Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

+10
Paulo Lemos
PedroN
Paulfer
Tissot
PNicolau
Flávio Oliveira
RuiCaratao
pedro121
Gonçalo Elias
João T. Tavares
14 participantes

Página 7 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 7 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Paulo Alves Seg Jun 03, 2019 2:32 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Paulo Alves escreveu:Posso ajudar em relação aos registos do Parque Natural da Serra de São Mamede. Foram realizados pelo Rafael Matias que me cedeu as notas referentes aos mesmos. Gostaria que fosse ele a fazê-lo, mas como não tem estado muito activo no Fórum mais logo posso transcrevê-las aqui.

Pois esses dois eu também sabia, desde já obrigado pela ajuda. De facto o Rafael deixou de frequentar este Forum em 2013 (ou pelo menos não voltou a fazer login desde essa data).

Se bem me recordo um deles foi junto ao rio Sever (um dos raros registos na bacia do Tejo) e o outro foi na ribeira do Abrilongo, que fica no extremo sueste do PNSSM - não tenho a certeza se não é na zona onde acabou por ser construída a barragem do Abrilongo. Com a indicação da tétrada onde foi feita a observação deverá dar para saber.

Então cá vai:

Rafael Matias escreveu:
1) Iduna opaca (05.Jun.1999): 39°29'3.96"N, 7°21'0.21"W
2) Iduna opaca (02.Mai.1999): 39° 8'44.92"N, 7° 9'12.61"W (junto à Pedra Torta).
Ainda fiz uma terceira observação no mesmo ano, mas era uma ave em passagem muito precoce e por isso não adianta o local. A ave de Junho estava a cantar insistentemente na linha de água (que acho que estava seca, aliás toda a zona é muitíssimo seca) e não muito longe havia também H. polyglotta. O bicho de Maio estava constantemente numa zona de Cistus e parecia poder ter algum ninho perto ou de estar em vias disso.

A minha opinião é que a zona tem potencial para a espécie.
Eu realizei uma visita à zona da Pedra Torta depois de o Rafael me ter falado dos locais, mas sem sucesso.
Tenciono lá voltar muito em breve.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2551
Local : Concavada - Abrantes

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 7 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Seg Jun 03, 2019 2:50 pm

Bem, e fazer um censo para a espécie? Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por Paulo Alves Seg Jun 03, 2019 2:51 pm

pedro121 escreveu:Bem, e fazer um censo para a espécie? Smile

Já vais tarde Cool essa ideia já foi falada e por mim avança-se!
Paulo Alves
Paulo Alves

Mensagem por pedro121 Seg Jun 03, 2019 3:08 pm

Paulo Alves escreveu:

Bem, eu ofereço-me para o troço acima indicado.
pedro121
pedro121

Mensagem por Paulo Alves Seg Jun 03, 2019 3:19 pm

pedro121 escreveu:
Paulo Alves escreveu:

Bem, eu ofereço-me para o troço acima indicado.

A questão está também em perceber qual a área a prospectar.
Esta zona é para mim óbvia.
Paulo Alves
Paulo Alves

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 03, 2019 3:30 pm

É fazer como no censo do rouxinol-grande-dos-caniços: definem-se zonas (podem ser distritos ou outras unidades geográficas) e arranja-se um coordenador regional para cada zona.

Eu se estiver cá no próximo ano, fico já com o Algarve. O que não quer dizer que não possa dar uma perninha em Beja.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25661

Mensagem por Paulo Alves Seg Jun 03, 2019 3:39 pm

Gonçalo Elias escreveu:É fazer como no censo do rouxinol-grande-dos-caniços: definem-se zonas (podem ser distritos ou outras unidades geográficas) e arranja-se um coordenador regional para cada zona.

Distritos a prospectar são Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

Inicialmente achava que faria sentido apenas de Portalegre para baixo, mas a presença da espécie em Cáceres torna Castelo Branco um distrito a prospectar.

Gonçalo Elias escreveu:Eu se estiver cá no próximo ano, fico já com o Algarve. O que não quer dizer que não possa dar uma perninha em Beja.

Sendo assim estou disposto a arcar com Portalegre.
Paulo Alves
Paulo Alves

Mensagem por Paulo Alves Qua Jun 12, 2019 3:22 pm

Paulo Alves escreveu:
Rafael Matias escreveu:
1) Iduna opaca (05.Jun.1999): 39°29'3.96"N, 7°21'0.21"W
2) Iduna opaca (02.Mai.1999): 39° 8'44.92"N, 7° 9'12.61"W (junto à Pedra Torta).

A minha opinião é que a zona tem potencial para a espécie.
Eu realizei uma visita à zona da Pedra Torta depois de o Rafael me ter falado dos locais, mas sem sucesso.
Tenciono lá voltar muito em breve.

Ontem, eu e o Eduardo Realinho, prospectámos estes dois locais, mas sem sucesso.
Paulo Alves
Paulo Alves

Mensagem por Eduardo Realinho Qua Ago 14, 2019 8:27 pm

Olá! Também gostava de deixar algumas notas. Valem o que valem mas prefiro partilhar convosco do que guardar só para mim.

A minha experiência com a espécie é recente, mas algo intensa Smile começou no ano passado no Guadiana, entre Mérida e Badajoz, num dos pontos mais povoados por esta espécie que eu conheço por estes lados (Badajoz). Terrenos planos, galeria ripícola desenvolvida, com pequenos povoamentos de choupo e eucalipto. A vegetação arbustiva relevante é composta essencialmente por Tamarix sp. e salgueiros, entre outras. Na minha ultima visita ao local fiquei logo entusiasmado pois ao sair do carro veio logo uma Iduna reclamar comigo, numa pequena caminhada pude detectar vários outros indivíduos, a cantar preferencial e insistentemente em Tamarix. Cada arbusto tinha um, impressionante!! Mas também aparecem nos salgueiros, pelo menos cantam, não sei se constroem ninho. Recomendo sempre este local para quem quiser ganhar calo com a espécie.

Agora em Portugal, durante Maio e Junho deste ano percorri praticamente todo o Guadiana e boa parte do rio Caia, no que diz respeito ao distrito de Portalegre (censo do rouxinol). Encontrei, diria, bastantes Iduna opaca, 13 se não me engano. A maior parte foram em locais já conhecidos: rio Caia junto à Herdade da Alfarófia, a foz do Caia e os pontos normalmente chamados "Santo Ildefonso". Apesar de a maior parte dos registos terem sido aprovados no eBird, nem todos foram e há um que me parece mais relevante: https://ebird.org/view/checklist/S56081768 pois é um pequeno salto na distribuição aprovada/conhecida da espécie no eBird. Entrei em contacto com o revisor de Portalegre para tirar eventuais dúvidas e chegarmos a uma conclusão. Com isto, percorri imenso habitat, contínuo à presença da espécie, mas não a encontrei em todo o lado. Claro que pode lá estar e não ter sido detectada, o meu objectivo era o rouxinol e a Iduna vinha por acréscimo, os percursos nem sempre foram feitos à hora ideal por exemplo.
Característica comum dos locais onde detectei a espécie: zonas de vegetação ripícola bem desenvolvida, com densidade. Em quilómetros de Guadiana ladeado por agricultura intensiva com uma faixa de um (1) amieiro entre o campo cultivado e o rio: zero bichos. Em zonas onde existe alguma densidade de vegetação ripícola ou vegetação arbustiva adjacente à galeria ripícola, aí sim estão concentrados os bichos. Deixo aqui alguns exemplos. Se percorrerem o Guadiana pelo mapa com os pontinhos da espécie no eBird vão reparar que há "ilhas" com as características que referi, ou do lado português ou do lado espanhol, onde a espécie está presente:
- Foz do Caia: https://ebird.org/view/checklist/S51245495
- "Ilha de Charcas": https://ebird.org/view/checklist/S57399082 detectei um indivíduo do lado português que só foi aprovado depois de ir ao lado espanhol "ligar os pontos" Smile
- Santo Ildefonso: https://ebird.org/view/checklist/S56058492 exactamente as mesmas características da "Ilha de Charcas" mas do lado português, para mim o mais acessível e melhor local para desfrutar da espécie em PT

Considerando a tipologia de habitat que referi, no início de Julho encontrei um local semelhante nas Termas de Monfortinho e curiosamente vi que esse local já aqui foi referido, eu concordo, tem muita pinta!! Não fiquei muito tempo (hora errada para qualquer tipo de censo, imenso calor...), não me recordo se tinha Tamarix ou não e o rio estava seco. Fiquei curioso por ali voltar para procurar Iduna em condições mais favoráveis. Coordenadas: 40.000448, -6.873238 e sugestão: partilhem locais com pinta de modo a preparar o terreno para 2020  Wink

Desculpem o testamento Smile se estiver por cá para o ano podem contar comigo para percorrer o Guadiana outra vez, agora concentrado nas Iduna, ou visitar outras áreas.
Eduardo Realinho
Eduardo Realinho

Número de Mensagens : 38
Local : Guarda

Mensagem por Gonçalo Elias Sex maio 22, 2020 7:02 am

Curiosidade: o site da Bird Life dá a esta espécie o nome Isabelline Warbler

http://datazone.birdlife.org/species/factsheet/isabelline-warbler-iduna-opaca
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jul 01, 2020 9:34 am

Os planos de realizar um censo este ano foram por água abaixo, devido à pandemia.

Logo veremos se é possível no próximo ano.

Entretanto ocorreu-me que esta espécie continua como raridade em Portugal, apesar da recente descoberta de um núcleo de aves nidificantes. Não sei bem qual é o tratamento dado a um caso como este tendo em conta os critérios quantitativos recentemente definidos, mas parece-me que mais cedo ou mais tarde vai sair da lista.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Qua Jul 01, 2020 1:24 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Entretanto ocorreu-me que esta espécie continua como raridade em Portugal, apesar da recente descoberta de um núcleo de aves nidificantes. Não sei bem qual é o tratamento dado a um caso como este tendo em conta os critérios quantitativos recentemente definidos, mas parece-me que mais cedo ou mais tarde vai sair da lista.

A espécie será retirada se se verificar presença continuada durante 5 anos.

Portanto para o ano.
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jun 16, 2022 9:59 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:

Portanto para o ano.

Esta espécie chegou a sair da lista? Basta serem 5 anos seguidos ou é preciso um número mínimo de registos por ano? Tenho ideia que o valor médio era levado em conta (não tenho presentes os valores).

Lembrei-me de ver isto porque hoje observei a espécie na zona habitual (Elvas) e verifiquei que se trata do primeiro e até agora único registo este ano.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Sex Jun 17, 2022 4:23 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:

Portanto para o ano.

Esta espécie chegou a sair da lista? Basta serem 5 anos seguidos ou é preciso um número mínimo de registos por ano? Tenho ideia que o valor médio era levado em conta (não tenho presentes os valores).

Lembrei-me de ver isto porque hoje observei a espécie na zona habitual (Elvas) e verifiquei que se trata do primeiro e até agora único registo este ano.

Pois, ou seja, houve uma decisão inicial, mas depois quando foi criada a regra geral, essa tem precedência, portanto sim, ainda é.
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jun 17, 2022 12:20 pm

pedro121 escreveu:Pois, ou seja, houve uma decisão inicial, mas depois quando foi criada a regra geral, essa tem precedência, portanto sim, ainda é.

Foi o que imaginei.

Ora como a maioria das pessoas que queria "tickar" a espécie já o fez, o número de registos caiu muito e pode dar-se o caso de nos próximos anos não serem atingidos os mínimos para retirar a espécie da lista.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 7 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Ir para o topo