ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)
+10
Paulo Lemos
PedroN
Paulfer
Tissot
PNicolau
Flávio Oliveira
RuiCaratao
pedro121
Gonçalo Elias
João T. Tavares
14 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 3 de 7
Página 3 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)
E vão dois anos sem um único registo, para espécie comum começo a ficar preocupado...
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Comum? Quem é que disse que era comum? lol
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Gonçalo Elias escreveu:Comum? Quem é que disse que era comum? lol
Comum no sentido que não é uma raridade homologavel, não no sentido de de ser abundante/frequente, toda a gente parece estar de acordo que é rara, digamos que nos USA seria claramente uma categoria 3.
De facto não é uma raridade, mas parece-me que dividir as espécies apenas em "comuns" e "raridades" (consoante estejam ou não sujeitas a homologação) é demasiado redutor...
Gonçalo Elias escreveu:De facto não é uma raridade, mas parece-me que dividir as espécies apenas em "comuns" e "raridades" (consoante estejam ou não sujeitas a homologação) é demasiado redutor...
não é redutor, é uma classificação de ordem pratica que em nada reflecte a abundância da espécie, o que não falta são espécies que não precisam de homologação que são mais raras que espécies que precisam de homologação, o que só reforça a necessidade de rever quais as espécies para o qual são necessários mais dados, e a felosa-pálida claramente é uma delas, simplesmente não sabemos quando ocorre, onde ocorre e em que números, dado o risco de confusão com felosa-poliglota os registos históricos são passiveis de serem questionados.
Para todos os efeitos para mim a espécie é uma raridade e eu irei arrola-la se algum dia aparecer um individuo passível de ser arrolado, não é para mim diferente de uma felosa-assobiadeira ou de uma felosa-icterina, raridade sujeita a drift lateral na primavera e em Agosto é como está na minha target list.
Eu continuo a acreditar que existe uma pequena população nidificante no sueste do território, nota que essa é uma zona muito pouco visitada por observadores de aves.
Uma nota adicional: este ano não houve registos confirmados mas eu tive duas suspeitas... quiçá em 2016?
Gonçalo Elias escreveu:Uma nota adicional: este ano não houve registos confirmados mas eu tive duas suspeitas... quiçá em 2016?
É daquelas espécies que é uma questão de tempo até aparecer alguma arrolavel.
Blah... Quem é que quer arrolar isto?pedro121 escreveu:Gonçalo Elias escreveu:Uma nota adicional: este ano não houve registos confirmados mas eu tive duas suspeitas... quiçá em 2016?
É daquelas espécies que é uma questão de tempo até aparecer alguma arrolavel.
Eu gostava mais de ir à procura de casais reprodutores.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:
Blah... Quem é que quer arrolar isto?
Quero eu claro, era uma pedra fora do meu sapato. Mas vou arrolar um casal reprodutor que tu descobrires, assim ficamos os dois satisfeitos.
Ok! A ver se reservo um fim-de-semana na próxima Primavera para ir procurar.pedro121 escreveu:PNicolau escreveu:
Blah... Quem é que quer arrolar isto?
Quero eu claro, era uma pedra fora do meu sapato. Mas vou arrolar um casal reprodutor que tu descobrires, assim ficamos os dois satisfeitos.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
pedro121 escreveu:Um apanhado das ultimas observações publicadas:
1992, 17-Set, A norte de Loule, 1 ind, F Walker
1992, 7-Out, Vilamoura, 1 ind, F Walker
1994, 24-Maio, Picota-Monchique, 1 ind, D. Bookless
2004, 04-Jun, Entre Aguas-Moura, L. Gordinho
2007, 07-Set, Sagres, pinhal, S Wates
2007, 13-Set, Vila do Bispo
2007, 25-Mai, Castro Marin
2009, 15-Set, Vila do Bispo
2009, 28-Jun, Figueira-Algarve, Chris Seaton
2010, 04-Ago, Silves
2010, 13-Set, Quinta do Lago, Rui Caratão
2010, 20-Mai, Quinta do Lago, G. Schreider
2012, Arrochela, T. Valkenburg
2013, 03-Set, Reguengos de Monsaraz, parque, P.Grilo
2013, 15-Ago, Faro, J. T. Tavares
Alguém tem acesso à Pardela 10? Creio que haverá lá uma observação publicada desta espécie, no distrito de Portalegre...
Felosa pálida (Iduna opaca)
Boas tardes,
Alguém sabe se a felosa pálida (Iduna opaca) ainda nidifica em Portugal, o sitio onde tinha ideia que existia era nos pomares junto ao rio Ardila, antes de chegar a Moura, ou é na Quinta do Lago?
Cumprimentos
Pedro Noronha
Alguém sabe se a felosa pálida (Iduna opaca) ainda nidifica em Portugal, o sitio onde tinha ideia que existia era nos pomares junto ao rio Ardila, antes de chegar a Moura, ou é na Quinta do Lago?
Cumprimentos
Pedro Noronha
PedroN- Número de Mensagens : 55
PedroN escreveu:Boas tardes,
Cumprimentos
Pedro Noronha
Existem observações dispersas em diversos locais do Alentejo interior e do Algarve, mas que eu saiba não existe nenhuma confirmação recente de nidificação.
Segundo me lembro, e também considerando as variações nos juvenis, as H. poliglota sofrem mudas parciais nos 1ºs meses e podem parecer deslavadas (mesmo sem amarelo), mas essa parece-me demasiado castanha. Esse fundo pode enganar quanto à cor, que pode não ser "real", mas a cor dessas patas...
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Paulo Lemos escreveu:Segundo me lembro, e também considerando as variações nos juvenis, as H. poliglota sofrem mudas parciais nos 1ºs meses e podem parecer deslavadas (mesmo sem amarelo), mas essa parece-me demasiado castanha. Esse fundo pode enganar quanto à cor, que pode não ser "real", mas a cor dessas patas...
Alguém percebeu a que ave se refere o Paulo? A serio, qual é a foto?
pedro121 escreveu:Paulo Lemos escreveu:Segundo me lembro, e também considerando as variações nos juvenis, as H. poliglota sofrem mudas parciais nos 1ºs meses e podem parecer deslavadas (mesmo sem amarelo), mas essa parece-me demasiado castanha. Esse fundo pode enganar quanto à cor, que pode não ser "real", mas a cor dessas patas...
Alguém percebeu a que ave se refere o Paulo? A serio, qual é a foto?
Não sejas assim, tudo tem ...a sua interpretação.
Podíamos era apostar uns cafés, ganha quem for o primeiro a acertar na foto!!!
pedro121 escreveu:Alguém percebeu a que ave se refere o Paulo? Shocked Shocked A serio, qual é a foto? Very Happy
Ainda pensei que fosse a foto de perfil de algum de vocês
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
João Tomás escreveu:pedro121 escreveu:Alguém percebeu a que ave se refere o Paulo? Shocked Shocked A serio, qual é a foto? Very Happy
Ainda pensei que fosse a foto de perfil de algum de vocês
É uma interpretação possível...estás a falar da possível, diria mais, muito provável, Hippolais polyglotta que está no meu ombro esquerdo???
Tissot escreveu:
É uma interpretação possível...estás a falar da possível, diria mais, muito provável, Hippolais polyglotta que está no meu ombro esquerdo???
Provavelmente é a ave de 2010 que deu origem ao tópico.
Halô! Sonhei, tinha aqui mais do que 1 janela aberta, ou havia um comentário do Pedro Ramalho e outro do Gonçalo antes do meu, com um link do flickr (foto de 2015 de uma ave castanha em julho)? Foto identificada no Flickr pelo Pedro como Iduna opaca juvenil. Na foto, o autor tinha-a como Hippolais polyglotta.
Expliquem-me lá isto e as "bocas" anteriores, pois eu estava em local "publico" e até perguntei opinião sobre a ave (cor dela e cor de fundo) antes de postar.
Já agora, um pormenor:
Já agora, um pormenor:
Para esta nomenclatura, fiz copy-paste de um dos comentários desaparecidos:Paulo Lemos escreveu: H. poliglota
Quando vi a participação do Paulo neste tópico e antes de abrir as mensagens não pude deixar de pensar "eh lá, querem ver que a felosa-pálida já tem uma população nidificante no oeste e a malta não sabia?"
Gonçalo Elias escreveu:Quando vi a participação do Paulo neste tópico e antes de abrir as mensagens não pude deixar de pensar "eh lá, querem ver que a felosa-pálida já tem uma população nidificante no oeste e a malta não sabia?"
Pensei exactamente no mesmo!!!!
Paulo Lemos escreveu:Expliquem-me lá isto e as "bocas" anteriores, pois eu estava em local "publico" e até perguntei opinião sobre a ave (cor dela e cor de fundo) antes de postar.6
Já agora, um pormenor:Para esta nomenclatura, fiz copy-paste de um dos comentários desaparecidos:Paulo Lemos escreveu: H. poliglota
Não desapareceu nenhum comentário...tem de arranjar uma explicação melhor para tanta confusão.
Página 3 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7