ninho de cegonha preta com 2 crias
+15
Rafael Matias
JDGS
barrento
Flávio Oliveira
ribeiroa
José Frade
pedro121
cazeribeiro
Luís Venâncio
Miguelito
Gonçalo Elias
RuiCaratao
lameiras
PNicolau
jheitor
19 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Galeria
Página 4 de 6
Página 4 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Re: ninho de cegonha preta com 2 crias
RuiCaratao escreveu:
mas não me apercebendo da elevação da conversa ao contrário do Luis, decidi continuar.
Só podes estar a gozar!!
Esse senhor falou em "artistas" que andam a "chatear cegonhas" e de "supostos amigos das aves" que fotografam "bonecos" para andar a mostrar.
vens agora falar em elevação? Se tinha alguma razão, (e todos são unânimes em não perturbar as aves) perdeu-a toda.
lameiras escreveu:Pedro, acho que o pior já passou
................. , dizias?
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:lameiras escreveu:Pedro, acho que o pior já passou
Juro que pensei dezenas de vezes: "não volto a responder, não volto a responder"
pedro121 escreveu:
Pois, bem, avançando então para um tema mais polemico ainda, mas que felizmente terá uma resposta definitiva ainda hoje (e pedindo desde já desculpa pelo off-topic, mas dadas as circunstancias...), eu acho que Portugal pode ganhar, se tiver alguma sorte (ela eventualmente tem que aparecer, este torneio tem sido algo azarado) e acima de tudo não mudarmos a nossa forma de jogar só porque vamos jogar com a Espanha, não podemos ir para o campo defender e esperar ter uma oportunidade no contra-ataque, a frança tentou faze-lo e …
Pedro, se quiseres trocar ideias sobre futebol, peço-te que o faças no espaço próprio (sala "off-topics").
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
RuiCaratao escreveu:
não tenho nada contra si, mas sim contra a atitude que tomou, por teimosia ou não, afirmando que não perturbou as ditas aves, cegonhas e demais, e acenando com uma suposta prova fotografica.
Pronto, eu acho que o problema é mesmo este. Eu também não tenho nada nem contra o jheitor nem contra a fotografia (actividade de que sou fã). Não se trata de crucificar ninguém, isso não leva a lado nenhum. Nem de mandar abaixo a fotografia, ninguém aqui está a fazer isso.
Aquilo que também me chocou de facto, tal como o Rui refere, nem foi tanto ver a foto do ninho com as crias. Foi o dizer qualquer coisa do tipo "como podem ver não teve qualquer impacto a minha presença". Isto foi reafirmar que saberia bem o que estava a fazer e que tal actitude não é desaconselhável, muito pelo contrário, qualquer um pode fazer quando quizer. Não sabemos o impacto neste momento. Isso não pode ser visto assim. Se para o ano as aves não estiverem lá (e imaginêmos que não foi por causa da perturbação, mas que uma das aves teria morrido entretanto), qual a conclusão disto? Qual a mensagem positiva que passará da fotografia deste tipo? Acho que há que evitar a todo o custo colocarmo-nos nesta situação que pode ser desconfortável.
Do meu ponto de vista foi aqui o problema, pois do ponto de vista de educação ambiental é passar a imagem oposta do que seria desejável a quem lê e tem pouca formação ou sensibilidade para o assunto. Não pode passar a ideia de que é normal ir fazer fotografia lúdica junto a ninhos de espécies protegidas e ameaçadas. Isto não faz sentido, pelo menos como eu vejo as coisas. Penso que vai contra as regras do bom senso.
Como já referi atrás, o meu ponto de vista é mais uma solução de compromisso entre as partes, um consenso e não tanto cada um por si, isso é que não me parece que venha a dar bom resultado. De facto os tempos estão a mudar depressa. Percebo que o jheitor se sinta indignado por lhe dizerem o que deveria ou não fazer, depois de tanto tempo a andar por onde quer. Eu também não gosto quando vou ao Alentejo e encontro tudo vedado. Acho um exagero. Ou quando me impedem de entrar em locais onde a entrada era livre desde que me lembro (Ponta da Erva, Lagoa de Albufeira, etc etc). Mas com o numero de fotógrafos a subir em flecha nos últimos anos e com tendência a continuar, era bom que "ambas as partes" se organizassem antes de haver conflictos chatos.
Isto não é acerca do jheitor, mas sim de passar a ideia mais certa para a comunidade sobre este tema, e não sobre o josé, penso eu.
Cumprimentos
Última edição por Rafael Matias em Qua Jun 27, 2012 6:48 am, editado 1 vez(es)
Rafael Matias escreveu:Caros,
eu concordo que "palhaçada" cai sempre bem para aliviar a atmosfera mais pesada, mas penso que este tema merece uma abordagem mais séria... Não?
Cumprimentos,
Rafael
Sim, merece sem duvida Rafael, mas a minha experiencia em foruns é que temas muito polarizantes como este pelos vistos é, não são fáceis de serem discutidos de forma abrangente.
A discussão centra-se quase inevitavelmente no incidente original e nas pessoas, e não no tema de fundo, alem disso neste caso em particular o tema é talvez demasiado complexo e emotivo para permitir que os colegas menos envolvidos na temática tenham uma participação saudável na discussão.
Gonçalo Elias escreveu:pedro121 escreveu:
Pois, bem, avançando então para um tema mais polemico ainda, mas que felizmente terá uma resposta definitiva ainda hoje (e pedindo desde já desculpa pelo off-topic, mas dadas as circunstancias...), eu acho que Portugal pode ganhar, se tiver alguma sorte (ela eventualmente tem que aparecer, este torneio tem sido algo azarado) e acima de tudo não mudarmos a nossa forma de jogar só porque vamos jogar com a Espanha, não podemos ir para o campo defender e esperar ter uma oportunidade no contra-ataque, a frança tentou faze-lo e …
Pedro, se quiseres trocar ideias sobre futebol, peço-te que o faças no espaço próprio (sala "off-topics").
Certo, certo, já percebi, estava a ser demasiado optimista.
pedro121 escreveu:lameiras escreveu:Pedro, acho que o pior já passou
loool
Não fiz por mal, e sou forçado a reiterar, os biologos e gente com formação na area deveria abrir os braços aos fotografos de natureza, profissionais e amadores, por varias razoes... Primeiro, a sua companhia e informação faria de nós melhores fotografos e muito menos potencialmente lesivos para os seres que pretendemos fotografar.
A divulgação das nossas fotos trazem uma maior consciencia da nossa vida selvagem autoctone, algo que precisamos de cultivar desesperadamente com a massificação de urbanismos e de uma cultura primordialmente urbana e sem raizes rurais em que a natureza fora dos centros comerciais e selvas de betão, não tem qualquer valor.
No entanto, com o que é os fotografos de natureza amadores e profissionais se deparam? PORTAS FECHADAS, os biologos e zoologos não raramente fecham-nos as portas, ora nem nos recebem, ora menosprezam o que fazemos e os nossos conhecimentos do campo, e quando pedimos informação começam logo com a treta de que é tempo perdido para eles ajudarem alguém sem formação formal na area etc etc. E nem me façam falar nos responsaveis das areas protegidas que frequento, a esses guardo um circulo especifico nos infernos pela sua voluntáriedade em criar obstaculos e chatices. O unico que me apertou a mão de igual para igual foi um senhor no Paul do Boquilobo, de resto todos os outros que tive o azar de conhecer me olharam de cima para baixo. Ora isso é uma péssima maneira de estabelecer contacto.
Outras iniciativas face a outras areas da biologia acabam por ter uma atitude semelhante. Já contactei o Grupo Lobo, um grupo para o qual eu proprio já contribui com donativos monetários, e para o qual trabalha uma colega minha de escola, como zoologa, só me levantaram obstaculos quando me propus visitar o CRLI para fotografar os animais. O Grupo de Silves do Lince ibérico teve semelhante resposta, mas esses eu até entendo.
Se calhar sou eu que não tenho credenciais como fotografo (afinal de contas sou ainda um amador), e como não tenho formação académica na area da Biologia, eu optei por um caminho algo diferente tendo acabado como enfermeiro, sinto um enorme fosso em relação e de relação á capacidade de aqusição de formação/informação junto de quem de direito, leia-se biologos/zoologos/botanicos.
É triste pois esta situação é radicalmente diferente do outro lado da Fronteira com uma enorme abertura das autoridades da area espanholas com os quais tive a sorte de contactar até á data... É triste que um estrangeiro se preocupe mais com a minha educação na area da biologia e conseguentemente a minha fotografia de natureza, que os meus concidadãos...
Telmo Ribeiro- Número de Mensagens : 301
Local : Cartaxo
barrento escreveu:
Pedro Ramalho, se não souberem onde é o ninho, não vão lá fotografar Mais uma razão para que os investigadores de campo devam colaborar mais com os bons fotógrafos.
E quem decide quem são os "bons" fotógrafos? Nota que eu estou basicamente de acordo contigo, mas penso que concordaras comigo que por vezes uma boa fotografia "artística" pode não ser uma boa fotografia "científica". E que se para efeitos de educação ambiental, e mesmo de acções de proteção ambiental, uma bela foto é fundamental nos dias de hoje, para outras situações pode ser mais pratico uma solução mais de registro.
Telmo Ribeiro escreveu:.
Quanto a toda esta verdadeira caça ás bruxas...E não tenhamos duvidas, isto é uma verdadeira caça ás bruxas de gente que não posso classificar se não de irrasciveis, para com alguém que quer provavelmente aprender mais, e captar uns meros "bonecos".
Bom, como é obvio discordo de que se esteja a fazer uma caça as bruxas, haver opiniões diferentes sobre um determinado tema é uma caça as bruxas? porque?
Telmo Ribeiro escreveu:Fotografia da natureza não é facil, requer material caro, horas na rua ao calor e ao frio, muitas vezes com lama até ao pescoço, e quase sempre sem qualquer retorno economico ou motivacional, para não falar nos riscos que corremos tanto de segurança visto que nós que andamos com DSLR's no campo estamos sujeitos a ser assaltados (eu proprio já apanhei sustos), arriscamos a nossa saude. Não é exactamente apontar uns binoculos a uma ave em voo, e pronto já está, sou um granda birdwatcher.
Havia tanto para dizer sobre esta frase que nem sei bem como começar, mas fica apontado a opinião de que para ser um "granda" birdwatcher basta apontar uns binoculos a uma ave em voo e já está, já agora e se a ave estiver pousada?
Telmo Ribeiro escreveu:Desengane-se quem pense que aqui vimos por elogios, pois há sitios onde isso é bem mais facil de conseguir do que aqui. Em lugar disso o Jheitor foi recebido com pedras e apupos...Loooool Enfim...
Estaticamente falando, ter 2 fotos em que foram levantadas questões de natureza não artística entre tantas que ele teve a amabilidade de compartilhar neste fórum, não me parece realmente significativo.
Telmo Ribeiro escreveu:De um ponto de vista da minha analise das pessoas e do que foi dito, acabo por ficar com a impressão de há por aqui gente que se pensa mais priveligiados que outros, pois por virtude sua formação académica têm um contacto directo e regular com estas especies, mas que se sentem ameaçados por gente que nada tem a ver com a area e que faz disto um hobby...Penso que temem ver uma democratização do contacto com estas especies por gente sem formação académica na area e com teleobjectivas de longo alcance... Repito, isto é a minha impressão/opinião e por isso vale o que vale.
Bem, não discuto, no entanto repara que uma analise semelhante pode ser também feita a alguns dos outros intervenientes, é preferível não irmos por esse caminho, e centramo-nos nos benefícios ou não da fotografia de ninhos, e a sua divulgação em fóruns.
lameiras escreveu:
Se tinha alguma razão, (e todos são unânimes em não perturbar as aves) perdeu-a toda.
Bem, nem por isso, continua a ter razão em não pertubar as aves, ou não? Não percebi muito bem esta...
Deixo um link para um artigo (em inglês) que desenvolve algumas ideias sobre o tema da fotografia de ninhos:
http://photo.net/learn/nature/nestfoto
http://photo.net/learn/nature/nestfoto
Telmo Ribeiro escreveu:
Não fiz por mal, e sou forçado a reiterar, os biologos e gente com formação na area deveria abrir os braços aos fotografos de natureza, profissionais e amadores, por varias razoes... Primeiro, a sua companhia e informação faria de nós melhores fotografos e muito menos potencialmente lesivos para os seres que pretendemos fotografar
Certo, concordo.
Telmo Ribeiro escreveu:A divulgação das nossas fotos trazem uma maior consciencia da nossa vida selvagem autoctone, algo que precisamos de cultivar desesperadamente com a massificação de urbanismos e de uma cultura primordialmente urbana e sem raizes rurais em que a natureza fora dos centros comerciais e selvas de betão, não tem qualquer valor.
Concordo
Telmo Ribeiro escreveu:No entanto, com o que é os fotografos de natureza amadores e profissionais se deparam? PORTAS FECHADAS, os biologos e zoologos não raramente fecham-nos as portas, ora nem nos recebem, ora menosprezam o que fazemos e os nossos conhecimentos do campo, e quando pedimos informação começam logo com a treta de que é tempo perdido para eles ajudarem alguém sem formação formal na area etc etc. E nem me façam falar nos responsaveis das areas protegidas que frequento, a esses guardo um circulo especifico nos infernos pela sua voluntáriedade em criar obstaculos e chatices. O unico que me apertou a mão de igual para igual foi um senhor no Paul do Boquilobo, de resto todos os outros que tive o azar de conhecer me olharam de cima para baixo. Ora isso é uma péssima maneira de estabelecer contacto.
Sim, concordo que a relação das áreas protegidas com o publico em geral é algo complexa, nem precisamos de ir para a situação dos fotógrafos, é assim para toda a gente.
Telmo Ribeiro escreveu:. O Grupo de Silves do Lince ibérico teve semelhante resposta, mas esses eu até entendo.
Se calhar sou eu que não tenho credenciais como fotografo (afinal de contas sou ainda um amador),
Pois, acho que nesse caso é comprensivel que o acesso seja restricto.
Última edição por pedro121 em Qua Jun 27, 2012 7:23 am, editado 1 vez(es)
Foi só uma referencia aos modos em que se dirigiu ao fórum. Só isso.
Sou sensível à educação e boas maneiras
Penso que até agora apenas fiz passar a mensagem ao Rafael, infelizmente!!!
É impressionante como se vai engrossando o tema com "palha" e desvirtuando o tema inicial.
Achas então que os biologos não têm DSLr´s e não andam com elas no campo, fora restante material, e não passam frio e mais outras adversidades ambientais. É verdade que a Decathlon e os seus polares têm ajudado muito relativamente á parte do frio
Para tua informação Telmo, não sou Biologo nem anilhador, muito menos possuo credenciais que dizem formalmente, que posso avançar mais 1 metro do que um fotografo.
Não recebi nem tratei o jheitor com 7 pedras na mão, apenas o chamei a atenção do local que ele estava a usar para fotografar, penso que isto será a forma de entreajuda e partilha que o E. Barrento e o Rafael falam, de outra forma o que andava eu a fazer pelo forum, quando 90% dos intervenientes são fotografos????
Onde está o fundamentalismo e falta de flexibilidade e por parte de quem???? Que o haja por parte das instituições e alguns parques é outra questão, e que não está ou pelo menos estava a ser debatida neste topico.
A tua busca de topicos do Luis, em que por acaso havia uma foto de cegonhas no ninho, foi um acto de pura bondade?
Mas tambem tenho que concordar contigo, há concerteza culpa de ambas as partes que se empolgaram no tema
Telmo Ribeiro escreveu:Fotografia da natureza não é facil, requer material caro, horas na rua ao calor e ao frio, muitas vezes com lama até ao pescoço, e quase sempre sem qualquer retorno economico ou motivacional, para não falar nos riscos que corremos tanto de segurança visto que nós que andamos com DSLR's no campo estamos sujeitos a ser assaltados (eu proprio já apanhei sustos), arriscamos a nossa saude. Não é exactamente apontar uns binoculos a uma ave em voo, e pronto já está, sou um granda birdwatcher.
É impressionante como se vai engrossando o tema com "palha" e desvirtuando o tema inicial.
Achas então que os biologos não têm DSLr´s e não andam com elas no campo, fora restante material, e não passam frio e mais outras adversidades ambientais. É verdade que a Decathlon e os seus polares têm ajudado muito relativamente á parte do frio
Para tua informação Telmo, não sou Biologo nem anilhador, muito menos possuo credenciais que dizem formalmente, que posso avançar mais 1 metro do que um fotografo.
Não fiz por mal, e sou forçado a reiterar, os biologos e gente com formação na area deveria abrir os braços aos fotografos de natureza, profissionais e amadores, por varias razoes... Primeiro, a sua companhia e informação faria de nós melhores fotografos e muito menos potencialmente lesivos para os seres que pretendemos fotografar.
Não recebi nem tratei o jheitor com 7 pedras na mão, apenas o chamei a atenção do local que ele estava a usar para fotografar, penso que isto será a forma de entreajuda e partilha que o E. Barrento e o Rafael falam, de outra forma o que andava eu a fazer pelo forum, quando 90% dos intervenientes são fotografos????
Telmo Ribeiro escreveu:Trata-se sim de uma questão de fundamentalismo e falta de flexibilidade intelectual.
Onde está o fundamentalismo e falta de flexibilidade e por parte de quem???? Que o haja por parte das instituições e alguns parques é outra questão, e que não está ou pelo menos estava a ser debatida neste topico.
Lameiras escreveu:Foi só uma referencia aos modos em que se dirigiu ao fórum. Só isso.
A tua busca de topicos do Luis, em que por acaso havia uma foto de cegonhas no ninho, foi um acto de pura bondade?
Mas tambem tenho que concordar contigo, há concerteza culpa de ambas as partes que se empolgaram no tema
Última edição por RuiCaratao em Qua Jun 27, 2012 7:52 am, editado 1 vez(es)
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
lameiras escreveu:Foi só uma referencia aos modos em que se dirigiu ao fórum. Só isso.
Sim, mas os fóruns na net tem também...vamos dizer um conjunto de regras não escritas, normalmente não se faz referencia as mp no meio da discussão publica, porque cria-se uma ideia de só estamos a assistir a metade da discussão, o que pode ser menos positivo.
jheitor escreveu:tens toda a razão amigo ???? na mensagem pessoal os cães ladram e a caravana passa.....
Quer dizer, ficamos sem perceber realmente nada, dar recados públicos em resposta a mp é algo deselegante para os outros participantes do fórum.
Rui Caratão, não disse que foste tu que recebeste o jheitor com pedras na mão, mas deves aceitar que a forma como outras pessoas receberam as fotos foi algo...sei lá...Com pouco chá...
Telmo Ribeiro- Número de Mensagens : 301
Local : Cartaxo
RuiCaratao escreveu:o que andava eu a fazer pelo forum, quando 90% dos intervenientes são fotografos????
Parece-me que há algum exagero neste número. É verdade que a galeria é a sala com mais tópicos e que temos no Forum alguns fotógrafos muito activos, mas é preciso referir que há centenas de membros deste Forum que não são fotógrafos (ou pelo menos nunca se apresentaram como tal).
Esta minha intervenção destina-se apenas a esclarecer que este não é um forum de fotografia ou de fotógrafos. Tal como o próprio nome do forum indica, este é um espaço dedicado ao tema das Aves, e embora disponibilize um espaço para a colocação de imagens, o seu âmbito não se esgota aí.
Gonçalo Elias escreveu:
Esta minha intervenção destina-se apenas a esclarecer que este não é um forum de fotografia ou de fotógrafos. Tal como o próprio nome do forum indica, este é um espaço dedicado ao tema das Aves, e embora disponibilize um espaço para a colocação de imagens, o seu âmbito não se esgota aí.
Hummm, bem, digamos que não sendo as categorias estanques (por exemplo eu faço fotografia de registro e participo nas contagens RAM mas sou fundamentalmente um observador, o resto é secundário), entre fotógrafos, observadores e ornitólogos, parece-me que os membros cujo interesse principal é a fotografia são em maior numero que os outros. O que nada tem de mal antes pelo contrario, o importante é o nosso interesse comum pelas aves, não a maneira como o praticamos.
Acho que isto está a tomar umas proporções exageradas...
A meu ver estas ultimas fotos do Heitor apenas quiseram demonstrar que as primeiras por ele tiradas, foram feitas com o devido cuidado, tanto que as Cegonhas não abandonaram o ninho, ora se as primeiras foram com cuidado estas também o terão sido?
Porque não aceitam isso?
A meu ver estas ultimas fotos do Heitor apenas quiseram demonstrar que as primeiras por ele tiradas, foram feitas com o devido cuidado, tanto que as Cegonhas não abandonaram o ninho, ora se as primeiras foram com cuidado estas também o terão sido?
Porque não aceitam isso?
De qualquer forma é com grande desânimo,tristeza e frustração que vejo o desenlace da situação, com um vomitado de acusações e invejas recalcadas inclusive de fotografos para fotografos.
Estou quase no ponto em que so me apetece responder aluguem um autocarro e trepem pelas escarpas na busca da melhor foto, quando quiserem e estejam á vontade para o fazerem onde quiserem, pois parece-me a mim todos serem versados no enjeitamento de crias e ninhos!!!! e não precisarem dos observadores para nada assim como dos biologos!
Eu ao contrário percebo muito pouco do aspecto tecnico da fotografia....
Peço desculpa Gonçalo se não pensei no numero, com toda a calma e ponderação, realmente não tenho acesso aos numeros, como é teu caso, e fazes bem por corrigir a situação!!!
Correcto Telmo! volto a dizer que a conversa talvez se tenha empolgado por uma ou outra palavra e uma ou outra acção que não publica!
Estou quase no ponto em que so me apetece responder aluguem um autocarro e trepem pelas escarpas na busca da melhor foto, quando quiserem e estejam á vontade para o fazerem onde quiserem, pois parece-me a mim todos serem versados no enjeitamento de crias e ninhos!!!! e não precisarem dos observadores para nada assim como dos biologos!
Eu ao contrário percebo muito pouco do aspecto tecnico da fotografia....
Peço desculpa Gonçalo se não pensei no numero, com toda a calma e ponderação, realmente não tenho acesso aos numeros, como é teu caso, e fazes bem por corrigir a situação!!!
Correcto Telmo! volto a dizer que a conversa talvez se tenha empolgado por uma ou outra palavra e uma ou outra acção que não publica!
José Frade escreveu:Acho que isto está a tomar umas proporções exageradas...
Porque não aceitam isso?
Porque não é isso o que está em causa, talvez possas reler as contribuições do Rui Caratão, eu acho que ele deixa claro quais são as questões de fundo. Eu não sei bem onde é o ninho em causa nem muito menos de que sitio foram tiradas as fotos, se me dizem que as aves não foram pertubadas devo acreditar? Bom eu acredito que o Heitor acredite que procedeu bem, mas, mas...
Exacto Pedro, entre o acreditar que se procede bem, e o que realmente pode acontecer pode haver uma grande distância. Isto é valido para todos inclusive paraos investigadores, pois nem tudo esta descoberto e as "sumidades" de alguns assuntos são apenas estatutos momentâneos, até se descobrir algo de novo, como o caso do E. Barrento.
Eu acredito piamente que o Heitor ache, que não perturbou, mas será que isso realmente aconteceu, como o poderemos quantificar, espacial e temporalmente. Daí ser de evitar a aproximação a colonias de multiplas especies. Posso estar a fotografar uma cegonha mas a perturbar outra especie de que nem me apercebo que esta ao meu lado, claro que até á data parece realmente não ter havido problema com as cegonhas.
Eu acredito piamente que o Heitor ache, que não perturbou, mas será que isso realmente aconteceu, como o poderemos quantificar, espacial e temporalmente. Daí ser de evitar a aproximação a colonias de multiplas especies. Posso estar a fotografar uma cegonha mas a perturbar outra especie de que nem me apercebo que esta ao meu lado, claro que até á data parece realmente não ter havido problema com as cegonhas.
Rafael, as coisas são como são: o comportamento do sr não vinha ao caso. Ou vais crucificar o Darwin porque embalsamou animais?
Quanto às aulas de biologia, mais uma vez, não é por tu teres faltado às aulas que as coisas são feitas (ou eram) como são. Só para te dizer que as praticas no mínimo duvidosas (não disse que foste tu) não são exclusivas dos fotógrafos. Se tens orgulho em não o ter feito é porque reconheces que existem e não são positivas. E falas em generalizações?!
Sem dúvida Telmo, basta ver a quantidade de fotos de linces que há de fotógrafos espanhóis. Se fosse cá, viriam logo os guardiões dos bichos dizer que não se podem fotografar.
Rui, “Talvez o local já venha á algum tempo a ser usado para fotografar, apercebi-me disso, pela conversa do Eduardo, se o é, não deveria ser sem que antes fosse estipulado o local exacto a ser usado, e algum tipo de estrutura de abrigo fosse montada para o efeito e com regras de uso”. Acredito que estejas cheio de boa vontade, mas se o local é o que penso, e se a foto foi feita de onde me parece que foi, não há problema nenhum, acredita. Eu fui levado até lá por um grupo de pessoas que observavam “na maior” (exagero: na verdade a distância é grande mas as pessoas não estavam nem camufladas, nem escondidas). As aves não mostraram sinais de perturbação. E este ano voltaram a nidificar lá. Como saberás melhor que eu, o comportamento das espécies é muito variado de local para local e até dentro de cada indivíduo da espécie.
Em vez de dizermos que é proibido e tal, talvez fosse sensato ter uma atitude construtiva. Fazer perceber às pessoas que isto é uma coisa que se faz por etapas, que se vai aprendendo. Eu descobri um ninho de Bonelli, dei de caras com ela no ninho, estava eu a uns 10metros da árvore. Pensas que fugiu? Não, quase me ignorou. Os bufos que acompanho há uns anos, fui descobrindo que me podia aproximar, com cuidados e camuflado, ao ponto de perceber até onde posso ir. Sim, fiz-los levantar uma vez ou duas. Crucifiquem-me, expulsem-me, etc. Eles ainda lá andam a “produzir” crias. Uma delas salvei-a quando tentou voar e ficou entalada nuns ramos de carvalho... ah, e não me venham com o argumento que interferi na natureza, senão nenhuma medida de proteção seria legítima, certo?
Pedro Ramalho, um bom fotógrafo é como um bom biólogo. Vais sabendo. Eu já referi que fui recusado em áreas protegidas mesmo estando a fazer um trabalho para a National Geographic. Seguindo essa linha niilista, eu poderia dizer, “e quem são vocês (os que me proíbem certas coisas) para me impedirem de fotografar?” Há pessoas que têm provas dadas, como em todas as áreas. Outras vão dando e também merecem que as portas se vão abrindo.
Quanto às aulas de biologia, mais uma vez, não é por tu teres faltado às aulas que as coisas são feitas (ou eram) como são. Só para te dizer que as praticas no mínimo duvidosas (não disse que foste tu) não são exclusivas dos fotógrafos. Se tens orgulho em não o ter feito é porque reconheces que existem e não são positivas. E falas em generalizações?!
Sem dúvida Telmo, basta ver a quantidade de fotos de linces que há de fotógrafos espanhóis. Se fosse cá, viriam logo os guardiões dos bichos dizer que não se podem fotografar.
Rui, “Talvez o local já venha á algum tempo a ser usado para fotografar, apercebi-me disso, pela conversa do Eduardo, se o é, não deveria ser sem que antes fosse estipulado o local exacto a ser usado, e algum tipo de estrutura de abrigo fosse montada para o efeito e com regras de uso”. Acredito que estejas cheio de boa vontade, mas se o local é o que penso, e se a foto foi feita de onde me parece que foi, não há problema nenhum, acredita. Eu fui levado até lá por um grupo de pessoas que observavam “na maior” (exagero: na verdade a distância é grande mas as pessoas não estavam nem camufladas, nem escondidas). As aves não mostraram sinais de perturbação. E este ano voltaram a nidificar lá. Como saberás melhor que eu, o comportamento das espécies é muito variado de local para local e até dentro de cada indivíduo da espécie.
Em vez de dizermos que é proibido e tal, talvez fosse sensato ter uma atitude construtiva. Fazer perceber às pessoas que isto é uma coisa que se faz por etapas, que se vai aprendendo. Eu descobri um ninho de Bonelli, dei de caras com ela no ninho, estava eu a uns 10metros da árvore. Pensas que fugiu? Não, quase me ignorou. Os bufos que acompanho há uns anos, fui descobrindo que me podia aproximar, com cuidados e camuflado, ao ponto de perceber até onde posso ir. Sim, fiz-los levantar uma vez ou duas. Crucifiquem-me, expulsem-me, etc. Eles ainda lá andam a “produzir” crias. Uma delas salvei-a quando tentou voar e ficou entalada nuns ramos de carvalho... ah, e não me venham com o argumento que interferi na natureza, senão nenhuma medida de proteção seria legítima, certo?
Pedro Ramalho, um bom fotógrafo é como um bom biólogo. Vais sabendo. Eu já referi que fui recusado em áreas protegidas mesmo estando a fazer um trabalho para a National Geographic. Seguindo essa linha niilista, eu poderia dizer, “e quem são vocês (os que me proíbem certas coisas) para me impedirem de fotografar?” Há pessoas que têm provas dadas, como em todas as áreas. Outras vão dando e também merecem que as portas se vão abrindo.
Aquilo que eu penso sobre a publicação de fotos de ninhos na maioria dos fóruns corresponde quase na íntegra ao texto de Dave Appleton, transcrito por Carlos Ribeiro, pelo que não vale a pena repeti-lo. Esta posição e as razões subjacentes são as que vigoram na maioria dos fóruns/sites de fotografia e ornitologia que costumo frequentar e entristecia-me que neste espaço, uma referência da ornitologia nacional, este problema, apesar de evidente, fosse ignorado.
Não aprecio a fotografia de ninhos, mas considero-me fotógrafo e reservo-me o direito de a fazer sempre que considere oportuno e disponha das autorizações e dos conhecimentos necessários, dos quais alguns parecem carecer totalmente.
A minha intervenção neste tópico resultou da atitude continuada de perturbação de um ninho de uma espécie sensível por parte de um membro do fórum, não obstante ter sido alertado para os perigos da sua conduta, com “bons modos”, por várias vezes e por várias pessoas com conhecimento de causa.
A fotografia do ninho de cegonha-preta que publiquei no fórum http://goo.gl/BeZDR foi obtida no decurso de uma sessão de anilhagem, devidamente credenciada, e teve apenas como objetivo documentar o momento, razão pela qual a sua qualidade é medíocre (tem um pau na frente, o céu está quase queimado e as zonas mais escuras carecem de detalhe).
Em condições normais omitiria esta parte, mas, como “quem não se sente não é filho de boa gente”… Este ninho é um dos 15 (não confundir com casais) que tenho localizados numa área de montado do distrito de Portalegre, onde antes não se tinha qualquer registo de nidificação confirmada. A sua descoberta e monitorização têm sido possíveis graças ao investimento de centenas de horas vagas (e de euros) em esperas e caminhadas, ao mesmo tempo que outros, embora legitimamente, se têm limitado a desfrutar, fazendo bonecos ou não. Este esforço tem sido reconhecido pelo ICNB sob diversas formas, nomeadamente pelo batismo com o meu nome deste cegonho http://goo.gl/McZzB
A sua publicação neste fórum teve apenas um objetivo didático, conforme pode ser comprovado por quem saiba ler, e foi feita numa altura (janeiro de 2010) em que o fórum parecia ter uma assistência menor e mais responsável, pelo que não lhe atribui perigosidade. Obviamente que hoje em dia não o faria, desde logo pela incoerência retroativa que me querem atribuir. De resto, não suscitou quaisquer reservas e, mesmo que suscitasse, as mesmas poderiam ser prontamente dissipadas, o que não poderá ser feito por alguns.
Infelizmente, “quando se canta não se assobia”, pelo que a dimensão do meu portefólio não se assemelha à de alguns intervenientes nesta amena cavaqueira. Ainda assim e apesar da edição apressada e deficiente de algumas, tenho mais meia dúzia desta espécie fascinante aqui: http://goo.gl/Tpgjq
Quanto à natureza menos suave das minhas palavras, naturalmente que não foi inocente… Apesar do forte rombo na minha popularidade (dificilmente poderei ser eleito para a junta de freguesia) e da minha reação inicial, a criação da votação parece-me um desenlace muito positivo…
Não aprecio a fotografia de ninhos, mas considero-me fotógrafo e reservo-me o direito de a fazer sempre que considere oportuno e disponha das autorizações e dos conhecimentos necessários, dos quais alguns parecem carecer totalmente.
A minha intervenção neste tópico resultou da atitude continuada de perturbação de um ninho de uma espécie sensível por parte de um membro do fórum, não obstante ter sido alertado para os perigos da sua conduta, com “bons modos”, por várias vezes e por várias pessoas com conhecimento de causa.
A fotografia do ninho de cegonha-preta que publiquei no fórum http://goo.gl/BeZDR foi obtida no decurso de uma sessão de anilhagem, devidamente credenciada, e teve apenas como objetivo documentar o momento, razão pela qual a sua qualidade é medíocre (tem um pau na frente, o céu está quase queimado e as zonas mais escuras carecem de detalhe).
Em condições normais omitiria esta parte, mas, como “quem não se sente não é filho de boa gente”… Este ninho é um dos 15 (não confundir com casais) que tenho localizados numa área de montado do distrito de Portalegre, onde antes não se tinha qualquer registo de nidificação confirmada. A sua descoberta e monitorização têm sido possíveis graças ao investimento de centenas de horas vagas (e de euros) em esperas e caminhadas, ao mesmo tempo que outros, embora legitimamente, se têm limitado a desfrutar, fazendo bonecos ou não. Este esforço tem sido reconhecido pelo ICNB sob diversas formas, nomeadamente pelo batismo com o meu nome deste cegonho http://goo.gl/McZzB
A sua publicação neste fórum teve apenas um objetivo didático, conforme pode ser comprovado por quem saiba ler, e foi feita numa altura (janeiro de 2010) em que o fórum parecia ter uma assistência menor e mais responsável, pelo que não lhe atribui perigosidade. Obviamente que hoje em dia não o faria, desde logo pela incoerência retroativa que me querem atribuir. De resto, não suscitou quaisquer reservas e, mesmo que suscitasse, as mesmas poderiam ser prontamente dissipadas, o que não poderá ser feito por alguns.
Infelizmente, “quando se canta não se assobia”, pelo que a dimensão do meu portefólio não se assemelha à de alguns intervenientes nesta amena cavaqueira. Ainda assim e apesar da edição apressada e deficiente de algumas, tenho mais meia dúzia desta espécie fascinante aqui: http://goo.gl/Tpgjq
Quanto à natureza menos suave das minhas palavras, naturalmente que não foi inocente… Apesar do forte rombo na minha popularidade (dificilmente poderei ser eleito para a junta de freguesia) e da minha reação inicial, a criação da votação parece-me um desenlace muito positivo…
Luís Venâncio- Número de Mensagens : 100
Página 4 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6