eBird Portugal--tópico geral
+30
Ricardo Melo
José Frade
RicBarrela
António Cláudio Heitor
cardosohelder
daniel.sobral
AméricoG
Paulfer
conspicillata
Rogerio
Flávio Oliveira
LuisMM
Manuel PL
David Rodrigues
João Tomás
pedrocardia
VozdoBerço
Luis Silva
HL
Helder Vieira
PNicolau
Araújo da Silva
patriciaeluis
Tissot
Filipe Canário
jheitor
pedro121
Gonçalo Elias
Paulo Alves
Pedro Fernandes
34 participantes
Fórum Aves :: eBird
Página 12 de 32
Página 12 de 32 • 1 ... 7 ... 11, 12, 13 ... 22 ... 32
Re: eBird Portugal--tópico geral
Hoje reparei que aparecem os "condados" (concelhos?) nos pontos do e-bird.
O objectivo é desagregar os distritos em condados para fazer listas condais?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
pedro121 escreveu:Já deves estar farto de ler: "esta contagem é elevada para este local e data... " Very Happy Very Happy
Essa afirmação também se aplica a mim
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
João Tomás escreveu:
Essa afirmação também se aplica a mim
Deixa-la não és o único, eu estou sempre a disparar o filtro de Leiria o que não deixa de ser irónico.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:Deixa-la não és o único, eu estou sempre a disparar o filtro de Leiria o que não deixa de ser irónico. Very Happy Very Happy
...irónico e excelente para se perceber melhor a biologia das espécies no distrito e em Portugal! Que venham mais birdwatchers ajudar a esta tarefa
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Gonçalo Elias escreveu:Hoje reparei que aparecem os "condados" (concelhos?) nos pontos do e-bird.
Parece que a resposta é sim, pelo menos já aparecem as listas de espécies e hotspots para todos os "condados".
Isto suscita-me três comentários / questões:
1. Não sei de onde apareceu o termo "condados", mas parece-me uma tradução manhosa de "county". Julgo que seria mais apropriado "concelhos". É possível fazer a alteração?
2. No caso dos hotspots "área geral", que abrangem mais de um concelho, as espécies vão ser todas empurradas, por assim dizer, para um dos concelhos. É o que acontece na lagoa de Óbidos, onde as Caldas da Rainha ficam com todos os registos da área geral e Óbidos fica com menos. O que fazer nestes casos?
3. Falta o concelho de Tavira e as observações deste concelho estão todas classificadas como sendo Alcoutim.
Gonçalo Elias escreveu:
Parece que a resposta é sim, pelo menos já aparecem as listas de espécies e hotspots para todos os "condados".
Isto suscita-me três comentários / questões:
1. Não sei de onde apareceu o termo "condados", mas parece-me uma tradução manhosa de "county". Julgo que seria mais apropriado "concelhos". É possível fazer a alteração?
2. No caso dos hotspots "área geral", que abrangem mais de um concelho, as espécies vão ser todas empurradas, por assim dizer, para um dos concelhos. É o que acontece na lagoa de Óbidos, onde as Caldas da Rainha ficam com todos os registos da área geral e Óbidos fica com menos. O que fazer nestes casos?
Bem, antes de mais, que fixe!!! Só reparei agora e estou entretido a explorar.
Em relação as perguntas.
1º Concordo
2º Não me parece que haja alguma coisa a fazer.
Sobre o ponto 2, a única opção que vejo seria que alguns pontos mais gerais não tivessem concelho atribuído (mas não sei se isto é possível).
Gonçalo Elias escreveu:Sobre o ponto 2, a única opção que vejo seria que alguns pontos mais gerais não tivessem concelho atribuído (mas não sei se isto é possível).
Pois, sinceramente não sei até que ponto é significativo essa questão, embora tenha descoberto para minha surpresa que a poça da Amoreira pelos visto fica no Cadaval e não em Óbidos
pedro121 escreveu:embora tenha descoberto para minha surpresa que a poça da Amoreira pelos visto fica no Cadaval e não em Óbidos
Estamos sempre a aprender
ainda há uma serie de concelhos sem uma única espécie inserida
No dia 2 de Abril de 2014, pág. 5 deste tópico pode ler-se:
Já inseri algumas observações, a maioria antigas.
Entretanto estive a olhar para o mapa e vi que há observações nos últimos anos, mas tal como o Pedro Fernandes refere, não há observações entre meados de Janeiro e Junho, o que sugere que a espécie seja um visitante não nidificante a esta área. Isto não me surpreende, pois acontece noutros locais do território.
PNicolau escreveu:Bom, desde o ano passado que vou à Ponta da Erva regularmente e nunca lá vi Lanius meridionalis, e até já vi Lanius senator.
Gonçalo Elias escreveu:Eu tenho a certeza que já lá vi Lanius meridionalis várias vezes, mas foi no tempo da outra senhora.
Já inseri algumas observações, a maioria antigas.
Entretanto estive a olhar para o mapa e vi que há observações nos últimos anos, mas tal como o Pedro Fernandes refere, não há observações entre meados de Janeiro e Junho, o que sugere que a espécie seja um visitante não nidificante a esta área. Isto não me surpreende, pois acontece noutros locais do território.
o e-bird tem uma funcionalidade chamada Sintetizar As Minhas Observações que permite
Gerar tabelas de frequência, abundância e outras a partir das minhas obserrvações.
As opções disponíveis são:
Relatório Semanal
Relatório Mensal (Relatórios mensais começam sempre no primeiro dia do mês)
Relatório Anual
Ora o relatório anual só cobre um ano.
Eu gostaria de poder fazer um relatório global de todas as minhas observações de todos os anos, por exemplo para a Lezíria Grande, ou para a Lagoa dos Salgados. Há alguma opção para obter um relatório destes?
Gerar tabelas de frequência, abundância e outras a partir das minhas obserrvações.
As opções disponíveis são:
Relatório Semanal
Relatório Mensal (Relatórios mensais começam sempre no primeiro dia do mês)
Relatório Anual
Eu gostaria de poder fazer um relatório global de todas as minhas observações de todos os anos, por exemplo para a Lezíria Grande, ou para a Lagoa dos Salgados. Há alguma opção para obter um relatório destes?
pedro121 escreveu:ainda há uma serie de concelhos sem uma única espécie inserida
Este aspecto parece-me o mais relevante. Ou seja, agora será possível ter uma noção muito mais fiel da cobertura do país.
Flávio Oliveira- Número de Mensagens : 605
Local : Maia
pedro121 escreveu:...embora tenha descoberto para minha surpresa que a poça da Amoreira pelos visto fica no Cadaval e não em Óbidos
O que tu querias dizer era Bombarral....
Mas efectivamente a Poça da Amoreira fica em Óbidos, freguesia da Amoreira.
O que acontece é que tu criaste o ponto ligeiramente a leste da pequena ribeira/canal que ali passa. Ora é precisamente essa ribeira que separa Óbidos do Bombarral nesse sítio...
Nada como mudares o ponto para cima da Poça
Flávio Oliveira escreveu:Este aspecto parece-me o mais relevante. Ou seja, agora será possível ter uma noção muito mais fiel da cobertura do país.
Concordo em parte, Flávio, mas convém salientar que, ao contrário do que acontece num "atlas" (em que as quadrículas têm todas a mesma área), as comparações entre concelhos devem ser feitas com alguma prudência, uma vez que os concelhos são muito desiguais em tamanho.
Aqui ficam alguns exemplos extremos para ilustrar melhor o meu ponto:
- o concelho de Alcácer do Sal, que é o segundo maior do país, tem 1480 km² e uma densidade populacional de 8,7 hab./km² (uma densidade mais baixa que aquela que se verifica em quase todos os países de África!) - esta baixíssima densidade populacional ajuda a explicar o número elevado de espécies (a par, naturalmente, das características do habitat, nomeadamente da presença de uma importante zona húmida).
- no outro extremo temos o concelho de São João da Madeira, que tem 8 km² - isto corresponde a um rectângulo de 4x2 km (o concelho de Alcácer é quase duzentas vezes maior!); a densidade populacional em São João da Madeira é de 2 734,63 hab./km², uma das mais elevadas do país. Também o Entroncamento, com 13 km² é muito pequeno e tem uma elevadíssima densidade populacional de 1 471,67 hab./km². Em ambos os concelhos, a área edificada ocupa uma fracção muito grande do terreno. Mesmo com uma cobertura excepcional, não é de esperar que concelhos com estas características atinjam uma riqueza específica muito elevada.
Gonçalo Elias escreveu:
Pois, eu já tentei varias vezes faze-lo no passado e não consegui.
Flávio Oliveira escreveu:
Este aspecto parece-me o mais relevante. Ou seja, agora será possível ter uma noção muito mais fiel da cobertura do país.
A nível da densidade de observadores principalmente.
Flávio Oliveira escreveu:
O que tu querias dizer era Bombarral....
Certo, dislexia e tudo isso...
Flávio Oliveira escreveu:Mas efectivamente a Poça da Amoreira fica em Óbidos, freguesia da Amoreira.
O que acontece é que tu criaste o ponto ligeiramente a leste da pequena ribeira/canal que ali passa. Ora é precisamente essa ribeira que separa Óbidos do Bombarral nesse sítio...
Nada como mudares o ponto para cima da Poça
A mudar!!
Sim, completamente de acordo. Não estava a referir-me a possiveis comparações entre concelhos mas antes à possibilidade de encontrar os principais "buracos" a nível do território.Gonçalo Elias escreveu:Concordo em parte, Flávio, mas convém salientar que, ao contrário do que acontece num "atlas" (em que as quadrículas têm todas a mesma área), as comparações entre concelhos devem ser feitas com alguma prudência, uma vez que os concelhos são muito desiguais em tamanho.Flávio Oliveira escreveu:Este aspecto parece-me o mais relevante. Ou seja, agora será possível ter uma noção muito mais fiel da cobertura do país.
Flávio Oliveira escreveu: Não estava a referir-me a possiveis comparações entre concelhos mas antes à possibilidade de encontrar os principais "buracos" a nível do território.
Quanto a isso, após uma pesquisa global reparei que os concelhos em branco estão concentrados no noroeste (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro) e também no distrito de Viseu.
pedro121 escreveu:A nível da densidade de observadores principalmente.
Olha que não Pedro.
Há concelhos muito ricos em que num único dia de observação vês mais espécies do que é possível ver noutros concelhos num ano inteiro.
Falo por experiência própria e nem sequer me refiro a concelhos do litoral, mas sim nas zonas remotas do interior
Gonçalo Elias escreveu:
3. Falta o concelho de Tavira e as observações deste concelho estão todas classificadas como sendo Alcoutim.
Além de Tavira, como referiu o Gonçalo, está também em falta o concelho de Guimarães no Distrito de Braga.
De resto, há neste momento 17 concelhos em branco (nos distritos de Viana, Braga, Porto, Aveiro e Viseu) e 16 concelhos com mais de 200 espécies.
Os 3 primeiros são:
- Vila do Bispo (262)
- Peniche (248)
- Vila Franca de Xira (233)
@PNicolau: reparei que nas tuas listas de hoje (das Parchanas) aparece a seguinte indicação: Submitted from BirdLog Euro for Android v1.9.3
Isto é um aplicativo especial para smartphones?
Certo Gonçalo, é uma aplicação para smartphones.Gonçalo Elias escreveu:@PNicolau: reparei que nas tuas listas de hoje (das Parchanas) aparece a seguinte indicação: Submitted from BirdLog Euro for Android v1.9.3
Desenvolvida para aparelhos da Apple, há também esta versão para Android. Posso depois abrir um tópico a falar da mesma.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:Posso depois abrir um tópico a falar da mesma.
ok, acho que pode ser interessante, para ficarmos a par das novas opções existentes
Página 12 de 32 • 1 ... 7 ... 11, 12, 13 ... 22 ... 32