Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

eBird Mobile - App para iPhone e Android

+13
Rogerio
Tissot
Rui Figueiredo
Paulo Alves
pedrocardia
Daniel Raposo
Carlos Pacheco
pedro121
Gonçalo Elias
conspicillata
PNicolau
Fábio Freitas
lrodrigues
17 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

eBird Mobile - App para iPhone e Android Empty eBird Mobile - App para iPhone e Android

Mensagem por lrodrigues Qua Jan 27, 2016 5:39 pm

Viva,

Hoje em conversa com um ilustre camarada deste forum, apercebi-me que ele não sabia que havia uma app eBird Mobile. Penso que seja desconhecido de alguns já que no site do eBird não está facilmente localizável esta informação.

Se tiverem interesse podem consultar a informação aqui: http://help.ebird.org/customer/en/portal/articles/1848031-ebird-mobile-apps-overview?t=532006

Já uso a app há alguns meses e dá um jeito enorme ao possibilitar criar os registos directamente no campo. A app apenas permite registar e submeter as checklists, para consultar tem de ser no site, mas já é muito útil.

Uma função interessante é poder pesquisar rapidamente os hotspots identificados perto do local onde nos encontramos.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Local : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Mobile - App para iPhone e Android Empty Re: eBird Mobile - App para iPhone e Android

Mensagem por Fábio Freitas Qui Jan 28, 2016 3:42 am

Já uso à uns 8 meses e é 5*.
Só apresenta uns problemas ao submeter as listas no Bird (bugs) e não apresenta aquelas tabelas de sexo e idades, assim como códigos reprodutores, mas tem uma caixa de texto onde podemos ir escrevendo isso, eu costumo usar siglas.
De resto funciona muito bem pois agrupa por mais prováveis e as taxonomias de cada sítio, podendo na mesma fazer-se listas offline mas com taxonomia completa (não sei se é mundial, mas aparece MUITA coisa).
Tem também os hotspots mais próximos e os nossos locais...
Fábio Freitas
Fábio Freitas

Número de Mensagens : 115
Local : Paços de Ferreira

https://www.flickr.com/photos/126693179@N03/

eBird Mobile - App para iPhone e Android Empty Re: eBird Mobile - App para iPhone e Android

Mensagem por PNicolau Sáb Jan 30, 2016 11:06 am

A nova aplicação actualizada é muito boa e rápida, com largas melhorias face à BirdLog.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Mensagem por conspicillata Dom Fev 07, 2016 11:30 am

Concordo, é bastante melhor. só é pena não dar para colocar (ainda) os códigos de nidificação e não ter a contagem de área

abraço
Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Local : Évora

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 12, 2016 1:22 pm

Quando uma lista é inserida a partir do computador, o atraso até essa lista aparecer nas "visitas recentes" é de 60 minutos.

Alguém sabe se no caso das listas inseridas a partir de telemóveis o atraso é semelhante?

Esta questão é relevante a propósito do Big Day do próximo sábado.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25661

Mensagem por pedro121 Qui maio 12, 2016 3:04 pm

Gonçalo Elias escreveu:Quando uma lista é inserida a partir do computador, o atraso até essa lista aparecer nas "visitas recentes" é de 60 minutos.

Alguém sabe se no caso das listas inseridas a partir de telemóveis o atraso é semelhante?

Esta questão é relevante a propósito do Big Day do próximo sábado.

Não sei, mas é uma questão de testar
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 12, 2016 3:22 pm

entretanto já houve uma pessoa que fez o teste e confirmou os 60 minutos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Sáb Nov 12, 2016 11:05 am

A App teve uma evolução substancial na ultima actualização, ficando agora mais fácil usa-la para contagens estacionarias, já que se clicarmos no numero/+ vai somando, não temos que alterar abrindo

Alem disso já se pode colocar os códigos, mas essa parte está no mínimo confusa.

É expectável que na próxima actualização o percurso seja calculado automaticamente.

pedro121
pedro121

Mensagem por Carlos Pacheco Sáb Nov 12, 2016 3:21 pm

Pedro Ramalho escreveu:A App teve uma evolução substancial na ultima actualização, ficando agora mais fácil usa-la para contagens estacionarias, já que se clicarmos no numero/+ vai somando, não temos que alterar abrindo

A versão anterior também já o fazia. Era só carregar sobre o número e ía-se acrescentando. Apenas mudou de cara nesta nova versão.
Essa alteração relativamente ao percurso que é de valor! Vamos ver como funciona. Certamente é melhor que o cálculo a olhómetro que às vezes se faz.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira

Mensagem por pedro121 Sáb Nov 12, 2016 3:26 pm

Carlos Pacheco escreveu:

A versão anterior também já o fazia. Era só carregar sobre o número e ía-se acrescentando. Apenas mudou de cara nesta nova versão..

Boa! nunca tinha reparado. Mas há pessoal que ainda é pior que eu... Smile
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jun 10, 2018 3:23 pm

Finalmente tenho um novo telemóvel compatível com esta app (eu acho que o anterior também era mas a memória já não permitia grandes aventuras, lol).

Já fiz algumas experiências mas tenho umas dúvidas um bocado básicas. A começar por esta:

Quando escolho iniciar nova lista, e numa situação em que não tenho rede móvel, as opções "escolher um hotspot próximo" e afins não estão disponíveis, creio que a única opção que funciona é a de criar uma lista offline. Neste caso ele sugere lista recente ou taxonomia completa. Pelo que percebi a segunda mete todas as aves do mundo e é para descartar, a primeira vai buscar uma lista recente, o que não percebi é como é que depois são seleccionadas as espécies "comuns" na zona. Alguém mais versado na app pode esclarecer sff?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Seg Jun 11, 2018 2:15 am

Gonçalo Elias escreveu:Finalmente tenho um novo telemóvel compatível com esta app (eu acho que o anterior também era mas a memória já não permitia grandes aventuras, lol).

pera, tenho que recuperar do estado de choque, já agora qual é?

Já fiz algumas experiências mas tenho umas dúvidas um bocado básicas. A começar por esta:

Gonçalo Elias escreveu:Quando escolho iniciar nova lista, e numa situação em que não tenho rede móvel, as opções "escolher um hotspot próximo" e afins não estão disponíveis, creio que a única opção que funciona é a de criar uma lista offline. Neste caso ele sugere lista recente ou taxonomia completa. Pelo que percebi a segunda mete todas as aves do mundo e é para descartar, a primeira vai buscar uma lista recente, o que não percebi é como é que depois são seleccionadas as espécies "comuns" na zona. Alguém mais versado na app pode esclarecer sff?

Sim, bem, há maneiras de ultrapassar essa questão.

ou seja, o problema só surge se nunca tiveres criado uma lista no hotspot pretendido, por isso não aparece na lista "Escolher uma localidade recente" se já tiveres a questão não se poem já que o hotspot aparece na lista, isto mesmo que não tenhas dados.

A solução mais simples é criares uma lista noutro hotspot em que tenhas na lista e depois mudas a localização em casa no computador.

A outra solução é quando tiveres rede, em casa, carregas previamente os pontos, fazendo listas zero espécies para cada ponto que pretendes visitar, isso permite-te teres os pontos disponíveis para fazeres as listas quando efectivamente as fizeres. e depois é só apagar as listas iniciais.

Gonçalo Elias escreveu:o que não percebi é como é que depois são seleccionadas as espécies "comuns" na zona. Alguém mais versado na app pode esclarecer sff?

quando a app actualiza a lista dos hotspots carrega também uma lista das espécies comuns da zona com base nas observações já efectuadas num raio de 20km, ou seja a lista é feita com base nas espécies previamente vistas nessa altura num raio de 20 km, e indica logo quais as comuns, as não reportadas, as raras, as contagens altas etc.

pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 11, 2018 2:31 am

pedro121 escreveu:pera, tenho que recuperar do estado de choque

Smile

pedro121 escreveu:, já agora qual é?

O Vodafone Smart N9, eu estava a considerar o anterior que era o N8 mas entretanto há dias saiu este e eu aproveitei  Smile
https://loja.vodafone.pt/telemoveis/vodafone/smart-n9-lite-preto?src=CV#

Sim, bem, há maneiras de ultrapassar essa questão.

pedro121 escreveu:ou seja, o problema só surge se nunca tiveres criado uma lista no hotspot pretendido, por isso não aparece na lista "Escolher uma localidade recente" se já tiveres a questão não se poem já que o hotspot aparece na lista, isto mesmo que não tenhas dados.

A solução mais simples é criares uma lista noutro hotspot em que tenhas na lista e depois mudas a localização em casa no computador.

Certo.

pedro121 escreveu:A outra solução é quando tiveres rede, em casa, carregas previamente os pontos, fazendo listas zero espécies para cada ponto que pretendes visitar, isso permite-te teres os pontos disponíveis para fazeres as listas quando efectivamente as fizeres. e depois é só apagar as listas iniciais.

Bem visto, se hoje vou aos pontos X, Y e Z crio uma lista auxiliar e assim já tenho a lista de espécie para esse ponto e data. Exclamation

pedro121 escreveu:Quando a app actualiza a lista dos hotspots carrega também uma lista das espécies comuns da zona com base nas observações já efectuadas num raio de 20km, ou seja a lista é feita com base nas espécies previamente vistas nessa altura num raio de 20 km, e indica logo quais as comuns, as não reportadas, as raras, as contagens altas etc.

ok vou tentar, obrigado.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Seg Jun 11, 2018 3:28 am

um ponto importante é teres o "gps" ligado, mesmo não tendo pacote de dados ele permite-te nalguns casos carregar um ponto proximo, e em contagens de percurso é muito util por causa das distancias.

pedro121
pedro121

Mensagem por Daniel Raposo Seg Jun 11, 2018 3:29 am

pedro121 escreveu:A solução mais simples é criares uma lista noutro hotspot em que tenhas na lista e depois mudas a localização em casa no computador.

Não precisas de mudar a localização no pc. Em casa, quando fores usar o wifi para enviar uma lista criada offline, a app vai pedir que indiques a localização correcta (ponto pré-existente ou novo). Ao fazer isso, a app volta a carregar a taxonomia, mas desta vez a que considera adequada para a zona e data. Quando a lista é carregada para a net já vai certinha e direitinha.
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 200
Local : Seixal/Cercal do Alentejo

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 11, 2018 3:31 am

pedro121 escreveu:um ponto importante é teres o "gps" ligado, mesmo não tendo pacote de dados ele permite-te nalguns casos carregar um ponto proximo, e em contagens de percurso é muito util por causa das distancias.

Sim, o gps está ligado porque já vi que ele consegue determinar a coordenada.

Daniel Raposo escreveu:Não precisas de mudar a localização no pc. Em casa, quando fores usar o wifi para enviar uma lista criada offline, a app vai pedir que indiques a localização correcta (ponto pré-existente ou novo). Ao fazer isso, a app volta a carregar a taxonomia, mas desta vez a que considera adequada para a zona e data. Quando a lista é carregada para a net já vai certinha e direitinha.

Também já constatei essa parte.

A minha dúvida, já esclarecida, tinha mais a ver com a escolha inicial do tipo de lista a carregar.

E pronto, obrigado a ambos, nos próximos dias vou brincar um bocado com isto bounce
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Seg Jun 11, 2018 4:06 am

Daniel Raposo escreveu:uando fores usar o wifi para enviar uma lista criada offline, a app vai pedir que indiques a localização correcta (ponto pré-existente ou novo). Ao fazer isso, a app volta a carregar a taxonomia, mas desta vez a que considera adequada para a zona e data. Quando a lista é carregada para a net já vai certinha e direitinha.

mas isso so se ele usar um ponto com taxonomia completa, eu estava a referir outro método para não ter que o fazer.
pedro121
pedro121

Mensagem por Daniel Raposo Seg Jun 11, 2018 4:21 am

pedro121 escreveu:mas isso so se ele usar um ponto com taxonomia completa, eu estava a referir outro método para não ter que o fazer.

Não, basta usar a taxonomia carregada numa qq lista anterior.
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Mensagem por pedro121 Seg Jun 11, 2018 4:35 am

Daniel Raposo escreveu:
pedro121 escreveu:mas isso so se ele usar um ponto com taxonomia completa, eu estava a referir outro método para não ter que o fazer.

Não, basta usar a taxonomia carregada numa qq lista anterior.

Sim, certo, mas só se não tiver já a lista colocada num ponto, ou seja isso é só se ele fizer a lista sem o local exacto defenido. Nota que eu acho que a solução que indicas é melhor já que depois ficas já com o ponto em memoria, com a minha solução não ficas, portanto a tua nesse aspecto é melhor.
pedro121
pedro121

Mensagem por Daniel Raposo Seg Jun 11, 2018 5:04 am

pedro121 escreveu:
Sim, certo, mas só se não tiver já a lista colocada num ponto, ou seja isso é só se ele fizer a lista sem o local exacto defenido. Nota que eu acho que a solução que indicas é melhor já que depois ficas já com o ponto em memoria, com a minha solução não ficas, portanto a tua nesse aspecto é melhor.

Humm... ou eu não estou a entender alguma coisa aqui, ou há alguma função na app que eu não conheço.

Quando estou no campo sem net e vou começar uma lista nova, só tenho uma hipótese: criar uma lista offline. Eu não consigo criar uma destas listas para nenhum ponto (pessoal ou hotspot) pré-existente.

Caso concreto: estou na Mourisca no estuário do Sado, sem net. Crio uma lista offline e a app pede-me para escolher a taxonomia: eu escolho carregar uma lista recente. Não tenho nenhuma no Sado, escolho uma de Almada.
Para as coordenadas que o meu gps indicar no momento (a app até pede para que deixemos a precisão chegar aos 10m), é carregada a taxonomia considerada relevante para Almada. Obviamente quase tudo o que registo dispara filtros de raridades...

Chego a casa e já com net, ao enviar a lista a app pede-me o ponto concreto. Aí sim, eu escolho um PP ou hotspot - no caso a Mourisca - e ela carrega a taxonomia correcta, eliminando os "falsos" filtros de raridades.

Pedro, esta é a única maneira que conheço de usar listas offline. Não consigo criar uma lista, como referiste, num ponto anterior. Sem net não consigo aceder a hotspots ou pontos pessoais, mas apenas às taxonomias usadas nesses pontos.
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Mensagem por pedro121 Seg Jun 11, 2018 5:07 am

Daniel Raposo escreveu:

Pedro, esta é a única maneira que conheço de usar listas offline. Não consigo criar uma lista, como referiste, num ponto anterior. Sem net não consigo aceder a hotspots ou pontos pessoais, mas apenas às taxonomias usadas nesses pontos.

Claro que consegues, inicia; escolher uma localidade recente; exemplo: cabo carvoeiro ;  iniciar e já está

Sem net e sem o gps a funcionar

Depois mudo a lista para o local em que realmente estava que seria por exemplo o molhe leste.
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 11, 2018 5:09 am

Portanto, se for escolhida uma localidade recente, a app vai buscar a lista de espécies relevantes para essa localidade, certo?

No caso do Algarve, como não há filtros concelhios (excepto em Vila do Bispo), qualquer lista recente do Algarve é apropriada em termos de lista de espécies, certo?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Seg Jun 11, 2018 5:16 am

Gonçalo Elias escreveu:
No caso do Algarve, como não há filtros concelhios (excepto em Vila do Bispo), qualquer lista recente do Algarve é apropriada em termos de lista de espécies, certo?

Não, isso era antigamente, agora a app funciona sempre com base num filtro virtual, ou seja vai buscar as espécies comuns num raio de 20 km do ponto. tenhas ou não net, desde que claro já tenhas feito listas para esse ponto com net.

Num aparte, eu tive umas experiências meias estranhas no Algarvealentejo quando usei a app com dados moveis e gps, houve alturas em que ela não me carregou a lista do ponto, mas sim a taxonomia mundial, não sei porque, nunca tal me tinha acontecido, carregava o ponto, mas não a tax.
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 11, 2018 5:19 am

pedro121 escreveu:Não, isso era antigamente, agora a app funciona sempre com base num filtro virtual, ou seja vai buscar as espécies comuns num raio de 20 km do ponto. tenhas ou não net, desde que claro já tenhas feito listas para esse ponto com net.

Espera lá... se eu for buscar uma lista feita em Dezembro a app sabe logo as espécies que são comuns para Junho também? Ou tem de ser uma lista em data próxima?[/quote]
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por PNicolau Seg Jun 11, 2018 5:43 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Não, isso era antigamente, agora a app funciona sempre com base num filtro virtual, ou seja vai buscar as espécies comuns num raio de 20 km do ponto. tenhas ou não net, desde que claro já tenhas feito listas para esse ponto com net.

Espera lá... se eu for buscar uma lista feita em Dezembro a app sabe logo as espécies que são comuns para Junho também? Ou tem de ser uma lista em data próxima?
[/quote]

Gonçalo, a app só tem a informação que descarrega da net, ela está feita para ser usada com dados móveis. Ou seja, se estás offline nunca vais ter acesso às funcionalidades todas, uma das quais é transmitir ao observador as espécies que são frequentes naquele local.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo