos de asas abertas? Eu compreendo que ele não gostasse muito de abrir as asas, mas tinha claramente as penas cortadas.lrodrigues escreveu:Estão a falar do Branta leucopsis que está no Cávado? Esse nunca o vi com penas cortadas.
https://scontent.ftrd1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/29570281_1886899224677723_2187911081861409210_n.jpg?_nc_cat=103&_nc_ht=scontent.ftrd1-1.fna&oh=6367fb158425470862d6e73ea395fd44&oe=5CF5FDCC
Não tinha visto essa foto e acho que nunca o vi com as asas abertas. Bem, lá tenho que alterar as listas...
Neste caso o que é o ideal? Remover? Acho que não há versão doméstica deste no e-Bird.
PNicolau escreveu:
Sim mas repara, a cada segundo que passa estamos mais próximos de ter essa solução.
Há 19 horas...
"The long-hoped-for developments to both address Exotic species worldwide and address user ability to report certain species but "not count" them, is under way right now."
Fixe, essa parte tinha-me escapado. Aliás nem percebo porque demora tanto tempo, do ponto de vista de programação é algo relativamente simples de fazer.
Bem eu simplesmente removia. A alternativa é esperar pela nova ferramenta do eBird (com sorte sai no próximo mês visto que parece estar quase a sair para testing) e invalidares tu manualmente o registo, que creio que será o que se passará.lrodrigues escreveu:PNicolau escreveu:Viste fotos de asas abertas? Eu compreendo que ele não gostasse muito de abrir as asas, mas tinha claramente as penas cortadas.lrodrigues escreveu:Estão a falar do Branta leucopsis que está no Cávado? Esse nunca o vi com penas cortadas.
Não tinha visto essa foto e acho que nunca o vi com as asas abertas. Bem, lá tenho que alterar as listas...
Neste caso o que é o ideal? Remover? Acho que não há versão doméstica deste no e-Bird.
As prioridades deles são outras e será algo mais complexo, creio, vai ler o email. Mas o Marshall disse que brevemente sairá com detalhes sobre como funcionará.Gonçalo Elias escreveu:PNicolau escreveu:
Há 19 horas...
Fixe, essa parte tinha-me escapado. Aliás nem percebo porque demora tanto tempo, do ponto de vista de programação é algo relativamente simples de fazer.
PNicolau escreveu:Bem eu simplesmente removia. A alternativa é esperar pela nova ferramenta do eBird (com sorte sai no próximo mês visto que parece estar quase a sair para testing) e invalidares tu manualmente o registo, que creio que será o que se passará.
Ok. Já removi, excepto em duas listas, porque têm fotos giras. Vou esperar que saia essa ferramenta para depois invalidar então.
lrodrigues escreveu:
Ele já tem as asas completas, o bom destes registos modernos é que é fácil documentar o registo (pelicano...), quando aparecer tinha primarias cortadas, isto em 2018, entretanto já está composto
PNicolau escreveu:Ora bem, escapou-me este comentário. Há uma grande diferença. É que a de Aveiro era na Barrinha de Esmoriz, que não é um parque público e não tem colecções de patos domésticos.Rogerio escreveu:
Bom eu dou a cara para o meu registo da Dendrocygna bicolor esta semana , como nunca tinha observado a espécie resolvi ver como era e claro adicionei-a a minha lista , de qualquer forma qual é a diferença da espécie ser observada num jardim publico ou numa zona em que se sabe que se trata de uma fuga de cativeiro , qual é a diferença entre este registo e o da mesma espécie que têm sido registada em Aveiro .
O eBird explicita: "não reportar aves de colecções". Logo se está num Parque e vem comer à mão, não reportar. Atenção que para mim é-me indiferente ser o Parque da Paz ou da Póvoa do Varzim, não se reportam patos que sejam obviamente domésticos. Uma ave que apresente dúvida razoável, tipo uma Dendrocygna na ponta da erva, reporta-se. Há um exemplo melhor, o Branta leucopsis do Norte (não me lembro onde). A ave tinha penas cortadas e manteve-se com a fatelada toda desde que lá foi largada, no entanto foi amplamente registada. Ora, eu estou totalmente contra isso porque a ave é garantidamente vinda de cativeiro, está num parque de cidade e não se vai reproduzir sozinha de certeza. No entanto, aparecem leucopsis selvagens no nosso país.
Aproveito para referir que a Dendrocygna bicolor não é uma ave óbvia. Aparecem indivíduos com comportamento selvagem, e há registos em Marrocos. Logo apesar de ser improvável, há possibilidade de aparecer uma selvagem em teoria. Um Anser cygnoides já não. Não só é raro nos locais de origem, como o fenótipo visto em Portugal é totalmente de cativeiro e não há registos nem perto (a não ser a "população" palhaçada Alemã de fenótipo doméstico num lago qualquer que eles consideraram cat C....)
Como em tudo, é necessário bom senso. Um pato exótico no Jardim da Estrela? Talvez seja de ignorar (excepto Alopochen que se reproduzem em Parques de cidade). Um pato exótico num ambiente menos humanizado, se aparentar ser selvagem (isto é sem anilhas e sem penas cortadas, que se vejam) então reporta-se.
Só estou em desacordo num aspecto, mas convenhamos que não é assim tão relevante. O Branta leucopsis que está (quase) à um ano em Fão - tenho o visto sempre que vou lá - deve ser a mesma ave que veio da Póvoa. Certamente que tem origem numa coleção, mas o facto de se ter movimentado torna mais útil a sua documentação. Por outras palavras, neste caso acho que é bom documentar, pois pode permitir seguir esta ave com origem numa coleção. Quando meter os meus dados de Fão vou fazê-lo, pois acho que é útil, ainda por mais numa área com longa tradição de 'fatelas'. Anda lá uma strepera que vem quase comer à mão...
lrodrigues escreveu:pedro121 escreveu:PNicolau escreveu: Há um exemplo melhor, o Branta leucopsis do Norte (não me lembro onde). A ave tinha penas cortadas e manteve-se com a fatelada toda desde que lá foi largada, no entanto foi amplamente registada. Ora, eu estou totalmente contra isso porque a ave é garantidamente vinda de cativeiro, está num parque de cidade e não se vai reproduzir sozinha de certeza. No entanto, aparecem leucopsis selvagens no nosso país.
Estão a falar do Branta leucopsis que está no Cávado? Esse nunca o vi com penas cortadas.
Pois cresceram... tem estado por Fão desde Março e até pelo menos o dia 1 deste ano. Sempre sossegado, muitas vezes a seguir o seu primo cygnoides.
Luis Reino escreveu:lrodrigues escreveu:pedro121 escreveu:PNicolau escreveu: Há um exemplo melhor, o Branta leucopsis do Norte (não me lembro onde). A ave tinha penas cortadas e manteve-se com a fatelada toda desde que lá foi largada, no entanto foi amplamente registada. Ora, eu estou totalmente contra isso porque a ave é garantidamente vinda de cativeiro, está num parque de cidade e não se vai reproduzir sozinha de certeza. No entanto, aparecem leucopsis selvagens no nosso país.
Pois cresceram... tem estado por Fão desde Março e até pelo menos o dia 1 deste ano. Sempre sossegado, muitas vezes a seguir o seu primo cygnoides.
Também é um ponto de vista interessante Luís. As duas listas que deixei, além das fotos, também foi por uma ser no Parque da Póvoa e outra em Fão. Quase de certeza é a mesma ave, esteve na Póvoa cerca de um mês e a seguir apareceu em Fão. Se a tal ferramenta para invalidar for disponibilizada vai ser interessante para esse efeito, manter esses registos que mostrem o movimento das exóticas.
lrodrigues escreveu:Luis Reino escreveu:lrodrigues escreveu:pedro121 escreveu:PNicolau escreveu: Há um exemplo melhor, o Branta leucopsis do Norte (não me lembro onde). A ave tinha penas cortadas e manteve-se com a fatelada toda desde que lá foi largada, no entanto foi amplamente registada. Ora, eu estou totalmente contra isso porque a ave é garantidamente vinda de cativeiro, está num parque de cidade e não se vai reproduzir sozinha de certeza. No entanto, aparecem leucopsis selvagens no nosso país.
Também é um ponto de vista interessante Luís. As duas listas que deixei, além das fotos, também foi por uma ser no Parque da Póvoa e outra em Fão. Quase de certeza é a mesma ave, esteve na Póvoa cerca de um mês e a seguir apareceu em Fão. Se a tal ferramenta para invalidar for disponibilizada vai ser interessante para esse efeito, manter esses registos que mostrem o movimento das exóticas.
Nem será este o caso - não acredito que seja possível uma população 'feral' de leucopsis instalar-se, mas foi por exemplo para o Alopochen. Se estivesse tudo bem reportado ou, quase tudo, era muito útil. O meu ponto é só esse. Acho que é a ave da Póvoa, acho altamente improvável que seja outra ave.
Uma coisa é o que conta para lista 'individual de cada um' outra é a utilidade das listas que incluem espécies exóticas.
Última edição por Luis Reino em Qua Jan 30, 2019 1:08 pm, editado 1 vez(es)
PNicolau escreveu:Bem eu simplesmente removia. A alternativa é esperar pela nova ferramenta do eBird (com sorte sai no próximo mês visto que parece estar quase a sair para testing) e invalidares tu manualmente o registo, que creio que será o que se passará.lrodrigues escreveu:PNicolau escreveu:Viste fotos de asas abertas? Eu compreendo que ele não gostasse muito de abrir as asas, mas tinha claramente as penas cortadas.lrodrigues escreveu:Estão a falar do Branta leucopsis que está no Cávado? Esse nunca o vi com penas cortadas.
Nunca o vi assim - grande fatela!
Luis Reino escreveu:
Só estou em desacordo num aspecto, mas convenhamos que não é assim tão relevante. O Branta leucopsis que está (quase) à um ano em Fão - tenho o visto sempre que vou lá - deve ser a mesma ave que veio da Póvoa.
Não, acho que estamos todos de acordo nisso, ou seja quem acompanhou o processo sabe que é a mesma ave
PNicolau escreveu:As prioridades deles são outras e será algo mais complexo, creio, vai ler o email. Mas o Marshall disse que brevemente sairá com detalhes sobre como funcionará.
Pois eu sei... posso estar enganado, mas parece-me que a resolução desta questão ainda vai demorar bastante tempo.
Página 2 de 2 • 1, 2