Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ninho de cegonha preta com 2 crias

+15
Rafael Matias
JDGS
barrento
Flávio Oliveira
ribeiroa
José Frade
pedro121
cazeribeiro
Luís Venâncio
Miguelito
Gonçalo Elias
RuiCaratao
lameiras
PNicolau
jheitor
19 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

ninho de cegonha preta com 2 crias Empty ninho de cegonha preta com 2 crias

Mensagem por jheitor Dom Jun 24, 2012 1:53 pm

ninho de cegonha preta com 2 crias Img8412d

Última edição por jheitor em Ter Jun 26, 2012 11:58 pm, editado 1 vez(es)
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Local : cacem

Ir para o topo Ir para baixo

ninho de cegonha preta com 2 crias Empty Re: ninho de cegonha preta com 2 crias

Mensagem por PNicolau Dom Jun 24, 2012 1:54 pm

Excelente registo.
Ficou muito contente por saber que estão a nidificar com sucesso!
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Mensagem por jheitor Dom Jun 24, 2012 2:49 pm

PNicolau escreveu:Excelente registo.
Ficou muito contente por saber que estão a nidificar com sucesso!

a prova que da primeira vez que estive a observa-las nada as incomodei .. tal como agora
jheitor
jheitor

Mensagem por lameiras Dom Jun 24, 2012 2:59 pm

Excelente Heitor. Os bichos são uns castiços Smile
lameiras
lameiras

Número de Mensagens : 1406
Local : Anadia

http://olhares.com/ndre

Mensagem por RuiCaratao Seg Jun 25, 2012 10:17 am

a prova que da primeira vez que estive a observa-las nada as incomodei .. tal como agora

a prova, amigo jheitor....será se para o ano, tanto as cegonhas como o abutre do egipto voltarem ao mesmo local para nidificarem, como deve compreender é dificil para os pais (quaisqueres pais), abandonarem as crias. Já pelos ovos não há tanto afecto, e por isso caso, volte a repetir a proeza para o ano, peço-lhe que tenha em atenção as datas em que o faz, ou arrisca-se a não ter cegonhas para fotografar, e todos nós cegonhas para ver!!!

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 25, 2012 10:27 am

Sobre a questão da fotografia de ninhos creio ser útil recuperar este tópico.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25661

Mensagem por jheitor Seg Jun 25, 2012 11:30 am

as primeiras fotos foram tiradas a 20 de Março com toda a certeza que nem ovos tinham

acho que foram mais perturbasdas por um barco, ontem,( possivélmente estas visitas são repetidas) com 4\5 pessoas que vei rioa abaixo e parou junto ao rochedo falando e tirando fotos e pareceu-me tambem a filamr ai ela soltou varios sinais e saiu para a outra margem e não voltou mais até a hora que sai de lá ja passava das 11, enquanto estive numa fenda da rocha foi 3 vezes ao ninho em cerca de 40 minutos isto até as 9:45 qunado o barco parou por ali uns 5 \ 6 minutos, enquantos os grifos não se chatearam nada iam e vinham mesmo com o barco

project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Mensagem por Miguelito Seg Jun 25, 2012 3:26 pm

Acho que deveriamos evitar fotos de ninhos.Com ou sem perturbação, deveria-se evitar.
Cumprimentos

Miguelito

Número de Mensagens : 98

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 25, 2012 3:49 pm

Miguelito escreveu:Acho que deveriamos evitar fotos de ninhos.Com ou sem perturbação, deveria-se evitar.
Cumprimentos

Miguelito, eu tenho uma opinião diferente.

No Reino Unido (ver o post que citei) existe legislação que regulamenta a fotografia de ninhos. Existe nomeadamente uma lista de espécies que não podem ser fotografadas sem autorização.

Em Portugal não existe qualquer legislação directa nesse sentido (existem umas referências vagas na lei à proibição de perturbar as espécies, o que não é bem a mesma coisa) e por isso a coisa vai andando ao sabor das opiniões e das inevitáveis arbitrariedades. Julgo que seria útil que se legislasse sobre esta matéria, de modo a tornar mais claro onde está a fronteira - nomeadamente quais as espécies que podem ser fotografadas no ninho e as condições em que isso pode ser feito.

Só para ilustrar melhor o meu ponto de vista: há pela net centenas de ninhos de cegonha-branca (nomeadamente neste forum) e nunca vi em parte nenhuma qualquer crítica ao facto de se andar a fotografar ninhos de cegonha-branca. E até já interpelei directamente algumas pessoas ligadas a projectos de conservação e as opiniões que recebi são unânimes: não há qualquer problema de fotografar ninhos de cegonha-branca.

Este exemplo serve para mostrar que a fotografia de ninhos só é questionada para determinadas espécies - invariavelmente as críticas aparecem quando se trata de espécies ameaçadas / sensíveis, mas não quando se trata de uma espécie comum como a cegonha-branca. Ou uma colónia de andorinha-dos-beirais, que muitas vezes constroem os seus ninhos nas habitações.

Deste modo, parece-me que o problema não são os ninhos, mas sim os ninhos de determinadas espécies. E penso que este pode ser o ponto de partida para uma reflexão alargada sobre o tema.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Luís Venâncio Seg Jun 25, 2012 4:45 pm

Basicamente de acordo contigo, Gonçalo.
No entanto, não creio que quem de direito esteja preocupado em produzir essa legislação (necessária) que referes e, entretanto, compete-nos a nós, supostos amigos das aves, zelar pela sua conservação e não fazê-las correr riscos claramente não justificados.
Por outro lado, parece-me que afirmar que "não há qualquer problema de fotografar ninhos de cegonha-branca" é muito arriscado, pois não me admirava nada que andassem por aí artistas que conseguem fazer abandonar até ninhos de cegonha-branca...
Mas o que eu queria mesmo dizer é que acho lamentável que a postura continuada do jheitor de andar a chatear cegonhas-pretas (e outras espécies) nos ninhos seja tolerada, quando não elogiada, numa comunidade de 1.363 alegados amantes das aves. Apesar dos seus defeitos, este tipo de postura no Avesforum daria direito a crucificação imediata e a gerência nem teria que se pronunciar...
Mas, se nem a intervenção super-pedagógica, super-educada, etc., etc., proferida há algum tempo pelo Carlos Pacheco teve eco, parece-me que não vale muito a pena estar a debater aqui o assunto...

Luís Venâncio

Número de Mensagens : 100

Mensagem por lameiras Seg Jun 25, 2012 5:23 pm

Penso não haver neste forum nenhum pseudo-amigo das aves, mesmo que, involuntariamente, faça algo de incorrecto.
lameiras
lameiras

Mensagem por cazeribeiro Seg Jun 25, 2012 5:56 pm

Não seria mais fácil proibir a colocação de fotos de ninhos no forum, como por exemplo se faz no Flickr (Grupo Aves em Portugal).

Carlos Ribeiro

cazeribeiro

Número de Mensagens : 443
Local : S. Miguel/Açores

Mensagem por RuiCaratao Seg Jun 25, 2012 6:28 pm

Este exemplo serve para mostrar que a fotografia de ninhos só é questionada para determinadas espécies - invariavelmente as críticas aparecem quando se trata de espécies ameaçadas / sensíveis, mas não quando se trata de uma espécie comum como a cegonha-branca. Ou uma colónia de andorinha-dos-beirais, que muitas vezes constroem os seus ninhos nas habitações.

Gonçalo, não percebo muito bem onde queres chegar, cegonha branca e andorinha dos beirais são especies, que elas proprias tomam a iniciativa de nidificarem dentro das povoações, pelo facto de serem mais tolerantes.
Não vês cegonhas pretas a escolherem os pinheiros dos povoados para nidificarem, ou a tornarem-se cada vez mais conspicuas, muito pelo contrario, são fortuitas e bastante sensiveis, que o diga o Carlos e mesmo o Luis que conhecem a especie bem melhor do que eu.

Mas é pena que tudo neste País só se resolva com legislação, e tudo tenha que ser feito na base da permição/proibição, às vezes gostava de ver um pouco de bom senso, apenas.

RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por jheitor Seg Jun 25, 2012 11:50 pm

eu fui criado no campo e estive por la ate aos vinte e muitos anos ...
achei centenas de ninhos das mais variadas especies, e sei as especies que por pouco abandonam os ninhos... o pombo bravo é uma das que facilmente abandona .. eu trabalhei desde os 16 ate aos 22 mesmo no campo e cheguei a deixar uma nodoa de terra por lavrar para um ninho de perdiz se manter e ela não o abandonou e criou 9 perdigotos..
apanhei muitos passaros que cairam e tornei a po-los nos ninhos ... a isto chama-se experiencia não esta nos livros nem na net, adiquir- se com o tempo e com as situações que aparecem ......
se um dia se proporcionar mostro o sitio e o precurso (por exemplo ao Gonçalo ou ao Rogério ) onde fotografei o ninho e onde fico durante o tempo que la estou... apenas para tirar dividas... porque em tudo ha velhos do Restelo... em Portalegre ha uma estatua em que uma figura esta a apontar para outra que tem um cisco no olho ... mas não vê o tronco que tem na frente dos proprios olhos ........
e para tirminar se no forum proibirem seja o que for tenho duas hipoteses continuar no forum e cumprir as regras ou abandonar o forum.......
as cegonhas estão anilhada foram aninlhadas por telepatia para não serem perturbadas....
jheitor
jheitor

Mensagem por lameiras Ter Jun 26, 2012 12:27 am

Vejam este tópico do JHeitor que teve zero comentários. Zero!!!

https://aves.forumeiros.com/t8297-rio-jamor-limpeza
lameiras
lameiras

Mensagem por jheitor Ter Jun 26, 2012 2:32 am

pelos vistos não foi por telepatia....

http://zappiens.pt/Z1030

e tambem não foi por isto que deixaram de voltar ao mesmo sitio nos anos seguintes ......

e alguns dos auto didatas quando narceram ja eu via e observava aves ha muitos anos ...
mas admito que estou sempre a aprender mas loge de mim dar lições de moral ...
estou quase a chegar ao meio seculo de vida ( infeliamente) e trabalho com mais de 60 pessoas desde 1996, mas como ja estive em toda a linha de Sintra , e agora em Lisboa são 60 vezes os 6 locais da no minimo 360, mais os assalariados que não estão incluidos e mais ainda o publico .. e sei prefeitamente o comportamento humano e tive muita formação nesse sentido, visto que estou numa empresa que serve todo o cidadão deste país independentemente do sito idade ou condição social.

independentemente de tudo o que for dito aqui ... vou onde entendo que devo ir respeitando o que deve ser respeitado ja observava aves antes de entrar para este forum e se por alguama razão sair vou continuar a observar ... e junto as portas de Rodão ha propriedades privasdas só falta virem dizer que os donos não podem ir para as propriedades ....... eu conheço dois deles .....
jheitor
jheitor

Mensagem por jheitor Ter Jun 26, 2012 5:06 am

Luís Venâncio escreveu:Basicamente de acordo contigo, Gonçalo.
Mas o que eu queria mesmo dizer é que acho lamentável que a postura continuada do jheitor de andar a chatear cegonhas-pretas (e outras espécies) nos ninhos seja tolerada, quando não elogiada, numa comunidade de 1.363 alegados amantes das aves. Apesar dos seus defeitos, este tipo de postura no Avesforum daria direito a crucificação imediata e a gerência nem teria que se pronunciar...
Mas, se nem a intervenção super-pedagógica, super-educada, etc., etc., proferida há algum tempo pelo Carlos Pacheco teve eco, parece-me que não vale muito a pena estar a debater aqui o assunto...

é so ver o post que puxei enviado por ti em 2008 ( e que eu puxei no aves de Portugal) toda a informação era bem vinda desde essa data mudaste de opinião... e quem quiser tire as que pense...
jheitor
jheitor

Mensagem por jheitor Ter Jun 26, 2012 5:12 am

tens toda a razão amigo ???? na mensagem pessoal os cães ladram e a caravana passa.....

project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Mensagem por pedro121 Ter Jun 26, 2012 5:59 am

Sugiro que tentem ler o abaixe escrito imitando o ministro Vítor Gaspar, vão ver que é mais divertido!! Twisted Evil :

A questão da anilhagem como factor de perturbação é interessante, eu não tenho de facto um problema com as fotografias de ninhos, é como tudo pode ser bem ou mal feita, com consequências ou sem consequencias, tenho algumas questões com a publicação dessas fotos em fóruns, o que é uma questão diferente, é basicamente uma questão de mensagem, qual é a mensagem que se quer transmitir? São questões complicadas, e mais complicadas é discuti-las em fóruns. No entanto esta discussão está a ir por um caminho que me parece menos interessante e que eventualmente pode levar á geração de questões mais complexas de resolver, este post parece de facto indiciar que já esta a gerar-se algumas quezílias entre colegas foristas.

jheitor escreveu:tens toda a razão amigo ???? na mensagem pessoal os cães ladram e a caravana passa.....
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por PNicolau Ter Jun 26, 2012 6:20 am

Concordo com tudo o que o Pedro disse.
Este assunto está a tomar uns caminhos pouco saudáveis.

De qualquer forma, acredito que, sendo bem feita, a fotografia de ninhos não tem necessariamente de causar impactos. Duvido que monitorizar um ninho a +50m de distância, com uma boa camuflagem, vá ter algum impacto no ecossistema.
pedro121 escreveu:eu não tenho de facto um problema com as fotografias de ninhos, é como tudo pode ser bem ou mal feita, com consequências ou sem consequencias
Esta é sem dúvida a frase que resume aquilo que eu penso.
Por isso antes de se questionar a ética de determinadas ações, penso que se deverá questionar primeiro as próprias ações, como foram tomadas.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Mensagem por RuiCaratao Ter Jun 26, 2012 6:29 am

Lameiras escreveu:Vejam este tópico do JHeitor que teve zero comentários. Zero!!!

Peço desculpa André, não percebo o que uma situação tem a ver com a outra. O rio Jamor é naquele local parte integrante da zona urbana e como tal tem de ser gerido para salvaguardar as margens e habitações em todo o seu percurso em casos de cheia.

Jheitor:
Convem lembrar que da 1ª vez que esteve nas Portas, que afirmou que não sabia de que havia ninhos de grifo na encosta onde estava a fotografar, e sem saber que especies mais la poderiam estar (quem sabe uma aguia de bonelli), voltou ao mesmo local.
Ninguem vai proibir os pastores, e os donos das propriedades de se deslocarem ao local, mas esses fazem parte do meio, do ponto de vista de uma ave, que sempre se habituou à sua rotina diaria, ao ponto de reconhecerem as pessoas. Já que tem tanta experiência com aves deveria saber isso, a presença de um estranho fora da rotina habitual de um local, poderá ser entendida como perturbação, e esta perturbação poderá aumentar conforme o numero de horas no local, ou poderá tambem diminuir, caso haja habituação.
Mas cada caso é um caso, e varia de ave para ave ou mesmo de local para local, nada é certo e não é facil prever, e daí muitos de nós preferirem não correr os tais riscos desnecessários, e aconselharem os outros a não fazê-lo.
Como percebeu pelo video as cegonhas não são anilhadas por telepatia, mas tudo é feito no menor tempo possivel 1ª vez por ano, e como deve compreender por alguem com conhecimento sobre a biologia da especie, no âmbito da conservação da espécie e não como uma actividade de lazer.

Posso-lhe dizer que conheço as Portas desde muito novo, por a região ser a terra Natal dos meus pais, e em todos estes anos nunca estive tantas vezes tão perto das Fragas como você, mas se acha que os cães ladram e a caravana passa é porque talvez no fundo não admita que pode aprender alguma coisa com aqueles que ainda não andavam por cá quando já você via aves!!!!
RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 26, 2012 6:35 am

Olá a todos,

A questão das fotografias de ninhos e da sua publicação na net não é nova e periodicamente surgem discussões em torno deste tema (neste forum e noutros espaços de discussão).

Conforme referi acima, não existe em Portugal qualquer legislação que proíba ou regulamente a fotografia de ninhos. A necessidade de legislação é discutível, no entanto a ausência de legislação deixa margem para a total arbitrariedade. Muito do que se tem escrito acerca deste tema (seja no sentido de que essa prática é reprovável, seja no sentido de que não causa dano) reflecte posições individuais e opiniões, correspondentes à sensibilidade de cada um - algo que é perfeitamente legítimo mas que não pode ser imposto a terceiros.

A administração do Forum Aves não tem uma posição oficial sobre o tema da fotografia de ninhos. No entanto, o Forum Aves deve ser aquilo que os seus membros desejarem que seja. Assim, após ponderada reflexão sobre esta questão, a administração do Forum Aves considera que a melhor forma de resolver esta questão passará por realizar uma votação sobre esta temática.

A votação estará aberta durante um mês, de modo a permitir a participação do maior número possível de membros. O resultado que sair dessa votação passará a fazer parte das regras do Forum Aves.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por José Frade Ter Jun 26, 2012 6:37 am

RuiCaratao escreveu:
como deve compreender é dificil para os pais (quaisqueres pais), abandonarem as crias. Já pelos ovos não há tanto afecto,
Há uma coisa que ainda não percebi... Se é mais fácil as aves abandonarem os ovos (e pelo que se vê não o fizeram), porquê tanto alarido?
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Local : Parede

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Mensagem por lameiras Ter Jun 26, 2012 6:44 am

RuiCaratao escreveu:
Lameiras escreveu:Vejam este tópico do JHeitor que teve zero comentários. Zero!!!

Peço desculpa André, não percebo o que uma situação tem a ver com a outra. O rio Jamor é naquele local parte integrante da zona urbana e como tal tem de ser gerido para salvaguardar as margens e habitações em todo o seu percurso em casos de cheia.

Jheit

era só para dizer que ninguém mostrou preocupação com os ninhos aí referidos (que não tem mal por ser limpeza??)
mas se alguém os lá fosse fotografar (com ou sem precauções), caía o Carmo e a trindade.
lameiras
lameiras

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 26, 2012 6:54 am

A votação já se encontra activa. Para aceder, basta clicar aqui.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo