Frio!!!
+8
patriciaeluis
João Tomás
RuiCaratao
PNicolau
Gonçalo Elias
Jorge Saraiva
Paulo Lemos
pedro121
12 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 6
Página 1 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Frio!!!
Boas
Como todos sabem estamos a ter um inverno bastante pacifico, com temperaturas amenas e quase sem chuva, no entanto está neste momento a caminho uma onda de frio que está a atravessar a Europa, é possível que com o congelamento dos lagos na Europa central haja deslocações de patos, gansos e mergulhões, pode valer a pena fazer algum esforço nos próximos 15 dias, e especialmente ficarmos atentos ás noticias de Espanha para vermos se existem movimentações.
Como todos sabem estamos a ter um inverno bastante pacifico, com temperaturas amenas e quase sem chuva, no entanto está neste momento a caminho uma onda de frio que está a atravessar a Europa, é possível que com o congelamento dos lagos na Europa central haja deslocações de patos, gansos e mergulhões, pode valer a pena fazer algum esforço nos próximos 15 dias, e especialmente ficarmos atentos ás noticias de Espanha para vermos se existem movimentações.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Re: Frio!!!
No Oeste o clima está mais "ameno" do que no resto do país julgo, mas se esse tal frio chegar a Portugal, provavelmente significa mais uma vaga de aves marinhas a dar à costa.
A ver é se não se repete um ano como 2005, que na península levou à movimentação de muitas aves "aquáticas" mesmo em plena época de nidificação.
Por causa desta notícia: http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1531616
A ver é se não se repete um ano como 2005, que na península levou à movimentação de muitas aves "aquáticas" mesmo em plena época de nidificação.
Por causa desta notícia: http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1531616
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Paulo Lemos escreveu:No Oeste o clima está mais "ameno" do que no resto do país julgo, mas se esse tal frio chegar a Portugal, provavelmente significa mais uma vaga de aves marinhas a dar à costa.
Marítimas não me parece, o frio não vem acompanhado de temporal, e as marítimas não são realmente sensíveis ao frio, só ao vento e á chuva, este inverno tem sido uma seca em vários sentidos, mas especialmente em relação as marítimas, não tivemos as tempestades de inverno que as trazem para junto da costa, mas mesmo assim estamos a ter um ano recorde para Mobelhas
Edit: reparei agora que não referi as condições em que dão à costa: quis dizer mortas ou em dificuldades.
De qq modo já tinha escrito o que vai a seguir, e assim fica.
Embora qualquer ave sofra alterações metabólicas com o frio, necessitando de mais alimento (e este já escasseia em geral) eu também tinha em crer que não fazia diferença a ponto de grandes impactos.
Até me parecer o contrário.
Até há uns anos pescava assidua e anualmente na praia Foz do Arelho e comecei a achar extrema coincidência, repetitiva, encontrar demasiadas aves mortas logo depois após uma vaga de frio. Suspeito de que a razão seja a plumagem comprometida pela pior adversidade que uma ave pode encontrar no mar, seja em grande ou pequena quantidade, e não tem como se defender: óleo.
Este cobre a superfície, grandes distâncias... e as aves também.
Nas aves que vejo darem à costa (principalmente juvenís de algumas espécies, bastante magros, mortos ou vivos) são frequentes zonas da plumagem com aspecto sujo de óleo/crude, ou demasiado molhado, como se o isolamento natural não funcionasse como devia. Seja um temporal ou somente o frio, são adversidades climáticas que podem dar um golpe sério ou até talvez fatal a aves já com dificuldades.
Outra razão: quando o frio aperta, as aves necessitam de mais alimento e talvez se concentrem/arrisquem mais junto às actividades piscatórias (Homem/redes)... e depois acontece o que já se sabe.
Os pescadores na Nazaré referem numeros surpreendentes por vezes.
Sobre este facto já me tinha pronunciado há anos atrás... mas quem quis saber?
Lembrei-me agora: em que ano se deu um derrame de crude que ameaçou a costa Oeste e, logo a seguir a se constatarem tantas aves mortas, culpou-se o frio (que se fez sentir sem temporal)?
Nesse ano não notei grande exagero de mortes, o que notei foi mais gente atenta. Mas de qualquer modo, sustentadamente ou não, alguem culpou o frio.
A "onda" de aves mortas coincidiu... ou foi mais do que coincidência.
Julgo que o frio extremo à superfície também tem influência sobre a fauna marinha e comportamento das espécies/cardumes (não me recordo ao certo onde li isto).
Bem... por alguma razão as aves migram para Sul.
De qq modo já tinha escrito o que vai a seguir, e assim fica.
Embora qualquer ave sofra alterações metabólicas com o frio, necessitando de mais alimento (e este já escasseia em geral) eu também tinha em crer que não fazia diferença a ponto de grandes impactos.
Até me parecer o contrário.
Até há uns anos pescava assidua e anualmente na praia Foz do Arelho e comecei a achar extrema coincidência, repetitiva, encontrar demasiadas aves mortas logo depois após uma vaga de frio. Suspeito de que a razão seja a plumagem comprometida pela pior adversidade que uma ave pode encontrar no mar, seja em grande ou pequena quantidade, e não tem como se defender: óleo.
Este cobre a superfície, grandes distâncias... e as aves também.
Nas aves que vejo darem à costa (principalmente juvenís de algumas espécies, bastante magros, mortos ou vivos) são frequentes zonas da plumagem com aspecto sujo de óleo/crude, ou demasiado molhado, como se o isolamento natural não funcionasse como devia. Seja um temporal ou somente o frio, são adversidades climáticas que podem dar um golpe sério ou até talvez fatal a aves já com dificuldades.
Outra razão: quando o frio aperta, as aves necessitam de mais alimento e talvez se concentrem/arrisquem mais junto às actividades piscatórias (Homem/redes)... e depois acontece o que já se sabe.
Os pescadores na Nazaré referem numeros surpreendentes por vezes.
Lembrei-me agora: em que ano se deu um derrame de crude que ameaçou a costa Oeste e, logo a seguir a se constatarem tantas aves mortas, culpou-se o frio (que se fez sentir sem temporal)?
Nesse ano não notei grande exagero de mortes, o que notei foi mais gente atenta. Mas de qualquer modo, sustentadamente ou não, alguem culpou o frio.
A "onda" de aves mortas coincidiu... ou foi mais do que coincidência.
Julgo que o frio extremo à superfície também tem influência sobre a fauna marinha e comportamento das espécies/cardumes (não me recordo ao certo onde li isto).
Bem... por alguma razão as aves migram para Sul.
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Hummm, só com o tua segunda mensagem percebi que estavas a falar de aves mortas, eu estava a falar de aves vivas e das condições que podem originar aproximações á costa.
Certo, o problema não é o frio em si, mas a perda de isolamento causada pelo oleo, sem esse factor elas não teriam problemas
É mais as redes de emalhar do que outra coisa, este ano na Nazaré numa ação de fiscalização encontraram numa única rede de emalhar ilegal 40-50 Tordas mortas por afogamento, e na zona de Peniche foi o horror, as redes estavam por todo o lado e o mar estava muito calmo... apareceram mesmo muitas tordas mortas por afogamento
pois...deviam ter culpado o crude....
Sim, por falta de comida, a questão não é o frio em si, mas a falta de alimento no inverno, se reparares quase todas as migradoras alimentam-se de insectos ou outros organismos mais activos com o calor, as especies que se alimentam de sementes fazem deslocações de menor amplitude.
Mas voltando a esta onda de frio, as deslocações se existirem serão causadas pelo congelamento de superfícies de agua doce, serão portanto principalmente patos, gansos, mergulhões e espécies como as narcejas e as galinholas a movimentarem-se.
Paulo Lemos escreveu:
Certo, o problema não é o frio em si, mas a perda de isolamento causada pelo oleo, sem esse factor elas não teriam problemas
Paulo Lemos escreveu:Os pescadores na Nazaré referem números surpreendentes por vezes.
É mais as redes de emalhar do que outra coisa, este ano na Nazaré numa ação de fiscalização encontraram numa única rede de emalhar ilegal 40-50 Tordas mortas por afogamento, e na zona de Peniche foi o horror, as redes estavam por todo o lado e o mar estava muito calmo... apareceram mesmo muitas tordas mortas por afogamento
Paulo Lemos escreveu:Lembrei-me agora: em que ano se deu um derrame de crude que ameaçou a costa Oeste e, logo a seguir a se constatarem tantas aves mortas, culpou-se o frio (que se fez sentir sem temporal)?
pois...deviam ter culpado o crude....
Paulo Lemos escreveu:Bem... por alguma razão as aves migram para Sul.
Sim, por falta de comida, a questão não é o frio em si, mas a falta de alimento no inverno, se reparares quase todas as migradoras alimentam-se de insectos ou outros organismos mais activos com o calor, as especies que se alimentam de sementes fazem deslocações de menor amplitude.
Mas voltando a esta onda de frio, as deslocações se existirem serão causadas pelo congelamento de superfícies de agua doce, serão portanto principalmente patos, gansos, mergulhões e espécies como as narcejas e as galinholas a movimentarem-se.
Ontem ao aeroporto de Lisboa chegaram umas vinte Pica pica
Jorge Saraiva- Número de Mensagens : 1032
Local : Lx
Pegando no que foi falado no outro tópico da categoria D, lanço aqui a seguinte questão:
Embora exista a "ideia feita" de que quando há vagas de frio chegam cá mais invernantes vindos do norte, há alguma base (estudo) que o comprove? Ou isto não passa de uma mera suposição?
Embora exista a "ideia feita" de que quando há vagas de frio chegam cá mais invernantes vindos do norte, há alguma base (estudo) que o comprove? Ou isto não passa de uma mera suposição?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Gonçalo Elias escreveu:
Bom, não sei se existe em Portugal algum estudo para o efeito, e duvido que tenha sido feita alguma coisa, no entanto ficou para mim claro que o frio e atenção que com frio estou a falar de neve e gelo que impedem a alimentação das aves promove a deslocação para sul das mesmas nos messes de inverno, para alem de ser mais ou menos causa e efeito para os Branta bernicla na Lagoa de Obidos os tordos no inverno de 2010 foram um caso obvio, com os bandos a fugir do frio a passarem por Inglaterra-Irlanda-Espanha-PENICHE com o progresso dos mesmos a ser perfeitamente acompanhável nos fórum internacionais e tendo chegado a Peniche em números incríveis, estamos a falar de bandos de Dezenas de Zornais um pouco por todo o lado em Peniche mas também ao longo de toda a costa, e essas aves chegaram depois de uma vaga de frio que os empurrou cada vês mais para Sudoeste, Passados uns dias os bando começaram a regressar e os observadores em Inglaterra e Holanda reportaram a passagem em sentido inverso.
Exacto Pedro, mas o que noto é o seguinte: em certos anos aparecem muitos tordos, noutros aparecem muitas gavias, noutros anos surgem muitos gansos, noutros ainda são os lugres ou os cruza bicos e anos há em que são as rissas ou as hyperboreus. Ou as tarambolas-douradas. Ou os fringilla montifringilla. Ou certos patos. Que todas estas espécies (oriundas do centro ou do norte da Europa) aparecem mais em certos anos, não tenho grandes dúvidas.
Acontece que os surtos destas espécies não se dão todos ao mesmo tempo. Nuns anos há muitos tordos mas poucas gavias, noutros anos há muitas gaivotas mas poucos tordos ou lugres. E por aí adiante.
Ora a minha questão é esta: quando a Europa gela, gela o continente todo. E se fosse o frio que fazia mover as aves, então todas estas espécies apareceriam em números elevados nalguns anos e em números baixos noutros anos.
O facto de andarem desencontradas sugere que haja aqui outros factores a actuar.
Acontece que os surtos destas espécies não se dão todos ao mesmo tempo. Nuns anos há muitos tordos mas poucas gavias, noutros anos há muitas gaivotas mas poucos tordos ou lugres. E por aí adiante.
Ora a minha questão é esta: quando a Europa gela, gela o continente todo. E se fosse o frio que fazia mover as aves, então todas estas espécies apareceriam em números elevados nalguns anos e em números baixos noutros anos.
O facto de andarem desencontradas sugere que haja aqui outros factores a actuar.
Gonçalo Elias escreveu:
Sim, gela o continente todo, mas as vagas de frio afetam principalmente as aves que se alimentam no solo, por exemplo os Lugres e Cruza-bicos não são afetados já que não se alimentam no solo, são afetados por problemas a nível de falta de alimentos devido á falha da "colheita” das espécies de que se alimentam, por isso os cruza bicos e os lugres chegam cá muito antes do frio a serio.
Gaivotas, também não são afetadas pelo frio mas sim pelos grandes temporais, o de 2009 foi medonho mas não estava particularmente frio nos primeiros dias, as aves estavam a vir á frente do sistema de baixas pressões.
Mas espécies que se alimentam no solo? Narcejas, Galinholas, Tordos etc… sim esses são claramente afetados pelo frio, e em 2010 foram essas as espécies a virem, tudo espécies que se alimentam no solo ou em patos e gansos de agua doçe.
Quanto as Gavias, ainda não percebi o que as faz mover.
De acordo.
Agora diz-me lá: quais foram as datas ou períodos em que observaste quantidades anormais de tordos?
Agora diz-me lá: quais foram as datas ou períodos em que observaste quantidades anormais de tordos?
Gonçalo Elias escreveu:De acordo.
Bem sem o caderno...
Na foto diz que foi a 23/12 mas não sei se foi o upload
http://www.flickr.com/photos/32168025@N08/5285571329/in/photostream
Então isso é no Inverno de 2010/2011, certo?
já agora, no início deste thread escreveste:
Este é outro grupo em que me parece que não há muita evidência de chegada de muitos indivíduos em associação com vagas de frio.
é possível que com o congelamento dos lagos na Europa central haja deslocações de patos, gansos e mergulhões
Este é outro grupo em que me parece que não há muita evidência de chegada de muitos indivíduos em associação com vagas de frio.
Gonçalo Elias escreveu:Então isso é no Inverno de 2010/2011, certo?
Certo.
Gonçalo Elias escreveu:
Bom, essa é outra, mas para mim essa associação existe, tanto este inverno como os últimos dois invernos houve um influxo na lagoa de Obidos e na Etar da Atouguia logo a seguir a uma vaga de frio na europa central
Um influxo? Estamos a falar de quantos indivíduos?
Gonçalo Elias escreveu:Um influxo? Estamos a falar de quantos indivíduos?
Nalguns casos muito poucos,
por exemplo a 28 de Jan de 2012 apareceram 3 Arrábios Anas acuta na Lagoa de Óbidos no meio da onda de frio que se fazia sentir nessa altura, não é muito é verdade, mas são os únicos indivíduos dessa espécie que observei na Lagoa nesse inverno, onde de resto são muito escassos, e com estes 3 arrabios apareceram patos-trombeteiros na ordem das centenas tanto na lagoa como na etar, tudo no espaço de dias, na etar da Atouguia a 3-Fev estavam 6 indivíduos, a 13 estavam mais de 60 e a 17 estavam 117, portanto em 14 dias passaram de 6 indivíduos para 117. isto em fevereiro e durante a vaga de frio que deu origem á abertura deste topico.
De acordo, mas tu não sabes a origem dessas aves.
A minha questão é se não há aqui alguma extrapolação a partir de ocorrências isoladas.
A minha questão é se não há aqui alguma extrapolação a partir de ocorrências isoladas.
Sim, é verdade, no entanto tal como em anos anteriores na mesma altura foram observados deslocações de patos de leste para oeste e de norte para sul em toda a europa, eu passo algum tempo em sites internacionais e é engraçado ver a progressão tanto através dos blogs como usando o ebird ou o observado.org, e os sites espanhóis, e ver as aves a atravessarem a europa na nossa direção... quando foi o influxo dos mergansos por exemplo eles apareceram em numero recorde na Irlanda, depois em Espanha e por fim em Portugal.
Portanto eu não posso ter a certeza da origem dos patos/gansos que aparecem em Portugal dias depois de uma onda de frio atingir a europa causando deslocações por causa dos lagos terem congelado, e pode ser realmente mera coincidência, e nada ter a ver com as aves que na mesma altura chegam a espanha, mas mesmo assim para mim tem valido a pena fazer um esforço adicional nesses dias.
Portanto eu não posso ter a certeza da origem dos patos/gansos que aparecem em Portugal dias depois de uma onda de frio atingir a europa causando deslocações por causa dos lagos terem congelado, e pode ser realmente mera coincidência, e nada ter a ver com as aves que na mesma altura chegam a espanha, mas mesmo assim para mim tem valido a pena fazer um esforço adicional nesses dias.
Isso foi no Inverno de 2010-2011.
A questão é que tanto no Inverno anterior (2009-2010) como no seguinte (2011-2012) houve vagas de frio da mesma dimensão na Europa central e não chegaram cá mergansos nenhuns. Pelo menos que se saiba.
A questão é que tanto no Inverno anterior (2009-2010) como no seguinte (2011-2012) houve vagas de frio da mesma dimensão na Europa central e não chegaram cá mergansos nenhuns. Pelo menos que se saiba.
Gonçalo Elias escreveu:Isso foi no Inverno de 2010-2011.
Pois, bem, no inverno de 2011-2012 apareceram duas aves, uma no fim de Dezembro e outra mais cedo em Novembro, a de Dezembro apareceu numa ligeira onda de frio,.
De resto o inverno de 2011-2012 foi bastante seco e "quente" e o frio veio tarde e não foi acompanhado de sistemas de baixa pressão a deslocaram-se de leste para oeste a grande velocidade, houve deslocações de mergansos-grandes, penso que apareceram em bons números na irlanda, e chegaram alguns a Espanha mas não nos números do inverno anterior, portanto como estamos no ponto mais distante é natural que não tenham chegado cá.
O inverno de 2009-2010 foi muito chuvoso e em Janeiro de 2010 apareceram depois de uma vaga de frio na europa 12 Branta bernicla e 3 Branta leucopsis na Lagoa de Obidos. Mas nada de Mergus merganser…
O exemplo que dás de 2009-2010 ilustra o que acima referi: as espécies que aparecem em números anormais não são as mesmas de uns anos para outros.
Para mim isto significa que há outros factores a concorrerem para esses aparecimentos que não estão relacionados com a meteorologia.
E de qualquer forma, nota que em qualquer dos casos estamos a falar de números baixíssimos, talvez 0,01% da população invernante europeia ou até menos.
Creio que seria interessante saber onde ficam os outros 99,99% e se estes efectuam deslocações ou não. E para onde.
Para mim isto significa que há outros factores a concorrerem para esses aparecimentos que não estão relacionados com a meteorologia.
E de qualquer forma, nota que em qualquer dos casos estamos a falar de números baixíssimos, talvez 0,01% da população invernante europeia ou até menos.
Creio que seria interessante saber onde ficam os outros 99,99% e se estes efectuam deslocações ou não. E para onde.
Gonçalo Elias escreveu:O exemplo que dás de 2009-2010 ilustra o que acima referi: as espécies que aparecem em números anormais não são as mesmas de uns anos para outros.
Claro que não, depende de uma serie de factores, nomeadamente da altura do ano, dos ventos, da situação das zonas de alimentação entre a zona de partida e cá, existe uma serie de variaveis. Por exemplo os Branta na lagoa aparecem quase sempre no fim de Dezembro, é duvidavel que seja por causa do frio, já que muitas vezes são aves isoladas, mas quando apareceu o bando de 12...
Gonçalo Elias escreveu:E de qualquer forma, nota que em qualquer dos casos estamos a falar de números baixíssimos, talvez 0,01% da população invernante europeia ou até menos.
Ficam pelo caminho claro, nestas deslocações forçadas, as aves vão tentar fazer a menor deslocação possível, especialmente se for em janeiro, Fevereiro, não lhes compensa fazerem grandes deslocações se depois tem que voltar para tras algumas semanas depois, o que tu notas vendo os números de países onde ocorrem influxos mais pronunciados como Inglaterra ou Holanda é que de repente aparecem um elevado numero de aves (e aqui estamos a falar de milhares) que chega á frente do mau tempo mas que assim que as condições melhoram regressam á zona de origem.
Para espécies como o Merganso-grande chegarem cá em janeiro fora do período de migração da espécie é preciso um conjunto de circunstancias extremo com uma deslocação em massa da população, mas com a maioria dos indivíduos a ficar mais próximo das zonas de invernada tradicionais. Nota que no influxo de 2010-2011 os Mergansos que apareceram eram aves jovens, tanto cá como em Espanha , os adultos ficaram provavelmente mais próximo de casa.
Sim, é possível que se trate de straggelrs.
Página 1 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6