Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pontos altos pessoais 1

5 participantes

Ir para baixo

Pontos altos pessoais 1 Empty Pontos altos pessoais 1

Mensagem por Simon Wates Sex Dez 10, 2010 12:34 am

Pontos altos pessoais 1 Cha_pe10

Ainda tenho que mandar este registo para o CPR! Embarassed x 1000. Não sei se ainda merece a pena (?)

Trata de 5 inds de Andorinhão-de-rabo-espinhoso Chaetura pelagica que vi na Cabranosa, Sagres no dia 28 de Outubro 1999. 3 dias antes de primeiro registo para Portugal continental que foi feito por Graham Foggitt na Lagoa dos Salgados (1 ind.).

Eles alimentavam acima do pinhal de Cabranosa juntamente com cerca de 100 Andorinhas-das-rochas Ptyonoprogne rupestris entre as 16.00 e 17.00 horas. As 16.30 eu saio do local porque na altura não tinha telemóvel então fiz um autentico rali até um telefone público em Sagres para ligar A Rocha em Alvor. Eu estava novamente na Cabranosa as 16.50!

Lamentavelmente, quando Mark Bolton de A Rocha chegou a volta das 17.40 as aves tinham desaparecidos. O outono de 1999 foi um ano record na Europa por esta espécie, mas acho que não foram vistos mais de 3 inds. juntos.

Resolvi fazer este esboço em lápis uma vez que não tinha maquina fotográfica.

Quero felicitar os desenhos excelentes que tenho visto no fórum - e sinto mal por não deixar comentários recentemente.

Cumprimentos

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pontos altos pessoais 1 Empty Re: Pontos altos pessoais 1

Mensagem por Paulo Alves Sex Dez 10, 2010 12:49 am

Simon,

para além de ser um excelente registo é também um esboço muito bom. Parabéns! cheers

Deixo aqui uma pergunta: um registo de uma raridade comprovado com uma fotografia tem mais valor do que um desenho? Quais são os critérios de avaliação num caso destes?

Abraço!
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Pontos altos pessoais 1 Empty Re: Pontos altos pessoais 1

Mensagem por Simon Wates Sex Dez 10, 2010 1:00 am

Obrigado Paulo!

Valoriza particularmente o teu comentário uma vez que tuas obras de arte são muito bonitos.

Não sei exactamente os critérios de CPR neste sentido, mas sei que mesmo que sejam notas e com só um observador/a podiam ser aceitados. No UK e alguns outros paises é necessário, na ausência de uma foto ter pelo menos 2 observadores (salvo erro).

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pontos altos pessoais 1 Empty Re: Pontos altos pessoais 1

Mensagem por pedro121 Sex Dez 10, 2010 8:34 am

Eu penso que o CPR ainda aceita registos de um só observador se forem bem apoiados pela descrição.

Paulo, a tua pergunta é daquelas tramada, nem o desenho nem a foto provam que o observador viu de facto a ave onde diz que a viu ou seja ambas são passíveis de falsificação, obviamente que a fotografia é ligeiramente mais segura se incluir pontos de referencia.

Mas as observações feitas por um único observador estão sempre condicionadas á questão da honestidade do mesmo, principalmente á honestidade com ele próprio.

Portanto para mim:

1º Multi-observadores com fotos
2º Multi-observadores sem fotos
3º Observador com fotos (BOAS)
4º Observador sem fotos (com desenhos ou descrição)



ps. Simon envia o registo, mais que não seja para mostrares o desenho que está espetacular.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pontos altos pessoais 1 Empty Re: Pontos altos pessoais 1

Mensagem por Pedro Marques Sex Dez 10, 2010 8:23 pm

O desenho está um espectáculo!!! Parabéns cheers

E um grande registo!

Abraço,
Pedro
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

Pontos altos pessoais 1 Empty Re: Pontos altos pessoais 1

Mensagem por João T. Tavares Dom Dez 12, 2010 1:58 am

Já tinha tido o privilégio de conhecer este desenho e está realmente muito bom!
E quanto ao registo, acho que vale mesmo a pena enviar, juntamente com uma descrição, claro. Nem nunca me tinha passado pela cabeça que um registo bem fundamentado com descrição pormenorizada da ave poderia ser excluído por ausência de fotografia e de outros observadores. Em última análise, tudo é falsificável hoje em dia. A honestidade e integridade dos observadores (até prova em contrário) tem que ser de alguma forma tida como um pressuposto na nossa área e também nos registos ao CPR. De igual forma, existe sempre uma probabilidade de erro, que se tenta minimizar.
Não me parece portanto que haja qualquer inconveniente neste registo, que merece muito ser submetido. A aceitação do registo dependerá da qualidade da descrição, com certeza.

Abraço!

P.S: Mostra também a ilustração da Plectrophenax, Simon!
João T. Tavares
João T. Tavares

Número de Mensagens : 70
Local : Faro
Data de inscrição : 28/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pontos altos pessoais 1 Empty Re: Pontos altos pessoais 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos