Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

+17
HL
PNicolau
João Tomás
Manuel C.
carina esteves cristovao
Jorge Saraiva
Carlos Pacheco
António A Gonçalves
Araújo da Silva
Gonçalo Rosa
RuiCaratao
jheitor
trataruga
ACarvalho
pedro121
Gonçalo Elias
jvicente
21 participantes

Página 1 de 9 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal Empty Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por jvicente Qui Jul 14, 2011 3:26 am

Boas,

Chamo a vossa atenção para a notícia que saiu no jornal Público de hoje. O telejornal das 13 na RTP também adiantará mais informação sobre o assunto.

Projecto da CIBIO coordenado pelo Luis Palma.

Abraços,
Jorge
jvicente
jvicente

Número de Mensagens : 215
Local : Alverca do Ribatejo

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 14, 2011 3:44 am

Esta já é uma ideia antiga, pelo menos já ouço falar disto desde os anos 1990, mas até hoje não chegou a ser implementada.

A notícia está na edição em papel?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25661

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por jvicente Qui Jul 14, 2011 3:47 am

Sim. Ainda não tive oportunidade de ir comprá-lo, mas deverá lá estar um artigozito sobre o projecto.

Abraços

jvicente
jvicente

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 14, 2011 5:51 am

Vai ser em Alqueva

http://jornal.publico.pt/noticia/14-07-2011/aguiapesqueira-regressa-ao-pais-em-projecto--no-alqueva-22482580.htm
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por jvicente Qui Jul 14, 2011 5:58 am

Sim, correcto. Os bichos vão ser alvo de hacking na zona do Alqueva.
jvicente
jvicente

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 14, 2011 6:09 am

O que entendes por hacking?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por jvicente Qui Jul 14, 2011 6:18 am

Hacking é um termo da falcoaria, muitas vezes utilizado em bibliografia científica relacionada com rapinas.
Corresponde aos métodos, actualmente aprovados, na reabilitação, condicionamento comportamental (mais na falcoaria, por causa da caça), libertação na natureza, reprodução em cativeiro, etc.

Entretanto já comprei o Público. E lá está referido o termo mais correcto para a técnica específica de hacking neste contexto: o imprinting.

Abraço!
jvicente
jvicente

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 14, 2011 6:37 am

Fiquei surpreendido por saber que o projecto iria ter lugar no Alqueva - sempre pensei que seria nas falésias costeiras.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por jvicente Qui Jul 14, 2011 6:58 am

Essa é, porventura, a maior "polémica" associada a este proj.

Nunca foi confirmado o presumível estatuto subespecífico da população mediterrânica. No entanto, existem diferenças comportamentais relativamente a outras populações europeias, nomeadamente a nidificação rupícola costeira e predação em ambiente marinho. Também se sabe que os casais que nidificaram até aos 90s, na costa Sudoeste/Vicentina, deslocavam-se frequentemente a águas interiores. Também são conhecidas situações históricas de nidificação arborícola em Portugal, como nos pinhais de Leiria e da lagoa de Albufeira.

Independentemente disto, a verdade é que os habitats mais tradicionais já não reunem as condições necessárias à sobrevivência da espécie, nomeadamente costa Sudoeste/Vicentina, Algarve, Arrábida e Roca. A única forma de recuperar a espécie, numa perspectiva reactiva, é o seu imprinting em áreas favoráveis, e o Alqueva (ironicamente) é a melhor delas.

Abraços
jvicente
jvicente

Mensagem por pedro121 Qui Jul 14, 2011 9:44 am

Boas

não sendo nenhum entendido na ecologia da espécie, a escolha do Alqueva parece-me acertado e nada polemico, é uma zona grande de habitat favorável, capaz de suportar vários casais(não sei a dimensão media dos territórios em lagos ricos em peixe), permite um controle fácil dos indivíduos libertados e acima de tudo facilita a vigilância dos indivíduos e dos ninhos, uma introdução em zona costeira levanta problemas específicos especialmente porque as melhores zonas são as mais inacessíveis o que iria dificultar o trabalho, além de penso ser melhor começar numa situação tão controlada quanto possível e uma localização como o Alqueva facilita em muito o acompanhamento dos indivíduos.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por jvicente Qui Jul 14, 2011 10:30 am

Nem mais Pedro. Ficou tudo dito..
Ainda assim, garanto-te, que esta estória da reintrodução das pesqueiras tem um longo histórico de polémica.

Abraços
jvicente
jvicente

Mensagem por ACarvalho Qui Jul 14, 2011 3:21 pm

Gonçalo Elias escreveu:Vai ser em Alqueva

http://jornal.publico.pt/noticia/14-07-2011/aguiapesqueira-regressa-ao-pais-em-projecto--no-alqueva-22482580.htm

Como aconteçe muitas vezes, nestas situações a imagem não corresponde a uma pesqueira.

ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Local : Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 14, 2011 3:58 pm

A minha dúvida é esta: será este o nicho ecológico mais adequado para a nidificação da espécie?
Tanto quanto sei elas não nidificam em água doce nesta zona da Europa... (só na Polónia, na Alemanha oriental e na Fino-Escandinávia).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por jvicente Qui Jul 14, 2011 4:22 pm

Pois. Aí está a tal parte da polémica. Eu tb tenho as minhas questões.

Na minha opinião e respondendo à tua pergunta. Será o mais adequado, tendo em consideração que corresponde ao território que actualmente garantirá maior chances de reprodução da espécie em Portugal. Mesmo que aquilo seja extremamente "artificial".

Mas o que te referes é à credibilidade da reintrodução, tendo em conta o conhecimento histórico existente acerca do comportamento da espécie por aqui, particularmente no que se refere ao biótopo de nidificação.
Dou aqui ênfase ao "conhecimento histórico existente", porque este é na verdade muito pouco. A espécie extinguiu-se de grande parte do território desde muito cedo. Poucos passarólogos existiam na altura. Quem sabe se a espécie não nidificaria no interior? As costeiras, inclusive, também predavam no interior, em água doce.
Usando uma comparação algo forçada, vê o caso das bonellis. Actualmente é conhecido que mais de metade da população nidificante é arborícola (claro que a tendência recente é de expansão rápida desta topologia), mas só nos princípios dos 80s é que isto se tornou claro. Até lá a malta só as procurava nos calhaus. E isto com uma espécie que, apesar de rara, provavelmente sempre esteve bem distribuída.

Não sei se em Espanha não existirão mais registos históricos de nidificação de pesqueiras. Mas isso pode ser averiguado..

Abraços
jvicente
jvicente

Mensagem por trataruga Qui Jul 14, 2011 5:06 pm

ACarvalho escreveu:
Como aconteçe muitas vezes, nestas situações a imagem não corresponde a uma pesqueira.

Ou foi troca de bagagem no terminal 2, ou foi a imitação possível para enfeitar um habitat 'do faz de conta'! Twisted Evil
trataruga
trataruga

Número de Mensagens : 231

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 14, 2011 5:09 pm

jvicente escreveu:Pois. Aí está a tal parte da polémica. Eu tb tenho as minhas questões.

Na minha opinião e respondendo à tua pergunta. Será o mais adequado, tendo em consideração que corresponde ao território que actualmente garantirá maior chances de reprodução da espécie em Portugal. Mesmo que aquilo seja extremamente "artificial".

Mas temos de pensar porque é que não ocorrem em águas interiores. O clima pode ter um papel a desempenhar, aquilo é muito quente no Verão e não sei se a espécie se dá bem com essas temperaturas (isto é conjectural, claro).

jvicente escreveu:A espécie extinguiu-se de grande parte do território desde muito cedo. Poucos passarólogos existiam na altura. Quem sabe se a espécie não nidificaria no interior?

Não estou bem a ver onde nidificariam, nota que no interior do território não havia água doce - em Portugal não há lagos interiores e as barragens que existem são quase todas posteriores à decada de 1960.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por ACarvalho Qui Jul 14, 2011 5:42 pm

trataruga escreveu:Ou foi troca de bagagem no terminal 2, ou foi a imitação possível para enfeitar um habitat 'do faz de conta'! Twisted Evil
Twisted Evil Ou como já aconteçeu, um Milhafre a fazer-se passar por Águia. Twisted Evil What a Face

ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Local : Lisboa

Mensagem por pedro121 Sex Jul 15, 2011 2:25 am

Gonçalo Elias escreveu:Mas temos de pensar porque é que não ocorrem em águas interiores. O clima pode ter um papel a desempenhar, aquilo é muito quente no Verão e não sei se a espécie se dá bem com essas temperaturas (isto é conjectural, claro).

A espécie é residente em Cabo Verde, não me parece portanto que a temperatura ambiente seja limitativa.
A questão das águas interiores é bem vista, mas dado o modo de pesca delas elas precisam claramente de zonas ricas em peixe mas com águas relativamente límpidas, elas tem que conseguir ver os peixes.Smile
A questão é que está espécie tem um historial de ser perseguida e levada á extinção(no centro e norte da Europa) em águas interiores tal como a Aguia-de-cauda-branca, e pelos mesmos motivos, a espécie em sítios onde não é perseguida coloniza lagos de grandes dimensões, ora não á razão para supor que o mesmo não possa acontecer em Portugal

Gonçalo Elias escreveu:Não estou bem a ver onde nidificariam, nota que no interior do território não havia água doce - em Portugal não há lagos interiores e as barragens que existem são quase todas posteriores à decada de 1960.

Precisamente, as hipóteses em Portugal parecem-me limitadas historicamente ás lagoas costeiras e a costa, mas já que esses habitat estão algo…humanizados e em contrapartida agora temos muitos planos de água interiores com condições teoricamente favoráveis…
pedro121
pedro121

Mensagem por pedro121 Sex Jul 15, 2011 2:31 am

ACarvalho escreveu:
Twisted Evil Ou como já aconteçeu, um Milhafre a fazer-se passar por Águia. Twisted Evil What a Face

Foi mais um caso de gato por lebre, ou melhor de milhafre por aguia. Rolling Eyes
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 15, 2011 3:42 am

pedro121 escreveu:
A espécie é residente em Cabo Verde, não me parece portanto que a temperatura ambiente seja limitativa.

Não é um bom exemplo, e isto por duas razões: primeiro porque em Cabo Verde a espécie nidifica em escarpas costeiras e não no interior; segundo porque o Alentejo no Verão é incomparavelmente mais quente que Cabo Verde.

O que me parece é que em zonas onde as temperaturas máximas ultrapassam os 30 graus elas nidificam apenas junto ao mar (como acontece em Cabo Verde, nas ilhas mediterrânicas e acontecia na nossa costa sudoeste), talvez por o gradiente de temperatura não ser tão extremo. Creio que não há nenhum local interior com temperaturas estivais médias acima de 30 graus onde a espécie nidifique.

Também pode ter a ver com a temperatura da água (suposição minha), não sei se elas se dão bem a alimentar em águas quentes.

pedro121 escreveu:A questão é que está espécie tem um historial de ser perseguida e levada á extinção(no centro e norte da Europa) em águas interiores tal como a Aguia-de-cauda-branca, e pelos mesmos motivos, a espécie em sítios onde não é perseguida coloniza lagos de grandes dimensões, ora não á razão para supor que o mesmo não possa acontecer em Portugal

Nota que o Alqueva não é um lago. É uma barragem. E ainda por cima é uma barragem de águas profundas (esta espécie gosta de se alimentar em águas pouco profundas, como as que encontras em lagoas costeiras, estuários e lagos naturais.
Não sei se a espécie coloniza barragens nalgum local da Europa (creio que não).
Creio que não é o habitat / clima indicado, mas posso claramente estar enganado.

Gonçalo Elias escreveu:
Precisamente, as hipóteses em Portugal parecem-me limitadas historicamente ás lagoas costeiras e a costa, mas já que esses habitat estão algo…humanizados e em contrapartida agora temos muitos planos de água interiores com condições teoricamente favoráveis…

Tal como referi acima, creio que a espécie não nidifica em barragens em nenhum sítio da Europa - pelo menos na metade sul do continente.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por jvicente Sex Jul 15, 2011 4:40 am

Alô!

As questões levantadas pelo Gonçalo são extremamente pertinentes. No entanto existem mais uns pontos a considerar.

No seguimento do plano de reintrodução da espécie na Andaluzia (bichos escoceses), um casal fixou-se, e reproduz-se, na barragem de Barbate, em Cadiz. Mais quente que essa zona não sei se se arranja na Península..

As pesqueiras reintroduzidas em Espanha, mantiveram o comportamento típico da espécie no norte da Europa, e invernam na África Sahariana onde utilizam as bacias de grandes rios (incluindo no interior do Mali). Mais uma vez, fica a ideia que a temperatura não será uma questão.

Quanto às barragens.. Bem, muito antes do início da construção destas infraestruturas em Portugal, já tinham sido destruídas vastas áreas de habitat favorável, particularmente no Ribatejo, onde abundariam grandes áreas de pauis. As alterações profundas nos habitats naturais já decorrem há muito tempo.

No entanto, obviamente, o que referi anteriormente (acerca da possibilidade de nidif interior no passado) é pura especulação. Existe na verdade uma prova que parece invalidar a "teoria". A inexistência de referências à espécie na toponímia do interior do país. Referências a guinchos só mesmo junto à costa...

Como referi, assunto polémico este.
Penso que o exemplo espanhol permite perceber até que ponto este projecto pode ser viável. E tudo indica que de facto o é.
Olhem, pode ser que, com umas pesqueiras a patrulhar o Alqueva o nº de espécies piscívoras exóticas (achegã, lúcio, perca) seja mais controlado. Desde que o lago foi estabelecido que as exóticas dispararam Sad

Abraços!
jvicente
jvicente

Mensagem por pedro121 Sex Jul 15, 2011 5:12 am

Estamos aqui com duas questões distintas, uma é a questão da temperatura a outra é a água/presas, não acredito que a temperatura ambiente seja decisiva, a espécie ocorre em zonas quentes mesmo na época reprodutora, voltando a Cabo Verde, não sei qual é a época reprodutora, mas durante alguns messes do ano a temperatura media pode chegar aos 30, para além disso temos outras zonas de ocorrência em que a temperatura ambiente é provavelmente maior do que no Alqueva na época estival, o interior da Rússia não é propriamente fresco no verão.

Para mim a questão é mesmo a água, como o Gonçalo disse elas preferem águas pouco fundas para pescarem, provavelmente porque são águas mais límpidas e elas conseguem ver a presa melhor, o facto de o Alqueva ter águas fundas não me parece no entanto impeditivo desde que as margens tenham um declive ligeiro, aqui a questão é mesmo a visibilidade das presas, desde que a água seja transparente com um fundo a fazer contraste penso que não haverá problema. A minha duvida prende-se com saber se o Alqueva é utilizado pelas invernantes ou não?

Para mim a questão mais importante é saber se é prudente utilizar indivíduos de uma população migratória ou se seria preferível utilizar indivíduos de uma população sedentária, a população Portuguesa era sedentária ou migratória?
pedro121
pedro121

Mensagem por jvicente Sex Jul 15, 2011 5:27 am

A população costeira mediterrânica é residente.
O grande problema de uma reintrodução com águias pesqueiras mediterrânicas, é que estão ameaçadas em toda a sua área de distribuição, logo é impossível a sua utilização.

Abraço
jvicente
jvicente

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 15, 2011 5:44 am

jvicente escreveu:
Quanto às barragens.. Bem, muito antes do início da construção destas infraestruturas em Portugal, já tinham sido destruídas vastas áreas de habitat favorável, particularmente no Ribatejo, onde abundariam grandes áreas de pauis. As alterações profundas nos habitats naturais já decorrem há muito tempo.

De acordo mas como referi acima os pauis são pouco profundos e as barragens são profundas. Creio que faz toda a diferença.

pedro121 escreveu:Estamos aqui com duas questões distintas, uma é a questão da temperatura a outra é a água/presas, não acredito que a temperatura ambiente seja decisiva, a espécie ocorre em zonas quentes mesmo na época reprodutora, voltando a Cabo Verde, não sei qual é a época reprodutora, mas durante alguns messes do ano a temperatura media pode chegar aos 30

Correcto, em Cabo Verde as máximas chegam aos 30. No Alentejo chegam aos 40. Estamos a falar da diferença entre quente e muito quente.

pedro121 escreveu:para além disso temos outras zonas de ocorrência em que a temperatura ambiente é provavelmente maior do que no Alqueva na época estival, o interior da Rússia não é propriamente fresco no verão.

Pedro, não generalizemos. A Rússia tem zonas quentes sim, mas é preciso ver que a zona de distribuição das pesqueiras está sobretudo na faixa temperada entre os 55 e os 65 graus de latitude norte e as temperaturas máximas que aí encontras são bem mais moderadas do que as que tens em Portugal (raramente ultrapassam os 30 graus).

pedro121 escreveu:A minha duvida prende-se com saber se o Alqueva é utilizado pelas invernantes ou não?

Não sei, mas é possível que sim (há outras barragens alentejanas que o são). No entanto nota que o Inverno as temperaturas são diferentes - muito mais baixas. Isso pode fazer toda a diferença.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 15, 2011 5:45 am

O texto que se segue foi publicado hoje no blogue ambio:

Um prémio merecido

Estamos em condições de anunciar que Luís Palma e Pedro Beja ganharam o prémio de empreendedores da década no sector da conservação.

O prémio foi atribuído por henrique pereira dos santos, premeando e reconhecendo o desempenho excepcional dos premiados que culmina na aprovação de financiamento para o projecto de reintrodução da águia pesqueira.

A justificação para a distinção prende-se com o facto dos empreendedores terem conseguido vender cerca de 10 000 euros mensais de serviços durante cinco anos (financiamento de cerca de 640 000 mil euros por parte da EDP) para resolver um problema de conservação inexistente com base numa curiosidade biológica que o tempo se encarregará de tornar realidade, independentemente do projecto.

Trata-se de garantir de nidificação de uma espécie globalmente pouco ameaçada, que é migradora frequente em Portugal mas que tinha deixado de nidificar em Portugal há alguns anos (1997), uma curiosidade biológica sem nenhum significado de conservação já que as populações residentes do Mediterrâneo não têm diferenciação genética. O repovoamento será feito com animais do Norte da Europa (onde a espécie está em franca expansão).

As populações nidificantes do Mediterrâneo, depois de anos de retracção, estão de novo em expansão e a poucos quilómetros da fronteira portuguesa.

Numa demonstração de capacidade dos empreendedores, o próprio Presidente do ICNB assume o interesse em participar financeiramente na futura expansão do projecto para o estuário do Sado, demonstrando que não é o facto do ICNB não ter dinheiro para o essencial que impede os empreendedores de motivarem investimentos deste instituto em brincadeiras que visam obter curiosidades biológicas.

Para a atribuição do prémio contribui também o facto de se verificar que as pessoas e ONGs que há alguns meses acusaram a EDP de greenwashing a propósito de uma campanha publicitária se manterem sem reacção face a este grande financiamento da EDP, cujo interesse para a conservação é ainda menor que o da campanha que em tempos motivou reacções tão fortes.

O prémio será entregue logo que surja a oportunidade para um valente aperto de mão aos promotores pela demonstração de que, ao contrário do que é frequentemente invocado, não é a falta de recursos que impede a adopção de programas de conservação mas apenas a falta de empreendedores com suficiente capacidade empresarial para criar oportunidades.

Este projecto demonstra que captar mais de meio milhão de euros para resolver problemas de conservação, mesmo inexistentes, apenas exige estratégias de marketing adequadas e capacidade por parte dos empreendedores, tendo por isso um enorme potencial de mobilização positiva para todo o sector.

henrique pereira dos santos
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 9 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo