Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

+17
HL
PNicolau
João Tomás
Manuel C.
carina esteves cristovao
Jorge Saraiva
Carlos Pacheco
António A Gonçalves
Araújo da Silva
Gonçalo Rosa
RuiCaratao
jheitor
trataruga
ACarvalho
pedro121
Gonçalo Elias
jvicente
21 participantes

Página 2 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 15, 2011 6:21 am

Depois do post do Jorge estive à procura de mais informação sobre o projecto de reintrodução em Espanha (que, confesso, desconhecia) e encontrei a seguinte notícia de Agosto do ano passado:

El águila pescadora recoloniza Iberia
23 agosto 2010

Dos parejas de águila pescadora (Pandion haliaetus) se han reproducido en Andalucía (Cádiz y Huelva) por segundo año consecutivo. Se confirma así la recolonización de esta especie de la Península Ibérica, medio siglo después de desaparecer como nidificante, el primer vertebrado que lo logra en siglos.

No ha sido una llegada del todo natural. Una de las parejas fue liberada por Medio Ambiente en 2006, la hembra en el embalse de Barbate (Cádiz) y el macho en Marismas del Odiel (Huelva), en el marco del Programa de reintroducción de la especie; la otra pareja está formada por ejemplares salvajes de origen desconocido. Entre ambas han sacado adelante este año cuatro pollos y cinco el anterior, todo un éxito de productividad.

Los jóvenes iniciaron sus primeros vuelos a mediados de junio. Tras finalizar el periodo de dependencia de los padres, iniciarán un peligroso viaje hacia hacia África y allí pasarán sus dos o tres primeros años de vida. Después de este periodo de duro aprendizaje se espera que puedan regresar como individuos adultos cerca de donde nacieron, ayudando así a reforzar la aún pequeña y amenazada población andaluza.

Desde 2003 se han soltado 108 pollos de la especie en Andalucía procedentes de Alemania (68 ejemplares), Finlandia (20) y Escocia (20), con el objetivo de que volvieran a reproducirse en la zona. En Portugal las pescadoras desaparecieron hacia 1980, aunque la especie continúa reproduciéndose en Baleares y Canarias.

Así que ya sabéis. Si este verano os dais una vuelta por Huelva o Cádiz, quizá tengáis la suerte de poder ver en acción a estas preciosas rapaces con cara de lechuza. Su técnica de pesca en las aguas someras de algún embalse o marisma, impecable e implacable, es un espectáculo que nunca olvidaréis.

http://blogs.20minutos.es/cronicaverde/2010/08/23/el-aguila-pescadora-recoloniza-iberia/

A parte que salientei a negrito deixou-me a pensar: com mais de 100 aves libertadas até ao momento, a taxa de sucesso parece-me ser muito baixa, pelo menos no que diz respeito à libertação de juvenis, ou não?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por trataruga Sex Jul 15, 2011 6:33 am

Código:
resolver um problema de conservação inexistente

Bizarro... Acho eu!

O que ganhamos nós com isto?

1º A albufeira é completamente artificial
2º A espécie tem estatuto de Pouco Preocupante
3º Está em expansão, se o Alqueva lhe convier, acabará por colonizar a albufeira naturalmente


Que tal reintroduzir Ursos no Gerês? São bonitos e fofinhos!

Abraço
trataruga
trataruga

Número de Mensagens : 231
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por pedro121 Sex Jul 15, 2011 6:57 am

Gonçalo Elias escreveu:

A parte que salientei a negrito deixou-me a pensar: com mais de 100 aves libertadas até ao momento, a taxa de sucesso parece-me ser muito baixa, pelo menos no que diz respeito à libertação de juvenis, ou não?

Talvez, mas talvez não, depende do numero de indivíduos que voltou á zona mas não se reproduziu, tudo bem que vendo as coisas pelo nº de casais reprodutores até ao momento estabelecidos o sucesso é ...discutível, mas por outro lado as aves estão a ser libertadas como juvenis, a taxa de mortalidade na migração é alguma, e as aves não se reproduzem logo no 1º ano, por isso era preciso saber mais dados para poder avaliar alguma coisa, nomeadamente quantas foram soltas por ano, e qual a taxa de retorno dos juvenis, sub adultos á área de solta.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por pedro121 Sex Jul 15, 2011 7:12 am



trataruga escreveu:1º A albufeira é completamente artificial

Ainda não percebi porque é que isso é relevante? qual é o mal de ser artificial? não é propriamente a 1ª especie a aproveitar estruturas/habitats artificias para colonizar outras areas, ou aumentar em muito o seu nº.


trataruga escreveu:2º A espécie tem estatuto de Pouco Preocupante

É verdade, tambem é verdade que está extincta como nidificante...


trataruga escreveu:3º Está em expansão, se o Alqueva lhe convier, acabará por colonizar a albufeira naturalmente


Certo, estou de acordo, a espécie está efectivamente em expansão na Europa os Espanhóis estão a fazer um grande esforço para reintroduzir a espécie, podemos de facto não nos preocuparmos com isso e esperar pela recolonização... por outro lado em tempos idos também havia Airos nas Berlengas e ... já estamos na fase de esperar que Espanha consiga salvar a população deles para ver depois se vale a pena fazer qualquer coisa…
Mas sim, obviamente que estou de acordo que a reintrodução da Águia não é de modo nenhum uma prioridade, acho que as verbas podem ser melhor aplicadas a resolver outros problemas, sé a para fazer uma reintrodução com termos acho que o mais importante é ajudar as espécies que estão em dificuldades neste momento e não começar com outro projecto do tipo lince ibérico antes do projecto lince ter tido sucesso.



trataruga escreveu:Que tal reintroduzir Ursos no Gerês? São bonitos e fofinhos!

Os ursos não digo, pelo menos não nos tempos mais próximos, mas e a Perdiz cinzenta? a mancha de habitat é suficiente? E a Serra da estrela?

Ou num projecto menos megalomano que tal o galeirão-de-crista? Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 15, 2011 7:19 am

pedro121 escreveu:É verdade, tambem é verdade que está extincta como nidificante...

Está extinta onde? Na Europa?

O que considerarias mais importante (para a conservação): um projecto para permitir o estabelecimento de 1 casal em Portugal ou um projecto do mesmo montante para aumentar a população da Alemanha em 10 casais?
(a população da Alemanha anda pelos 350 casais)-

pedro121 escreveu:Os ursos não digo, pelo menos não nos tempos mais próximos, mas e a Perdiz cinzenta? a mancha de habitat é suficiente? E a Serra da estrela?

Se vamos por aí, que tal o perna-vermelha-comum? Está criticamente em perigo.

pedro121 escreveu:Ou num projecto menos megalomano que tal o galeirão-de-crista? Smile

Não vejo grande diferença para a situação da águia-pesqueira... é uma espécie globalmente abundante e a nossa população é marginal.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por trataruga Sex Jul 15, 2011 7:45 am

pedro121 escreveu:


Ainda não percebi porque é que isso é relevante? qual é o mal de ser artificial? não é propriamente a 1ª especie a aproveitar estruturas/habitats artificias para colonizar outras areas, ou aumentar em muito o seu nº.

É verdade que inúmeras espécies ocupam habitats artificiais. Mas e quando a barragem chegar ao fim da sua vida útil?
Bem, pelo menos enquanto as bichos por lá andarem valorizam o 'Espelho de Água' (ler isto com a musiquinha da EDP)!


pedro121 escreveu:

É verdade, tambem é verdade que está extincta como nidificante...

Onde? No Alqueva?


pedro121 escreveu:

Certo, estou de acordo, a espécie está efectivamente em expansão na Europa os Espanhóis estão a fazer um grande esforço para reintroduzir a espécie, podemos de facto não nos preocuparmos com isso e esperar pela recolonização... por outro lado em tempos idos também havia Airos nas Berlengas e ... já estamos na fase de esperar que Espanha consiga salvar a população deles para ver depois se vale a pena fazer qualquer coisa…
Mas sim, obviamente que estou de acordo que a reintrodução da Águia não é de modo nenhum uma prioridade, acho que as verbas podem ser melhor aplicadas a resolver outros problemas, sé a para fazer uma reintrodução com termos acho que o mais importante é ajudar as espécies que estão em dificuldades neste momento e não começar com outro projecto do tipo lince ibérico antes do projecto lince ter tido sucesso.

Se imitassemos a Espanha mas era a baixar os preços da gasolina...



pedro121 escreveu:
Os ursos não digo, pelo menos não nos tempos mais próximos, mas e a Perdiz cinzenta? a mancha de habitat é suficiente? E a Serra da estrela?

Obviamente que estava a ser irónico com o assunto dos Ursos.
Não digo que não à Perdiz-cinzenta, mas se nem a vermelha aguenta...

pedro121 escreveu:
Ou num projecto menos megalomano que tal o galeirão-de-crista? Smile

O único aspecto positivo que vejo nesta introdução (da Pesqueira), é que pod€ abrigar outros projectos menos megalomanos!

Abraço
trataruga
trataruga

Número de Mensagens : 231
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por pedro121 Sex Jul 15, 2011 7:56 am

Gonçalo Elias escreveu:[

O que considerarias mais importante (para a conservação): um projecto para permitir o estabelecimento de 1 casal em Portugal ou um projecto do mesmo montante para aumentar a população da Alemanha em 10 casais?
(a população da Alemanha anda pelos 350 casais)-

Eu ia inicialmente responder que era mais importante a Alemanha, normalmente acho que o que importa é preservar os núcleos maiores da população de uma espécie e não fazer muito esforço pelas populações marginais da sua área de distribuição, no entanto convém lembrar que uma das razões porque a população de águias pesqueiras esta em expansão é pela existência de programas de reintrodução em áreas como a Escócia. portanto se houver espaço para mais 10 casais na alemanha tudo bem, mas havendo espaço e com 350 casais estabelecidos penso que a ocupação dos teritorios vagos é mais facil pelo metodo tradicional do que fazer uma reintrudução.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por pedro121 Sex Jul 15, 2011 7:58 am

trataruga escreveu:

Se imitassemos a Espanha mas era a baixar os preços da gasolina...

Sim, sempre era mais importante para a generalidade da população.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por pedro121 Sex Jul 15, 2011 8:00 am

trataruga escreveu:

É verdade que inúmeras espécies ocupam habitats artificiais. Mas e quando a barragem chegar ao fim da sua vida útil?
Bem, pelo menos enquanto as bichos por lá andarem valorizam o 'Espelho de Água' (ler isto com a musiquinha da EDP)!

Com esta é que me apanhaste, quantos anos é que é suposto durar o Alqueva? pensando bem, o que é que se faz a uma barragem em fim de vida??
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 15, 2011 8:07 am

pedro121 escreveu:Eu ia inicialmente responder que era mais importante a Alemanha, normalmente acho que o que importa é preservar os núcleos maiores da população de uma espécie e não fazer muito esforço pelas populações marginais da sua área de distribuição

Sim, mas eu quis apenas chamar a atenção para a dimensão relativa das coisas. Se o objectivo é aumentar a população de águia-pesqueira, então o dinheiro se calhar era mais bem aplicado a criar 10 ninhos na população da Alemanha (ou da Suécia) do que 1 ninho em Portugal.

pedro121 escreveu:no entanto convém lembrar que uma das razões porque a população de águias pesqueiras esta em expansão é pela existência de programas de reintrodução em áreas como a Escócia.

Mas na Escócia elas foram reintroduzidas nos mesmos locais e habitats onde criaram anteriormente.

pedro121 escreveu:portanto se houver espaço para mais 10 casais na alemanha tudo bem, mas havendo espaço e com 350 casais estabelecidos penso que a ocupação dos teritorios vagos é mais facil pelo metodo tradicional do que fazer uma reintrudução.

Sim mas imagina que há uma província que não tem qualquer casal (mas teve, digamos, há 50 anos). Faria sentido aplicar 600 mil euros paera introduzir um casal nessa província quando tens mais casais ali ao lado?

Ou então considera o seguinte: imagina que, por milagre, a população da costa sudoeste se restabelecia naturalmente no próximo ano e criavam com sucesso. Estamos a falar de UM casal, e nada mais. Nessa situação, continuaria a fazer sentido aplicar 600k euros para colonizar o Alqueva? Penso que é sobre isto que devemos pensar. Afinal de contas, em ambos os casos estamos a falar de mais um casal, ou seja em termos absolutos o incremento é o mesmo.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por trataruga Sex Jul 15, 2011 8:11 am

pedro121 escreveu:

Eu ia inicialmente responder que era mais importante a Alemanha, normalmente acho que o que importa é preservar os núcleos maiores da população de uma espécie e não fazer muito esforço pelas populações marginais da sua área de distribuição, no entanto convém lembrar que uma das razões porque a população de águias pesqueiras esta em expansão é pela existência de programas de reintrodução em áreas como a Escócia. portanto se houver espaço para mais 10 casais na alemanha tudo bem, mas havendo espaço e com 350 casais estabelecidos penso que a ocupação dos teritorios vagos é mais facil pelo metodo tradicional do que fazer uma reintrudução.

As populações marginais são importantes... Quando existem...




pedro121 escreveu:

Com esta é que me apanhaste, quantos anos é que é suposto durar o Alqueva? pensando bem, o que é que se faz a uma barragem em fim de vida??


Não sei, mas deve ser uma dor de cabeça maior do que a construção uma vez que se tratam de zonas húmidas!
trataruga
trataruga

Número de Mensagens : 231
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por pedro121 Sex Jul 15, 2011 8:15 am

Gonçalo Elias escreveu:
Mas na Escócia elas foram reintroduzidas nos mesmos locais e habitats onde criaram anteriormente.

Certo, certo, mas as causas do seu desaparecimento foram controladas.



Gonçalo Elias escreveu:Ou então considera o seguinte: imagina que, por milagre, a população da costa sudoeste se restabelecia naturalmente no próximo ano e criavam com sucesso. Estamos a falar de UM casal, e nada mais. Nessa situação, continuaria a fazer sentido aplicar 600k euros para colonizar o Alqueva? Penso que é sobre isto que devemos pensar. Afinal de contas, em ambos os casos estamos a falar de mais um casal, ou seja em termos absolutos o incremento é o mesmo.

Eu não acho que faça sentido gastar o que quer que seja para voltar a intruduzir a Pesqueira (num aparte como não li a noticia quem é que paga as contas?) mas se se vai intruduzir acho que faz mais sentido tentar o Alqueva do que a costa Alentejana, por questões meramente praticas e que já indiquei.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 15, 2011 8:20 am

pedro121 escreveu:mas se se vai intruduzir acho que faz mais sentido tentar o Alqueva do que a costa Alentejana, por questões meramente praticas e que já indiquei.

Práticas para quem? Para os bichos ou para as pessoas que vão implementar o projecto? Rolling Eyes
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por pedro121 Sex Jul 15, 2011 8:24 am

Gonçalo Elias escreveu:
Práticas para quem? Para os bichos ou para as pessoas que vão implementar o projecto? Rolling Eyes

Essa é uma questão interesante, para as pessoas para as aves é dificil de responder, para já porque não tenho dados para o fazer, mas se o acompanhamento da libertação e do evoluir da situação for mais dificil num local do que noutro não faz mais sentido apostar no local mais acessivel?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por trataruga Sex Jul 15, 2011 8:25 am

Gonçalo Elias escreveu:

Práticas para quem? Para os bichos ou para as pessoas que vão implementar o projecto? Rolling Eyes

Para a EDP...
trataruga
trataruga

Número de Mensagens : 231
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 15, 2011 8:28 am

Para mim faz mais sentido introduzir as aves no local onde tenham melhores condições de sobrevivência, mesmo que isso implique um maior esforço de monitorização. Estar a introduzir num local que nada tem a ver com os locais tradicionais de cria apenas por conveniência de quem faz o projecto, parece-me uma subversão de prioridades.

Nessa linha de pensamento, podemos pensar em introduzir linces na serra de Sintra, sempre será mais fácil e mais barato monitorizá-los do que em serras por trás do sol posto Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por pedro121 Sex Jul 15, 2011 8:30 am

Gonçalo Elias escreveu:
Nessa linha de pensamento, podemos pensar em introduzir linces na serra de Sintra, sempre será mais fácil e mais barato monitorizá-los do que em serras por trás do sol posto Cool

Very Happy Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 15, 2011 8:32 am

trataruga escreveu:

As populações marginais são importantes... Quando existem...

Podes elaborar? Importantes para quem ou para quê?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por trataruga Sex Jul 15, 2011 9:09 am

Gonçalo Elias escreveu:
Podes elaborar? Importantes para quem ou para quê?


'Despite the often uncritical acceptance of the low conservation value of peripheral
populations, recent research suggests that peripheral populations may play an important role in
conserving declining species. Contrary to expectations, in species that have undergone large
range contractions, peripheral populations persist significantly more often than do the central
populations. In addition, examinations of the genetic diversity of populations across the
geographic range of a species are beginning to call in to question the assumption of higher central
diversity. Furthermore, studies on both persistence and genetics suggest that the distinction
between central and peripheral populations may not be an important distinction for conserving
biodiversity. Thus, conservation plans should include populations found both near the center and
the periphery of a species’ distribution.'

in: http://www.arlis.org/docs/vol1/69415913/channell_edited_final_feb_8.pdf

Desculpem a preguiça, não sei se o artigo é bom, mas a noção de base é esta.

Há montes de artigos sobre esta temática, e a avifauna em Portugal tem bastantes exemplos de populações marginais.
A águia-pesqueira neste momento não é de todo, a meu ver, um desses exemplos!

trataruga
trataruga

Número de Mensagens : 231
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por pedro121 Sex Jul 15, 2011 9:14 am

Gonçalo Elias escreveu:
trataruga escreveu:

As populações marginais são importantes... Quando existem...

Podes elaborar? Importantes para quem ou para quê?

Um caso em que podem ser importantes é no caso de extinção da população principal, existem vários exemplos de extinções (normalmente com mão humana) em que a recuperação é feita por uma população satélite perdida numa ilhota ou numa zona mais inacessível, ou seja uma zona que á partida é de interesse secundário para a espécie de repente passa a ser fundamental se a área de distribuição principal for comprometida.

Não sei se era nesta linha que o Trataruga estava a pensar, mas a questão de base é que as vezes faz sentido ter os ovos em mais que um cesto.

A aguia de Bonelli é um bom exemplo, a população que tem melhor futuro em Portugal é provavelmente a que nidifica em arvores, mas isso não é razão para não fazermos o esforço de tentar manter as duas populações, faz sentido em termos de conservação se algo acontecer a uma ainda temos a outra.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 15, 2011 9:18 am

trataruga escreveu:Thus, conservation plans should include populations found both near the center and
the periphery of a species’ distribution.'

Sem pôr em causa o artigo (que não li) a questão que lanço é esta: um casal na periferia vale mais que um casal no centro da área de distribuição?

Já agora porque não investir meio milhão de Euros na reintrodução da calhandra de Dupont em Portugal para aumentarmos a biodiversidade no país? Íamos ali aos páramos de Soria (Castela e Leão), onde a espécie é abundante, trazíamos 50 bichos para Portugal e largávamo-los no Alfeite, que era a antiga área de cria. Ops, no Alfeite não dá que já não tem habitat. Bem, nesse caso pode ser nas lezírias da Ponta da Erva que é quase a mesma coisa é fácil para o pessoal ir lá micar os bichos Cool

O mesmo raciocínio se pode alargar ao Tringa totanus: que tal investir meio milhão para reintroduzir a espécie no estuário do Tejo? Afinal de contas estamos também aqui a falar de uma população marginal.

Estes exemplos para dizer o seguinte: eu não sei se as populações marginais são relevantes (não tenho dados sobre isso), mas questiono-me se essas populações marginais serão mais importantes que as populações nucleares, a ponto de justificarem uma tal afectação de recursos.

Aliás recupero a questão que coloquei lá atrás: imagina que, por milagre, a população da costa sudoeste se restabelecia naturalmente no próximo ano e criavam com sucesso. Estamos a falar de UM casal, e nada mais. Nessa situação, continuaria a fazer sentido aplicar 600k euros para colonizar o Alqueva? Penso que é sobre isto que devemos pensar. Afinal de contas, em ambos os casos estamos a falar de mais um casal, ou seja em termos absolutos o incremento é o mesmo.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 15, 2011 9:22 am

pedro121 escreveu:A aguia de Bonelli é um bom exemplo, a população que tem melhor futuro em Portugal é provavelmente a que nidifica em arvores, mas isso não é razão para não fazermos o esforço de tentar manter as duas populações, faz sentido em termos de conservação se algo acontecer a uma ainda temos a outra.

Mas a população de Bonelli não é marginal. A população portuguesa representa 10% da população europeia, logo temos responsabilidades na conservação global da espécie.

No caso da pesqueira, a população europeia é de 11 mil casais, logo 1 casal em Portugal representa 0,01% da população europeia. Eu pergunto-me qual o significado disso em termos de conservação...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por pedro121 Sex Jul 15, 2011 9:28 am

Gonçalo Elias escreveu:

Já agora porque não investir meio milhão de Euros na reintrodução da calhandra de Dupont em Portugal para aumentarmos a biodiversidade no país? Íamos ali aos páramos de Soria (Castela e Leão), onde a espécie é abundante, trazíamos 50 bichos para Portugal e largávamo-los no Alfeite, que era a antiga área de cria. Ops, no Alfeite não dá que já não tem habitat.


A questão do Alfeite é uma que me deixa intrigado desde que tomei conhecimento dela, as Dupont preferem habitats muito aridos, a zona do alfeite não parece particularmente propicia, mudou assim tanto?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por pedro121 Sex Jul 15, 2011 9:31 am

Gonçalo Elias escreveu:
No caso da pesqueira, a população europeia é de 11 mil casais, logo 1 casal em Portugal representa 0,01% da população europeia. Eu pergunto-me qual o significado disso em termos de conservação...

Nenhum claro, mas levanta uma outra questão, quanto casais é que existiam em Portugal, ou seja acabamos só com 1, mas não era com certesa essa a população á 100 anos, teriam que haver mais casais na costa alentejana, alguem tem uma ideia do numero?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 15, 2011 9:33 am

Há estimativas que apontam para 10 a 20 casais (continuam a representar 0-1 a 0,2% da população europeia).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal - Página 2 Empty Re: Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos