Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

+15
Carlos Pacheco
Helder Vieira
Tissot
Paulo Lemos
pedro121
António Cláudio Heitor
Agostinho_MRCM
Paulo Belo
conspicillata
LuisMM
pedrocardia
alcedo
João Tomás
HL
Gonçalo Elias
19 participantes

Página 3 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Abr 29, 2016 9:44 am

Há mais uma espécie que me parece estar a expandir geograficamente como nidificante:
Regulus ignicapilla
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Paulo Lemos Dom Ago 07, 2016 11:55 pm

Os piscos (que gostam de humidade ≠ zonas humidas) não admira, desde que tem chovido mais e aumenta o território e o sucesso para as duas posturas, mas acerca da Regulus ignicapilla não tenho opinião além de que me parece mais adaptável em termos de habitat (tipos de árvore, etc), portanto é possível.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Ago 08, 2016 1:56 am

Paulo Lemos escreveu:Os piscos (que gostam de humidade ≠  zonas humidas) não admira, desde que tem chovido mais

Chovido mais a comparar com quando?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Paulo Lemos Seg Ago 08, 2016 11:31 am

Foi só uma expressão generalista que nada tem a ver com a qtd de precipitação mas sim com os efeitos dela e humidade (quanto baste e bem distribuida ou beneficiada por outros aspectos climáticos), na vegetação rasteira, neste caso principalmente na orlas de campos ou florestas e nas mesmas, no solo em geral e, claro, nos invertebrados do solo comestíveis pelos piscos. Mais subtilmente há poucos (menos de 10?) anos para cá, e mais óbvio nos últimos 3... e no ultimo muito obviamente.  De facto nas beiras e Oeste ouviam-se tarde na primavera piscos onde não se confirmavam, ou não há já muito tempo, mesmo nos eucaliptais mais "secos", canaviais das orlas de campos, etc.
Esta percepção não vem de Inverno e há outras espécies residentes ou estivais seguiram o mesmo exemplo.
Mas não o rouxinol-comum parece-me, que gosta de "humidade" mas continua talvez em declínio local pelo menos (Oeste).
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Ago 08, 2016 12:13 pm

Bem, mas os piscos estão em expansão há pelo menos 25 anos, não é um fenómeno recente
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Paulo Lemos Seg Ago 08, 2016 3:17 pm

Expansão de onde e (especialmente) para onde? É tudo relativo, penso eu de que Suspect . Em termos de expansão geográfica a nível nacional nada sei, mas sei que a espécie pode limitar-se a certos nichos especiais (os + favoráveis) conforme a zona, habitat, clima e solo (ou geografia?) e que pode ser bastante discreta, silenciosa, especialmente se a densidade é baixa... ou seja, dispersa e de detecção mais difícil nalgumas localidades talvez?
Em termos de "expansão" a pequena escala (o que pode implicar directamente > densidade), é uma espécie cujas populações podem flutuar sobretudo pela razão que referi: "humidade" que favoreça recursos necessários, além de abrigo.
Mesmo assim, a nível local, nos ultimos 25 anos pelo menos, a densidade é inferior à que conheci antes. Mesmo nas melhores áreas (de habitat favorável constante) há menos casais concentrados a nidificar com ou sem sucesso. Podem ser várias a causas para tal e a espécie é menos perseguida do que dantes (armadilhas).
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Tissot Seg Ago 08, 2016 4:30 pm

... e nada como a silly season....blá, blá, blá, blá...pisco pra aqui...pisco pra lá,  blá, blá, blá....pisco em expansão....pisco em regressão... blá, blá, blá... (acho que consegui ser tão argumentativo como alguns dos intervenientes nesta discussão)....irra!!!!! Twisted Evil  Twisted Evil
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Paulo Lemos Seg Ago 08, 2016 5:16 pm

E quanto mais andares aos pokemons, mais aumentará essa sensação, não? Ou então não deves andar a ver os mesmo pássaros que eu...Twisted Evil

PS: Mas sempre dá para limar umas arestas para não haver confusão: quando disse que a Regulus ignicapilla me parece mais adaptável em termos de habitat (tipos de árvore, etc), não era em relação ao pisco mas sim a observações passadas qto ao nicho de nidificação (aparentemente limitada a certo tipo). Ou seja, parece hoje mais adaptável. Será?
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Tissot Seg Ago 08, 2016 5:27 pm

...pokemons... é iiiiiiiisso...está tudo explicado...afinal a moda já tinha chegado ao nosso país hà mais tempo... é uma explicação tão plausível quanto algumas que tenho visto por aqui.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Ago 09, 2016 1:31 am

Tissot escreveu:...pokemons... é iiiiiiiisso...está tudo explicado...afinal a moda já tinha chegado ao nosso país hà mais tempo... é uma explicação tão plausível quanto algumas que tenho visto por aqui.

Não há estudos publicados, mas dizem que o pokemon está em forte expansão. Eu é que devo andar muito distraído porque ainda não vi nenhum Rolling Eyes
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Helder Vieira Ter Ago 09, 2016 2:00 pm

Tissot escreveu:... e nada como a silly season....blá, blá, blá, blá...pisco pra aqui...pisco pra lá,  blá, blá, blá....pisco em expansão....pisco em regressão... blá, blá, blá... (acho que consegui ser tão argumentativo como alguns dos intervenientes nesta discussão)....irra!!!!! Twisted Evil  Twisted Evil

Laughing Laughing

Eu não sou de intrigas, nem me quero estar p'r'aqui a armar... mas ontem ouvi um Pisco em Cinfães.
Já agora, na semana passada vi e ouvi 2 ou 3 na Beira Alta. Ainda por cima um deles era JUVENIL!!!!!!!!
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Paulo Lemos Ter Ago 09, 2016 5:24 pm

Tissot escreveu:regressão

Atenção que não usei esse termo, que em biologia não é o mais apropriado, certo? (e, se me permitem, reveja-se o título do tópico) Smile  .

Helder Vieira escreveu:JUVENIL!!!!!!!!

JUVENIL ou imaturo?  Cool


Gonçalo Elias escreveu:
Tissot escreveu:...pokemons... é iiiiiiiisso...está tudo explicado...afinal a moda já tinha chegado ao nosso país hà mais tempo... é uma explicação tão plausível quanto algumas que tenho visto por aqui.

Não há estudos publicados, mas dizem que o pokemon está em forte expansão. Eu é que devo andar muito distraído porque ainda não vi nenhum Rolling Eyes

Às tantas é como o açor, raro mas "sempre" houve bués Twisted Evil  Twisted Evil
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Tissot Ter Ago 09, 2016 6:28 pm

Paulo Lemos escreveu:
Tissot escreveu:regressão

Atenção que não usei esse termo, que em biologia não é o mais apropriado, certo? (e, se me permitem, reveja-se o título do tópico) Smile  .

Tens razão, nunca ouvi o termo "regressão populacional" utilizado em Biologia!!!!!! (e depois sou eu que ando a apanhar pokémons) Very Happy

Paulo Lemos escreveu:
Helder Vieira escreveu:JUVENIL!!!!!!!!

JUVENIL ou imaturo?  Cool

Julgo que são os piscos das termas de S.Pedro do Sul, que conseguem facilmente ter 11 posturas por ano. Julgo que conseguem tantas posturas porque é um local com muita humidade.

Paulo Lemos escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Tissot escreveu:...pokemons... é iiiiiiiisso...está tudo explicado...afinal a moda já tinha chegado ao nosso país hà mais tempo... é uma explicação tão plausível quanto algumas que tenho visto por aqui.

Não há estudos publicados, mas dizem que o pokemon está em forte expansão. Eu é que devo andar muito distraído porque ainda não vi nenhum Rolling Eyes

Às tantas é como o açor, raro mas "sempre" houve bués Twisted Evil  Twisted Evil

Raro, sempre, bués....quem sou eu?....para onde vou?...será chuva?.... será gente?... gente é certamente...mas não sei se bate bem..........................como a chuva!!!! É tudo relativo, penso eu de que.... Suspect
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Paulo Lemos Ter Ago 09, 2016 8:36 pm

Tissot escreveu:
Paulo Lemos escreveu:
Tissot escreveu:regressão

Atenção que não usei esse termo, que em biologia não é o mais apropriado, certo? (e, se me permitem, reveja-se o título do tópico) Smile  .

Tens razão, nunca ouvi o termo "regressão populacional" utilizado em Biologia!!!!!! (e depois sou eu que ando a apanhar pokémons) Very Happy  

Aaaahh!!! cheers  Mas não argumentavas como "regressão de uma espécie"? Afinal, que distracção minha, referias-te a populações (estatística). E pensei eu que estava a ajudar-te na tua causa, para nos percebermos nos argumentos.......... Very Happy

Quanto ao título, tb parece não me soar bem "espécies a regredir"? Mas, acho eu, percebe-se à primeira, certo? Wink.
A mim é que ninguem quer perceber... Crying or Very sad .


Paulo Lemos escreveu:
Helder Vieira escreveu:JUVENIL!!!!!!!!

JUVENIL ou imaturo?  Cool

Julgo que são os piscos das termas de S.Pedro do Sul, que conseguem facilmente ter 11 posturas por ano. Julgo que conseguem tantas posturas porque é um local com muita humidade.

Não será exagero? Já os vi debaixo de água, mas estavam mortos.  What a Face

Paulo Lemos escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Tissot escreveu:...pokemons... é iiiiiiiisso...está tudo explicado...afinal a moda já tinha chegado ao nosso país hà mais tempo... é uma explicação tão plausível quanto algumas que tenho visto por aqui.

Não há estudos publicados, mas dizem que o pokemon está em forte expansão. Eu é que devo andar muito distraído porque ainda não vi nenhum Rolling Eyes

Às tantas é como o açor, raro mas "sempre" houve bués Twisted Evil  Twisted Evil

Raro, sempre, bués....quem sou eu?....para onde vou?...será chuva?.... será gente?... gente é certamente...mas não sei se bate bem..........................como a chuva!!!! É tudo relativo, penso eu de que.... Suspect

É aquela cena man!! Cresci (penso eu de que Suspect ) com eles aos montes e à chuva! E ninguem nos viu! Pure madness! geek
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Paulo Lemos Ter Ago 09, 2016 11:54 pm

Mais palha: interessante será enfiar-nos num buraco qualquer horas a fio e, depois, talvez não no 1º dia, nem no 2º, nem nos antecedentes "n" dias por ano que visitámos o local, mas enfim às vezes durante meia vida lá percebemos que habita, cria e provavelmente criou nos anos anteriores, uma pequena (ou grande, porque não...) espécie de ave cujos espécimes eram especialmente discretos, ou quiçá era assim mesmo a própria população local ou grupo de parentesco prox. O pisco, por exemplo, não é exclusivo de floresta, nem de coberto arbustivo alto, nem o seu comportamento ou genética são imutáveis conforme habitat. E pode ocupar um território favorável apenas durante uma 1ª postura e depois mudar-se para outro local relativamente distante onde já não cria (dispersão que não implique totalmente o não sedentarismo). Muitas aves estivais fazem o mesmo por cá, e talvez lá fora o que pode explicar alguma afluência cedo no verão, especialmente de espécies palustres ou amantes de humidade. Outro detalhe acerca do pisco por exemplo, é que há largos anos, um amigo teve um semi-cativo durante 6 anos, macho... que nunca cantou. Aliás, pouco se manifestava vocalmente ao contrário de outras experiências pelo mesmo e outros autores.
Pouco novidade é que as espécies de facto regr... evoluem. Então, e  agora lembrando a temática de paleio lá atrás, será difícil argumentar se estará o pisco a expandir-se ou as suas populações estão a sofrer realmente alterações a outros níveis (evolução, que pode passar por regressão obviamente, "não populacional")? Voces é que sabem, bem como o que se passa com os biótopos em causa, para reflectir. Eu não sei mais do que isto.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 10, 2016 12:36 am

Paulo Lemos escreveu:
Tissot escreveu:regressão

Atenção que não usei esse termo, que em biologia não é o mais apropriado, certo? (e, se me permitem, reveja-se o título do tópico) Smile  .

Este tópico nunca teve a ver com biologia mas sim com conservação.

Neste contexto o termo regredir é perfeitamnte apropriado. Cito do dicionário priberam:

re·gre·dir
verbo intransitivo
Diminuir em número, força ou intensidade

"regredir", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/regredir [consultado em 10-08-2016].
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Paulo Lemos Qua Ago 10, 2016 1:58 am

Gonçalo Elias escreveu:
Paulo Lemos escreveu:
Tissot escreveu:regressão

Atenção que não usei esse termo, que em biologia não é o mais apropriado, certo? (e, se me permitem, reveja-se o título do tópico) Smile  .

Este tópico nunca teve a ver com biologia mas sim com conservação.

Neste contexto o termo regredir é perfeitamnte apropriado. Cito do dicionário priberam:

re·gre·dir
verbo intransitivo
Diminuir em número, força ou intensidade

"regredir", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/regredir [consultado em 10-08-2016].

Deixei implícito que nada tenho contra o título, acho que deu para perceber.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Tissot Qua Ago 10, 2016 3:08 am

Paulo Lemos escreveu:
Tissot escreveu:
Paulo Lemos escreveu:
Tissot escreveu:regressão

Atenção que não usei esse termo, que em biologia não é o mais apropriado, certo? (e, se me permitem, reveja-se o título do tópico) Smile  .

Tens razão, nunca ouvi o termo "regressão populacional" utilizado em Biologia!!!!!! (e depois sou eu que ando a apanhar pokémons) Very Happy  

Aaaahh!!! cheers  Mas não argumentavas como "regressão de uma espécie"? Afinal, que distracção minha, referias-te a populações (estatística). E pensei eu que estava a ajudar-te na tua causa, para nos percebermos nos argumentos.......... Very Happy

Quanto ao título, tb parece não me soar bem "espécies a regredir"? Mas, acho eu, percebe-se à primeira, certo? Wink.
A mim é que ninguem quer perceber...

Porém, acho que fui muito claro na minha linha argumentativa, principalmente na seguinte passagem "....blá, blá, blá, blá..."  e acho que se adequa perfeitamente a utilização do  termo "regressão" neste caso.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Paulo Lemos Qua Ago 10, 2016 7:49 am

silent .

Mas já por demasiado longa experiência tenho percebido onde o tal "blá, blá, blá, blá" pode chegar e a diferença "evolutiva" que pode fazer pirat . Raios pá...
Obg pela discussão.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Carlos Pacheco Qua Ago 10, 2016 9:57 am

Só hoje vi este tópico e não li os posts todos, pois não dá... Só deixar algumas ideias mais. Em expansão e que penso não ter sido referido antes - Aquila chrysaetos (há dados a suportar)

Em regressão - Acrocephalus arundinaceus

Também concordo que Ixobrychus está em regressão, pois tornou-se muito escasso em locais onde era razoavelmente abundante (certamente uma análise às capturas em estações de anilhagem o comprovará) e mesmo apesar de actualmente aparecer em locais onde não existia no passado, nomeadamente em charcas no interior com vegetação marginal abundante.
Em clara expansão Ardea cinerea, Platalea, Phalacrocorax carbo. Apesar de não haver dados (publicos ou publicados) não tenho a menor dúvida...
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por pedro121 Qua Ago 10, 2016 1:31 pm

Carlos Pacheco escreveu:
Em regressão - Acrocephalus arundinaceus

Também concordo que Ixobrychus está em regressão, pois tornou-se muito escasso em locais onde era razoavelmente abundante

Em relação a estas duas espécies eu tenho uma duvida, até que ponto a diminuição destas espécies em locais onde eram historicamente mais abundantes é compensada pela sua presença em pequenas manchas de habitat? eu por exemplo aqui na minha zona tenho vários casais em pequenas zonas húmidas, bem como camões e garças vermelhas, todos a criar, do mesmo modo e reforçando o Carlos, o rouxinol estar aparentemente presente em pequenas charcas de rega ou destinadas a gado, zonas essas que podem ter também garçote.

Ou seja, houve uma diminuição real do numero de indivíduos, ou estão simplesmente mais dispersos, ocupando pequenas manchas de habitat, onde possivelmente tem menos concorrência?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 10, 2016 1:40 pm

O Acro arundinaceus sempre gostou de manchas pequenas de habitat, aliás coloniza mais facilmente manchas pequenas que o Acro scirpaceus. Isso é referido de forma bem clara no primeiro atlas de nidificantes, publicado em 1989, portanto não creio que essa preferência por manchas pequenas seja um fenómeno recente.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por HL Qua Ago 10, 2016 3:16 pm

Em regressão em termos de números em alguns locais (manchas urbanas), e possivelmente com extinções locais:
Hirundo rustica
Delichon urbicum
Muito provavelmente por ausência de locais/materiais para nidificação.
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Paulo Lemos Qua Ago 10, 2016 3:27 pm

Já vi nidificarem arundinaceus (edit. correcção: scirpaceus) em Arundo donax nos rios poluidos e ladeados de canavial do Concelho das Caldas (vulgo o rio-do-mijo e o rio-da-merda) e também em Vale-de-janelas/Óbidos, quando esta planta é acompanhada de outras ripíciolas e especialmente se trepado por convolvulus, ambiente que proporciona caça aos insectos favoritos por entre as canas ou junto a elas. Sem Phragmites presente.

Reparei só agora que "arud" é comum às duas espécies Very Happy , mas a situação que relatei não é assim tão frequente e a planta uma exótica por cá. Terá o nosso amigo Carolus baptizado o bicho à pressa ou há história no significado "arund..."?

Ps: e enganei-me na espécie (acho que pela 1º vez para estas 2 aves mas acontece), este texto serve apenas para o scirpaceus...


Última edição por Paulo Lemos em Qua Ago 10, 2016 4:51 pm, editado 2 vez(es)
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Paulo Lemos Qua Ago 10, 2016 3:56 pm

Quanto ao verdadeiro A. arundinaceus agora, não concordo com a sua > capacidade para colonizar pequenas manchas em relação ao A. scirpaceus (exemplo no meu post anterior e outros, bem como por margens de pequenos cursos de água permanentes com alguns Phragmites, Typha e outras ripícolas, o que ainda ocorre com muita frequência até por vezes junto às povoações (Caldas e Óbidos)). Mas há realmente uma diferença, um pormenor ou conjunto deles (nem pensei muito sobre isso ainda) que separa ambas um pouco em termos de preferência. Não consigo opinar qual 2 dois mais prefere pequenos spots pois provavelmente depende das condições a eles associadas. Quiçá preferencias tb dependam da sua respectiva situação populacional a nível regional/local, sendo os pequenos/relativamente isolados spots colonizados apenas uma extensão dela (a qual das espécies isto caberá mais?).
Importante é sublinhar que nos ambientes referidos os A. scirpaceus são menos conspícuos do que a outra espécie e nos pequenos spots que prefere, o canto baixo não se ouve entre vegetação mista ou ambiente menos aberto. E parece-me que canta menos frequentemente ou em pleno (a presença ou nidificação é mais facilmente detectada se furamos vegetação dentro e os alarmes ecoam sempre ou os ninhos são faceis de ver).

Mas o A. arundinaceus coloniza pequenas manchas de caniçal de facto (algumas bem pequenas eram também colonizadas com força, como a foz estreita do pequeno rio em Vale da Janelas/Praia Del Rei, zona que a espécie dominava nos 80s sobre os A. scirpaceus e em muitos outros locais semelhantes de onde já desapareceu. Há uns 15 anos ouvi falar de um aumento ou serão apenas flutuações porque me parece tender para declínio progressivo desde os 80 deixando muitos locais sem ocorrencia/nidificação?
Mas tb não sei se de facto parece "regredir" por se dispersar, como o Pedro referiu, até porque há zonas menos evidentes, acessíveis ou visitadas e pelo menos eu não corro tudo.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 3 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos