Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

+10
Paulo Lemos
PedroN
Paulfer
Tissot
PNicolau
Flávio Oliveira
RuiCaratao
pedro121
Gonçalo Elias
João T. Tavares
14 participantes

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por PNicolau Ter Ago 04, 2015 9:33 am

A foto foi em Santiago do Cacém. Parece um bicho muito interessante, de facto.
Eu não vejo qualquer amarelo.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Ago 04, 2015 9:42 am

Uma vez há muitos anos (1991 ou 1992, creio), durante uma sessão de anilhagem na ria de Alvor, capturámos uma Hippolais muito pálida, exactamente com estas cores.

Claro que fiquei logo entusiasmado com a perspectiva de ser uma opaca (na altura 'pallida'), mas depois de analisar a fórmula alar concluiu-se que era uma polyglotta extremamente clara. A fórmula alar não deixou margem para dúvidas, nem havia sobreposição possível.

Desde então para cá passei a encarar com algumas reservas a identificação desta espécie com base apenas na cor da plumagem.

Que outros critérios, para além deste e da voz, vos parecem relevantes / determinantes?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Ter Ago 04, 2015 10:26 am

Gonçalo Elias escreveu:achas que sim? eu já vi poliglotas muito deslavadas e esta parece ter nuances de amarelo na face

Exacto, as poliglotas podem ser incrivelmente deslavadas, quase sem amarelo, resta saber se podem se-lo nesta idade?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Ter Ago 04, 2015 10:29 am

Gonçalo Elias escreveu:
Desde então para cá passei a encarar com algumas reservas a identificação desta espécie com base apenas na cor da plumagem.

Que outros critérios, para além deste e da voz, vos parecem relevantes / determinantes?

Varios, obviamente que a cor é o que chama a atenção, mas depois tens a voz, estrutura, bico e formula alar, diga-se que neste caso a foto é boa o suficiente para dar algumas ideia sobre a formula alar
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Ter Ago 04, 2015 10:35 am

No caso desta ave ela tem para mim dois problemas, o bico e a cor das patas, mas é sem duvida uma ave que merece alguma atenção.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Qua Ago 05, 2015 2:06 am

O observador colocou mais fotos da mesma ave, nas outras fotos é claramente uma poliglota.

https://www.flickr.com/photos/lcmj/20266638236/in/dateposted/
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por PNicolau Qua Ago 05, 2015 11:24 am

Grande diferença! Shocked
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Qua Ago 05, 2015 11:58 am

PNicolau escreveu:Grande diferença! Shocked

Mesmo! viste as outras duas?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por PNicolau Qua Ago 05, 2015 1:34 pm

pedro121 escreveu:
PNicolau escreveu:Grande diferença! Shocked

Mesmo! viste as outras duas?
Sim, o que a luz/edição faz!
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Qua Ago 05, 2015 2:32 pm

O que é certo é que 2015 continua sem um único registo da felosa...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 05, 2015 2:49 pm

pedro121 escreveu:O que é certo é que 2015 continua sem um único registo da felosa...

Verdade, mas qual foi o esforço de prospecção dirigida em locais favoráveis?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Qua Ago 05, 2015 3:14 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Verdade, mas qual foi o esforço de prospecção dirigida em locais favoráveis?

Andaram algumas pessoas à procura em vários locais, não de forma sistemática, e há muito sitio para haver alguns casais perdidos, sem falar nas migradoras.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por PNicolau Qua Ago 05, 2015 3:34 pm

Sim, eu estive em locais favoráveis.. Incluindo um local onde terei de voltar. E com o Atlas, andou bastante gente no campo.

Claro que, com esta espécie, não existe "demasiado esforço".
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Tissot Qua Ago 05, 2015 5:53 pm

PNicolau escreveu:
pedro121 escreveu:
PNicolau escreveu:Grande diferença! Shocked

Mesmo! viste as outras duas?
Sim, o que a luz/edição faz!

Proponho ao Gonçalo que nos pedidos de identificação, para além de local e da data da foto, passasse a ser igualmente obrigatório incluir uma escala de cores da Kodak, mas só para as espécies mais problemáticas. Para as gaivotas seria igualmente útil acrescentar uma escala de cinzentos.

Aqui vai um exemplo, ainda é só um treino.

DSC08359_1_escala
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 05, 2015 6:09 pm

Matthias, não percebo se isto é a sério ou a brincar... Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Tissot Qua Ago 05, 2015 6:22 pm

Gonçalo Elias escreveu:Matthias, não percebo se isto é a sério ou a brincar... Smile

Hum...agora sou eu que pergunto: estás a falar a sério ou a brincar? confused
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 05, 2015 6:59 pm

Tissot escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Matthias, não percebo se isto é a sério ou a brincar... Smile

Hum...agora sou eu que pergunto: estás a falar a sério ou a brincar? confused

Epá... já nem sei... What a Face
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Paulfer Qui Ago 06, 2015 2:51 am

Ele queria era mostrar mais uma vez a foto que tirou da ferreirinha Evil or Very Mad
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Paulfer Qui Ago 06, 2015 2:59 am

Laughing
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Tissot Qui Ago 06, 2015 5:07 am

Estou chocado com estes comentários que mancham a minha credibilidade.Shocked Já percorri um longo caminho para chegar à foto que postei. Comecei por usar aviões de papel de vários tipos mas, mesmo com técnicas avançadas de Origami, nunca consegui resultados satisfatórios, a trajectória dos aviões era sempre muito aleatória. Passei depois a usar pombos, tive muitos, mas também não obtive bons resultados e tive que os soltar. Tentei depois com um falcão peregrino mas, ora espantava os meus alvos ao ser avistado, ora perseguia os pombos que tinha libertado e nunca consegui obter uma foto. Contactei o “emplastro” do Porto, devido às suas capacidades inatas em aparecer diante das câmeras e por detrás de alvos específicos, mas ele recusou uma proposta minha porque tinha acabado de assinar um contracto de exclusividade com o FCP, para trabalhar no departamento de relações públicas. Parei para pensar durante algum tempo e tive subitamente outra ideia peregrina depois de ver um documentário sobre drones, mas era uma tecnologia muito cara e só disponível para fins militares. Pensei então, porque não fazer um drone português? Elaborei um projecto, ao mesmo tempo que tirei um curso de Engenharia Aeronáutica na Universidade Lusófona (precisei somente 1 ano para acabar a licenciatura, porque tive muitas equivalências graças aos meus conhecimentos de Origami aplicados à aeronáutica), e apresentei o mesmo à Marinha Portuguesa. Eles apreciaram o meu CV e o projecto de final de curso, mas responderam que não tinham fundos para suportar o projecto porque ainda estavam a pagar uns submarinos. Mas qual é o meu espanto quando um dia vejo, num noticiário na televisão, o voo inaugural do primeiro drone da marinha, exactamente com o mesmo design que apresentei no projecto…bem dizer voo é um eufemismo, porque até os meus aviões de papel voavam melhor. Mas reconheço, que desenvolveram um drone com uma capacidade de voo picado superior ao peregrino que tive. Quando liguei para eles a pedir satisfações por terem utilizado a minha ideia, responderam que eu deveria estar enganado porque a ideia de construir um drone para a marinha não tinha sido minha, mas sim dum tal P. Coelho.  Evil or Very Mad
Desiludido, deixei a ideia de lado durante algum tempo até que os drones começaram a estar disponíveis e a um preço muito acessível. Estou na fase de testes, mas ainda é difícil pilotar o drone e segurar a máquina fotográfica ao mesmo tempo.
Bem sei que com o meu avatar é difícil darem-me alguma credibilidade, mas espero que este meu testemunho inverta a situação. Em resposta ao Sr. Paulfer...sim é novamente uma foto da ferreirinha, mas não sei fotografar mais nenhuma espécie e como esta é muito confiante é mais fácil para mim obter resultados durante os treinos. E tenho dito… afro


Última edição por Tissot em Qui Ago 06, 2015 2:47 pm, editado 1 vez(es)
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Paulfer Qui Ago 06, 2015 8:20 am

Eu cá acho que são cunhas e desvio de dinheiros Very Happy
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Paulfer Qui Ago 06, 2015 8:25 am

pedro121 escreveu:
Andaram algumas pessoas à procura em vários locais, não de forma sistemática, e há muito sitio para haver alguns casais perdidos, sem falar nas migradoras.

Por mim, gostava de saber em que lugares foram procuradas. Ou para intensificar nesse local ou até mesmo procurar noutros onde ninguém foi
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Ago 06, 2015 11:29 am

Paulfer escreveu:
pedro121 escreveu:
Andaram algumas pessoas à procura em vários locais, não de forma sistemática, e há muito sitio para haver alguns casais perdidos, sem falar nas migradoras.

Por mim, gostava de saber em que lugares foram procuradas. Ou para intensificar nesse local ou até mesmo procurar noutros onde ninguém foi

Do meu ponto de vista a melhor abordagem passará por identificar os locais onde a ocorrência da espécie seja mais provável (independentemente de já ter sido procurada lá em tempos recentes ou não).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Ago 06, 2015 12:08 pm

Tissot escreveu:Estou chocado com estes comentários que mancham a minha credibilidade.Shocked Já percorri um longo caminho para chegar à foto que postei. Comecei por usar aviões de papel de vários tipos mas, mesmo com técnicas avançadas de Origami, nunca consegui resultados satisfatórios, a trajectória dos aviões era sempre muito aleatória. Passei depois a usar pombos, tive muitos, mas também não obtive bons resultados e tive que os soltar. Tentei depois com um falcão peregrino mas, ora espantava os meus alvos ao ser avistado, ora perseguia os pombos que tinha libertado e nunca consegui obter uma foto. Contactei o “emplastro” do Porto, devido às suas capacidades inatas em aparecer diante das câmeras e por detrás de alvos específicos, mas ele recusou uma proposta minha porque tinha acabado de assinar um contracto de exclusividade com o FCP, para trabalhar no departamento de relações públicas. Parei para pensar durante algum tempo e tive subitamente outra ideia peregrina depois de ver um documentário sobre drones, mas era uma tecnologia muito cara e só disponível para fins militares. Pensei então, porque não fazer um drone português? Elaborei um projecto, ao mesmo tempo que tirei um curso de Engenharia Aeronáutica na Universidade Lusíada (precisei somente 1 ano para acabar a licenciatura, porque tive muitas equivalências graças aos meus conhecimentos de Origami aplicados à aeronáutica), e apresentei o mesmo à Marinha Portuguesa. Eles apreciaram o meu CV e o projecto de final de curso, mas responderam que não tinham fundos para suportar o projecto porque ainda estavam a pagar uns submarinos. Mas qual é o meu espanto quando um dia vejo, num noticiário na televisão, o voo inaugural do primeiro drone da marinha, exactamente com o mesmo design que apresentei no projecto…bem dizer voo é um eufemismo, porque até os meus aviões de papel voavam melhor. Mas reconheço, que desenvolveram um drone com uma capacidade de voo picado superior ao peregrino que tive. Quando liguei para eles a pedir satisfações por terem utilizado a minha ideia, responderam que eu deveria estar enganado porque a ideia de construir um drone para a marinha não tinha sido minha, mas sim dum tal P. Coelho.  Evil or Very Mad
Desiludido, deixei a ideia de lado durante algum tempo até que os drones começaram a estar disponíveis e a um preço muito acessível. Estou na fase de testes, mas ainda é difícil pilotar o drone e segurar a máquina fotográfica ao mesmo tempo.
Bem sei que com o meu avatar é difícil darem-me alguma credibilidade, mas espero que este meu testemunho inverta a situação. Em resposta ao Sr. Paulfer...sim é novamente uma foto da ferreirinha, mas não sei fotografar mais nenhuma espécie e como esta é muito confiante é mais fácil para mim obter resultados durante os treinos. E tenho dito… afro

Caro Dr. Matthias,

Estou impressionadíssimo com o seu CV e desde já me penitencio por ter posto em causa a credibilidade do seu post.
Peço-lhe que aceite as minhas desculpas e desde já me comprometo a não reincidir em semelhantes atitudes, pelo menos nas próximas duas horas. geek

Respeitosos cumprimentos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por PNicolau Qui Ago 06, 2015 6:56 pm

Paulfer escreveu:
pedro121 escreveu:
Andaram algumas pessoas à procura em vários locais, não de forma sistemática, e há muito sitio para haver alguns casais perdidos, sem falar nas migradoras.

Por mim, gostava de saber em que lugares foram procuradas. Ou para intensificar nesse local ou até mesmo procurar noutros onde ninguém foi
Eu estive em alguns pontos da Ribeira de  Odeleite, sendo que estive num local muito promissor... À uma da tarde. Embarassed Embarassed  Mas chamei durante muito tempo. Laughing Embarassed
Fora isso, fui chamando sempre que via tamariscal mais ou menos denso em alguns pontos na Ribeira, no concelho de Alcoutim.

O esforço foi baixo, mas podia ter eventualmente dado com uma.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos