Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comité Português de Raridades (CPR)

+11
Samuel Patinha
Rogerio
Lars Gonçalves
patriciaeluis
Rui Figueiredo
lrodrigues
Gilberto Pinelas
Carlos Pacheco
Gonçalo Elias
PNicolau
pedro121
15 participantes

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por pedro121 Seg Dez 02, 2019 7:40 am

Lars Gonçalves escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Excelente, acho que este é um passo muito importante!

Uma dúvida: os números que indicaste dizem respeito a indivíduos, significa que por exemplo este ano já temos 7 Anser brachyrhynchus (bando de 6 em Esmoriz e 1 em Sagres), certo?

Já temos 10, com os 3 que o Simon Wates descobriu no Arrozal da Nossa Sra do Rosário.


É um facto, mas dá uma media de 2,2 inds. nos últimos 10 anos e uma mediana de 1, ou seja, muito, muito dentro dos critérios para ser uma raridade.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 23, 2019 12:41 pm

PNicolau escreveu:Já que nenhum membro do CPR faz o comunicado aqui  rabbit , transcrevo da nova página do CPR no Facebook:

Foi decidido que a partir de agora a Lista de Portugal seguirá o International Ornithological Congress (IOC) World Bird List.

Foi decidido remover as seguintes espécies da lista de registos sujeitos a homologação:
Portugal Continental - Felosa-aquática (Acrocephalus paludicola)
Madeira - Rola-turca (Streptopelia decaocto) Painho-de-cauda-quadrada (Hydrobates pelagicus)
Painho-da-Madeira (Oceanodroma castro) Painho-de-cauda-forcada (Oceanodroma leucorhoa)

O estatuto das seguintes espécies foi alterado:
Ganso-do-egipto (Alopochen aegyptiaca) de Categoria E para C
Pato-falcado (Mareca falcata) de Categoria D para E
Pelicano-rosado (Pelecanus rufescens) de Categoria D para E
Grou-pequeno (Grus virgo) de Categoria D para E
Viuvinha-bico-de-lacre (Vidua macroura) de Categoria E para C
Bico-de-chumbo-malhado (Lonchura punctulata) de Categoria E para C
Bico-de-chumbo-de-cabeça-preta (Lonchura malacca) de Categoria C para E

Um Subcomité Regional dos Açores foi estabelecido com o objectivo de avaliar registos de espécies consideradas raras nos Açores, mas não raras a nível nacional.

Grandes progressos Very Happy

Esta alteração de categorias foi publicada nalgum canal para além da página do CPR no Facebook?
Pergunto isto porque não encontrei qualquer referência a estas alterações no anuário nem na página do CPR (site SPEA) e por isso fiquei na dúvida quando é que isto entrou em vigor.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por pedro121 Seg Dez 23, 2019 3:28 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Esta alteração de categorias foi publicada nalgum canal para além da página do CPR no Facebook?
Pergunto isto porque não encontrei qualquer referência a estas alterações no anuário nem na página do CPR (site SPEA) e por isso fiquei na dúvida quando é que isto entrou em vigor.

As alterações estão em vigor, serão publicadas no AO11, ou seja, infelizmente devido ao atrasos, as decisões da reunião de 2018 são publicadas no 11, e as de 2019 no 12.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por pedro121 Sex Jan 31, 2020 6:48 am

pedro121 escreveu:
Registos de 2012 (serie K) , já votados, a publicar no AO10 este ano

Registos de 2013 (serie L) , já votados, já na TRNP, a publicar no AO11 no final deste ano

Registos de 2014 (serie M) , já votados, a publicar na TRNP até Agosto, a publicar no AO11 no final deste ano

Registos de 2015 (serie N) , vão ser colocados em circulação em Julho, a publicar no AO12 em 2019

Registos de 2016 (serie O) , vão ser colocados em circulação em Novembro/Dezembro, a publicar no AO1X em 2019

Registos de 2017 (serie P) , vão ser colocados em circulação no 1º semestre de 2019, a publicar no AO1X em 2019

Registos de 2018 (serie Q) , vão ser colocados em circulação no 2º semestre de 2019, a publicar no AO1X em 2019

Se conseguirmos será excelente já que seria a quase normalização em 2019.

E a total normalização em 2021.

Boas, aproveito para fazer uma actualização.

Registos Votados
Todos os registos enviados até ao fim de 2018 estão votados
Estão a ser votados os registros feitos em 2019

Portanto em relação à votação estamos dentro do calendário proposto.

Relatórios:
AO10: está publicado, mas com um atraso em relação ao previsto
AO11: com os registros de 2013/2014 está em maquetização, portanto tem um atraso de mais de um ano em relação ao originalmente previsto, causado em parte pela mudança de taxonomia.
AO12: com os registros de 2015/2016/2017 está quase, é expectável que vá para revisão ainda no 1º semestre de 2020.
AO13: 2018/2019 a publicar em 2021.
A014: 2020/2021 a publicar em 2022

Bom, neste momento se tudo correr de acordo com o plano, a votação e a publicação ficaram a par em 2022, já que antes disso as votações estarão sempre adiantadas em relação à publicação.


pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por Gilberto Pinelas Dom Fev 09, 2020 2:24 pm

PRamalho, diz-me uma coisa: as ssp. Phy. T. Acredula e Yakutensis, são consideradas raridades em PT?
Obrigado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por pedro121 Seg Fev 10, 2020 2:29 am

Gilberto Pinelas escreveu:PRamalho, diz-me uma coisa: as ssp. Phy. T. Acredula e Yakutensis, são consideradas raridades em PT?
Obrigado.

Uma pergunta pertinente, acredula penso que não, indivíduos com características dessa subespécie são vistos com alguma regularidade (eu já vi umas poucas). Mas yakutensis não sei. Dado que as musicais passam em grande numero por PT é razoável assumir que elas passem em algum numero, mas não tenho dados.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por Gilberto Pinelas Seg Fev 10, 2020 3:41 am

Ok, obrigado, Pedro. Mas não concordas que deveríamos saber exatamente o estatuto destas duas ssp?
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por pedro121 Seg Fev 10, 2020 3:45 am

Gilberto Pinelas escreveu:Ok, obrigado, Pedro. Mas não concordas que deveríamos saber exatamente o estatuto destas duas ssp?

Eu levanto a questão na próxima reunião. Mesmo porque alguns membros são alinhadores e eles certamente estarão mais informados sobre a questão.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por Gilberto Pinelas Seg Fev 10, 2020 4:16 am

Obg, Pedro!
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por Gilberto Pinelas Seg Fev 24, 2020 11:25 am

Pedro, existe alguma ssp de parus major que seja considerada raridade em Portugal?

Obrigado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por pedro121 Ter Fev 25, 2020 1:13 am

Gilberto Pinelas escreveu:Pedro, existe alguma ssp de parus major que seja considerada raridade em Portugal?

Obrigado.

Confesso que nunca tinha pensado nisso.

Bem, todas as asiáticas devem ser não? Quanto as subespécies mais próximas, é uma questão de contactares a central de anilhagem para saberes de onde é que há recapturas, se houver inglessas por exemplo isso quer dizer que há invernada da subespécie local. Etc. Assim como palpite, P. m. newtoni e P. m. major devem aparecer.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Fev 25, 2020 10:36 am

OK, Pedro, muito obrigado pela informação.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por Gilberto Pinelas Dom Mar 29, 2020 11:07 am

Antes de dizer concretamente o motivo que me trouxe aqui novamente, faço votos para que, todos e sem exceção, se encontrem bem de saúde.

PRamalho, uma pergunta: a ssp. de galheta mediterrânica (desmarestii) é considerada raridade em Portugal?

Bom, colocada a questão ao PRamalho, termino com um pedido pessoal, para que, neste momento tão difícil e perigoso para todos nós, se abstenham de ir observar aves, mesmo sabendo ou presumindo que não há perigo, mas, também, para dar-mos o exemplo e, assim, não incentivarmos outros pelo facto de nos verem na rua. Façam como eu que, da janela da sala, com o sem o auxilio do telemóvel, já fotografei umas quantas espécies...

Protejam-se e saúde para todos é o que vos desejo.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por pedro121 Dom Mar 29, 2020 12:34 pm

Gilberto Pinelas escreveu:

PRamalho, uma pergunta: a ssp. de galheta mediterrânica (desmarestii) é considerada raridade em Portugal?
.

Para já o que parece estar em discussão é mesmo qual a subespécie que ocorre cá, e há a hipótese de não ser nenhuma das 3 existentes.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por Gilberto Pinelas Dom Mar 29, 2020 1:07 pm

Como assim, Pedro? Não sabemos, não há certezas sobre qual é a ssp. que ocorre cá? Não é a P. a. aristotelis?

No que respeito á ssp. desmarestii, pelo que percebi, para além de ser uma ssp. endémica do mediterrâneo, parece ser uma ssp. que não se aventura em águas atlânticas...
https://ec.europa.eu/environment/nature/conservation/wildbirds/threatened/p/phalacrocorax_aristotelis_desmarestii_en.htm

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 1

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 2

Obrigado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por pedro121 Dom Mar 29, 2020 2:03 pm

eu há uns tempos estava a pesquisar sobre a subespécie marroquina porque era suposto ir para lá para a semana... Sad Sad Sad e dei com uma referencia sobre a incerteza taxonómica das aves Portuguesas e galegas, na altura até me lembro que pensei, "boa, mais um rouxinol-pequeno-dos-caniços" mas não me lembro onde é que vi a questão.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por Gilberto Pinelas Dom Mar 29, 2020 2:13 pm

Ok, já percebi, esquece o rouxinol pequeno dos caniços, alíás, só poderia ser mesmo uma coisa dessas (rsrsrs...), agora diz-me uma coisa que ainda não percebi: A ssp. Pha. a. desmarestii, afinal, é ou não é considerada uma raridade em Portugal?

Obrigado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por pedro121 Dom Mar 29, 2020 2:46 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Ok, já percebi, esquece o rouxinol pequeno dos caniços, alíás, só poderia ser mesmo uma coisa dessas (rsrsrs...), agora diz-me uma coisa que ainda não percebi: A ssp. Pha. a. desmarestii, afinal, é ou não é considerada uma raridade em Portugal?
.

Se as aves de Portugal não forem desmarestii talvez, bem ok, vou refrasear, se as aves do Algarve não forem desmarestii talvez, mas sem sabermos o que cá temos é complicado dizermos o que cá não temos.

Estas coisas mudam muito rapidamente com o acumular de novos conhecimentos, quando o CPR começou, o falaropo-de-bico-grosso era considerado muito mais raro que o falaropo-de-bico-fino o que há luz do conhecimento actual é hilariante.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por pedro121 Dom Mar 29, 2020 2:47 pm

Entretanto encontrei a referencia https://britishbirds.co.uk/wp-content/uploads/article_files/V98/V98_N07/V98_N07_P369_380_N005.pdf
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por Gilberto Pinelas Dom Mar 29, 2020 4:55 pm

Sim, se abordarmos a questão nessa perspetiva do conhecimento ou falta dele em Portugal, a coisa torna-se mais difícil, é um facto. No entanto, tu achas que, até pela informação disponível fora de portas, quem tiver ou julgar ter um registo dessa ssp. (Pha. a. desmarestii), deve ou não submeter esse registo ao CPR?

Outra coisa, só para dissipar uma pequena dúvida: a "Yelkouan Shearwater (Puffinus yelkouan)" é considerada uma raridade em Portugal ou não?

Quanto á referência que enviaste, em que a dúvida parece incidir, sobretudo, na plumagem de algumas aves imaturas, deixa-me dizer-te que, pelo que li noutros artigos, a ssp. nominal também pode apresentar plumagens muito claras e muito parecidas com a ssp. pha. a. desmarestii...

Obrigado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por pedro121 Seg Mar 30, 2020 3:04 am

Gilberto Pinelas escreveu:
Outra coisa, só para dissipar uma pequena dúvida: a "Yelkouan Shearwater (Puffinus yelkouan)" é considerada uma raridade em Portugal ou não?
Obrigado.

Sim, é, mas lá está, é por falta de registos, é provavelmente outra situação como a Calonectris diomedea, que é uma raridade administrativa, mas não é uma raridade de facto, só não há é registros. Puffinus yelkouan é outra, mas nesse caso há varias complicações adicionais, enquanto Calonectris diomedea garantidamente tem que passar para o Mediterrâneo duas vezes por ano e portanto o numero de aves a ocorrer em aguas portugueses deve ser significativo, no caso de Puffinus yelkouan isso não acontece, alem de que há muita variação em pardela-balear o que dificulta a questão, principalmente por causa das aves de Menorca.

Bem, em relação à galheta, o registo é teu e fazes o que quiseres.


Falando completamente a nível pessoal
eu não estou a ver como separar as galhetas do mediterrâneo das aves Portuguesas sem biometrias, em termos de coloração as nossas parecem ter sobreposição total com as do Mediterrâneo, não? Eu sei que tu gostas dessas situações, mas não faz nada o meu género, investir tempo nesse tipo de situações é para mim um mau investimento. Talvez por isso nunca submeti Puffinus yelkouan até o ano passado, sempre achei que seria demasiado complicado. Mas o ano passado tomei a opção de que alguém tem que ser o primeiro a submeter, e se os ingleses aceitam aquele registo então não iria ser mais papista que o papa.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 30, 2020 5:45 am

pedro121 escreveu:Calonectris diomedea garantidamente tem que passar para o Mediterrâneo duas vezes por ano e portanto o numero de aves a ocorrer em aguas portugueses deve ser significativo

Já agora uma dúvida: no caso do Algarve, como é definido o limite da ZEE? Se andarmos 200 milhas náuticas para sul, estamos quase em Marrocos. Imagino que neste caso o limite da ZEE fique a "meio caminho" entre PT e Marrocos, será assim?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por Rui Figueiredo Seg Mar 30, 2020 5:56 am

Gonçalo,
o geoportal do Plano de Situação de Ordenamento do Espaço Marítimo tem essa informação.

https://www.psoem.pt/geoportal_psoem/

E sim trata-se de uma divisão articulada juntamente com Espanha e Marrocos.

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 30, 2020 6:23 am

Obrigado Rui, era o que eu calculava.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por Gilberto Pinelas Seg Mar 30, 2020 9:56 am

Desculpa a minha insistência nesta questão, mas, sinceramente, há uma coisa que ainda não percebi: se dizes que tens/existem muitas dúvidas sobre as ssp. de galheta que ocorrem no nosso território, e se dizes que não podemos dizer o que não temos por cá, se não soubermos o que cá temos, como é que consegues dizer que não estás a ver como separar as galhetas do mediterrâneo das aves portuguesas, assim como, em termos de coloração, as nossas galhetas parecem ter sobreposição total com as do mediterrâneo?

Para terminar, só mais uma pergunta, Pedro: se a Puffinus yelkouan, cuja distribuição nós conhecemos e até é semelhante á ssp. em observância, é considerada uma raridade pelo facto de faltarem registos em Portugal, e não tem a necessidade que a Calonectris diomedea tem, porque razão a ssp, Pha. a. Desmarestii, pelas mesmas razões, não pode ou não deve ser considerada também uma raridade em território nacional? Ou é, e eu ainda não percebi que é?

Obrigado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Comité Português de Raridades (CPR) - Página 4 Empty Re: Comité Português de Raridades (CPR)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos