Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suspeita Larus argentatus

+8
Flávio Oliveira
pedrocardia
Inocêncio Oliveira
RuiCaratao
Helder Vieira
Gonçalo Elias
pedro121
Araújo da Silva
12 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 19, 2012 3:33 am

RuiCaratao escreveu:
Por exemplo, muitas vezes os comités adoptam a postura de aceitar Limnodromus sp., em que me parece ser uma situação semelhante, mas muitas outras especies (a maioria) têm caracteristicas identificativas que nos permitem fazer identificações seguras.



Pela mesma lógica, não deveriam as aves deste grupo ser aceites como Larus sp.?

O que eu quero dizer é isto: quando consegues ter a certeza que se trata de uma raridade mas não consegues ir ao nível específico, o que fazer?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Sex Out 19, 2012 3:36 am

Gonçalo Elias escreveu:
Pela mesma lógica, não deveriam as aves deste grupo ser aceites como Larus sp.?
O que eu quero dizer é isto: quando consegues ter a certeza que se trata de uma raridade mas não consegues ir ao nível específico, o que fazer?

Deve-se obviamente aplicar os mesmos critérios que com os Limnodromus e os Pterodroma.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 19, 2012 3:45 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Pela mesma lógica, não deveriam as aves deste grupo ser aceites como Larus sp.?
O que eu quero dizer é isto: quando consegues ter a certeza que se trata de uma raridade mas não consegues ir ao nível específico, o que fazer?

Deve-se obviamente aplicar os mesmos critérios que com os Limnodromus e os Pterodroma.

A parte do "obviamente" é relativa, na medida em que esta questão está longe de ser consensual.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Sex Out 19, 2012 3:47 am

Gonçalo Elias escreveu:
A parte do "obviamente" é relativa, na medida em que esta questão está longe de ser consensual.

Não percebi, o que está longe de ser consensual é tratar as larus argentatus e smith como se faz com os pterodroma ou é a maneira que são tratados os Limnodromus e os Pterodroma que não são consensuais?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 19, 2012 3:58 am

a primeira
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Sex Out 19, 2012 4:13 am

Gonçalo Elias escreveu:a primeira

N Porque é que haveria de ser diferente? sendo os dois taxa raridades, e não sendo no caso dos adultos, mas também nos 2-4 anos fácil ter a certeza nalgumas aves da sua id correcta, porque é que não sendo possível atribuir uma ave a uma determinada espécie atravez de critérios objectivos não se pode considerar apenas como sendo um argentatus/smith?

Diga-se que a questão em si mesma é armadilhada, já que ao encontrar uma argentatus adulta em Portugal não é com micha que nos devemos preocupar mas sim em excluir a hipotese de ser smith
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 19, 2012 5:23 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:a primeira

N Porque é que haveria de ser diferente? sendo os dois taxa raridades, e não sendo no caso dos adultos, mas também nos 2-4 anos fácil ter a certeza nalgumas aves da sua id correcta, porque é que não sendo possível atribuir uma ave a uma determinada espécie atravez de critérios objectivos não se pode considerar apenas como sendo um argentatus/smith?

A razão não sei, mas não é prática corrente fora dos pares que indicaste (Limnodromus e Pterodroma).

A questão que se coloca é: o que fazer com um registo que se sabe que é raridade mas em que não foi possível chegar ao nível específico?

Nota que a questão se coloca para outros grupos de aves, alguns recentemente splitados:
- Pelecanus sp.
- Sterna elegans / bengalensis
- Phylloscopus inornatus / humei
- Oceanodroma sp. (do complexo castro)
- etc.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Sex Out 19, 2012 5:54 am

Gonçalo Elias escreveu:
A razão não sei, mas não é prática corrente fora dos pares que indicaste (Limnodromus e Pterodroma).

A questão que se coloca é: o que fazer com um registo que se sabe que é raridade mas em que não foi possível chegar ao nível específico?

Não, não é essa a questão, a questão é porque é que para alguns grupos como os Limnodromus e Pterodroma em que todos os membros são raridades se aceitam registos como Limnodromus sp enquanto em outros grupos em que também todas as espécies são raridades como é o caso das Gavias isso não acontece, e os registos são rejeitados se não se conseguir provar a espécie, mesmo que não aja duvida no género.... Essa é que é para mim a questão pertinente.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 19, 2012 6:11 am

É outra faceta do problema.

Infelizmente não sei a resposta.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Sex Out 19, 2012 7:37 am

Gonçalo Elias escreveu:
Infelizmente não sei a resposta.

A ideia que eu tenho é que é um caso clássico de copy paste, alguém fez a copia do regulamento do comite de raridades inglês para o portugues para o CPR e não o adaptou à raridade nacional.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Inocêncio Oliveira Sex Out 19, 2012 8:27 am

Olá a todos
O tópico captou a minha atenção até porque só agora tenho observado mais Gaivotas especialmente as que possam ter anilhas, por curiosidade de saber a sua proveniência. No meio delas, esta em especial, chamou-me a atenção pela sua cor clara, que ao ler os comentários lembrei-me que tinha fotografado uma parecida com a do Araújo da Silva! Que espero que não fique chateado por colocar no tópico dele Smile

Pelas descrições também acho que será L.a.argenteus?

Angeiras/11-10-2012
Suspeita Larus argentatus - Página 2 Img0161ox

Cumprimentos

Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira

Número de Mensagens : 240
Idade : 57
Local : Vila do Conde
Data de inscrição : 25/01/2012

http://birdsofportugal.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Sex Out 19, 2012 8:45 am

Inocêncio Oliveira escreveu:
Pelas descrições também acho que será L.a.argenteus?

Angeiras/11-10-2012

Mais uma para demonstrar que no norte serão uma raridade muito relativa, notem que ambas as aves serão adultos que serão concerteza menos propensos a divagações que os imaturos. Tambem neste caso a ave não parece levantar suspeitas de smith, mas lá está, umas fotos de asa aberta... Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por RuiCaratao Sex Out 19, 2012 9:26 am

Acho que o Pedro tocou nas questões fundamentais, talvez seja um problema que não foi correctamente adaptado á realidade portuguesa.

Mais uma para demonstrar que no norte serão uma raridade muito relativa, notem que ambas as aves serão adultos que serão concerteza menos propensos a divagações que os imaturos. Tambem neste caso a ave não parece levantar suspeitas de smith, mas lá está, umas fotos de asa aberta...

O que são suspeitas de smithsonianus Pedro, um capuz bastante marcado? A ave da costa norte de espanha não tinha nada de tipico, e esta é uma espécie com uma ampla distribuição nos USA, na qual ocorre tambem uma variação clinal de fenotipos e tempos de muda.
Repara que o tipico a que me refiro é a ilustração do Collins e as ilustrações do Gulls, ambos com uns aninhos...

Esta gaivota das Angeiras, é concerteza uma das muitas que escapam á observação, neste caso concreto até registada em fotografia, e provavelmente uma vez mais sem fotos de voo/asa esticada/a espreguiçar-se.
Neste ponto gostava de voltar a alertar que qualquer gaivota considerada estranha a observadores e fotografos deve ser sempre registada em voo, vista inferior e superior se possivel

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Sex Out 19, 2012 9:36 am

RuiCaratao escreveu:
O que são suspeitas de smithsonianus Pedro, um capuz bastante marcado? A ave da costa norte de espanha não tinha nada de tipico, e esta é uma espécie com uma ampla distribuição nos USA, na qual ocorre tambem uma variação clinal de fenotipos e tempos de muda.

Certo, nota no entanto que a ave espanhola foi detectada mesmo no fim de Dezembro, sendo portanto uma altura em que a
nuca já estaria menos marcada, mas de qualquer modo tens razão e com a variação clinal é tudo relativo.

"ave da costa norte de espanha não tinha nada de tipico"

nada de típico em relação ao capuz, mas as marcações da asa eram as típicas não eram?

"Repara que o tipico a que me refiro é a ilustração do Collins e as ilustrações do Gulls, ambos com uns aninhos..."

As ilustrações do collins são recentes, 2ª edição, mas claro que ilustram os indivíduos mais fáceis de detectar num contexto da Europa do norte, incluindo G.B., já que um adulto não marcado fortemente na cabeça vai passar completamente despercebido.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Sex Out 19, 2012 9:47 am

RuiCaratao escreveu:
Esta gaivota das Angeiras, é concerteza uma das muitas que escapam á observação, neste caso concreto até registada em fotografia, e provavelmente uma vez mais sem fotos de voo/asa esticada/a espreguiçar-se.
Neste ponto gostava de voltar a alertar que qualquer gaivota considerada estranha a observadores e fotografos deve ser sempre registada em voo, vista inferior e superior se possivel

Igualmente importante que um registo completo da ave, sempre que tal for possível, e muitas vezes não é, já que uma gaivota em descanso pode ficar imóvel durante muito....... tempo! É depois de ter o registro submete-lo ao CPR.

Não é demais frisar a importância de submeter todos os registos de Larus argentatus ao CPR, a ocorrência desta espécie em Portugal está provavelmente muito mal documentada, com apenas 11 registos homologados... e com apenas 1 a norte do Douro!!!
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por RuiCaratao Sex Out 19, 2012 9:52 am

Sim tens razão, tanto quanto estarmos em Outubro e muitas das espécies sobretudo as de latitudes maiores ainda não apresentarem um capuz completo, ou seja o tipico apenas se manifesta em Nov/Dez e Jan/Fev....de resto de acordo, as ilustrações são baseadas no contexto Irlandês de onde provêm a maioria dos registos ou mesmo de Inglaterra
...e sim, as marcações da asa são tipicas Wink

Terranova, Outubro...michahellis, fuscus, smithsonianus
http://3.bp.blogspot.com/-K47FTatcoy0/TWm_VhsVTgI/AAAAAAAAAl8/yLVOeMHw_Xc/s1600/YLGU.mantle%2Bcomparasion.jpg

Terranova, Fevereiro...michahellis, smithsonianus
http://4.bp.blogspot.com/-Ximz92JQvWs/TWnDARi7YSI/AAAAAAAAAmM/VRFOceM_NDY/s1600/YLGU.mantle%2Bcomparasion%2Bwith%2BHERG.%2BFeb%2B1.2010.jpg

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Sex Out 19, 2012 9:55 am

RuiCaratao escreveu:
Terranova, Outubro...michahellis, fuscus, smithsonianus
http://3.bp.blogspot.com/-K47FTatcoy0/TWm_VhsVTgI/AAAAAAAAAl8/yLVOeMHw_Xc/s1600/YLGU.mantle%2Bcomparasion.jpg


A micha será atlantis?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por RuiCaratao Sex Out 19, 2012 10:03 am

lol....exacto, não têm nada aspecto disso

esta parece ser, repara na diferença de estrutura, bico, e capuz em smith...dá para tudo!!
Terranova, Outubro
http://3.bp.blogspot.com/-LeQFyejGlMI/TWnFe0GQrCI/AAAAAAAAAmk/FlkI-YXSFZU/s1600/YLGU.Oct.8.2006.streaky%2Bhead%2Band%2Bprimary%2Bmoult.BM.jpg
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedrocardia Sex Out 19, 2012 10:50 am

pedro121 escreveu:Não é demais frisar a importância de submeter todos os registos de Larus argentatus ao CPR, a ocorrência desta espécie em Portugal está provavelmente muito mal documentada, com apenas 11 registos homologados... e com apenas 1 a norte do Douro!!!

A norte do Douro exclui o Douro, certo?

É que no estuário do Douro e zonas envolventes a Larus argentatus não é uma raridade.
Eu sei que a maior parte das observações não vão parar ao CPR (mea culpa para uma parte delas) mas penso que concordarão que esta espécie é uma invernante (e migradora de passagem, pelo menos) regular em pequeno número aqui pelo NW de Portugal.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 19, 2012 11:59 am

[quote="pedrocardia"]
pedro121 escreveu:É que no estuário do Douro e zonas envolventes a Larus argentatus não é uma raridade.
Eu sei que a maior parte das observações não vão parar ao CPR (mea culpa para uma parte delas) mas penso que concordarão que esta espécie é uma invernante (e migradora de passagem, pelo menos) regular em pequeno número aqui pelo NW de Portugal.

Sim, concordo, não é uma raridade.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Sex Out 19, 2012 12:46 pm

pedrocardia escreveu:[
É que no estuário do Douro e zonas envolventes a Larus argentatus não é uma raridade.
Eu sei que a maior parte das observações não vão parar ao CPR (mea culpa para uma parte delas) mas penso que concordarão que esta espécie é uma invernante (e migradora de passagem, pelo menos) regular em pequeno número aqui pelo NW de Portugal

O problema Pedro é que sem submeteres as observações ao CPR a especie vai continuar sempre a ser uma raridade por falta de observações, eu concordo que na zona norte deve ser frequente, mas não é isso que os registos homologados indicam e para uma especie que apresenta alguns desafios de id devemo-nos guiar pelos registos homologados, e com apenas 11 para Portugal continental...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Sex Out 19, 2012 12:47 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Sim, concordo, não é uma raridade.

Digamos que é uma raridade administrativa, ou seja é uma raridade por falta de registros e não por falta de aves.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 19, 2012 1:30 pm

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Sim, concordo, não é uma raridade.

Digamos que é uma raridade administrativa, ou seja é uma raridade por falta de registros e não por falta de aves.


Essa da "raridade administrativa" é boa. Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por RuiCaratao Sex Out 19, 2012 2:33 pm

Gonçalo Elias escreveu:Essa da "raridade administrativa" é boa.

Concordo.... Very Happy
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por pedro121 Sex Out 19, 2012 2:44 pm

RuiCaratao escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Essa da "raridade administrativa" é boa.

Concordo.... Very Happy

Mas muito útil para descrever a situação de uma serie de espécies, especialmente marítimas, cujo padrão de ocorrência em Portugal não está ainda bem estabelecido, mas que não serão certamente raridades, quando eventualmente os registos se forem tornando mais frequentes com o aumento do numero de observadores/fotógrafos.

Por exemplo a Larus argentatus tem 11 registos homologados para Portugal continental, mas consultando a tabela do CPR constata-se que estão submetidos mais 18 (salvo erro), dos 18 apenas 2 são da região norte do pais, isso para mim indica não que estejam a aparecer mais aves, mas sim que mais observadores estão a submeter os seus registos. Esta época está mesmo agora a começar e já vamos em quantas? 6-7? Se todas forem submetidas…
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Suspeita Larus argentatus - Página 2 Empty Re: Suspeita Larus argentatus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos