Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suspeita Larus argentatus

+8
Flávio Oliveira
pedrocardia
Inocêncio Oliveira
RuiCaratao
Helder Vieira
Gonçalo Elias
pedro121
Araújo da Silva
12 participantes

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Helder Vieira Seg Out 22, 2012 1:49 pm

RuiCaratao escreveu:Relativamente ás fuscus, a ave da direita é intermedius ou "dutch intergrade", as aves da Holande quer fuscus quer argentatus estão numa zona de contacto´em que muitas vezes as aves têm caracteristicas intermédias..... as ssp. argentatus alemãs são por exemplo muito claras.

Dutch intergrade não são as com cor do manto entre graelsii e intermedius? Significa o quê, que há cruzamentos entre as raças?
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Seg Out 22, 2012 2:17 pm

Nada mal, 100 msg num topico sobre gaivotas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Helder Vieira Seg Out 22, 2012 2:58 pm

Já agora uma opinião sobre uma que observei no início do ano:

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Img2664gc



A pata parece rosa, a cabeça redonda... mas o manto não é muito claro. As primárias não consigo perceber se já serão de adulto, ou de 3º inverno (4º ano) scratch
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Ter Out 23, 2012 2:34 am

RuiCaratao escreveu:
1ª e 2 ª foto - Não há duvidas, a mesma ave com espelhos enormes, muita pinta para ssp. argentatus, faltou ver o padrão da asa!
i

Olá Rui,

A minha duvida é saber se são a mesma ave, como as fotos foram tiradas a 400 metros uma da outra, ainda não consegui perceber se são a mesma ave ou não.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Ter Out 23, 2012 2:38 am

RuiCaratao escreveu:
5ª foto - Umas fotos mais davam jeito, mas repara que a ave da frente é adulta, eu não vejo amarelo mas sim rosa, mesmo ampliando a foto!!..... ou cor de carne, que muitas michahellis adultas podem mostrar caso estejam doentes. O padrão de inverno da cabeça, é possivel numa michahellis subadulta, mas nada tipico em adultas, tens malhado e largo junto ao pecoço tal como nas fuscus e argentatus. Agora reparem na cabeça, vista detrás têm um alto no meio, as michahellis são achatadas, parece que levaram um murro no alto What a Face . Outro ponto é o baixo ventre ser pesado e gordo (parece que vai por um ovo clown ), raramente uma micha é assim

De facto mais fotos desta ave ajudavam, tal como dissestes a cor das patas é possível para micha, mas é possível para argentatus adulta? essa é a minha duvida. O padrão da cabeça é claramente pro argentatus, o mesmo pode ser dito para o que é visível da cabeça, mas com base nesta única foto não consigo excluir micha e como é a espécie por default... Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Ter Out 23, 2012 2:44 am

Helder Vieira escreveu:A pata parece rosa, a cabeça redonda... mas o manto não é muito claro. As primárias não consigo perceber se já serão de adulto, ou de 3º inverno (4º ano) scratch

Pois, lá está, mais um caso bicudo, um pouco como a ave da 5ª foto, com base nesta foto eu não excluo micha, porque as patas são para mim cor de carne ou mesmo amareladas, não são de modo nenhum rosa gorila, o manto não parece claro, mas lá está sem outras aves para comparar que estejam no mesmo angulo em relação ao sol..., a ave não é um adulto, parece ter ainda muito preto no bico o que pelo menos em micha é sinal de imaturidade, com base neste foto a ave não faz click para argentatus... a pp parece muito longa, a ave parece demasiado esguia.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Araújo da Silva Ter Out 23, 2012 4:41 am

Ora bem, Helder, pelo menos uma argentatus tens.

Vamos lá "acabar" com esta raridade. O meu contributo (para já Very Happy ):

- referência (temporária) da ave do estuário do Cávado - Esposende - no dia 18OUT2012 - CPR-ONLINE-26

- referência (temporária) da ave da praia de Apúlia - Esposende - no dia 19OUT2012 - CPR-ONLINE-27

Cumprimentos

Jorge

PS: Pedro e Rui, nunca será de mais agradecer-vos os sábios ensinamentos, mas estão a pegar-me o "bichinho", aguardem que estou ansioso por vos chatear com mais coisas cinzentas!!!

Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Ter Out 23, 2012 4:49 am

Araújo da Silva escreveu:Ora bem, Helder, pelo menos uma argentatus tens.

Tem duas, a ave da 1ª foto e a ave que aparece na fotos 3,4 e 5. Depois tem a questão de saber se a ave da 2ª foto é a mesma da primeira foto, e de saber da ave que aparece também na 5ª foto ou seja na 5ª foto a questão é saber se tem uma ou duas argentatus. Isto só falando nas aves de dia 21, ou seja 2 estão garantidas mas mais são possíveis.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Ter Out 23, 2012 4:52 am

Araújo da Silva escreveu:
- referência (temporária) da ave do estuário do Cávado - Esposende - no dia 18OUT2012 - CPR-ONLINE-26

- referência (temporária) da ave da praia de Apúlia - Esposende - no dia 19OUT2012 - CPR-ONLINE-27

Eu estou é a ver que o formulário online está a ser um sucesso, diz-me uma coisa, quando submetes no formulário online recebes depois para alem da referencia um resumo do que submeteste? tipo em pdf ou assim?


Última edição por pedro121 em Ter Out 23, 2012 8:07 am, editado 1 vez(es)
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Araújo da Silva Ter Out 23, 2012 6:23 am

Sim Pedro. Sai um resumo com tudo o que indicaste. É de muito simples preenchimento e a resposta para o teu email com os dados que introduziste é imediata. Deves então responder a esse email com o envio das fotos para complementar (ou fundamentar) a informação. Muito simples MESMO! Confesso que no modelo tradicional, apesar do reconhecido e louvável esforço do Joaquim, ficava quase sempre um pouco ansioso à espera de uma resposta. Julgo que assim o CPR vai angariar mais contribuintes.

Abraço

Jorge
Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Helder Vieira Ter Out 23, 2012 6:37 am

pedro121 escreveu:
Araújo da Silva escreveu:
- referência (temporária) da ave do estuário do Cávado - Esposende - no dia 18OUT2012 - CPR-ONLINE-26

- referência (temporária) da ave da praia de Apúlia - Esposende - no dia 19OUT2012 - CPR-ONLINE-27

Eu estou é a ver que o formulário online está a ser um sucesso, disse-me uma coisa, quando submetes no formulário online recebes depois para alem da referencia um resumo do que submeteste? tipo em pdf ou assim?

Araújo da Silva escreveu:Sim Pedro. Sai um resumo com tudo o que indicaste. É de muito simples preenchimento e a resposta para o teu email com os dados que introduziste é imediata. Deves então responder a esse email com o envio das fotos para complementar (ou fundamentar) a informação. Muito simples MESMO! Confesso que no modelo tradicional, apesar do reconhecido e louvável esforço do Joaquim, ficava quase sempre um pouco ansioso à espera de uma resposta. Julgo que assim o CPR vai angariar mais contribuintes.

Abraço

Jorge

Expliquem-me lá isso (devagar!) que eu não estou a perceber scratch
Eu enviei a observação de domingo passado para o raridades@yahoogroups.com. Vocês estão a falar de alguma cena diferente, certo? Senão, onde está a referência temporária p.ex?
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 23, 2012 7:23 am

Helder,

São coisas diferentes.

A mailing list "raridades" não está ligada ao CPR. É uma lista de distribuição que tem como objectivo promover a rápida circulação de informação sobre raridades recentemente observadas, de modo a permitir que todos tomem conhecimento e (caso tenham interesse nisso) possam ir ao local procurar a ave.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Ter Out 23, 2012 7:59 am

Araújo da Silva escreveu:Sim Pedro. Sai um resumo com tudo o que indicaste. É de muito simples preenchimento e a resposta para o teu email com os dados que introduziste é imediata. Deves então responder a esse email com o envio das fotos para complementar (ou fundamentar) a informação. Muito simples MESMO! Confesso que no modelo tradicional, apesar do reconhecido e louvável esforço do Joaquim, ficava quase sempre um pouco ansioso à espera de uma resposta. Julgo que assim o CPR vai angariar mais contribuintes.

humm, se tenho que enviar as fotos de seguida por mail, prefiro o modelo mais tradicional, embora também sofra de alguma ansiedade, o processo fica mais compacto no meu mail.

Mas sim, sem duvida que o formulário online é um passo em frente, agora devia possibilitar o envio de anexos para se puder enviar logo as fotos.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Ter Out 23, 2012 8:06 am

Gonçalo Elias escreveu:
A mailing list "raridades" não está ligada ao CPR. É uma lista de distribuição que tem como objectivo promover a rápida circulação de informação sobre raridades recentemente observadas, de modo a permitir que todos tomem conhecimento e (caso tenham interesse nisso) possam ir ao local procurar a ave.

como o Gonçalo já disse a mainling list é simplesmente um sistema de aviso rápido e eficaz para avisar os outros observadores e fotógrafos da ocorrência de uma raridade.

Os canais de acesso ao CPR são diferentes, e tens dois, o classico que é enviar um formulário disponível em:

http://www.spea.pt/pt/observar-aves/comite-portugues-raridades/

que é depois enviado para o email do CPR com fotos se as tiveres, ou esta nova versão do formulário online:

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHJmQTlFUTgza1NPWHJJbUd0ZEQ5T0E6MQ
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por RuiCaratao Ter Out 23, 2012 11:20 am

Pedro:

1º e 2ª foto, Segundo percebi a ave não foi vista do mesmo ponto, durante a deslocação do observador a ave pode-se ter deslocado. São a copia perfeita uma da outra, e a probabilidade de haver 2 aves iguais é ainda mais remota. Eu submeteria como sendo a mesma ave.

5ª foto...claro, não é com esta foto que vai submeter uma 3ª argentatus ao CPR, mais uma vez, é trabalho a fazer no campo e não em casa. O rosa gorila choque não é condição essencial para argentatus assim como o amarelo pinto não o é para michahellis.


De qualquer forma devem ser submetidas 2 gaivotas diferentes.
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 23, 2012 12:30 pm

RuiCaratao escreveu:rosa gorila choque

Laughing Laughing Laughing
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Helder Vieira Ter Out 23, 2012 3:00 pm

Obrigado aos intervenientes.
De facto analisando as fotos (nunca são demais!) parecem ser mesmo duas aves diferentes...

Já enviei a observação:
CPR-ONLINE-28
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Qua Out 24, 2012 1:55 am

Gonçalo Elias escreveu:
RuiCaratao escreveu:rosa gorila choque

Laughing Laughing Laughing

Eu gosto mais do "amarelo pinto".... Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 5 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos