Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

uma questão de números

+4
Gonçalo Elias
Rogerio
Helder Vieira
pedro121
8 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por pedro121 Qua Jan 21, 2015 12:17 pm

Gonçalo Elias escreveu:
ou na zona do Grande Peniche Cool

Mais ou menos, eu fico logo com um handicap de 1 hora para aves a sul ou mesmo na região de Lisboa e se uma hora pode parecer pouco, eu falhei uma serie de aves na região de Lisboa em que se residisse na zona não teria falhado.

Tringa stagnatilis x2, em ambos os casos a ave tinha sido vista horas antes
Limnodromus scolopaceus na ponta da Erva, essa doeu...
Gavia artica na lagoa de Albufeira, por não ter tempo suficiente para a encontrar, mais uma hora teria feito a diferença
Phylloscopus inornatus no parque do Tejo, 1 hora talvez não fizesse a diferença mas nunca se sabe

Mas o que doeu mesmo foi o Thalasseus elegans na Cruz Quebrada e a Calcarius lapponicus de 2012 no Espichel, teria tido muito mais hipóteses para as duas.

Mas pronto, 7 falhanços não é assim tão mau.


pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por Rogerio Qua Jan 21, 2015 4:35 pm

Já agora coloco a questão , qual é o observador conhecido que têm mais registos em Portugal Continental e há quantos anos está activo.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por conspicillata Qua Jan 21, 2015 5:14 pm

Boa noite,

vou fugir um pouco à questão dos números, até porque ainda estou muito longe deles!

Era para deixar a informação que entre 1999 - 2003 foi feito um esforço dirigido para a I. opaca na zona do Guadiana (na área de influência de Alqueva) e os registos foram muito poucos. Além de um número considerável de observadores que andou no campo durante essa altura, eu e o João Tiago Tavares fizemos prospecções dirigidas em locais de habitat favorável e com recurso a vocalizações.

A minha ideia é que existem alguns indíviduos que vão aparecendo, mas em densidades muito baixas. existem alguns locais que ainda hoje têm potencial, mas não é uma espécie fácil de observar.

Abraços
Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 21, 2015 5:21 pm

Olá Carlos,

Obrigado pelo feed-back.

A informação é interessante, já agora quantos registos houve exactamente?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por pedro121 Qua Jan 21, 2015 5:31 pm

Gonçalo Elias escreveu:

A informação é interessante, já agora quantos registos houve exactamente?

Zero? Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por pedro121 Qua Jan 21, 2015 5:45 pm

Rogerio escreveu:Já agora coloco a questão , qual é o observador conhecido que têm mais registos em Portugal Continental e há quantos anos está activo.

Outra pergunta interessante, numa lista publica o observador que tem mais registos é o Luís Gordinho que observa aves pelo menos à 20 anos, mas quem tem certamente mais espécies observadas em Portugal é o Colm Moore, extrapolando com base nas raridades que se sabe que ele viu (porque as encontrou) e assumindo que deve ter visto todas ou quase todas as espécies comuns, isso dá um numero provavelmente acima das 380 espécies, um numero incrível mas longe das 400, e antes que digam que se ele não chegou as 400 é porque não é possível fazê-lo, só mais dois dados ele já não observa em Portugal á vários anos, e nesses anos, ou seja desde 200x quantas novas espécies apareceram em Portugal? É que o numero de especies não para de aumentar, só este ano foram 3 talvez mesmo 5 as que apareceram em PTc, e em 2013 apareceram 2 etc...

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por Helder Vieira Qui Jan 22, 2015 4:30 am

Se estivermos a falar de observadores como eu que, salvo raras excepções, não se desloca propositadamente para riscar espécies da lista, então 350 é alto, e serão precisas décadas para chegar lá... mas qual é a pressa?!  Very Happy
Se a quantidade de novos observadores continuar a aumentar nos próximos anos (como aconteceu nos últimos 4-5), e se, de entre esses, muitos derivarem para o twitching o nº 350 é baixo. Além de que haverá concerteza observadores mais antigos (Gordinho, Caratão, etc) que agora arrolam, e que se calhar no passado não o faziam.

Acho que 400 é um número "assustador", mas aceitável, até porque inicialmente o Pedro referiu que a ideia é escolher um nº redondo. Digo isto, obviamente, partindo do princípio que observar aves não é um hobby passageiro. Quem não chegar lá em 8-10 anos, quem sabe em 15? 20?

Afinal, como também já foi referido atrás, não vai assim há tanto tempo (meia dúzia de anos, e menos!) que apareciam mega raridades e praticamente ninguém "passava cartão".

Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por conspicillata Qui Jan 22, 2015 4:41 am

Pedro Ramalho escreveu:Zero? Smile

Quase isso Smile

houve uma observação no Degebe em Junho de 2002 de um macho a cantar feita pelo João Tiago. Depois nas monitorizações pós-enchimento houve uma observação mais a sul, mas tenho de ir procurar a lista das observações de opaca que tenho algures.

Abraço
Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por pedro121 Qui Jan 22, 2015 5:09 am

Helder Vieira escreveu:Se estivermos a falar de observadores como eu que, salvo raras excepções, não se desloca propositadamente para riscar espécies da lista, então 350 é alto, e serão precisas décadas para chegar lá... mas qual é a pressa?!  Very Happy

Uns a correr, outros a andar e outros quase parados. Smile

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por Helder Vieira Qui Jan 22, 2015 5:17 am

pedro121 escreveu:
Helder Vieira escreveu:Se estivermos a falar de observadores como eu que, salvo raras excepções, não se desloca propositadamente para riscar espécies da lista, então 350 é alto, e serão precisas décadas para chegar lá... mas qual é a pressa?!  Very Happy

Uns a correr, outros a andar e outros quase parados. Smile


Spot on Wink
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 22, 2015 7:00 am

Helder Vieira escreveu:Além de que haverá concerteza observadores mais antigos (Gordinho, Caratão, etc) que agora arrolam, e que se calhar no passado não o faziam.

Ou se calhar já... Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por pedro121 Qui Jan 22, 2015 7:16 am

Gonçalo Elias escreveu:
Ou se calhar já... Cool

Não o faziam de forma sistemática ou fazendo grande esforço, se a ave aparecesse perto podiam lá ir ver, mas voltando ao exemplo do Rabirruivo-mourisco ninguém foi vê-lo...

Mas outro exemplo, talvez mais escandaloso, Pardal-das-neves, de 2005 a 2007 no cabo da Roca no Inverno, quantos observadores foram vê-lo? pois... uma ave espectacular as portas de Lisboa, e do pessoal que tem Lista no Bubo só 2 o vira e muitos deles é pessoal que observa aves à décadas e mora em Lisboa. É certo que pelo menos o Gordinho tentou e falhou, mas mesmo assim?

Por falar nisso, espero que alguém vá passado pelo cabo da Roca... just in case. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por Helder Vieira Qui Jan 22, 2015 7:20 am

Gonçalo Elias escreveu:
Helder Vieira escreveu:Além de que haverá concerteza observadores mais antigos (Gordinho, Caratão, etc) que agora arrolam, e que se calhar no passado não o faziam.

Ou se calhar já... Cool

Tanto dá para um lado como para o outro, daí o "se calhar" Wink De qualquer forma estariam sempre muito limitados, quer pelos canais de informação mais reduzidos, quer pelo menor número de observadores.
Quando eu digo "observadores mais antigos", e revejo-me um pouco nesse título, refiro-me a quem faz observação há 15-20 anos, e mais, que no início teria algumas limitações (em termos de mobilidade, orçamento, conhecimentos, etc). Eu quando comecei a observar aves não tinha carro, ainda estudava, e só conhecia exclusivamente nomes de observadores através das publicações da SPEA, ou de outras.
Eu não sou exemplo para ninguém, mas há questões que serão mais ou menos transversais a todos.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por pedro121 Qui Jan 22, 2015 7:32 am

Helder Vieira escreveu:
Quando eu digo "observadores mais antigos", e revejo-me um pouco nesse título, refiro-me a quem faz observação há 15-20 anos, e mais, que no início teria algumas limitações (em termos de mobilidade, orçamento, conhecimentos, etc). Eu quando comecei a observar aves não tinha carro, ainda estudava, e só conhecia exclusivamente nomes de observadores através das publicações da SPEA, ou de outras.
Eu não sou exemplo para ninguém, mas há questões que serão mais ou menos transversais a todos.

Bem, eu quando comecei tinha carro, mas não tinha conhecimentos nem uma linha de orientação sobre o que é fundamental e o que é acessório, se quando comecei tivesse o nível de conhecimento que tenho hoje, teria hoje pelo menos mais 15 espécies, portanto estaria nas 375. Laughing Laughing
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por Helder Vieira Qui Jan 22, 2015 7:36 am

pedro121 escreveu:
Helder Vieira escreveu:
Quando eu digo "observadores mais antigos", e revejo-me um pouco nesse título, refiro-me a quem faz observação há 15-20 anos, e mais, que no início teria algumas limitações (em termos de mobilidade, orçamento, conhecimentos, etc). Eu quando comecei a observar aves não tinha carro, ainda estudava, e só conhecia exclusivamente nomes de observadores através das publicações da SPEA, ou de outras.
Eu não sou exemplo para ninguém, mas há questões que serão mais ou menos transversais a todos.

Bem, eu quando comecei tinha carro, mas não tinha conhecimentos nem uma linha de orientação sobre o que é fundamental e o que é acessório, se quando comecei tivesse o nível de conhecimento que tenho hoje, teria hoje pelo menos mais 15 espécies, portanto estaria nas 375. Laughing Laughing

E estamos a falar em menos de 10 anos, certo?
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por pedro121 Qui Jan 22, 2015 8:06 am

Helder Vieira escreveu:

E estamos a falar em menos de 10 anos, certo?

Sete aninhos Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por Paulfer Qui Jan 22, 2015 9:17 am

pedro121 escreveu:
Sete aninhos Smile

Então mais 3 para as 375? Very Happy
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

uma questão de números - Página 3 Empty Re: uma questão de números

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos