Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Registos invulgares - Norte

+23
Mário Estevens
Ricardo Melo
PedroSeixas
Luisfssantos
Samuel Patinha
Luis Silva
lrodrigues
Rui Figueiredo
HL
patriciaeluis
Helder Vieira
pedrocardia
Araújo da Silva
Paulo Belo
Tissot
Flávio Oliveira
João Tomás
pedro121
PNicolau
AndreVieira
conspicillata
LuisMM
Gonçalo Elias
27 participantes

Página 10 de 16 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 16  Seguinte

Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por HL Qua Jan 17, 2018 1:42 pm

João Tomás escreveu:
pedrocardia escreveu:É uma lista inserida ao nível do concelho. Na verdade este elenco de espécies e o número de aves de cada uma é perfeitamente plausível em vários pontos ao longo do litoral de Matosinhos.

Pedro Cardia

Certo Pedro, mas achas possível ver essa "catrefada" de espécies marítimas em plena A4 ou linha férrea?

Apesar do eBird privilegiar a precisão das localizações, também permite inserir listas a nível do Concelho, e nesse caso o spot tem que estar localizado algures.
HL
HL

Número de Mensagens : 1448
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por João Tomás Qua Jan 17, 2018 2:27 pm

HL escreveu:Apesar do eBird privilegiar a precisão das localizações, também permite inserir listas a nível do Concelho, e nesse caso o spot tem que estar localizado algures.

Ok, para registos históricos em que muitas vezes não há informação exacta do local de observação poderá fazer sentido. Agora, não me acredito que o observador não saiba onde fez a observação. A lista onde está e com as espécies que tem não faz grande sentido para mim.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por pedro121 Qua Jan 17, 2018 2:52 pm

João Tomás escreveu:
Certo Pedro, mas achas possível ver essa "catrefada" de espécies marítimas em plena A4 ou linha férrea?

A pergunta não faz sentido, a lista foi inserida a nivel de concelho, logo é automaticamente invalidada, não aparece em lado nenhum dos mapas ou estatísticas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por pedro121 Qua Jan 17, 2018 2:53 pm

HL escreveu:
Apesar do eBird privilegiar a precisão das localizações, também permite inserir listas a nível do Concelho, e nesse caso o spot tem que estar localizado algures.

Não, não tem, as listas a nível de concelho não tem nenhum ponto, o sistema permite, mas são automaticamente invalidadas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por pedro121 Qua Jan 17, 2018 2:54 pm

João Tomás escreveu: A lista onde está e com as espécies que tem não faz grande sentido para mim.

E onde está a lista? já a foste procurar no mapa? Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 17, 2018 3:08 pm

mas se são invalidadas, como é que se pode dar com uma tal lista?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por pedro121 Qua Jan 17, 2018 3:15 pm

Gonçalo Elias escreveu:mas se são invalidadas, como é que se pode dar com uma tal lista?

De varias maneiras, logo a começar consultando as listas recentes. O ser invalidado provavelmente não afecta os alarmes, por isso mesmo que não tenha nenhuma raridade podes receber uma need alert e dares com a lista por ai. Outra maneira são os ficheiros multimédia, se a lista os tiver. Ou seja, há múltiplas possibilidades.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 17, 2018 3:21 pm

ok, pensei que estando invalidada não aparecia nessas opções...

aliás posso fazer um teste simples: criar uma lista ao nível do concelho metendo uma avestruz e ver se gera alertas e se aparece nas visitas recentes Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por João Tomás Qua Jan 17, 2018 3:46 pm

pedro121 escreveu:A pergunta não faz sentido, a lista foi inserida a nivel de concelho, logo é automaticamente invalidada, não aparece em lado nenhum dos mapas ou estatísticas.

Bem, eu acho que a pergunta fez sentido porque o Pedro não falou em lista invalidada. Claro que não fui ver se a lista está ou não invalidada... se ela me aparece eu vou deduzir que está validada. Mas neste caso não será mais aconselhado, numa perspectiva de sensibilização, contactar o observador e dizer para alterar o local da lista?
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por pedro121 Qui Jan 18, 2018 2:08 am

João Tomás escreveu:
Bem, eu acho que a pergunta fez sentido porque o Pedro não falou em lista invalidada. Claro que não fui ver se a lista está ou não invalidada... se ela me aparece eu vou deduzir que está validada. Mas neste caso não será mais aconselhado, numa perspectiva de sensibilização, contactar o observador e dizer para alterar o local da lista?

Dá algum trabalho submeter uma lista a nível de concelho, se o observador se deu a esse trabalho é porque queria faze-lo.

Eu não estou realmente a perceber a questão com esta lista, é normal submeter listas a nível de concelho, distrito ou país, isso pode ser feito por uma serie de motivos e é perfeitamente aceitável ser feito, mesmo porque as listas submetidas a esse nível nunca entram para nada que não seja para o observador.

Portanto, está tudo certo, não há problema algum.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por João Tomás Qui Jan 18, 2018 2:40 am

pedro121 escreveu:Dá algum trabalho submeter uma lista a nível de concelho, se o observador se deu a esse trabalho é porque queria faze-lo. 

Eu não estou realmente a perceber a questão com esta lista, é normal submeter listas a nível de concelho, distrito ou país, isso pode ser feito por uma serie de motivos e é perfeitamente aceitável ser feito, mesmo porque as listas submetidas a esse nível nunca entram para nada que não seja para o observador.

Portanto, está tudo certo, não há problema algum.

Ok, já percebi Pedro. Eu desconhecia a existência de tal possibilidade e, mais importante, que não entram para as estatísticas gerais.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por pedro121 Qui Jan 18, 2018 3:09 am

João Tomás escreveu:

Ok, já percebi Pedro. Eu desconhecia a existência de tal possibilidade e, mais importante, que não entram para as estatísticas gerais.

Nem gerais, nem locais, nem aparecem no mapa, nem na caixa de revisão do revisor já que são tratadas automaticamente.

E são muito úteis, imagina que vais a Espanha mas em turismo, não fazes listas, no fim da viagem, fazes simplesmente uma lista para Espanha ficas com os dados, mas não comprometes o sistema.

Ou noutro lado da equação, vais a Espanha e queres ver determinadas espécies, nunca foste e não tens as especies comuns que já viste em Portugal, ora isso diminui em muito a utilidade do target e dos alertas assim como de aplicações como o Birdseye, portanto antes de ires fazes uma lista para Espanha com todas as espécies que não queres ver. facilita muito a utilização do target etc.. para dar com aquilo que queres, não causa mal algum, e depois da volta até podes eliminar a lista já que entretanto deverás ter visto a maioria das espécie.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por João Tomás Qui Jan 18, 2018 5:19 am

pedro121 escreveu:Nem gerais, nem locais, nem aparecem no mapa, nem na caixa de revisão do revisor já que são tratadas automaticamente. 

E são muito úteis, imagina que vais a Espanha mas em turismo, não fazes listas, no fim da viagem, fazes simplesmente uma lista para Espanha ficas com os dados, mas não comprometes o sistema.

Ou noutro lado da equação, vais a Espanha e queres ver determinadas espécies, nunca foste e não tens as especies comuns que já viste em Portugal, ora isso diminui em muito a utilidade do target e dos alertas assim como de aplicações como o Birdseye, portanto antes de ires fazes uma lista para Espanha com todas as espécies que não queres ver. facilita muito a utilização do target etc.. para dar com aquilo que queres, não causa mal algum, e depois da volta até podes eliminar a lista já que entretanto deverás ter visto a maioria das espécie.

Understood Smile merci.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por pedro121 Qui Jan 18, 2018 6:37 am

Cenas estranhas

http://ebird.org/ebird/view/checklist/S41924780

http://ebird.org/ebird/view/checklist/S41926540

Se a ave foi capturada de manha como é que foi vista à tarde?? Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por HL Qui Jan 18, 2018 7:57 am

pedro121 escreveu:
HL escreveu:
Apesar do eBird privilegiar a precisão das localizações, também permite inserir listas a nível do Concelho, e nesse caso o spot tem que estar localizado algures.

Não, não tem, as listas a nível de concelho não tem nenhum ponto, o sistema permite, mas são automaticamente invalidadas.

Smile Expressei-me mal. O sistema permite carregar listas a nível do Concelho, e o Concelho tem um spot associado que julgo ser o centroide do polígono que define o Concelho, mas este passo não é feito pelo utilizador!
HL
HL

Número de Mensagens : 1448
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por pedro121 Qui Jan 18, 2018 8:21 am

HL escreveu:
Smile Expressei-me mal. O sistema permite carregar listas a nível do Concelho, e o Concelho  tem um spot associado que julgo ser o centroide do polígono que define o Concelho, mas este passo não é feito pelo utilizador!

Sim, mas só consegues ver isso se na lista carregares em mapa, e aparece o centro do concelho, mas procurando pelas observações da lista nos mapas do eBird ela não aparece.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por HL Qui Jan 18, 2018 8:30 am

pedro121 escreveu:
HL escreveu:
Smile Expressei-me mal. O sistema permite carregar listas a nível do Concelho, e o Concelho  tem um spot associado que julgo ser o centroide do polígono que define o Concelho, mas este passo não é feito pelo utilizador!

Sim, mas só consegues ver isso se na lista carregares em mapa, e aparece o centro do concelho, mas procurando pelas observações da lista nos mapas do eBird ela não aparece.

Certo. Mas pelo comentário do João

João Tomás escreveu:Certo Pedro, mas achas possível ver essa "catrefada" de espécies marítimas em plena A4 ou linha férrea?

,era esse o mapa/ponto que ele estava a falar, daí a minha resposta.
HL
HL

Número de Mensagens : 1448
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por Flávio Oliveira Qui Jan 18, 2018 1:07 pm

pedro121 escreveu:Cenas estranhas

http://ebird.org/ebird/view/checklist/S41924780

http://ebird.org/ebird/view/checklist/S41926540

Se a ave foi capturada de manha como é que foi vista à tarde?? Very Happy Very Happy

Se ao menos o segundo observador tivesse fornecido mais detalhes...
Mas não forneceu. E não forneceu porque não fez disparar nenhum filtro. Aliás, se tivesse dito que viu 20 airos, ou mesmo 25, continuava a não fazer disparar nenhum filtro.
É a vida!
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por pedro121 Sex Jan 19, 2018 2:56 am

Flávio Oliveira escreveu:
Mas não forneceu. E não forneceu porque não fez disparar nenhum filtro. Aliás, se tivesse dito que viu 20 airos, ou mesmo 25, continuava a não fazer disparar nenhum filtro.
É a vida!

Pessoalmente acho que os filtros para espécies facilmente confundíveis devem ser conservadores mesmo que as espécies sejam relativamente comuns, o caso típico é o Corvo.

No caso do Airo, 25 de limite no filtro parece-me algo alto, já que num dia normal em 2-3 horas de observação de marítimas não se vê tantos, para alem de que o risco de confusão com tordas é real.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por PNicolau Sex Jan 19, 2018 5:12 am

Porque é que a conta desse observador ainda é válida é que eu não sei. Mas verdade seja dita não perdi tempo a construir o caso. Para além de inserir megas como se nada fosse, as próprias espécies comuns são altamente questionáveis e a formulação das listas tem imensos problemas.

Agora esse airo é o caso clássico da conduta do observador.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por pedro121 Sex Jan 19, 2018 7:34 am

PNicolau escreveu:
Agora esse airo é o caso clássico da conduta do observador.

Bem, não sabemos realmente a que horas a ave foi recolhida. Pode bater tudo certo
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por Tissot Sex Jan 19, 2018 7:38 am

pedro121 escreveu:
PNicolau escreveu:
Agora esse airo é o caso clássico da conduta do observador.

Bem, não sabemos realmente a que horas a ave foi recolhida. Pode bater tudo certo

... estou a ver que ainda acreditas no Pai Natal!!! Very Happy Very Happy
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por pedro121 Sex Jan 19, 2018 8:08 am

Tissot escreveu:
... estou a ver que ainda acreditas no Pai Natal!!! Very Happy Very Happy

Não é isso, a única coisa que sabemos é que um dos observadores afirmou que a ave foi recolhida, e a lista dá a entender que foi de manha, a outra lista indica que a ave estava ainda no local à tarde.

Portanto isto não é necessariamente mutuamente exclusivo.



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por pedro121 Sex Jan 19, 2018 8:09 am

PNicolau escreveu:Mas verdade seja dita não perdi tempo a construir o caso. Para além de inserir megas como se nada fosse,

Essa parte também parece estar mais calma, infelizmente não consigo perceber se removeu as que inseriu.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por João Tomás Sex Jan 19, 2018 8:13 am

pedro121 escreveu:Bem, não sabemos realmente a que horas a ave foi recolhida. Pode bater tudo certo

Poderão ser duas aves diferentes. Têm aparecido várias aves marinhas petroleadas ou com suspeita de no litoral norte.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Norte - Página 10 Empty Re: Registos invulgares - Norte

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 10 de 16 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 16  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos