Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

eBird Portugal--tópico geral

+30
Ricardo Melo
José Frade
RicBarrela
António Cláudio Heitor
cardosohelder
daniel.sobral
AméricoG
Paulfer
conspicillata
Rogerio
Flávio Oliveira
LuisMM
Manuel PL
David Rodrigues
João Tomás
pedrocardia
VozdoBerço
Luis Silva
HL
Helder Vieira
PNicolau
Araújo da Silva
patriciaeluis
Tissot
Filipe Canário
jheitor
pedro121
Gonçalo Elias
Paulo Alves
Pedro Fernandes
34 participantes

Página 20 de 32 Anterior  1 ... 11 ... 19, 20, 21 ... 26 ... 32  Seguinte

Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Qui Abr 02, 2015 2:33 pm

Gonçalo Elias escreveu:Se bem percebi a partir da leitura do link que indicaste, a informação pode ser inserida em nome de outros observadores, desde que feita através de contas diferentes que tenham os respectivos nomes.

Tu tens duas opções:

a) Crias uma conta com o nome da pessoa e inseres os registos dela, tens é que deixar bem claro nos comentários que a lista é inserida por outra pessoa com os dados das observações da pessoa X.

b) Crias uma conta com um nome tipo "registos históricos Portugueses Data", e com essa conta podes inserir os registos de vários observadores usando uma única conta, tem vantagens e desvantagens, mas tens que ao criar a conta colocar no fim do nome a palavra Data para que os revisores e a gerência saibam logo que tipo de conta é, depois ao submeter as listas tens que indicar nos comentários (da lista não das espécies) de quem são as observações.



Gonçalo Elias escreveu:Como é no caso de pessoas vivas que tenham registos históricos importantes, mas que já não observem há muitos anos e que não usem o e-bird? Imagino que não haja problema desde que seja obtida a devida autorização. É assim?

Bem, se a pessoa der a autorização a questão não se coloca, ou seja é só criares uma conta com o nome dele e inserires os registos, do mesmo modo se for negado a autorização, os dados são do observador e não devem ser divulgados, a questão surge com pessoas que por qualquer razão não foram consultadas, nesses casos desde que os dados sejam públicos podem ser usados, por exemplos os registos publicados no anuário são públicos e podem ser usados desde que seja claro como agua de quem é o registo, na realidade não há diferença entre ter os registos do Anuário num site publico ou numa base de dados publica. Smile Smile

ps: eu já há bastante tempo que tenho interesse em abordar esta questão, estou especialmente interessado em inserir no eBird os registos publicados no Anuário, felizmente que alguns observadores chave carregaram todos os seus cadernos de campo, mas bom, bom era se alguém desse um toque a um certo observador que tem umas centenas de raridades descobertas em Portugal... Smile Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Abr 02, 2015 3:06 pm

pedro121 escreveu:bom, bom era se alguém desse um toque a um certo observador que tem umas centenas de raridades descobertas em Portugal... Smile Smile

Já pensaste em seguir uma carreira de adivinho? Palpita-me que tens futuro Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Qui Abr 02, 2015 4:33 pm

Deixo aqui dois artigos (infelizmente em inglês) sobre como fazer contagens e porque é sempre preferível fazer uma estimativa grosseira do que usar o X:

http://ebird.org/content/ebird/news/counting-101/

http://ebird.org/content/ebird/news/counting-201/
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por João Tomás Sex Abr 03, 2015 5:00 pm

Muito interessante Pedro Smile obrigado pela partilha!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por daniel.sobral Sáb Abr 04, 2015 5:55 am

pedro121 escreveu:
ps: eu já há bastante tempo que tenho interesse em abordar esta questão, estou especialmente interessado em inserir no eBird os registos publicados no Anuário, felizmente que alguns observadores chave carregaram todos os seus cadernos de campo, mas bom, bom era se alguém desse um toque a um certo observador que tem umas centenas de raridades descobertas em Portugal... Smile Smile

Não sei se tem interesse neste contexto, mas eu compilei dados do Noticiário SPEA de vários anos.

Inclusivé dei entrada no BioDiversity4All de cerca de 15000 entradas. Quando fiz isso até tive de alterar o meu username porque apareceram logo alguns a estranhar tantas raridades para um só utilizador (isto apesar de indicar no campo que tinha disponível quem eram os observadores).

Tenho outras tantas para dar entrada, mas contactei o BioDiversity4All e nunca mais obtive mais nenhuma resposta.

Comecei a compilar também dados de Anuários, e já tenho alguns mas são ainda mais difíceis de compilar que o Noticiário (que também não é muito amigável para compilação).

Imagino que o ebird tenha algum processo para automatizar alguns destes processos.
Se alguém tiver intesse avise.

Cumprimentos,
Daniel
daniel.sobral
daniel.sobral

Número de Mensagens : 173
Idade : 44
Local : Almada
Data de inscrição : 24/06/2007

http://www.grupoflamingo.org

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por cardosohelder Dom Abr 05, 2015 2:17 am

Bom dia,

Eu comecei a utilizar recentemente a aplicação BirdLog Euro para android e posso dizer que estou muito impressionado com a rapidez de inserção das espécies e números. O facto de ficar o trabalho praticamente feito logo no campo e poupar tempo em casa é também muito interessante.

A minha única questão prende-se com o facto de não dar, aparentemente, para inserir códigos de nidificação, o que pode ser chato. Não sei se alguém sabe se esta funcionalidade estará para ser incluída para uma nova versão?!
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 05, 2015 8:19 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Pedro, há aqui uma coisa que não percebi muito bem: o "portal de Portugal" e o "eBird Portugal" não são a mesma coisa?

Sim. bem nim, depende do que designares por ebird Portugal, mas para simplifincar, sim, são a mesma coisa.

Voltando a esta questão do "Portal de Portugal" tenho aqui uma outra questão: por aquilo que percebi os dados do atlas são inseridos como listas "normais" no e-bird adicionando os códigos de nidificação. Isto é suficiente? Como é feita a identificação das quadrículas e das tétradas quando os dados são inseridos?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Dom Abr 05, 2015 10:18 am

Gonçalo Elias escreveu:por aquilo que percebi os dados do atlas são inseridos como listas "normais" no e-bird adicionando os códigos de nidificação. Isto é suficiente? Como é feita a identificação das quadrículas e das tétradas quando os dados são inseridos?

Não Gonçalo, não são listas normais, os dados formais do atlas tem que ser submetidos como tal, usando o protocolo especifico, e no local indicas a tetrada.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 05, 2015 10:39 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:por aquilo que percebi os dados do atlas são inseridos como listas "normais" no e-bird adicionando os códigos de nidificação. Isto é suficiente? Como é feita a identificação das quadrículas e das tétradas quando os dados são inseridos?

Não Gonçalo, não são listas normais, os dados formais do atlas tem que ser submetidos como tal, usando o protocolo especifico, e no local indicas a tetrada.


Ah, só agora é percebi que esse protocolo só aparece se entrares através do tal portal de Portugal, se entrares pelo e-bird normal não aparece a opção da tétrada.

É que no site da SPEA não tem instruções sobre a inserção de dados do atlas e por isso eu andava aqui às voltas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 05, 2015 11:00 am

Eu pensava que todos os dados inseridos no e-bird seriam de alguma forma aproveitados para o atlas, mas agora fico com a sensação de que só entram os dados (sistemáticos ou casuais) que forem inseridos com o protocolo do atlas, é isso?

Por exemplo, se eu for à lagoa dos Salgados e submeter uma lista no e-bird com o protocolo habitual (percurso), isso entra para o atlas como casual ou não entra de todo?

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Dom Abr 05, 2015 11:50 am

Gonçalo Elias escreveu:Eu pensava que todos os dados inseridos no e-bird seriam de alguma forma aproveitados para o atlas, mas agora fico com a sensação de que só entram os dados (sistemáticos ou casuais) que forem inseridos com o protocolo do atlas, é isso?

Não, só as contagens formais é que são submetidas com o protocolo para o atlas, todas as outras devem ser submetidas com os protocolos mais adequados, portanto não inseres registos casuais com o protocolo do atlas, já que este pressupõe que a contagem seja feita nas condições especificas do protocolo. Todos os registos feitos fora das contagens formais para o atlas são aproveitados independentemente do protocolo desde que tenham activados os códigos de nidificação e tenham sido realizados no intervalo de tempo estipulado.


Gonçalo Elias escreveu:Por exemplo, se eu for à lagoa dos Salgados e submeter uma lista no e-bird com o protocolo habitual (percurso), isso entra para o atlas como casual ou não entra de todo?

Sim entra para o atlas, eu não tenho a certeza de como é que os dados vão ser "pescados" da BD mas imagino que seja possível pesquisar em função de terem ou não códigos de nidificação, portanto basicamente dever ser possível retirar da BD a informação em função dos códigos e das quadriculas fazendo a pesquisa por espécie.

Diga-se que para algumas espécies os registos suplementares vão ter uma grande importância já que podem facilmente passar numa visita sistemática e ao serem detectados "por acaso" podem ser dados valiosos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 05, 2015 12:03 pm

Entendido. De qualquer forma a expressão "contagens formais" não me parece ajustada, primeiro porque no atlas não é suposto contar as aves, segundo porque o atlas não se resume às visitas sistemáticas e estar a dar a estas o nome formais pode passar a ideia que os registos casuais não são importantes (mas são, e não é pouco).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Dom Abr 05, 2015 12:26 pm

Gonçalo Elias escreveu:segundo porque o atlas não se resume às visitas sistemáticas e estar a dar a estas o nome formais pode passar a ideia que os registos casuais não são importantes (mas são, e não é pouco).

Sim, mas o erro não é o uso de formal, é o uso de casual, no atlas das invernantes o termo empregue era complementar o que está muito mais correcto para mim.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 05, 2015 12:29 pm

De acordo, o termo casual não se ajusta, aliás a metodologia do atlas nem seuqer tem o termo casual. Refere "registos sistemáticos" e "registos não sistemáticos".

Mas continuo a não concordar com a correspondência biunívoca entre formal e sistemático.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Qui Abr 09, 2015 8:37 am

Só para avisar que é provável que disparem os alarmes de "raridade" e contagens elevadas com mais frequência nos vários distritos devido ao aumento do numero de utilizadores, esse aumento equivale a um aumento da área da cobertura efectiva e consequentemente à detecção de espécies que podem nunca terem sido registadas no distrito (no eBird), de igual modo e falando de um distrito que modero (Coimbra) tem-se verificado falsos alarmes devido a registos de migradoras fora do intervalo definido do filtro, são situações expectáveis já que nos distritos com poucas listas como é o caso de Coimbra o filtro está em evolução permanente. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 13, 2015 6:02 am

Mais uma dúvida acerca da inserção dados para o atlas: os dados de visitas não sistemáticas (suplementares, casuais) têm de ser inseridos através do e-bird Portugal ou podem ser através do e-bird "normal"? Pergunto isto porque os códigos de nidificação que aparecem num e noutro caso são diferentes.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Seg Abr 13, 2015 7:55 am

Gonçalo Elias escreveu:Mais uma dúvida acerca da inserção dados para o atlas: os dados de visitas não sistemáticas (suplementares, casuais) têm de ser inseridos através do e-bird Portugal ou podem ser através do e-bird "normal"? Pergunto isto porque os códigos de nidificação que aparecem num e noutro caso são diferentes.

Sim, também tenho essa duvida, eu estou a inserir tudo através do eBird Portugal para usar os mesmos codigos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por conspicillata Seg Abr 13, 2015 10:26 am

Olá Gonçalo,

preferencialmente as observações devem ser colocadas pelo ebird Portugal de forma a que sejam usados os mesmos códigos. Imagino que aconteçam alguns casos em que as observações são colocadas através do geral, nessas situações teremos de converter os códigos. Alguns são idênticos e têm correspondência directa, noutros terá de ser tomada uma decisão para que categoria cai. De qualquer forma, suponho que não serão muitos casos.

Abraço
Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 13, 2015 4:39 pm

Obrigado Carlos.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 14, 2015 1:19 pm

Creio que há um erro nos códigos do e-bird relacionados com o atlas de nidificantes.

Os códigos 8 (pelada de incubação) e 9 (construção de ninho) estão descritos no protocolo atlas do e-bird como "nidificação confirmada", no entanto segundo a metodologia do atlas estas duas categorias são consideradas "nidificação provável".

Ver os dois Print Screen em anexo (o primeiro retirado do e-bird e o segundo daqui).

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 2wn8kft

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 98gj0w
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Ter Abr 14, 2015 1:32 pm

Humm, que giro, bem por acaso a construção do ninho é para mim um bom indicador de reprodução, mas não é definitivo, os machos de algumas espécies podem construir ninhos de corte, mas não criarem por não encontrarem parceira, Myiopsitta monachus constroem sempre uma estrutura tipo ninho, mas isso não quer dizer que vão nidificar, eles fazem-no para terem onde dormir.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Luis Silva Ter Abr 14, 2015 1:44 pm

Assim como a pelada. Há espécies que já apresentam pelada (código 1) antes de chegarem ao local de nidificação e outras que ainda tem pelada (cod. 4 e 5) quando estão a migrar em direcção a Sul.

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedrocardia Ter Abr 14, 2015 3:18 pm

pedro121 escreveu:Humm, que giro, bem por acaso a construção do ninho é para mim um bom indicador de reprodução, mas não é definitivo, os machos de algumas espécies podem construir ninhos de corte, mas não criarem por não encontrarem parceira, Myiopsitta monachus constroem sempre uma estrutura tipo ninho, mas isso não quer dizer que vão nidificar, eles fazem-no para terem onde dormir.

Não esquecer as carriças que também fazem mais do que um ninho na esperança, por vezes vã, que uma fêmea goste de algum.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Abr 17, 2015 3:03 am

Não sei como está o processo de correcções no e-bird, de qualquer forma deixo aqui mais uma situação:

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 10s92lu
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Abr 17, 2015 8:16 am

O hotspot PN Serra da Malcata--Barragem de Meimão deverá ser RN Serra da Malcata--Barragem de Meimão

O hotspot "Centro urbano de Mangualde" não descreve correctamente a área das observações, sugiro mudar para "Mangualde--área geral".
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 20 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 20 de 32 Anterior  1 ... 11 ... 19, 20, 21 ... 26 ... 32  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos