Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hotspots--propostas de mudança de nome

+20
HL
Lars Gonçalves
Miguel Berkemeier
Helder Vieira
Paulo Alves
aegypius
Carlos Pacheco
João Tomás
Flávio Oliveira
Tissot
Paulfer
pedrocardia
conspicillata
Pedro Lopes Moreira
David Travassos
scirpaceus
pedro121
Pedro Fernandes
PNicolau
Gonçalo Elias
24 participantes

Página 8 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 7, 8, 9 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Qua Jan 16, 2019 3:10 pm

Luis Reino escreveu:
Margens do Coura

Também não me parece um local muito apropriado, isto é devia-se dividir a zona em sub-zonas, pois eu tenho imensos registos para as Veigas de Argela e Venade desde 1989, incluindo campanhas de anilhagem no Coura (Venade). Mais, parece-me que removeram alguns dos meus registos e colocaram nesta zona sem dizerem-me nada.

De qualquer maneira Margens do Coura parece-me um nome 'pouco adequado' independentemente de se criaram novas zonas ou não.

Deixei esta parte para o fim porque me parece a mais complicada.
Mas primeiro é preciso dizer que ninguém pode alterar a localização das listas além do próprio. Há apenas uma excepção, mas que não me parece o caso aqui, que é quando alguém sugere um ponto para hotspot. Nesse caso, e por vários motivos, o ponto pode ser fundido com outro já existente ou ser aceite mas numa localização diferente da que tinha enquanto ponto pessoal.
Quanto à proposta, tal como no caso da Serra d'Arga, é uma questão de sugerires os pontos e depois logo vemos. Mas à partida não vejo o ponto existente (Margens do Coura) como um ponto geral. Aliás, vendo as listas deste ponto até tem sido usado de forma muito localizada...

EDIT: Esqueci-me de dizer que apesar de tudo também não gosto do nome...
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Luis Reino Qua Jan 16, 2019 4:50 pm

Flávio Oliveira escreveu:
Luis Reino escreveu:
Forte da ìnsua e Praia do Camarido

Local Forte da Ínsua: Não faz muito sentido que este local esteja em plena praia do Camarido, aliás e, à semelhança do lado galego (vide mapa), a Praia do Camarido deve ter um local próprio, pela natureza do local e, pelo facto de ser um local de excelência para a observação de aves. Eu tenho dezenas de registos para este local desde 1989-1990. Se aceitarem posso propor um local para a Praia, mesmo em frente ao Monte de Santa Tegra na Galiza.

Por mim é pacífico mudar o nome para "Praia do Camarido" e mover o ponto um pouco para norte.

Obrigado a ambos pelos esforços e, tentarei responder as diversas questões originadas pelo meu cometário/sugestão. E já agora desculpem 'se por vezes parecer zangado', mas é um pouco aquele efeito psicológico de sabermos e querermos demonstrar que aqueles sítios 'tb são nossos (neste caso meus)' e que por isso, tenho alguma coisa a dizer. Mas na verdade, pretendo apenas que sejam o mais úteis à comunidade e que os meus dados possam ser introduzidos da forma mais conveniente. Nada mais!

Ínsua/Camarido

1) Acho que há duas soluções - a meu ver - uma criar um ponto para a Praia Camarido (distinguindo-a do Pinhal) e outro para a ìnsua, mas neste caso há o risco de não se ver quase nada da ìnsua, pois é um local de difícil acesso e normalmente controlado pela Marinha.

2) Outro é mantendo o do Pinhal do Camarido, criar um para a Praia do Camarido/ìnsua conjunto que até se pode chamar desembocadura do Minho ou, com outro nome mais simpático - posso propor um local se acharem por bem. No lado galego onde tenho tb alguns registos, há o da praia de Camposancos, mesmo em frente ao Camarido e no sopé do Monte de Santa Tegra.

Digam-me o que acham,

Abraço,

L


Última edição por Luis Reino em Qua Jan 16, 2019 5:09 pm, editado 1 vez(es)

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Luis Reino Qua Jan 16, 2019 4:55 pm

Flávio Oliveira escreveu:
Luis Reino escreveu:
Serra d'Arga

A área geral deve estar no Planalto da Serra (posso propor um local) e deve ser criada uma nova zona na Capela de São João e noutras aldeias que tem mais registos, como nas Argas de Baixo e de Cima. Também aqui tenho bastantes registos.

Não discordo da relocalização do ponto da área geral, tendo em conta que conheces bem a Serra uma sugestão para o mesmo é bem-vinda.
Quanto a novos hotspots é uma questão de os sugerires, serão tratados como os restantes.

Obrigado Flávio,

Sim eu penso que o local mais razoável seria no planalto e, provavelmente na zona que tem acesso mais fácil pela montaria. Esta parte é na realidade a mais alta da serra com a parte mais alta acima dos 800 m de altitude e, já no concelho de Viana do Castelo apesar de estar muito próximo dos vizinhos de Caminha e Ponte de Lima. Depois sugiro o local e tentarei propor outros locais que conheço melhor, mas aqui posso demorar mais tempo.

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Luis Reino Qua Jan 16, 2019 5:08 pm

Flávio Oliveira escreveu:
Luis Reino escreveu:
Margens do Coura

Também não me parece um local muito apropriado, isto é devia-se dividir a zona em sub-zonas, pois eu tenho imensos registos para as Veigas de Argela e Venade desde 1989, incluindo campanhas de anilhagem no Coura (Venade). Mais, parece-me que removeram alguns dos meus registos e colocaram nesta zona sem dizerem-me nada.

De qualquer maneira Margens do Coura parece-me um nome 'pouco adequado' independentemente de se criaram novas zonas ou não.

Deixei esta parte para o fim porque me parece a mais complicada.
Mas primeiro é preciso dizer que ninguém pode alterar a localização das listas além do próprio. Há apenas uma excepção, mas que não me parece o caso aqui, que é quando alguém sugere um ponto para hotspot. Nesse caso, e por vários motivos, o ponto pode ser fundido com outro já existente ou ser aceite mas numa localização diferente da que tinha enquanto ponto pessoal.
Quanto à proposta, tal como no caso da Serra d'Arga, é uma questão de sugerires os pontos e depois logo vemos. Mas à partida não vejo o ponto existente (Margens do Coura) como um ponto geral. Aliás, vendo as listas deste ponto até tem sido usado de forma muito localizada...


EDIT: Esqueci-me de dizer que apesar de tudo também não gosto do nome...



Olá novamente,

Sim, o nome é 'péssimo' e poderíamos usar o nome 'veigas' -termo pouco conhecido noutras zonas do país - mas também usado noutros locais como 'Veiga de São Simão' no concelho. de Viana do Castelo e, para o qual também tenho umas listas sobretudo para o ano de 1994.

Proposta

1) Margens do Coura

Esta é uma das zonas mais ricas e, com diversas campanhas de anilhagem desde talvez 1993, primeiro comigo e com pessoal do CEMPA (Rui Rufino, Renato Neves e Mario Silva) e, mais recentemente, liderada pelo Peter Fearon e outros e, que também tenho acompanhado de uma forma mais pontual. Eventualmente, o ponto poderia-se chamar Caniçal e Veigas do Coura, evitando designá-la de Venade e, não a limitando à margem sul do Coura. A margem norte situada em Marinhas é menos visitada, mas não há necessidade de criar outro ponto

Proposta de Nome: Caniçal e veigas do Coura

2) Criaria outro local que denominaria de 'Veigas de Argela e Vilar de Mouros', pois estão um pouco mais para norte e, bem isoladas da anterior. São menos conhecidas, mas tenho algumas dezenas de listas para submeter nesta área.

Penso que ainda seria útil criar mais um-dois locais no Estuário do Minho-Coura, mas é relativamente secundário.

Obrigado,

L

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 17, 2019 12:15 am

Luis Reino escreveu:No lado galego onde tenho tb alguns registos, há o da praia de Camposancos, mesmo em frente ao Camarido e no sopé do Monte de Santa Tegra.

Em relação aos hotspots espanhóis, saliento que nenhum de nós tem permissões para os editar, as sugestões de novos hotspots podem ser enviadas mas depois a gestão é feita pela equipa correspondente.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Luis Reino Qui Jan 17, 2019 9:57 am

Gonçalo Elias escreveu:
Luis Reino escreveu:No lado galego onde tenho tb alguns registos, há o da praia de Camposancos, mesmo em frente ao Camarido e no sopé do Monte de Santa Tegra.

Em relação aos hotspots espanhóis, saliento que nenhum de nós tem permissões para os editar, as sugestões de novos hotspots podem ser enviadas mas depois a gestão é feita pela equipa correspondente.

Sim, eu sei e apesar de galegos deveremos manter a nossa autoridade e devemos fazer o que acharmos melhor pelas nossas bandas.

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Luis Reino Seg Jan 21, 2019 3:51 pm

Boas,

Enquanto aguardo as respostas às minhas sugestões para a zona de Caminha, para as poder consolidar e criar novas zonas 'sem ser á toa' queria propor também algumas alterações para o o Planalto de Montesinho. Os 2-3 hotspots criados parecem-me bem, mas penso que era fundamental criar outro. Eu conheço bastante bem área, pois vivi por aquelas bandas durante três anos e, durante um década fiz muito trabalho de campo por lá.

Proposta:

Área de Montesinho- coincidindo com a aldeia de Montesinho, parece-me bem, mas podia ser deslocada ligeiramente para o lado e, para a antiga casa florestal. Dava-se primazia a uma local fantástico, pois, apesar de estar um pouco com 'ar espatifado', criam por lá três espécies de elementos nortenhos, nada menos do que: Lanius collurio, Anthus trivialis e Loxia curvirostra. Recomendo como um local de introdução a toda a área.

Barragem de Serra de Serrada: de igual modo, mas colocava-a um pouco mais para sudeste e, para o paredão.

Lama Grande: igual, mas centrada nos lameiros onde criam Lanius collurio, Anthus trivialis, Anthus spinoletta, entre outras.

Nova área: criação de uma área intermédia entre a Lama Grande e a Barragem, porventura na zona do Porto Sabor - posso propor um local. São áreas bem diferenciadas e, não à razão para meter os dados na zona de Serra Serrada que está a 1300 m e a maior parte do planalto que já está entre os 1400-1500 m. Mais a mais, a zona da Lama Grande tem uma tipologia de habitat, com muitos lameiros com Pinus sylvestris e Betula sp. a limitá-los, diferenciando-a das restantes áreas entre a barragem e o planalto.

Fico à espera,

Abraço,

L

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Rui Figueiredo Ter Jan 22, 2019 5:30 am

Luis Reino escreveu:
Flávio Oliveira escreveu:
Luis Reino escreveu:
Forte da ìnsua e Praia do Camarido

Local Forte da Ínsua: Não faz muito sentido que este local esteja em plena praia do Camarido, aliás e, à semelhança do lado galego (vide mapa), a Praia do Camarido deve ter um local próprio, pela natureza do local e, pelo facto de ser um local de excelência para a observação de aves. Eu tenho dezenas de registos para este local desde 1989-1990. Se aceitarem posso propor um local para a Praia, mesmo em frente ao Monte de Santa Tegra na Galiza.

Por mim é pacífico mudar o nome para "Praia do Camarido" e mover o ponto um pouco para norte.

Obrigado a ambos pelos esforços e, tentarei responder as diversas questões originadas pelo meu cometário/sugestão. E já agora desculpem 'se por vezes parecer zangado', mas é um pouco aquele efeito psicológico de sabermos e querermos demonstrar que aqueles sítios 'tb são nossos (neste caso meus)' e que por isso, tenho alguma coisa a dizer. Mas na verdade, pretendo apenas que sejam o mais úteis à comunidade e que os meus dados possam ser introduzidos da forma mais conveniente. Nada mais!

Ínsua/Camarido

1) Acho que há duas soluções - a meu ver - uma criar um ponto para a Praia Camarido (distinguindo-a do Pinhal) e outro para a ìnsua, mas neste caso há o risco de não se ver quase nada da ìnsua, pois é um local de difícil acesso e normalmente controlado pela Marinha.

2) Outro é mantendo o do Pinhal do Camarido, criar um para a Praia do Camarido/ìnsua conjunto que até se pode chamar desembocadura do Minho ou, com outro nome mais simpático - posso propor um local se acharem por bem. No lado galego onde tenho tb alguns registos, há o da praia de Camposancos, mesmo em frente ao Camarido e no sopé do Monte de Santa Tegra.

Digam-me o que acham,

Abraço,

L

Do que conheço do local parece-me que a solução 2 é a mais correta passando por manter a Mata do Camarido e alterar o nome de Estuário do Minho e Coura - Forte da Ínsua simplesmente para Praia do Camarido e eventualmente chegar o ponto mais para Norte.


Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Luis Reino Ter Jan 22, 2019 6:20 am

Do que conheço do local parece-me que a solução 2 é a mais correta passando por manter a Mata do Camarido e alterar o nome de Estuário do Minho e Coura - Forte da Ínsua simplesmente para Praia do Camarido e eventualmente chegar o ponto mais para Norte.

[/quote]

Olá e obrigado, também acho, mas com um senão: penso que faria sentido criar uma zona em redor da ponte da N13, apanhando a Foz do Coura e seguindo um pouco o exemplo dos galegos. É uma zona bem delimitada e, para a qual tenho muitos registos. Esta zona é dominada por uma bom sapal que contrapõe ao do lado galego e quem tem dois hotspots, coincidentes com dois observatórios já existentes desde os anos 80 e, para o qual, tb tenho imensos registos. Pessoalmente acho que não faz muito sentido ter poucos hotspots nestas áreas de dimensão média, quando para outros sítios equivalentes e, por vezes mais pequenos, há muito mais (e.g., Lagoa de Óbidos). Se aceitarem o ponto anterior para o Camarido e Ínsua, apenas teria a designação de Minho, eliminado-se o Coura, permitindo uma melhor distinção do que ocorre em habitats bem distintos.

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por pedro121 Ter Jan 22, 2019 7:11 am

Luis Reino escreveu: Pessoalmente acho que não faz muito sentido ter poucos hotspots nestas áreas de dimensão média, quando para outros sítios equivalentes e, por vezes mais pequenos, há muito mais (e.g., Lagoa de Óbidos).

A densidade dos hotspots está mais dependente do numero de observadores locais do que outros factores, tipicamente zonas boas mas sem observadores locais tem menos hotspots do que zonas piores mas que tenham observadores locais, pesquisando no mapa de hotspots é quase possível determinar a distribuição e densidade de observadores em Portugal
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Rui Figueiredo Ter Jan 22, 2019 7:19 am

Luis Reino escreveu:Do que conheço do local parece-me que a solução 2 é a mais correta passando por manter a Mata do Camarido e alterar o nome de Estuário do Minho e Coura - Forte da Ínsua simplesmente para Praia do Camarido e eventualmente chegar o ponto mais para Norte.



Olá e obrigado, também acho, mas com um senão: penso que faria sentido criar uma zona em redor da ponte da N13, apanhando a Foz do Coura e seguindo um pouco o exemplo dos galegos. É uma zona bem delimitada e, para a qual tenho muitos registos. Esta zona é dominada por uma bom sapal que contrapõe ao do lado galego e quem tem dois hotspots, coincidentes com dois observatórios já existentes desde os anos 80 e, para o qual, tb tenho imensos registos. Pessoalmente acho que não faz muito sentido ter poucos hotspots nestas áreas de dimensão média, quando para outros sítios equivalentes e, por vezes mais pequenos, há muito mais (e.g., Lagoa de Óbidos). Se aceitarem o ponto anterior para o Camarido e Ínsua, apenas teria a designação de Minho, eliminado-se o Coura, permitindo uma melhor distinção do que ocorre em habitats bem distintos.
[/quote]

Eu sistematizava da seguinte maneira:
1 - Dois pontos associados ao Camarido: Mata e Praia (este último substituindo o ponto Estuário do Minho e Coura - Forte da Ínsua e localiza-lo mais a Norte)

2 - Já o que referem para a Foz do Coura o que costumo fazer é usar o ponto Estuário do Minho e Coura - Área Geral para todas as observações realizadas ao longo da N13 desde o final da Mata do Camarido (início da frente urbana de Caminha) até ao final do Sapal do Coura já depois da ponte da N13 em direção a Seixas.
Mas concordo que poderia haver então dois pontos separados: um para a frente urbana de Caminha virada para o Minho apanhando o troço final do Estuário do Minho e um segundo ponto para a Foz do Coura que apanharia a frente urbana de Caminha virada para o Coura, a ponte e os sapais já do lado de Seixas. Nesta versão talvez fizesse sentido manter o ponto Estuário do Minho e Coura - Área Geral.

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Luis Reino Ter Jan 22, 2019 7:31 am

Rui Figueiredo escreveu:
Luis Reino escreveu:Do que conheço do local parece-me que a solução 2 é a mais correta passando por manter a Mata do Camarido e alterar o nome de Estuário do Minho e Coura - Forte da Ínsua simplesmente para Praia do Camarido e eventualmente chegar o ponto mais para Norte.



Olá e obrigado, também acho, mas com um senão: penso que faria sentido criar uma zona em redor da ponte da N13, apanhando a Foz do Coura e seguindo um pouco o exemplo dos galegos. É uma zona bem delimitada e, para a qual tenho muitos registos. Esta zona é dominada por uma bom sapal que contrapõe ao do lado galego e quem tem dois hotspots, coincidentes com dois observatórios já existentes desde os anos 80 e, para o qual, tb tenho imensos registos. Pessoalmente acho que não faz muito sentido ter poucos hotspots nestas áreas de dimensão média, quando para outros sítios equivalentes e, por vezes mais pequenos, há muito mais (e.g., Lagoa de Óbidos). Se aceitarem o ponto anterior para o Camarido e Ínsua, apenas teria a designação de Minho, eliminado-se o Coura, permitindo uma melhor distinção do que ocorre em habitats bem distintos.

Eu sistematizava da seguinte maneira:
1 - Dois pontos associados ao Camarido: Mata e Praia (este último substituindo o ponto Estuário do Minho e Coura - Forte da Ínsua e localiza-lo mais a Norte)

2 - Já o que referem para a Foz do Coura o que costumo fazer é usar o ponto Estuário do Minho e Coura - Área Geral para todas as observações realizadas ao longo da N13 desde o final da Mata do Camarido (início da frente urbana de Caminha) até ao final do Sapal do Coura já depois da ponte da N13 em direção a Seixas.
Mas concordo que poderia haver então dois pontos separados: um para a frente urbana de Caminha virada para o Minho apanhando o troço final do Estuário do Minho e um segundo ponto para a Foz do Coura que apanharia a frente urbana de Caminha virada para o Coura, a ponte e os sapais já do lado de Seixas. Nesta versão talvez fizesse sentido manter o ponto Estuário do Minho e Coura - Área Geral.[/quote]


Obrigado,

Acho que a tua sugestão é boa, mas vê se percebi:

1) Pinhal do Camarido: mantemos, como está.

2) Praia do Camarido: pomos um pouco mais a Norte, na curva quando se está virado para Camposancos e o Monte Tegra e depois viramos para a Ínsua. Aqui só tenho duvidas no nome a dar ao sítio.

3) Área geral: acho que mantemos o nome, mas talvez o deslocasse um pouco mais para oeste, no centro do Rio, mas junto à Marginal de Caminha e, depois do cais do Ferry.

4) Sapal do Coura etc- acho que só temos que definir o local, pois eu tenho o enviesamento de ver mais aves do lado de Caminha e, menos do lado de Seixas, mas talvez até fosse melhor estar no lado de Seixas/Marinhas, pois o sapal é maior deste lado - mas a ideia era cobrir a zona entre as pontas da Ferrovia e N13 e, toda a área de sapal influenciada pelo Coura.

Parece-te bem?

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Rui Figueiredo Ter Jan 22, 2019 8:49 am

Luis Reino escreveu:

Obrigado,

Acho que a tua sugestão é boa, mas vê se percebi:

1) Pinhal do Camarido: mantemos, como está.

2) Praia do Camarido: pomos um pouco mais a Norte, na curva quando se está virado para Camposancos e o Monte Tegra e depois viramos para a Ínsua. Aqui só tenho duvidas no nome a dar ao sítio.

3) Área geral: acho que mantemos o nome, mas talvez o deslocasse um pouco mais para oeste, no centro do Rio, mas junto à Marginal de Caminha e, depois do cais do Ferry.

4) Sapal do Coura etc- acho que só temos que definir o local, pois eu tenho o enviesamento de ver mais aves do lado de Caminha e, menos do lado de Seixas, mas talvez até fosse melhor estar no lado de Seixas/Marinhas, pois o sapal é maior deste lado - mas a ideia era cobrir a zona entre as pontas da Ferrovia e N13 e, toda a área de sapal influenciada pelo Coura.

Parece-te bem?

Tudo ok por mim só sugerindo que o ponto a existir do Sapal do Coura talvez ficasse bem na ponte da N13

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Luis Reino Ter Jan 22, 2019 9:14 am

Parece-me bem e, porventura a meio do trajecto entre as duas margens. Posto isto e, se acharem bem posso propor os locais, desde que haja consenso. Todavia, não posso ser eu a fazer as alterações.

Flávio posso sugerir as coordenadas e afinarmos os nomes finais?

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Ter Jan 22, 2019 12:23 pm

Luis Reino escreveu:Boas,

Enquanto aguardo as respostas às minhas sugestões para a zona de Caminha, para as poder consolidar e criar novas zonas 'sem ser á toa' queria propor também algumas alterações para o o Planalto de Montesinho. Os 2-3 hotspots criados parecem-me bem, mas penso que era fundamental criar outro. Eu conheço bastante bem área, pois vivi por aquelas bandas durante três anos e, durante um década fiz muito trabalho de campo por lá.

Proposta:

Área de Montesinho- coincidindo com a aldeia de Montesinho, parece-me bem, mas podia ser deslocada ligeiramente para o lado e, para a antiga casa florestal. Dava-se primazia a uma local fantástico, pois, apesar de estar um pouco com 'ar espatifado', criam por lá três espécies de elementos nortenhos, nada menos do que: Lanius collurio, Anthus trivialis e Loxia curvirostra. Recomendo como um local de introdução a toda a área.

Barragem de Serra de Serrada: de igual modo, mas colocava-a um pouco mais para sudeste e, para o paredão.

Lama Grande: igual, mas centrada nos lameiros onde criam Lanius collurio, Anthus trivialis, Anthus spinoletta, entre outras.

Nova área: criação de uma área intermédia entre a Lama Grande e a Barragem, porventura na zona do Porto Sabor - posso propor um local. São áreas bem diferenciadas e, não à razão para meter os dados na zona de Serra Serrada que está a 1300 m e a maior parte do planalto que já está entre os 1400-1500 m. Mais a mais, a zona da Lama Grande tem uma tipologia de habitat, com muitos lameiros com Pinus sylvestris e Betula sp. a limitá-los, diferenciando-a das restantes áreas entre a barragem e o planalto.

Fico à espera,

Abraço,

L

Olá Luís.

Relativamente a Montesinho, segundo percebi, as alterações que propões aos pontos existentes são bastante pacíficas. Nesse sentido, aguardo as coordenadas para onde sugeres que se mova os pontos.
A proposta de um novo ponto tem de seguir a via normal, como já referi anteriormente.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Ter Jan 22, 2019 12:24 pm

Luis Reino escreveu:
Flávio posso sugerir as coordenadas e afinarmos os nomes finais?

Por mim sim.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Estuário do Minho e afins

Mensagem por Luis Reino Qua Jan 23, 2019 4:27 am

Flávio Oliveira escreveu:
Luis Reino escreveu:
Flávio posso sugerir as coordenadas e afinarmos os nomes finais?

Por mim sim.

Estuário do Minho e afins.

Estuários do Minho e Coura--Forte da Ínsua: O nome tem que ser mudado - que tal Estuário do Minho-Praia do Camarido e Forte da Ínsua. É comprido eu sei...

Coordenadas:

41 52 10 N
-8 51 48 W


Estuários do Minho e Coura--área geral: Deslocava esta área para a frente ribeirinha de Caminha, mas em águas territoriais portuguesas.

Coordenadas:

41 52 25 N
-8 50 58 W

Nono Ponto;

Sapal do Coura

Coordenadas (N13):

41 52 43 N
-8 49 58 W

Já agora e como é próximo proponho uma nova área

Praia de Moledo:

Coordenadas:

41 50 50 N
-9 52 02 W

Fica por definir, na minha opinião o nome para as Margens do Coura que poderia ser:

Caniçal e veigas do Coura, criando uma nova área nas veigas de Argela e Vilar de Mouros

Obrigado e qq esclarecimento é só dizer,

L

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Qua Jan 23, 2019 2:41 pm

Luis Reino escreveu:
Nono Ponto;

Sapal do Coura

Coordenadas (N13):

41 52 43 N
-8 49 58 W

Já agora e como é próximo proponho uma nova área

Praia de Moledo:

Coordenadas:

41 50 50 N
-9 52 02 W

Luís, parece-me que estamos aqui com uma falha de comunicação.

O pedido/sugestão de novos hotspots tem sempre de ser feito através da funcionalidade que o eBird disponibiliza para o efeito.

Dito de outro modo, um novo hotspot não pode ser criado "a partir do nada", tem que ser originado num ponto pessoal de alguém (neste caso um ponto teu).
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Luis Reino Qua Jan 23, 2019 3:18 pm

Flávio Oliveira escreveu:
Luis Reino escreveu:
Nono Ponto;

Sapal do Coura

Coordenadas (N13):

41 52 43 N
-8 49 58 W

Já agora e como é próximo proponho uma nova área

Praia de Moledo:

Coordenadas:

41 50 50 N
-9 52 02 W

Luís, parece-me que estamos aqui com uma falha de comunicação.

O pedido/sugestão de novos hotspots tem sempre de ser feito através da funcionalidade que o eBird disponibiliza para o efeito.

Dito de outro modo, um novo hotspot não pode ser criado "a partir do nada", tem que ser originado num ponto pessoal de alguém (neste caso um ponto teu).

Peço desculpa - fiquei com a dúvida, mas já percebi. Então vou criar o de Moledo (mais tarde tb criarei um entre Âncora e Moledo) e crio o da N13, com combinado.
Fazes as outra alterações no Estuário do Minho, serra d'Arga e Planalto de Montesinho, incluindo o da aldeia de Montesinho?

Fica a faltar também - desculpa insistir - o das Margens do Coura.

Obrigado pela preciosa ajuda, pois queria mesmo começar a por estes dados.

Luís

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Qua Jan 23, 2019 4:00 pm

Luis Reino escreveu:
Peço desculpa - fiquei com a dúvida, mas já percebi. Então vou criar o de Moledo (mais tarde tb criarei um entre Âncora e Moledo) e crio o da N13, com combinado.
Fazes as outra alterações no Estuário do Minho, serra d'Arga e Planalto de Montesinho, incluindo o da aldeia de Montesinho?

Fica a faltar também - desculpa insistir - o das Margens do Coura.

Obrigado pela preciosa ajuda, pois queria mesmo começar a por estes dados.

Luís

Sim, farei as alterações aos pontos existentes de acordo com o que temos falado. Estava apenas à espera dos pedidos dos novos pontos que tens sugerido para fazer tudo ao mesmo tempo e ver da sua conjugação global.

Nesse sentido, em relação ao ponto "Margens do Coura" aguardo os pontos que tens para a zona para ver o que lhe faço.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Luis Reino Qui Jan 24, 2019 2:51 am

[quote="Flávio Oliveira"]
Luis Reino escreveu:
Peço desculpa - fiquei com a dúvida, mas já percebi. Então vou criar o de Moledo (mais tarde tb criarei um entre Âncora e Moledo) e crio o da N13, com combinado.
Fazes as outra alterações no Estuário do Minho, serra d'Arga e Planalto de Montesinho, incluindo o da aldeia de Montesinho?


Sim, farei as alterações aos pontos existentes de acordo com o que temos falado. Estava apenas à espera dos pedidos dos novos pontos que tens sugerido para fazer tudo ao mesmo tempo e ver da sua conjugação global.

Nesse sentido, em relação ao ponto "Margens do Coura" aguardo os pontos que tens para a zona para ver o que lhe faço.


Olá Flávio,

Já adicionei o das Veigas de Argela e Vilar de Mouros - coloquei-o na área onde caiem a maior parte dos meus registos. Vou adicionais pelos menos dois locais na aldeia de Argela, onde tenho bastantes registos. Farei o mesmo na serra d'Arga, mas aqui 'o importante' é proceder às alterações que sugeri.

Abraço,

L

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Qui Jan 24, 2019 1:09 pm

Luis Reino escreveu:
Olá Flávio,

Já adicionei o das Veigas de Argela e Vilar de Mouros - coloquei-o na área onde caiem a maior parte dos meus registos. Vou adicionais pelos menos dois locais na aldeia de Argela, onde tenho bastantes registos. Farei o mesmo na serra d'Arga, mas aqui 'o importante' é proceder às alterações que sugeri.

Abraço,

L

Olá Luís.
Já efectuei algumas alterações e aceitei o ponto da Veiga de Argela (só amanhã essas alterações serão visíveis).
Reparei, entretanto, que já propuseste outro ponto para o lugar de Santa Cruz (freguesia de Argela) e, pelo que percebi, terás ainda outro para propor. Peço que tenhas em atenção a proximidade dos pontos e que não sugiras pontos muito próximos uns dos outros e de limites pouco definidos. Nesses casos é preferível que os mantenhas como pontos pessoais.

Em relação à Serra de Arga e Serra de Montesinho não chegaste a indicar a localização exacta para onde sugeres que se desloquem os pontos. Fico a aguardar essas coordenadas (se possível copia directamente do Google maps).

Em relação ao ponto "Margens do Coura", preciso que termines as propostas de novos pontos para a zona para ver qual será a melhor solução.

Creio que não me esqueci de nada.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Luis Reino Qui Jan 24, 2019 4:07 pm

Olá Flávio,

Sim o ponto do lugar de Santa Cruz é sobre onde caiem muitos registos meus sobretudo, por que coincidem com várias propriedades de familiares, incluindo a casa dos meus pais. Ainda assim agrega registos de várias áreas. Todavia, tenho dúvidas se devo criar outro entre a Veiga de Argela e Santa Cruz, pois provavelmente fará sentido incluir esses registos num ponto pessoal, pois na verdade deixei de observar lá. Pergunto todavia uma coisa: quando crio um ponto pessoal como é que esses dados são depois agregados em termos do ebird? Confesso que não sei ou não percebi ainda.

Serra d'Arga

Área geral: deveria ser deslocada, como referi para a área mais alta da serra e na única zona que está acima dos 800 m de altitude.

Coordenadas:

41 48 10 N
-8 42 17 W

No antigo local é só mudar para serra d'Arga-São João de Arga.

Irei propor um local para a área das Argas de Cima e Argas de Baixo, pois ainda tenho alguns registo e agregada uma área de encosta de planalto interessante, embora não demasiado rica.

Colocaria aqui:

41 50 22 N
-8 42 05 W

Dá uma olhadela e eu crio, admitindo que achas preferível criar um mais geral e, não dois.

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Luis Reino Qui Jan 24, 2019 4:21 pm

Montesinho

Alterações:

Ponto da Lama Grande:

Passaria para aqui, sobre a sua área mais relevante:

41 58 50 N
-6 47 41 E

Barragem de Serra Serrada:

Para aqui:

41 57 41 N
-6 46 18 W

Planalto Área geral

41 57 54 N

-6 47 09 W

Verifica e eu crio se concordares

Montesinho (aldeia).

42 56 15 N
-6 45 38 W

Ainda irei propor outros pontos, relativamente próximos e bem delimitados em termos de observação.

É uma década de muito trabalho na área.

Obrigado e se discordares apita sem problemas como é óbvio.

Luís

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Sex Jan 25, 2019 3:44 pm

Luis Reino escreveu:Pergunto todavia uma coisa: quando crio um ponto pessoal como é que esses dados são depois agregados em termos do ebird? Confesso que não sei ou não percebi ainda.

Em termos de "valor" dos dados associados às respectivas listas, um ponto pessoal é exactamente igual a um hotspot. A única diferença é que num ponto pessoal não é possível ver a informação da forma que os hotspots possibilitam (exemplo da Barrinha de Esmoriz: https://ebird.org/portugal/hotspot/L2369169?yr=all&m=&rank=lrec).
A única coisa que é possível ver num ponto pessoal, do ponto de vista da "arrumação dos dados", são os gráficos de barras, sendo visível apenas para o "dono" do ponto.
De resto, todas as listas contam para as estatísticas dos diferentes níveis geográficos (concelho, distrito, país), independentemente de serem de pontos pessoais ou hotspots.

Aproveito para referir uma coisa de que talvez não te tenhas apercebido. Actualmente não há nenhuma forma de garantir a "qualidade" das listas inseridas nos hotspots do ponto de vista da distância percorrida. Vou usar um exemplo que já usei no passado: imagina o Jardim da Estrela, é relativamente pequeno, uma lista de percurso nesse hotspot não deverá exceder 1-2km. Se alguém quiser lá meter uma lista de 20km pode fazê-lo sem problema, ou mesmo de 50km...

Estou a dizer isto para que possas ponderar se realmente queres que determinado ponto pessoal seja hotspot. É que a partir desse momento podem ir lá parar listas de qualquer lado...
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 8 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 7, 8, 9 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos