Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

+10
Paulo Lemos
PedroN
Paulfer
Tissot
PNicolau
Flávio Oliveira
RuiCaratao
pedro121
Gonçalo Elias
João T. Tavares
14 participantes

Página 3 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Sáb Nov 07, 2015 8:47 am

E vão dois anos sem um único registo, para espécie comum começo a ficar preocupado...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Nov 07, 2015 8:52 am

Comum? Quem é que disse que era comum? lol Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Sáb Nov 07, 2015 9:15 am

Gonçalo Elias escreveu:Comum? Quem é que disse que era comum? lol Very Happy

Comum no sentido que não é uma raridade homologavel, não no sentido de de ser abundante/frequente, toda a gente parece estar de acordo que é rara, digamos que nos USA seria claramente uma categoria 3.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Nov 07, 2015 9:18 am

De facto não é uma raridade, mas parece-me que dividir as espécies apenas em "comuns" e "raridades" (consoante estejam ou não sujeitas a homologação) é demasiado redutor...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Sáb Nov 07, 2015 9:33 am

Gonçalo Elias escreveu:De facto não é uma raridade, mas parece-me que dividir as espécies apenas em "comuns" e "raridades" (consoante estejam ou não sujeitas a homologação) é demasiado redutor...

não é redutor, é uma classificação de ordem pratica que em nada reflecte a abundância da espécie, o que não falta são espécies que não precisam de homologação que são mais raras que espécies que precisam de homologação, o que só reforça a necessidade de rever quais as espécies para o qual são necessários mais dados, e a felosa-pálida claramente é uma delas, simplesmente não sabemos quando ocorre, onde ocorre e em que números, dado o risco de confusão com felosa-poliglota os registos históricos são passiveis de serem questionados.

Para todos os efeitos para mim a espécie é uma raridade e eu irei arrola-la se algum dia aparecer um individuo passível de ser arrolado, não é para mim diferente de uma felosa-assobiadeira ou de uma felosa-icterina, raridade sujeita a drift lateral na primavera e em Agosto é como está na minha target list. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Nov 07, 2015 9:57 am

Eu continuo a acreditar que existe uma pequena população nidificante no sueste do território, nota que essa é uma zona muito pouco visitada por observadores de aves.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 08, 2015 2:02 pm

Uma nota adicional: este ano não houve registos confirmados mas eu tive duas suspeitas... quiçá em 2016?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Ter Dez 08, 2015 2:47 pm

Gonçalo Elias escreveu:Uma nota adicional: este ano não houve registos confirmados mas eu tive duas suspeitas... quiçá em 2016?

É daquelas espécies que é uma questão de tempo até aparecer alguma arrolavel.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por PNicolau Ter Dez 08, 2015 2:49 pm

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Uma nota adicional: este ano não houve registos confirmados mas eu tive duas suspeitas... quiçá em 2016?

É daquelas espécies que é uma questão de tempo até aparecer alguma arrolavel.
Blah... Quem é que quer arrolar isto?
Eu gostava mais de ir à procura de casais reprodutores.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Ter Dez 08, 2015 3:35 pm

PNicolau escreveu:
Blah... Quem é que quer arrolar isto?

Quero eu claro, era uma pedra fora do meu sapato. Mas vou arrolar um casal reprodutor que tu descobrires, assim ficamos os dois satisfeitos. Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por PNicolau Ter Dez 08, 2015 4:16 pm

pedro121 escreveu:
PNicolau escreveu:
Blah... Quem é que quer arrolar isto?

Quero eu claro, era uma pedra fora do meu sapato. Mas vou arrolar um casal reprodutor que tu descobrires, assim ficamos os dois satisfeitos.  Very Happy
Ok! A ver se reservo um fim-de-semana na próxima Primavera para ir procurar.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jan 10, 2016 6:26 am

pedro121 escreveu:Um apanhado das ultimas observações publicadas:

1992, 17-Set, A norte de Loule, 1 ind, F Walker
1992, 7-Out, Vilamoura, 1 ind, F Walker
1994, 24-Maio, Picota-Monchique, 1 ind, D. Bookless
2004, 04-Jun, Entre Aguas-Moura, L. Gordinho
2007, 07-Set, Sagres, pinhal, S Wates
2007, 13-Set, Vila do Bispo
2007, 25-Mai, Castro Marin
2009, 15-Set, Vila do Bispo
2009, 28-Jun, Figueira-Algarve, Chris Seaton
2010, 04-Ago, Silves
2010, 13-Set, Quinta do Lago, Rui Caratão
2010, 20-Mai, Quinta do Lago, G. Schreider
2012, Arrochela, T. Valkenburg
2013, 03-Set, Reguengos de Monsaraz, parque, P.Grilo
2013, 15-Ago, Faro, J. T. Tavares

Alguém tem acesso à Pardela 10? Creio que haverá lá uma observação publicada desta espécie, no distrito de Portalegre...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Felosa pálida (Iduna opaca)

Mensagem por PedroN Qua Jan 11, 2017 4:39 am

Boas tardes,

Alguém sabe se a felosa pálida (Iduna opaca) ainda nidifica em Portugal, o sitio onde tinha ideia que existia era nos pomares junto ao rio Ardila, antes de chegar a Moura, ou é na Quinta do Lago?


Cumprimentos


Pedro Noronha

PedroN

Número de Mensagens : 55
Data de inscrição : 01/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 11, 2017 5:26 am

PedroN escreveu:Boas tardes,

Alguém sabe se a felosa pálida (Iduna opaca) ainda nidifica em Portugal, o sitio onde tinha ideia que existia era nos pomares junto ao rio Ardila, antes de chegar a Moura, ou é na Quinta do Lago?


Cumprimentos


Pedro Noronha

Existem observações dispersas em diversos locais do Alentejo interior e do Algarve, mas que eu saiba não existe nenhuma confirmação recente de nidificação.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Paulo Lemos Qua Jan 11, 2017 5:15 pm

Segundo me lembro, e também considerando as variações nos juvenis, as H. poliglota sofrem mudas parciais nos 1ºs meses e podem parecer deslavadas (mesmo sem amarelo), mas essa parece-me demasiado castanha. Esse fundo pode enganar quanto à cor, que pode não ser "real", mas a cor dessas patas...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Qui Jan 12, 2017 3:49 am

Paulo Lemos escreveu:Segundo me lembro, e também considerando as variações nos juvenis, as H. poliglota sofrem mudas parciais nos 1ºs meses e podem parecer deslavadas (mesmo sem amarelo), mas essa parece-me demasiado castanha. Esse fundo pode enganar quanto à cor, que pode não ser "real", mas a cor dessas patas...

Alguém percebeu a que ave se refere o Paulo? Shocked Shocked A serio, qual é a foto? Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Tissot Qui Jan 12, 2017 5:19 am

pedro121 escreveu:
Paulo Lemos escreveu:Segundo me lembro, e também considerando as variações nos juvenis, as H. poliglota sofrem mudas parciais nos 1ºs meses e podem parecer deslavadas (mesmo sem amarelo), mas essa parece-me demasiado castanha. Esse fundo pode enganar quanto à cor, que pode não ser "real", mas a cor dessas patas...

Alguém percebeu a que ave se refere o Paulo? Shocked Shocked  A serio, qual é a foto? Very Happy

Não sejas assim, tudo tem ...a sua interpretação. Very Happy
Podíamos era apostar uns cafés, ganha quem for o primeiro a acertar na foto!!!
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por João Tomás Qui Jan 12, 2017 5:43 am

pedro121 escreveu:Alguém percebeu a que ave se refere o Paulo? Shocked Shocked A serio, qual é a foto? Very Happy

Ainda pensei que fosse a foto de perfil de algum de vocês Twisted Evil
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Tissot Qui Jan 12, 2017 5:51 am

João Tomás escreveu:
pedro121 escreveu:Alguém percebeu a que ave se refere o Paulo? Shocked Shocked A serio, qual é a foto? Very Happy

Ainda pensei que fosse a foto de perfil de algum de vocês Twisted Evil

É uma interpretação possível...estás a falar da possível, diria mais, muito provável, Hippolais polyglotta que está no meu ombro esquerdo??? Very Happy
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Qui Jan 12, 2017 7:04 am

Tissot escreveu:
É uma interpretação possível...estás a falar da possível, diria mais, muito provável, Hippolais polyglotta que está no meu ombro esquerdo??? Very Happy

Provavelmente é a ave de 2010 que deu origem ao tópico.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Paulo Lemos Qui Jan 12, 2017 8:36 am

Halô! Sonhei, tinha aqui mais do que 1 janela aberta, ou havia um comentário do Pedro Ramalho e outro do Gonçalo antes do meu, com um link do flickr (foto de 2015 de uma ave castanha em julho)? Wink Foto identificada no Flickr pelo Pedro como Iduna opaca juvenil. Na foto, o autor tinha-a como Hippolais polyglotta.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Paulo Lemos Qui Jan 12, 2017 8:52 am

Expliquem-me lá isto e as "bocas" anteriores, pois eu estava em local "publico" e até perguntei opinião sobre a ave (cor dela e cor de fundo) antes de postar.
Já agora, um pormenor:
Paulo Lemos escreveu: H. poliglota
Para esta nomenclatura, fiz copy-paste de um dos comentários desaparecidos: Wink
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 12, 2017 9:17 am

Quando vi a participação do Paulo neste tópico e antes de abrir as mensagens não pude deixar de pensar "eh lá, querem ver que a felosa-pálida já tem uma população nidificante no oeste e a malta não sabia?" Twisted Evil
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Tissot Qui Jan 12, 2017 9:33 am

Gonçalo Elias escreveu:Quando vi a participação do Paulo neste tópico e antes de abrir as mensagens não pude deixar de pensar "eh lá, querem ver que a felosa-pálida já tem uma população nidificante no oeste e a malta não sabia?" Twisted Evil

Very Happy Very Happy Pensei exactamente no mesmo!!!!
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Tissot Qui Jan 12, 2017 9:37 am

Paulo Lemos escreveu:Expliquem-me lá isto e as "bocas" anteriores, pois eu estava em local "publico" e até perguntei opinião sobre a ave (cor dela e cor de fundo) antes de postar.6
Já agora, um pormenor:
Paulo Lemos escreveu: H. poliglota
Para esta nomenclatura, fiz copy-paste de um dos comentários desaparecidos: Wink

Não desapareceu nenhum comentário...tem de arranjar uma explicação melhor para tanta confusão.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos