Registos invulgares - Norte
+23
Mário Estevens
Ricardo Melo
PedroSeixas
Luisfssantos
Samuel Patinha
Luis Silva
lrodrigues
Rui Figueiredo
HL
patriciaeluis
Helder Vieira
pedrocardia
Araújo da Silva
Paulo Belo
Tissot
Flávio Oliveira
João Tomás
pedro121
PNicolau
AndreVieira
conspicillata
LuisMM
Gonçalo Elias
27 participantes
Fórum Aves :: eBird
Página 16 de 16
Página 16 de 16 • 1 ... 9 ... 14, 15, 16
Re: Registos invulgares - Norte
Luis Reino escreveu:E já agora os Luscinias respondem muito bem a chamamentos. Podes indagar. Eu nesta altura meto frequentemente o chamamento via telemóvel para ver se respondem. Os primeiros migradores devem estar a chegar ao Litoral Norte, pos como nidificante é escassa ou bastante localizada.
Durante a reprodução respondem bem aos assobios em crescendo (acho que estou a aplicar bem o termo )
HL escreveu:Luis Reino escreveu:E já agora os Luscinias respondem muito bem a chamamentos. Podes indagar. Eu nesta altura meto frequentemente o chamamento via telemóvel para ver se respondem. Os primeiros migradores devem estar a chegar ao Litoral Norte, pos como nidificante é escassa ou bastante localizada.
Durante a reprodução respondem bem aos assobios em crescendo (acho que estou a aplicar bem o termo )
Sim, mas nessa altura estão muito activos. Aqui em Fão em Caminha o ano passado comecei a fazer chamamentos um pouco por todo o lado a partir de Agosto e tive muitas respostas.
Não é um Anthus, parece-me um fringelídeo, talvez um verdelhão juvenil.
um verdilhão ou um chamariz juvenil, mas claramente um fringilídeo juvenil, João Lima, é só ver o bico, é cónico e forte, típico de uma alimentação à base de sementes e não fino e comprido com as petinhas que se alimentam principalmente de insectos.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Tb ponderei Serinus, mas pareceu-me mt cabeçudo.
Última edição por HL em Sáb Jul 31, 2021 5:04 pm, editado 1 vez(es)
Sim eu tbem diria Chloris.HL escreveu:Tb poderei Serinus, mas pareceu-me mt cabeçudo.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Pois bem, não há duvidas que não é um Anthus. Acho que a situação dos rouxinóis também deveria ser revista.
Joel Neves- Número de Mensagens : 55
Local : Porto
Já alterei a entrada dos Anthus. Quanto aos rouxinóis, o som que ouvi no local bate certo com Luscinia megarhynchos
João Lima- Número de Mensagens : 103
Atenção que não convém submeter registos sem certeza.João Lima escreveu:Já alterei a entrada dos Anthus. Quanto aos rouxinóis, o som que ouvi no local bate certo com Luscinia megarhynchos
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:Atenção que não convém submeter registos sem certeza.João Lima escreveu:Já alterei a entrada dos Anthus. Quanto aos rouxinóis, o som que ouvi no local bate certo com Luscinia megarhynchos
Sim, certo. Quanto aos Anthus faço "mea culpa" porque não confirmei o registo com as fotos que tinha, quando cheguei a casa. Já alterei o registo e vou ser mais cauteloso na confirmação no futuro.
Quanto aos rouxinóis, na altura, quando ouvi o canto que me fez registar a espécie, vim aqui ao portal ouvir os cantos de Luscinia e de Cettia cetti para confirmar que não estava a registar a espécie errada. Quando esta questão surgiu fui confirmar outra vez (se bem que aqui já de memória, por isso vale o que vale). Nesta observação mantenho que o canto que ouvi era mais semelhante aos áudios de Luscinia megarhynchos que encontrei aqui no portal e no eBird do que aos de Cettia cetti.
Mas sou relativamente inexperiente e como não tenho um áudio que suporte a observação, vou seguir os vossos conselhos e remover o registo, para jogar pelo seguro (não vou alterar para Cettia cetti porque em boa verdade não tenho dados que suportem essa alteração). Na próxima visita ao local vou estar mais atento e tentar gravar os sons que ouvir para tirar as teimas.
Obrigado a todos pelo feedback!
João Lima- Número de Mensagens : 103
João Lima escreveu:Na próxima visita ao local vou estar mais atento e tentar gravar os sons que ouvir para tirar as teimas.
Pois, gravar é sempre uma boa opção quando se ouve um som desconhecido - aliás hoje em dia a maioria dos telemóveis consegue fazer registos sonoros com alguma qualidade
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Página 16 de 16 • 1 ... 9 ... 14, 15, 16