Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EVOA - Ponta da Erva

+23
PedroSeixas
patriciaeluis
PNicolau
Jorge Saraiva
Paulo Alves
rduque
jmf
trataruga
alvaro nunes
Carlos Vilhena
paulo dias
Miguelito
JFMeneses
Inocêncio Oliveira
fmorais
pedro pombo
David Rodrigues
Gonçalo Elias
jheitor
José Frade
pedro121
RuiCaratao
Telmo Ribeiro
27 participantes

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Telmo Ribeiro Seg Out 08, 2012 7:21 am

Pessoal alguém sabe quando é que o EVOA abre ao publico? Fui informado de que iria abrir em inicios de Outubro, e já vamos a 8 e nada.... Alguém sabe de alguma coisa?
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por RuiCaratao Seg Out 08, 2012 7:30 am

Muitos esperam que a tempo de ainda ver os patos e gansos deste Outono/Inverno, porque já não há forma de espreitar!!

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por pedro121 Seg Out 08, 2012 8:03 am

Sim, era muito importante que abrisse durante Novembro, se só abrirem durante a primavera....
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por José Frade Seg Out 08, 2012 11:11 am

Estive lá hoje e informaram-me que deve abrir dentro de dias...
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4819
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por jheitor Seg Out 08, 2012 11:20 am

José Frade escreveu:Estive lá hoje e informaram-me que deve abrir dentro de dias...

estive la perto no dia 5, não havia ninguém, entrou uma carrinha quando me vinha embora ...

Frade sabes preços ???
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por RuiCaratao Seg Out 08, 2012 11:36 am

Isso são boas noticias Very Happy
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por José Frade Seg Out 08, 2012 12:19 pm

jheitor escreveu:
José Frade escreveu:Estive lá hoje e informaram-me que deve abrir dentro de dias...

estive la perto no dia 5, não havia ninguém, entrou uma carrinha quando me vinha embora ...

Frade sabes preços ???
De Preços ainda nada sei.
Mas está mesmo a rebentar cheers faltam uns retoques, os abrigos estão também prontos, pareceram-me 3 ou 4.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4819
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 08, 2012 2:09 pm

RuiCaratao escreveu:Muitos esperam que a tempo de ainda ver os patos e gansos deste Outono/Inverno, porque já não há forma de espreitar!!

cumps,
Rui

Olá Rui,

O que queres dizer com "já não há forma de espreitar"? Os acessos ao dique foram vedados?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por RuiCaratao Seg Out 08, 2012 3:30 pm

Sim Gonçalo, tem rede e portões com cadeados junto ao dique da vala mar de cães mesmo na ponta da erva, pelo acesso de 38 moios presumo que tambem têm os acessos ao dique das lagoas condicionados.
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por José Frade Seg Out 08, 2012 3:48 pm

O segurança que lá estava deixou-me ir espreitar.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4819
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Telmo Ribeiro Seg Out 08, 2012 6:24 pm

Um dos seguranças que eu conheço de lá diz-me que em principio não se deverá pagar nada para utilização dos abrigos...
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por David Rodrigues Dom Out 14, 2012 7:32 am

Inauguração oficial marcada para 28 de Novembro.
Para já serão 2 observatórios para acesso ao público.
Existe já um para "trabalho" e haverá mais no futuro.
O potencial para as aves aquáticas é enorme faltando apenas terminar as obras (e a perturbação...), para ver realmente o nº e a diversidade de bichos que andarão por lá. Para já, para além do nº de creccas (>1800...), achei piada aos Tadornas! Também irá servir de refúgio de maré alta para as límicolas e vi mais de 3 centenas de Limosas.
Com tanta "comida" deverão vir as rapinas atrás e da ultima vez que passei por lá, andavam pelo menos 2 Circus que não os aeruginosus - isto de só prestar atenção aos patos, às vezes dá nisto... Laughing

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 14, 2012 8:53 am

RuiCaratao escreveu:Sim Gonçalo, tem rede e portões com cadeados junto ao dique da vala mar de cães mesmo na ponta da erva, pelo acesso de 38 moios presumo que tambem têm os acessos ao dique das lagoas condicionados.

Shocked

Quando comecei a anilhar em 1992 ia para os diques armar as redes, nomeadamente em 38 moios.

E antes disso os franceses armavam na Ponta da Erva, para apanhar os Lus sve.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por pedro121 Seg Out 15, 2012 2:40 am

David Rodrigues escreveu:Inauguração oficial marcada para 28 de Novembro.
Para já serão 2 observatórios para acesso ao público.

Os dois que estão abertos ao publico parecerão-te bons? em termos de colocação?

28 de Novembro... bem ainda vai dar para os Patos e Gansos. É desta que eu encontro uma marequinha-americana! Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por pedro pombo Seg Out 15, 2012 5:25 am

pedro121 escreveu:
David Rodrigues escreveu:Inauguração oficial marcada para 28 de Novembro.
Para já serão 2 observatórios para acesso ao público.

Os dois que estão abertos ao publico parecerão-te bons? em termos de colocação?

28 de Novembro... bem ainda vai dar para os Patos e Gansos. É desta que eu encontro uma marequinha-americana! Very Happy Very Happy

boas

estive na qt da mourisca e na tenda do EVOA disseram-me que o Faísca (fotografo) tem colaborado com eles nomeadamente no que diz respeito aos melhores locais para colocação dos observatórios, acho que será uma garantia de que estarão bem colocados
pedro pombo
pedro pombo

Número de Mensagens : 300
Idade : 64
Local : lisboa
Data de inscrição : 27/01/2012

http://pedropombo.weebly.com/

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por David Rodrigues Ter Out 16, 2012 4:18 pm

Os observatórios estão bem colocados, com melhor luz a partir do meio da manhã. O pessoal da fotografia vai achar que os bichos estão longe, pelo menos com os níveis de água actuais - resta ver com a chuva do Outono/Inverno como fica...

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por fmorais Ter Out 16, 2012 4:53 pm

Também fui à banca do EVOA na Observanatura e uma das coisas que perguntei foi se já tinham ideia dos preços para ir aos abrigos.
A resposta foi "ainda não sabemos ao certo, mas em princípio nunca será mais de 10€ por pessoa".

Bom, fiquei a pensar que a dez euros por cabeça não me parece que consigam cumprir as quotas dos "milhões" de visitantes que pensam ter...
Oxalá pensem em valores realistas para o país e birders que temos, senão arriscamo-nos a que um dia destes se queixem que não têm visitantes e que têm de fechar o espaço.
fmorais
fmorais

Número de Mensagens : 173
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 16, 2012 5:11 pm

fmorais escreveu:Também fui à banca do EVOA na Observanatura e uma das coisas que perguntei foi se já tinham ideia dos preços para ir aos abrigos.
A resposta foi "ainda não sabemos ao certo, mas em princípio nunca será mais de 10€ por pessoa".

Bom, fiquei a pensar que a dez euros por cabeça não me parece que consigam cumprir as quotas dos "milhões" de visitantes que pensam ter...
Oxalá pensem em valores realistas para o país e birders que temos, senão arriscamo-nos a que um dia destes se queixem que não têm visitantes e que têm de fechar o espaço.

Concordo. De facto 10 euros por pessoa é um preço exagerado que serve mais para afastar do que para atrair...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Inocêncio Oliveira Qua Out 17, 2012 3:18 am

Eu não conheço o local em questão, mas pensarem em pagamento de entrada já estão a afastar possíveis interessados em visitar o local. Eu não sou a favor de pagamento de entradas porque nunca será com o valor das mesmas que esse local será sustentável, acho isso sim um meio de limitar o acesso a pessoas com menos recursos e privilegiar outros……

Realmente é com este tipo de soluções que conseguem afastar o turismo de qualidade sustentável que é a observação de aves, não compreendo!
Ponham o preço a 25€ assim vira quase uma reserva integral que é bem melhor para as aves e não fará diferença aos privilegiados que podem mas não pagam!

Cumprimentos
Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira

Número de Mensagens : 240
Idade : 57
Local : Vila do Conde
Data de inscrição : 25/01/2012

http://birdsofportugal.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 17, 2012 6:35 am

Inocêncio Oliveira escreveu:Eu não conheço o local em questão, mas pensarem em pagamento de entrada já estão a afastar possíveis interessados em visitar o local. Eu não sou a favor de pagamento de entradas porque nunca será com o valor das mesmas que esse local será sustentável, acho isso sim um meio de limitar o acesso a pessoas com menos recursos e privilegiar outros……

Concordo contigo.

Ainda assim não me oponho a um pagamento simbólico (por exemplo de 1 euro) porque em geral isso já permite afastar o pessoal que só vai lá com o intuito de destruir.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Inocêncio Oliveira Qua Out 17, 2012 7:05 am

Gonçalo Elias escreveu:
Inocêncio Oliveira escreveu:Eu não conheço o local em questão, mas pensarem em pagamento de entrada já estão a afastar possíveis interessados em visitar o local. Eu não sou a favor de pagamento de entradas porque nunca será com o valor das mesmas que esse local será sustentável, acho isso sim um meio de limitar o acesso a pessoas com menos recursos e privilegiar outros……

Concordo contigo.

Ainda assim não me oponho a um pagamento simbólico (por exemplo de 1 euro) porque em geral isso já permite afastar o pessoal que só vai lá com o intuito de destruir.

Pois é Gonçalo, mas isso nem sempre acontece, olha por exemplo a Sede do PNRF em Olhão, paga-se 1.50€, e os abrigos estão a cair e não é só por vandalismo é também por desleixo. Isto em 2011 quando lá estive.
Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira

Número de Mensagens : 240
Idade : 57
Local : Vila do Conde
Data de inscrição : 25/01/2012

http://birdsofportugal.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por pedro121 Qua Out 17, 2012 7:37 am

Inocêncio Oliveira escreveu:Eu não conheço o local em questão, mas pensarem em pagamento de entrada já estão a afastar possíveis interessados em visitar o local. Eu não sou a favor de pagamento de entradas porque nunca será com o valor das mesmas que esse local será sustentável, acho isso sim um meio de limitar o acesso a pessoas com menos recursos e privilegiar outros……

Boas,

Eu sou a favor de pagamentos para alguns locais, nomeadamente locais com boas condições de observação (leia-se abrigos) e cujo interesse para a observação e fotografia o justifique, no entanto o preço tem que ser proporcional, e a soma conseguida deve obrigatoriamente ser usada na manutenção dos espaços, isto se estivermos a falar de zonas publicas.

O preço para aceder á lagoa da albufeira por exemplo é aceitável , e permite filtrar um pouco o acesso entre os que estão realmente interessados em observar aves e os que não estão.

No caso do Evoa a questão é mais complexa porque para aceder á zona é preciso ter um cartão de acesso, sendo assim a entrada no espaço Evoa é uma sobretaxa, continuo a achar que nada tem de mal, mas 10€ é inviável, eu para ir á Ponta da Erva tenho que gastar qualquer coisa como 30-40 euros de combustivel+Portagens e se acrescentarmos 10 euros de entrada... o Evoa deixa de ser o melhor local para me dirigir.

A situação relatada em Olhão não é aceitável, não é possível cobrar pelo acesso a um espaço quando este não tem condições para tal. Para mais quando na zona existem outros espaços com mais condições e interesse e que são de acesso livre...

De qualquer modo estamos apenas a dar palpites sobre uma situação que pode ou não ser realizada, não é certo que se pague, e muito menos que o valor esteja já definido.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Inocêncio Oliveira Qua Out 17, 2012 11:03 am

pedro121 escreveu:

Boas,

Eu sou a favor de pagamentos para alguns locais, nomeadamente locais com boas condições de observação (leia-se abrigos) e cujo interesse para a observação e fotografia o justifique, no entanto o preço tem que ser proporcional, e a soma conseguida deve obrigatoriamente ser usada na manutenção dos espaços, isto se estivermos a falar de zonas publicas.
Boas
Por essa ordem de ideias na Quinta do Lago ( quando na zona existem outros espaços ) também tinha que pagar até porque o abrigo tem acesso para deficientes o que se vê pouco. Eu acho que o interesse para a observação não justifica, porque se assim fosse até o Penedo Durão teria acesso condicionado e pago embora não tenha abrigo!

pedro121 escreveu:

O preço para aceder á lagoa da albufeira por exemplo é aceitável , e permite filtrar um pouco o acesso entre os que estão realmente interessados em observar aves e os que não estão.
Não concordo, imagino o que fariam se gerissem Doñana, ou mesmo as Lagoas de Bertiandos que tem Km de passadiço e 4 abrigos. Sou a favor de pagamentos em locais privados e não em locais construídos com fundos públicos.

pedro121 escreveu:
No caso do Evoa a questão é mais complexa porque para aceder á zona é preciso ter um cartão de acesso, sendo assim a entrada no espaço Evoa é uma sobretaxa, continuo a achar que nada tem de mal, mas 10€ é inviável, eu para ir á Ponta da Erva tenho que gastar qualquer coisa como 30-40 euros de combustivel+Portagens e se acrescentarmos 10 euros de entrada... o Evoa deixa de ser o melhor local para me dirigir.
Pois imagina eu que moro no Norte e nem cartão tenho, é este tipo de situações que empurra as pessoas para outros lugares, mas é simplesmente a minha opinião e vale o que vale!

Cumprimentos

Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira

Número de Mensagens : 240
Idade : 57
Local : Vila do Conde
Data de inscrição : 25/01/2012

http://birdsofportugal.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por pedro121 Qua Out 17, 2012 11:29 am

Inocêncio Oliveira escreveu:
Por essa ordem de ideias na Quinta do Lago ( quando na zona existem outros espaços ) também tinha que pagar até porque o abrigo tem acesso para deficientes o que se vê pouco. Eu acho que o interesse para a observação não justifica, porque se assim fosse até o Penedo Durão teria acesso condicionado e pago embora não tenha abrigo!


Bem, a quinta do Lago é uma situação diferente, já que é particular e o abrigo for feito pela empresa responsável pelo ajardinamento dos espaços exteriores, talvez por isso seja o melhor abrigo em Portugal. O do Ludo é publico…está muito bem situado e é muito utilizado…

Quanto ao Penedo Durão não percebo realmente a ideia, qual seria o interesse? Podemos ter abrigos pagos de dois tipos:
1º Abrigos para fotografia, em que se oferece condições excepcionais para um publico alvo bem definido e que são normalmente privados.
2º Abrigos que se encontram em zonas de aceso condicionado e em que se paga para ter acesso á zona, usufruindo depois dos abrigos, mas o pagamento é para se puder entrar na zona e não no abrigo, normalmente são reservas em zonas húmidas, muitas vezes privadas.

Situações como a do Penedo Durão ou mesmo a Quinta do Lago não se enquadram numa ou noutra.



Inocêncio Oliveira escreveu:Não concordo, imagino o que fariam se gerissem Doñana, ou mesmo as Lagoas de Bertiandos que tem Km de passadiço e 4 abrigos. Sou a favor de pagamentos em locais privados e não em locais construídos com fundos públicos.

Pois, não posso concordar, e penso que muitos dos que já estiveram na Lagoa de Albufeira no mes de Agosto tambem concordam que ter um filtro á entrada por menor que seja é positivo.




Inocêncio Oliveira escreveu:Pois imagina eu que moro no Norte e nem cartão tenho, é este tipo de situações que empurra as pessoas para outros lugares, mas é simplesmente a minha opinião e vale o que vale!

Eu acho que até certo ponto é uma questão de habito, reservas com entradas pagas são normais em alguns países, pior reservas em que só é permitida a entrada de membros (tipo clube privado) também existem. O Evoa penso eu que fui construído por privados em propriedade privada (ou estou a meter agua??) por isso estão no seu direito.

A situação da Gambia é um exemplo interessante, a propriedade é privada e está fechada, agora tem lá observatórios, se se tiver que pagar para entrar vale isso a pena? Depende é claro de vários factores, preço, habitat disponível, probabilidade de lá estar alguma espécie nova, etc... agora se me perguntarem se é preferível estar um local aberto mediante pagamento ou estar fechado... bem acho que merece sempre a pena estar aberto, pode é não merecer a pena lá ir
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 17, 2012 11:32 am

Inocêncio Oliveira escreveu:Sou a favor de pagamentos em locais privados e não em locais construídos com fundos públicos.

A questão é complexa, de facto.

O que dizes tem uma certa lógica, mas por essa ordem de ideias também deveria ser gratuito o acesso a museus, monumentos, e tudo o mais que fosse público, concordas? Ou seja, na base de que "é público, é gratuito".

A posição é defensável, mas a partir do momento em que o acesso é livre e gratuito, também se deve debater a pertinência de o Estado estar a investir neste tipo de infraestruturas. Eu posso achar uma boa ideia que o Estado construa abrigos e outras infraestruturas em todas as áreas protegidas, mas outros poderão achar que isto é um desperdício e que as verbas deveriam ter outro destino. O mesmo em relação à cultura (museus, monumentos, etc.).

A cobrança de uma pequena taxa contribui para a sustentabilidade, pelo menos em teoria, isto é, ajuda a justificar a manutenção... ao mesmo tempo que afasta visitantes indesejados que, pelo seu comportamento, poderiam fazer disparar os custos de manutenção.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos