Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ninho de cegonha preta com 2 crias

+15
Rafael Matias
JDGS
barrento
Flávio Oliveira
ribeiroa
José Frade
pedro121
cazeribeiro
Luís Venâncio
Miguelito
Gonçalo Elias
RuiCaratao
lameiras
PNicolau
jheitor
19 participantes

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

ninho de cegonha preta com 2 crias - Página 3 Empty Re: ninho de cegonha preta com 2 crias

Mensagem por barrento Ter Jun 26, 2012 5:15 pm

Rui, não sei se toda a gente pensará que não é a fotografia (a de ninhos) que está em causa. Foi a impressão com que fiquei (fico sempre neste forum). E como tu dizes, a votação foi nesse sentido. Não me cabe a mim defender o Heitor, mas parece-me que o ninho que ele fotografou não tem grandes problemas em ser fotografado. Não percebo o alarido (se for o ninho que penso e fotografado do local que penso). Já é fotografado há algum tempo e não tem havido problemas. Repito, se é que sei a história toda...

Também não sei se ele procurou saber um local melhor: repito o que já disse antes: a mim nunca ninguém me diz nada quando pergunto.

Quanto a publicar a informação que tenho, parece-me que seria apedrejado, lol. Como já referi, algumas coisas que constatei contrariam certas sumidades na matéria, lol.

Sim, é com esse espírito que estou no forum: aprender com quem sabe. Por outro lado, parece-me que a nova geração de investigadores me parecem um pouco mais abertos que a velha guarda... Smile
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Local : Alcobaça

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

ninho de cegonha preta com 2 crias - Página 3 Empty Re: ninho de cegonha preta com 2 crias

Mensagem por lameiras Ter Jun 26, 2012 5:21 pm

barrento escreveu: Repito, se é que sei a história toda...

Acho que sabes o mesmo que todos nós, e há um exagero desmedido nesta história toda.
Acho que está a haver alguma presunção neste assunto e , como diz o ditado, cada qual toma a que quer.
lameiras
lameiras

Número de Mensagens : 1406
Local : Anadia

http://olhares.com/ndre

Mensagem por JDGS Ter Jun 26, 2012 5:26 pm

a mim nunca ninguém me diz nada quando pergunto.
Talvez tenham medo que alguém utilize essa informação para fazer mal aos animais, ou que façam alguma asneira, mesmo que seja inconscientemente.
Mas também sou da opinião de que os investigadores poderiam ajudar mais nesse aspecto, nem que tivessem de acompanhar a pessoa até ao local, assim até promoviam o seu trabalho.
JDGS
JDGS

Número de Mensagens : 2062
Local : Porto

http://portugalselvagem.com/

Mensagem por Rafael Matias Ter Jun 26, 2012 5:40 pm

barrento escreveu:Rafael, a outra atividade do sr. não tem interesse nenhum para o caso, até porque na época dele o colecionismo de ovos não era tão mal visto como agora.
Ok Eduardo, acho que não fica muito bem dizer estas coisas de alguém que já não está entre nós (Smile) mas tem relevância para avaliação de carácter. Nota que algumas espécies foram extintas ou quase com a colecção de ovos, onde se inclui o priôlo (ajudou ao declínio) e a freira-da-Madeira (por outro nome muiro conhecido também, mas que não irei mencionar, pois é desviar e muito do tema). Nem toda a gente achava correcta a actividade e por isso só o fazia quem não ficava chocado com o facto. Apesar de a informação que ele obteve ter sido relevante, em caso algum o poderia considerar um exemplo para referir (não é um dos meus "heróis" como vês). Já agora é de referir que há bem pouco tempo foi preso no Reino Unido um senhor que se dedicava a esta actividade recolhendo mesmo ovos para a sua colecção mesmo com crias quase a eclodir (até fico enervado só de referir isto). Isto ainda hoje continua portanto e é uma das razões pelo que divulgar publicamente (num fórum por ex) algum tipo de informação é perigoso (para as aves), pois não se sabe quem poderá ver e aproveitar... Este problema põe-se especialmente com rapinas, penso eu, mas no final qualquer espécie de que se revele a posição de um ninho, especialmente se mais rara, poderá ser atingida.

barrento escreveu:
Sim, camera-traps, no caso que citei (também é fotografia, lol). Era um exemplo, outros há sem câmaras desse tipo (e video, ilustração...).
Quis distinguir da fotografia convencional pq concordarás é bem menos invasiva... não há ninguém por perto, apenas a caixa. Ainda me faz confusão como as fotos do leopardo-das-neves obtidas com este método (que conheces certamente) ganharam o 1º prémio no BBC Wildlife Photographer of the year. Tinha amigos fotógrafos profissionais a concorrer e as opiniões dividiram-se um pouco sobre o que era aquilo afinal. Foi tudo preparado pelo fotógrafo/investigador, mas a foto em si foi tirada sem ninguém estar a ver. As fotos estão indiscutivelmente espectaculares, um sonho, mas sem ninguém a apertar o botão... é esquisito. (bem sei que há outras técnicas, com IV, laser, o diabo a sete, que não precisam de uma pessoa no momento de tirar a foto, mas ganhar o 1º prémio achei curioso).
Como sabes sempre gostei de fotografia e fotografava muito com o meu equipamento analógico. Quando veio o digital, primeiro devido a cepticismo (infundado), depois devido a falta de tempo (€€€) deixei um pouco de lado (mas gostava de voltar...).
Também a ilustração, como referes, pode implicar ter uma pessoa parada em frente às aves a causar possivel perturbação. Foi bem referido e esse ponto toca-me directamente um vez que sou "semi-profissional" (sim, tb me pedem para desenrascar uns desenhos como a ti pedem fotos, mas só dás se quiseres).

barrento escreveu:
Pois, tentei. Mas sou olhado de lado, lol. Dou-te um exemplo engraçado: aqui em Alcobaça faço parte de uma associação. Numa noite fizemos uma contagem de Bufo-real. Contámos 19! Três ninhos a 1,5 km de distância entre cada um (factos que me parecem incomuns e dignos de registo, no mínimo). Quando disse isso a uns “responsáveis”, eles insinuaram que eu nem sabia o que era um bufo-real. Lol!
Percebo a situação e é normal que haja conflictos num meio relativamente pequeno como é Portugal. O que isso não te deve é fazer desanimar. Há espaço para tudo desde que bem feito e pelo que sei e tenho visto é o que fazes. Não precisavas de divulgar a info aqui...

barrento escreveu:
Já agora, os biólogos também já fizeram (e fazem) muitas maldades à bicharada, especialmente no início, foram aprendendo com os erros. Com os fotógrafos passa-se o mesmo (espero). A dita colaboração pode beneficiar a todos.
É claro que sim, não há nenhuma actividade que seja feita em estreita proximidade com animais que esteja livre de riscos. Aquilo em que se acredita é que se justificará face ao retorno para os próprios animais que daí poderá advir. Posso-te dizer que nalguns países, para se fazerem estudos de dieta (garças por ex) se autoriza o abate das aves para saberem o que contêm os estômagos. Se biologia fosse isto em Portugal eu preferia fazer outra coisa qualquer. Mas não é, atenção...

barrento escreveu:
A dita colaboração pode beneficiar a todos.
Isto foi o que eu disse acima, penso eu. Mas repito a minha opinião de que isto pode não ser assim nalguns casos . Pode não ser bom para o fotógrafo, ou pode não ser bom para o investigador (acho que a palavra biólogo é um bocado redutora neste contexto pois não tem que ser biólogo para se estudar aves).

barrento escreveu:
Quanto à tua última frase, discordo profundamente Smile acho que ambas as partes têm o dever de colaborarem, e quem tem mais a ganhar são as espécies.
Se há dever ou não, isso não sei, mas concordo que as espécies poderiam beneficiar de colaborações mútuas em certos casos.
Abraço

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Mensagem por jheitor Qua Jun 27, 2012 2:45 am

só falta explicar qual a diferença nestes dois topicos
o meu

eeste do Luis
https://aves.forumeiros.com/t2665-cegonha-preta-primeiro-registo-de-2010

ambos de mebros de um forum com 1300 foristas..... ambos de um ninho de cegonha preta com crias .............. uma é a favor da ciencia outra é contra todas as regras ....

agora vou desvendar mais um pouco já que se for um profissional , ou com cartão as regras são outras... vamos lá...
sou colaborador ha mais de dez anos de um jornal ... tenho um cartão que me dá asseço a prticamento todos os locais e eventos ... isto é só para os mais leigos porque os sabichões sabem tudo e julgam todos sem os conhecer..... nem vou dizer qual o jornal nem que nome aparece ... simplesmente me estou a borrifar para protagonismo mediatico... o Barrento ve-se que é uma pessa culta séria e repeitadora dos outros.....
mas que ja sofreu na pele a hipocrisia das pessoas ...
a minha foto é contra todas a regra só porque alguem entendeu que não foram seguidas regras de bom senso ...
a outra igual foi para bem da ciencia .... mas foi publicada no forum?????
só é lamentavél é que pessoas que tanto fazem e tanto pregam aos outros as regras que em alguns casos são inventadas por eles ...... quando se trate de mostrar algo a um familiar ou a um amigo quebre todas as regras ultrasse o razoavél só para ficar bem visto ou impressionar... mas este ultimo paragrafo vou tentar obter as devidas confirmações para depois chamar os (..) pelos nomes e deixa-los envergonhados não só no forum mas perante o publico em geral... antes não vou crucificar ninguem só poque me chegou a informação.... a carapuça vai servir a quem a enfiar....
boa s«observações
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Local : cacem

Mensagem por pedro121 Qua Jun 27, 2012 3:01 am

jheitor escreveu:
agora vou desvendar mais um pouco já que se for um profissional , ou com cartão as regras são outras... vamos lá...
sou colaborador ha mais de dez anos de um jornal ... tenho um cartão que me dá asseço a prticamento todos os locais e eventos ... isto é só para os mais leigos porque os sabichões sabem tudo e julgam todos sem os conhecer..... nem vou dizer qual o jornal nem que nome aparece ... simplesmente me estou a borrifar para protagonismo mediatico...

Ok, não vejo que seja muito relevante para a questão, mas tudo bem.

jheitor escreveu:a minha foto é contra todas a regra só porque alguem entendeu que não foram seguidas regras de bom senso ...

Pois, de facto, aqui é dificil argumentar, tanto mais que o assunto a debater não é a fotografia de ninhos no geral mas a colocação de fotos dos mesmos no forum em particular, e nesse caso tanto é complicada uma como a outra.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por pedro121 Qua Jun 27, 2012 3:02 am

lameiras escreveu:
barrento escreveu: Repito, se é que sei a história toda...

Acho que sabes o mesmo que todos nós, e há um exagero desmedido nesta história toda.
Acho que está a haver alguma presunção neste assunto e , como diz o ditado, cada qual toma a que quer.

Bem, eu pessoalmente até acho que está tudo a ser discutido de forma muito positiva.
pedro121
pedro121

Mensagem por pedro121 Qua Jun 27, 2012 3:13 am

barrento escreveu:Rui, não sei se toda a gente pensará que não é a fotografia (a de ninhos) que está em causa. Foi a impressão com que fiquei (fico sempre neste forum). E como tu dizes, a votação foi nesse sentido.

Boas,

A votação não foi nesse sentido, a votação diz respeito á colocação de fotos de ninhos num forum, o que é algo diferente. As fotografias de aves nos ninhos são para mim uma das mais interessantes, não das crias , já que não as aprecio por norma, mas dos pais + crias, no entanto como bem sabes hoje em dia toda a gente faz fotografia, algumas pessoas sem conhecimentos nenhuns das espécies que estão a fotografar, existe sempre um risco de alguém ao ver a foto de um ninho tentar fazer “melhor” e esticar a corda, nem toda a gente tem bom senso e mesmo tendo bom senso com o nível de conhecimentos que algumas pessoas tem pode haver resultados infelizes . É por isso que eu não gosto de fotos de ninhos em fóruns, essas fotos são colocadas sem informação, muitos podem vê-las e pensar, ok, parece fácil vou lá e faço o mesmo, mas podem ter menos cuidado, e com consequências mais incertas.
pedro121
pedro121

Mensagem por jheitor Qua Jun 27, 2012 4:40 am

pedro121 escreveu:

jheitor escreveu:a minha foto é contra todas a regra só porque alguem entendeu que não foram seguidas regras de bom senso ...

Pois, de facto, aqui é dificil argumentar, tanto mais que o assunto a debater não é a fotografia de ninhos no geral mas a colocação de fotos dos mesmos no forum em particular, e nesse caso tanto é complicada uma como a outra.

agora é saudavel discutir as questões que deixam duvidas dentro do razoavél e com respeito .. tal com fazem a maior parte dos membros deste forum...
jheitor
jheitor

Mensagem por pedro121 Qua Jun 27, 2012 4:41 am

barrento escreveu:Ninguém põe em causa que se faça anilhagem. Ainda bem. Mas o que diriam se qualquer um fizesse anilhagem? Sem respeitar os métodos, etc...?!

Bem, isso não é bem assim, não é completamente pacifico. Mesmo em Inglaterra onde existem muitos mais alinhadores, recentemente houve duas situações que levantaram alguma polemica. Toda a actividade humana vai ter sempre alguém a dizer que é mau/errado/prejudicial etc... mas as criticas mesmo quando sem fundamento podem ser interessantes e levantar novas questões.

A anilhagem de aves para fins científicos é uma técnica que permitiu adquirir muitos conhecimentos sobre as mesmas, mas que para espécies onde a recaptura visual não é possível, não é particularmente eficiente, particularmente para estudar rotas migratórias e zonas de invernada, eu penso que para algumas espécies irá cair em desuso, mas para outras especialmente para as que permitem a recaptura visual é até agora a melhor técnica disponível, no entanto e apesar disso existem uma serie de questões polemicas a envolver a actividade.
pedro121
pedro121

Mensagem por pedro121 Qua Jun 27, 2012 4:55 am

jheitor escreveu:
pedro121 escreveu:

agora é saudavel discutir as questões que deixam duvidas dentro do razoavél e com respeito .. tal com fazem a maior parte dos membros deste forum...

Nestes fóruns, como alias em outras meios de comunicações baseados na net é relativamente frequentente extremarem-se posições, por uma serie de motivos que alias são bem conhecidos, mas para já este Forum tem conseguido manter um ambiente incrivelmente sereno, nunca aqui assisti a ameaças de agressões físicas, processos em tribunal ou mesmo ameaças de morte, situações que ocorrem com alguma frequência em outros fóruns que frequento (bem a ameaça de morte é rara), nunca aqui verifiquei o uso de clones, as discussões mesmo em temas tão facturantes como este são mantidas dentro do expectável.

No entanto, vamos ver como corre, o tema parece quente, alguns dos intervenientes tem fortes convicções sobre o mesmo, vamos ver.
pedro121
pedro121

Mensagem por lameiras Qua Jun 27, 2012 5:00 am

Pedro, acho que o pior já passou Smile
lameiras
lameiras

Mensagem por jheitor Qua Jun 27, 2012 5:03 am

éra só o que faltava Pedro .... perder o meu rico tempo que é escasso para dar demasiada importancia ... dou a devida importacia e não mais... mas se confirmar informaçães recebidas vamos todos rir da situação ... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

agora ameaças... isso é de gente que não tem argumentos nem cultura ...

project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Mensagem por pedro121 Qua Jun 27, 2012 5:07 am

lameiras escreveu:Pedro, acho que o pior já passou Smile

Very Happy Sabes aquele ditado da calma antes da tempestade?
pedro121
pedro121

Mensagem por jheitor Qua Jun 27, 2012 5:09 am

Pedro e Lameiras com menos conversa ja se tinha bebido uma fresquinha..

lol! lol! lol!

só espreo que logo estejam todos a vibrar por Portugal e não haja ninguem pela Espanha....

Última edição por jheitor em Qua Jun 27, 2012 5:11 am, editado 1 vez(es)

jheitor
jheitor

Mensagem por pedro121 Qua Jun 27, 2012 5:11 am

jheitor escreveu:Pedro e Lameiras com menos conversa ja se tinha bebido uma fresquinha..

E depois como era hoje ao final da tarde????

Para alem de que se no resto do pais está um tempo adequado para tal, eu estou em Peniche e portanto...ainda não choveu mas...
pedro121
pedro121

Mensagem por jheitor Qua Jun 27, 2012 5:13 am

Portugal 2 Espanha 0

jheitor
jheitor

Mensagem por pedro121 Qua Jun 27, 2012 5:19 am

jheitor escreveu:Portugal 2 Espanha 0

Pois, bem, avançando então para um tema mais polemico ainda, mas que felizmente terá uma resposta definitiva ainda hoje (e pedindo desde já desculpa pelo off-topic, mas dadas as circunstancias...), eu acho que Portugal pode ganhar, se tiver alguma sorte (ela eventualmente tem que aparecer, este torneio tem sido algo azarado) e acima de tudo não mudarmos a nossa forma de jogar só porque vamos jogar com a Espanha, não podemos ir para o campo defender e esperar ter uma oportunidade no contra-ataque, a frança tentou faze-lo e …

pedro121
pedro121

Mensagem por Rafael Matias Qua Jun 27, 2012 5:46 am

Caros,
eu concordo que "palhaçada" cai sempre bem para aliviar a atmosfera mais pesada, mas penso que este tema merece uma abordagem mais séria... Não?
Cumprimentos,
Rafael

Rafael Matias

Mensagem por barrento Qua Jun 27, 2012 5:50 am

Rafael Matias, volto a discordar: o caráter do sr não tem nada a ver. O que eu falei foi do contributo da fotografia (que por acaso foi esse sr fez) para o conhecimento sobre o cuco. Repara que nem falei no nome dele.

Sim, a fotografia com camera-traps será menos evasiva. Mas mais uma vez, estou a falar do contributo da fotografia, não de pessoas. O fotógrafo pode ser um biólogo/cientista/investigador...

Bem, pelo que sei, todos os biólogos e não só, matam rãzitas para as dissecar Smile Ou estou errado? Se calhar no balanço entre os ganhos e prejuízos da ciência, alguma perturbação por parte de fotógrafos, desde que não exagerada, não será nada de especial.

Pedro Ramalho, se não souberem onde é o ninho, não vão lá fotografar Smile Mais uma razão para que os investigadores de campo devam colaborar mais com os bons fotógrafos. Além disso, vamos proíbir os filmes de ação porque fomentam a guerra? E um documentário que retrate um qualquer atentado ambiental? Deve ser banido com medo que alguém repita? O que deve é haver uma atitude educacional com a fotografia de ninhos. Por isso sim, deve ser feita com algum cuidado. Mas deve o forum deixar de publicar fotos de ninhos? Claro que não! Estou-me a lembrar de fotos de animais sacrificados por algum imbecil, salvo erro eram gaivotas a servirem de espantalhos. Devem ser banidas essas fotos? Ou devem servir de denúncia?

Quanto à anilhagem, ou só quis dizer que atingiu um patamar relativamente estável e organizado (apesar das polémicas), e em que os benefícios suplantam os prejuízos, coisa que não acontece (ainda) com a fotografia da vida selvagem (de ninhos ou não).

Em resumo (para ambos e para todos, claro): a anilhagem, a biologia, a ciência em geral tem feito muito pelo conhecimento e preservação das espécies, apesar de alguns percalços e de alguns efeitos negativos. Parece que só a fotografia não tem direito a percalços e a efeitos negativos, apesar dos muitos e grandes contributos que tem dado...
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Local : Alcobaça

http://www.barrento.com

Mensagem por Telmo Ribeiro Qua Jun 27, 2012 5:55 am

Tanta guerra com o coitado do Heitor que fez as fotos com uma teleobjectiva a longa distancia, então o que dizem ao trabalho do Luis Quinta que fotografou aguias durante o periodo de nidificação com objectivas grandes angulares, ou seja praticamente dentro do ninho em questão? Se calhar muitos de vós bateram-lhe palmas... E se não o fizeram acreditem que muitos grandes inclusive das ciencias o fizeram não fosse esse seu trabalho altamente premiado internacionalmente... Sinceramente esta é uma não questão.
Trata-se sim de uma questão de fundamentalismo e falta de flexibilidade intelectual. Eu também fotografo ninhos, embora não de especies tão ameaçadas, mas desde corvos, pegas, passeriformes a águias não vejo problemas desde que não perturbe os animais em questão, e não tive até á data qualquer caso de enjeitamento das crias/ovos. Depende muito de como a coisa é feita, e de quem a faz. Se partilho as fotos? Não! Pelo menos aqui...
Quanto a toda esta verdadeira caça ás bruxas...E não tenhamos duvidas, isto é uma verdadeira caça ás bruxas de gente que não posso classificar se não de irrasciveis, para com alguém que quer provavelmente aprender mais, e captar uns meros "bonecos".
Fotografia da natureza não é facil, requer material caro, horas na rua ao calor e ao frio, muitas vezes com lama até ao pescoço, e quase sempre sem qualquer retorno economico ou motivacional, para não falar nos riscos que corremos tanto de segurança visto que nós que andamos com DSLR's no campo estamos sujeitos a ser assaltados (eu proprio já apanhei sustos), arriscamos a nossa saude. Não é exactamente apontar uns binoculos a uma ave em voo, e pronto já está, sou um granda birdwatcher. Não descorando qualquer uma das actividades, visto que eu proprio faço ambas, acho que esta questão é ridicula, pois quem posta fotografias de ninhos e de aves fora desta situação, fazemo-lo para partilhar com os outros imagens de animais ou comportamentos dos mesmos que a maioria provavelmente não veria nas suas actividades diárias. Desengane-se quem pense que aqui vimos por elogios, pois há sitios onde isso é bem mais facil de conseguir do que aqui. Em lugar disso o Jheitor foi recebido com pedras e apupos...Loooool Enfim...

De um ponto de vista da minha analise das pessoas e do que foi dito, acabo por ficar com a impressão de há por aqui gente que se pensa mais priveligiados que outros, pois por virtude sua formação académica têm um contacto directo e regular com estas especies, mas que se sentem ameaçados por gente que nada tem a ver com a area e que faz disto um hobby...Penso que temem ver uma democratização do contacto com estas especies por gente sem formação académica na area e com teleobjectivas de longo alcance... Repito, isto é a minha impressão/opinião e por isso vale o que vale.

Acho que os velhotes do restelo deviam por os olhos no Gonçalo Elias e outros mais moderados, que apesar de terem capacidade académica e profissional para falar, escolheram ser um pouco mais diplomáticos e compreensivos.

Cumprimentos
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Local : Cartaxo

Mensagem por Rafael Matias Qua Jun 27, 2012 6:07 am

barrento escreveu:Rafael Matias, volto a discordar: o caráter do sr não tem nada a ver. O que eu falei foi do contributo da fotografia (que por acaso foi esse sr fez) para o conhecimento sobre o cuco. Repara que nem falei no nome dele.
É a tua opinião Eduardo, eu tenho uma diferente, só isso.

barrento escreveu:
Bem, pelo que sei, todos os biólogos e não só, matam rãzitas para as dissecar Smile Ou estou errado? Se calhar no balanço entre os ganhos e prejuízos da ciência, alguma perturbação por parte de fotógrafos, desde que não exagerada, não será nada de especial.
Aqui estás completamente errado. Há muitos biólogos que nunca fizeram isso na vida. Eu faltei a todas as aulas em que sabia que iam sacrificar animais (rãs, ratos, o que fosse) com todo o prejuízo pessoal que daí adveio. Nunca o fiz, com orgulho, nem acho que se justifique, discordando frontalmente de como essas aulas e actividades são dadas nos moldes actuais (não sei se isto não terá já mudado, mas no meu tempo ainda era assim). Acho um bocado grotesco e mórbido e o que quer que pudesse ser aprendido por essa via pode ser aprendido de outras formas "mais saudáveis"... As generalizações desse tipo não são muito positivas Eduardo.

Rafael Matias

Mensagem por Telmo Ribeiro Qua Jun 27, 2012 6:11 am

barrento escreveu:Rafael, quanto ao Edgar Chance, falei da atividade dele como fotógrafo, não como colecionador de ovos. Claro que é criticável pela segunda atividade, mas é de louvar pela primeira. Era apenas um exemplo. E há mais. Ainda hoje se descobrem muitas coisas para a biologia com a fotografia (tigres a viver em altitude, é a última que me lembro!).

A título pessoal, posso dizer-te que já vi e fotografei coisas que contrariam alguns relatórios de senhores doutores “responsáveis”. Estou-me a referir, por ex., à alimentação de uma espécie ameaçada que acompanhei, em base quase diária! Até nisso, os biólogos, investigadores, etc, e as próprias espécies, tinham a ganhar: um fotógrafo passa muito tempo no campo e pode dar muitas informações úteis. O que me leva ao teu segundo ponto:

Acho que já há uns anos atrás te disse: não encontro grande vontade por parte dos “responsáveis”. Bem pelo contrário. Já me tentaram expulsar de áreas protegidas (mas em zona livre). Já me negaram apoio mesmo estando a trabalhar para revistas de reconhecido mérito, etc. Podia citar-te muitos casos. Tantos que me levaram a ser (talvez um dos últimos?) a decidir trabalhar sem recorrer a esses “responsáveis” (agora as aspas são minhas e não para te citar). A comunidade científica é que deveria ser mais aberta a colaborações. Aliás, quando precisam de fotos, já sabem vir pedir colaborações... de borla, claro! Lol. Fica o desafio: quando souberes (souberem) de alguém em trabalho de campo e que queira colaboração, apitem!

Sim sem duvida Barrento, esse tipo de relatos de intransigencia dos "responsaveis" multiplica-se pela grande comunidade fotografa nacional. Conheço inclusivamente fotografos portugueses que tiveram que recorrer a nuestros hermanos para conseguir registos decentes, uma vez que cá em Portugal, algumas pessoas consideram as zonas "protegidas" como coutadas pessoais vedando areas/ajuda a quem quer fazer alguma coisa=(
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Local : Cartaxo

Mensagem por lameiras Qua Jun 27, 2012 6:20 am

Telmo Ribeiro escreveu:Tanta guerra com o coitado do Heitor que fez as fotos com uma teleobjectiva a longa distancia, então o que dizem ao trabalho do Luis Quinta que fotografou aguias durante o periodo de nidificação com objectivas grandes angulares, ou seja praticamente dentro do ninho em questão? Se calhar muitos de vós bateram-lhe palmas... E se não o fizeram acreditem que muitos grandes inclusive das ciencias o fizeram não fosse esse seu trabalho altamente premiado internacionalmente... Sinceramente esta é uma não questão.
Trata-se sim de uma questão de fundamentalismo e falta de flexibilidade intelectual. Eu também fotografo ninhos, embora não de especies tão ameaçadas, mas desde corvos, pegas, passeriformes a águias não vejo problemas desde que não perturbe os animais em questão, e não tive até á data qualquer caso de enjeitamento das crias/ovos. Depende muito de como a coisa é feita, e de quem a faz. Se partilho as fotos? Não! Pelo menos aqui...
Quanto a toda esta verdadeira caça ás bruxas...E não tenhamos duvidas, isto é uma verdadeira caça ás bruxas de gente que não posso classificar se não de irrasciveis, para com alguém que quer provavelmente aprender mais, e captar uns meros "bonecos".
Fotografia da natureza não é facil, requer material caro, horas na rua ao calor e ao frio, muitas vezes com lama até ao pescoço, e quase sempre sem qualquer retorno economico ou motivacional, para não falar nos riscos que corremos tanto de segurança visto que nós que andamos com DSLR's no campo estamos sujeitos a ser assaltados (eu proprio já apanhei sustos), arriscamos a nossa saude. Não é exactamente apontar uns binoculos a uma ave em voo, e pronto já está, sou um granda birdwatcher. Não descorando qualquer uma das actividades, visto que eu proprio faço ambas, acho que esta questão é ridicula, pois quem posta fotografias de ninhos e de aves fora desta situação, fazemo-lo para partilhar com os outros imagens de animais ou comportamentos dos mesmos que a maioria provavelmente não veria nas suas actividades diárias. Desengane-se quem pense que aqui vimos por elogios, pois há sitios onde isso é bem mais facil de conseguir do que aqui. Em lugar disso o Jheitor foi recebido com pedras e apupos...Loooool Enfim...

De um ponto de vista da minha analise das pessoas e do que foi dito, acabo por ficar com a impressão de há por aqui gente que se pensa mais priveligiados que outros, pois por virtude sua formação académica têm um contacto directo e regular com estas especies, mas que se sentem ameaçados por gente que nada tem a ver com a area e que faz disto um hobby...Penso que temem ver uma democratização do contacto com estas especies por gente sem formação académica na area e com teleobjectivas de longo alcance... Repito, isto é a minha impressão/opinião e por isso vale o que vale.

Acho que os velhotes do restelo deviam por os olhos no Gonçalo Elias e outros mais moderados, que apesar de terem capacidade académica e profissional para falar, escolheram ser um pouco mais diplomáticos e compreensivos.

Cumprimentos

Devia haver um botão para o "subscrevo".

É mesmo isso Telmo. Gostam de dizer que é uma actividade em expansão, em Portugal, mas continuam a criar divisões.
Ainda bem que há malta a estudar os bichos "a sério", mas deixem-me gostar deles, nem que seja a "a brincar" e de os fotografar. Faço-lhes o mesmo mal que todos os outros, ou seja, nenhum/residual. E toda a história dos ninhos está a servir de pretexto.
Tenho aprendido imenso neste fórum, e espero continuar a aprender. Mas sinto-me incomodado com alguma malta que agora quer vestir pele de cordeiro, quando só faltou dizer que o Heitor mudou as aves e ovos de sítio para obter melhor enquadramento.
lameiras
lameiras

Mensagem por RuiCaratao Qua Jun 27, 2012 6:22 am

éra só o que faltava Pedro .... perder o meu rico tempo que é escasso para dar demasiada importancia ... dou a devida importacia e não mais... mas se confirmar informaçães recebidas vamos todos rir da situação ...

agora ameaças... isso é de gente que não tem argumentos nem cultura ...

Caro jheitor, não percebo muito bem a quem quer chegar com a historia do carapuço e da imformação que lhe há de chegar, mas a mim parece-me ser uma ameaça, defenitivamente em tom de...
Para dizer a verdade devia ter acabado com o assunto assim que soltou um "os cães ladram e a caravana passa", mas não me apercebendo da elevação da conversa ao contrário do Luis, decidi continuar. Vou-lhe confidenciar que o uso da função "buscar" para rebuscar topicos e foristas é tecnica habitual de outros foruns, e o comportamento de matilha e troca de msg privadas tambem, mas posso-lhe dizer que não usei nehum dos dois, nem vou usar, porque não acho que a discussão seja por motivos pessoais, não tenho nada contra si, mas sim contra a atitude que tomou, por teimosia ou não, afirmando que não perturbou as ditas aves, cegonhas e demais, e acenando com uma suposta prova fotografica.
Talvez o local já venha á algum tempo a ser usado para fotografar, apercebi-me disso, pela conversa do Eduardo, se o é, não deveria ser sem que antes fosse estipulado o local exacto a ser usado, e algum tipo de estrutura de abrigo fosse montada para o efeito e com regras de uso, ao contrário deixará sempre ao critério de quem vai ao local se fica a 20 ou a 1 metro da escarpa.

Uma simples pergunta de como fazer e onde porque gostaria de voltar ao local para fotografar teria-lhe ficado muito bem, mas pelos vistos é apenas a minha opinião e não é partilhada por muitos, numa atitude que a meu ver se enquadrava no dever de partilhar

Como a questão começa a envolver os cerca de 1250 voyeurs do forum e users de outras comunidades, prevendo-se que várias facções de fotográfos com odios de estimação uns dos outros irão surgir, prevejo a animação da conversa.
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo